Como e qual a melhor forma de limpar os vidros de forma adequada e rápida em casa sem deixar riscos

Acredita-se que todo mundo saiba lavar uma janela, pois não requer habilidades especiais: despeje água, enxugue a superfície, tire a sujeira e você terá um vidro limpo e brilhante. Mas não estava lá. A água da torneira deixa manchas feias, e as camadas culturais que se acumularam do lado de fora não são tão fáceis de remover. Portanto, são inventadas esponjas magnéticas, raspadores especiais e até lavagem mecanizada. Aprenda a limpar janelas corretamente.

Coaching

Antes de embarcar em um evento tão responsável quanto a limpeza de vidros, é preciso traçar um plano de ação. Deve indicar o tipo de detergente, de preferência com ingredientes especiais que melhorem o brilho do vidro. A sequência de operações é determinada: qual janela será ativada primeiro.

Recomenda-se começar do lado de fora. É sempre mais sujo, pois está em contato com o meio externo.Esponjas, guardanapos de viscose são escolhidos como "ferramenta de trabalho", são muitas opções em qualquer rede comercial. E só então começam a lavar as janelas.

Ferramentas

Para a limpeza em casa, você não pode prescindir de "ajudantes" - esponjas especiais, toalhas ou panos macios usados ​​\u200b\u200bpelos motoristas para lavar os vidros dos carros. Você também precisará de composições de trabalho para lavagem - líquido, tipo gel, com e sem perfume.

Para janelas muito sujas, é aconselhável usar esponjas separadas para o exterior e para o interior para que as coisas sejam mais rápidas.

Quando não há nada à mão, uma esponja comum de cozinha serve. É feito de espuma macia que absorve a sujeira e é suave na superfície do vidro. Resumindo, você vai precisar de:

  • esponja ou toalha (de preferência várias);
  • detergente;
  • raspador mecânico (útil para grandes janelas);
  • tanque de água - um balde ou bacia.

Este é o kit mínimo. O resto é escolhido como opção, à vontade.

Esponja

Não há requisitos especiais para este item: o principal é que o material de que é feita a esponja absorve bem a umidade, não risca o vidro e a encadernação. E o tamanho da esponja é escolhido de forma que seja conveniente segurá-la com uma das mãos. A disponibilidade de esponjas de cozinha de espuma de borracha na rede varejista, seu baixo custo resolve o problema de escolher a ferramenta principal para um limpador de janelas.

o tamanho da esponja é escolhido de forma que seja conveniente segurá-la com uma das mãos.

Limpador

É conveniente limpar grandes janelas volumosas usando um raspador especial com cabo longo. De um lado há uma escova feita de elástico, que remove facilmente a sujeira, e do outro - uma esponja de espuma de borracha para um processamento delicado, limpando a superfície do vidro.Existem opções de orçamento, o próprio raspador sem alça e mais impressionante - com alça telescópica retrátil.

pedaço de pano seco

Um pano limpo de algodão ou rayon será necessário no estágio final para dar brilho e limpar as superfícies lavadas. É adequado tanto para estruturas de madeira antigas como para estruturas modernas de vidro isolante.

Uma alternativa a esse item é o jornal, que deve ser amassado e depois limpo com cuidado do vidro com o papel "esponja" resultante. Nossas avós faziam isso quando não havia produtos especiais, esponjas para limpar as janelas.

Bacia ou balde

O recipiente no qual a solução será despejada e onde a esponja (pano) deve ser enxaguada é um atributo importante do processo. Há mais solução na bacia, mas o balde é mais fácil de mover se várias vidraças forem lavadas em salas diferentes. Você não pode prescindir fisicamente de um recipiente, caso contrário terá que ir periodicamente ao banheiro para enxaguar o pano na torneira.

Escova magnética para limpar janelas em ambos os lados ao mesmo tempo

Um dispositivo especial, parte do lado de fora e parte do lado de dentro, e mantido pela força da atração magnética, o ajudará nos andares superiores ou na varanda. As placas se movem de forma síncrona, portanto, gasta-se 2 vezes menos esforço (não há necessidade de lavar a janela por dentro e por fora separadamente). Contras: nem sempre funciona com poluição significativa.

Contras: nem sempre funciona com poluição significativa.

Escolha um detergente

Longe vão os dias em que a mistura mágica de “água mais detergente” era usada para limpar as janelas. Reagentes químicos modernos removem facilmente poeira e partículas mais duras, incluindo depósitos gordurosos.Ao mesmo tempo, não deixam riscos, dão brilho ao vidro.

Você precisará de limpadores de vidros líquidos ou em gel, uma máquina de lavar louça comum e um pano de microfibra. É melhor lavar os vidros exterior e interior com toalhas diferentes, pois o exterior costuma estar muito mais sujo. Aliás, é melhor começar a lavar a janela pelo vidro externo.

A composição com amônia lava bem o vidro, e é simplesmente conveniente usar o agente colocado no borrifador. Entre a variedade de formulações, os usuários distinguem Chistyulya - um reagente líquido barato e eficaz. Também adequados são os produtos alemães comprovados Henkel Clin, Faberlic, Ajax - qualquer coisa que possa ser encontrada nas prateleiras de uma loja de ferragens. O principal é que o produto não tem odor desagradável e é fácil de trabalhar.

molduras de madeira

A madeira é um dos materiais ecológicos com os quais os humanos estão familiarizados. Antes do advento do plástico, janelas, portas e pisos eram feitos dele. Se a sua casa ou apartamento tiver janelas com caixilhos de madeira, vidros duplos ou com enchimento normal, é aconselhável proteger a madeira do contacto com a humidade antes da lavagem.

Infelizmente, uma séria desvantagem da árvore é sua baixa resistência a líquidos. Portanto, a solução de sabão presente nas amarrações, travessas, deve ser removida com um pano seco. E também é desejável que o reagente selecionado não afete a tinta, o verniz e não altere a cor das janelas.

A madeira é um dos materiais ecológicos com os quais os humanos estão familiarizados.

Clin Windows & Glass da Henkel e outras formulações de amônia funcionam melhor. Eles agem rapidamente, não deixam vestígios e odores desagradáveis.

janelas de plástico

Material barato, forte e confiável tem tudo a ver com o plástico usado para fazer molduras de janelas modernas (PVC). Não desbota, não precisa de coloração e proteção contra umidade. Uma escolha ideal para casa e apartamento. Escolher uma solução para limpar esquadrias de plástico não será um problema - uma que não reaja com o PVC serve. É impossível usar compostos abrasivos na lavagem de superfícies plásticas, eles destroem a estrutura, estragam a aparência.

O Exprof é prático porque é composto por 3 frascos separados: para limpeza de vidros e perfis, lubrificação de conexões e tratamento de juntas. Muito eficaz, especialmente concebido para janelas de plástico.

Solte o parapeito da janela

Será preciso paciência e um raspador para se livrar do acúmulo no parapeito da janela fora da vazante. O lixo acumulado durante o inverno é cuidadosamente removido - galhos, folhas presas, poeira e, em seguida, limpe a superfície com um pano seco.

Seleção do tempo

Especialistas em "negócios de janela" aconselham alocar tempo frio e nublado para lavar e limpar. Há menos manchas no vidro e é mais conveniente trabalhar. No verão, quando a temperatura do ar é mais alta, as janelas terão que ser lavadas em ritmo acelerado, o que pode prejudicar o resultado. Portanto, o tempo para o procedimento costuma ser alocado na primavera, assim que for possível trabalhar ao ar livre.

Especialistas em "negócios de janela" aconselham alocar tempo frio e nublado para lavar e limpar.

etapas de lavagem

Para limpar as janelas com eficiência, rapidez e sem manchas pitorescas, o processo é dividido em etapas distintas.Primeiro, eles verificam o desempenho da constipação, galpões após o inverno: em estruturas de madeira, eles costumam enferrujar, não podem abrir bem.

Se houver fragmentos que possam ser excluídos, eles devem ser excluídos. Isso tornará mais conveniente limpar a janela por fora e por dentro. Acredita-se que é melhor lavar primeiro a parte externa e só depois, depois de limpar o vidro e fechar a janela, limpar o ambiente.

Quadro

A esquadria, que pode ser desmontada e retirada na hora da limpeza dos vidros, facilitando assim o acesso a pontos remotos, deve ser retirada. Em seguida, é cuidadosamente inserido no lugar. Em geral, a tática certa é escolhida imediatamente: a moldura e o vidro são lavados separadamente, com diferentes esponjas e misturas. Essa separação reduzirá o tempo gasto na limpeza.

Limpe a janela da sujeira básica

Será necessária muita água e argamassa para limpar janelas muito sujas. Ao mesmo tempo, a questão de onde a água suja resultante fluirá deve ser respondida: se forem os vizinhos, eles provavelmente não ficarão particularmente felizes. Portanto, em prédios altos, as janelas são bem lavadas, tentando evitar vazamentos de sabão e líquido sujo fora de seu espaço de trabalho.

Eles não economizam no consumo de reagentes. O ponto de verificação é o efeito de uma superfície limpa e água limpa após o enxágue da esponja.

lavagem limpa

O acabamento finaliza a lavagem: enxugar com um pano bem limpo, uma esponja e um pano seco. Para isso, pode-se adicionar um pouco de amido à solução, utilizar reagentes com amônia (aumentar o brilho), formulações com silicone (reduzir o acúmulo de poeira).

A limpeza é completada pela limpeza especial das superfícies com um pano seco, macio e sem fiapos.

Para limpar

A limpeza é completada pela limpeza especial das superfícies com um pano seco, macio e sem fiapos. Viscose ou microfibra são adequados para isso. O excesso de umidade não deve permanecer nas janelas: nas esquadrias de madeira levará à destruição de estruturas, no vidro - ao aparecimento de manchas.

Características de lavar janelas de plástico

Para uma boa limpeza de encadernações de plástico, recomenda-se o uso de composições convencionais de sabão sem solvente. É dada especial atenção ao estado dos selos. Eles podem mudar de tamanho (secar) ao longo do tempo. Líquidos agressivos aderidos a esses elementos irão acelerar a destruição.

As instalações merecem atenção especial. É apertado, lubrificado com óleo especial (WD ou fluido de máquina), limpo de sujeira - e mantido em funcionamento.

Janelas de correr na varanda

Muitos habitantes de prédios de apartamentos têm varandas e loggias nobres e envidraçadas. Por design, os caixilhos das janelas instalados diferem dos habituais: não são articulados, mas deslizantes. Portanto, a limpeza é realizada em várias etapas: primeiro - em estado fechado, depois - em estado aberto. É permitido o uso de inovações técnicas - raspadores em cabo longo (telescópico) ou garras com suporte magnético.

Como limpar após o reparo

É aconselhável não permitir que as tintas e vernizes atinjam o vidro, a junta (em estruturas de vidro duplo). Porque é muito difícil lavá-los sem a ajuda de um solvente, e até mesmo para não danificar o revestimento fresco. Uma lâmina especial virá em socorro, com a qual os óculos são limpos, assim como uma solução de sabão comum.

Foi assim que as janelas foram lavadas em aldeias e aldeias, trazendo-as a um brilho perfeito.

dicas de manutenção

Além da química "próxima do coração" de qualquer morador da cidade para lavar, existem muitos remédios populares. Seu efeito não é inferior ao dos reagentes de última geração. Foi assim que as janelas foram lavadas em aldeias e aldeias, trazendo-as a um brilho perfeito. O objetivo final é manter a superfície (especialmente o exterior) limpa, removendo a sujeira do peitoril da janela, vazante e acessórios.

Nas encadernações de madeira, é monitorado o estado dos grânulos de vitrificação, se necessário, são substituídos, uma vez por ano cobrem as superfícies com verniz ou tinta incolor. As janelas de plástico são lavadas, prestando atenção à goma de vedação, mecanismos de fechamento e fechaduras. É proibido o uso de produtos abrasivos ou soluções que contenham componentes agressivos para todos os tipos de janelas.

solução de vinagre

O habitual vinagre de mesa, que toda dona de casa tem, diluído na proporção de 250 mililitros por litro de água, resiste a maior parte da sujeira na superfície do vidro. A janela é lavada em ambos os lados e depois seca. Após esse tratamento, a pureza radiante e o brilho são preservados por muito tempo.

Solução salina

Talvez esta receita seja mais eficaz, melhor do que a química onipotente, preservará a transparência do vidro nas janelas de uma sala ou cozinha. Sal de mesa derramado, dissolvido em água morna (sem grãos), ajudará a trazer ordem ao térreo e ao nono andar. E até lavar o espelho.

verniz transparente

Um verniz à base de água ou um verniz sintético de secagem rápida irá renovar o aspeto da madeira, garantindo a sua conservação e proteção contra a humidade. Ao aplicar com pincel, privilegie um rebaixo estreito para não manchar o vidro.Usar verniz em lata de spray é mais conveniente, mas antes é preciso fechar o vidro, ferragens com filme ou fita especial. Em uma situação ideal, o vidro é removido antes do tratamento da madeira e inserido cuidadosamente no lugar.

Água, glicerina e amônia

Uma mistura de álcool graxo (glicerina) e amônia à base de água ajudará a manter as superfícies de vidro brilhantes por muito tempo. Com o uso regular, esse método permite evitar "grandes" limpezas e lavagens prolongadas das janelas. E as manchas, que tanto estragam a aparência do vidro, depois dessa composição não permanecem.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha