Como escolher as cortinas certas e o tamanho certo, exemplos de combinações de sucesso no interior
A decoração das janelas afeta toda a decoração. Portanto, cada dona de casa deve aprender a escolher cortinas para um determinado cômodo. Um papel importante é desempenhado na escolha da unidade com o estilo do interior, suas cores. Você precisa escolher o tamanho certo para as cortinas.
Contente
- 1 Dimensionamento
- 2 Como escolher a cor certa
- 3 Que formas existem
- 4 Como escolher o material certo
- 5 Recursos de estilo
- 6 Métodos de fixação
- 7 Como ajustar corretamente a janela com cortinas
- 8 Recursos de seleção para peças diferentes
- 9 Como escolher para o estilo geral
- 10 como escolher acessórios
- 11 Dicas e truques de especialistas
- 12 Exemplos de cálculo
- 13 Exemplos de interiores acabados
Dimensionamento
Antes de costurar ou comprar cortinas para janelas, você precisa calcular corretamente o tamanho delas. É importante que os produtos acabados se movam livremente e não pareçam curtos.
Largura
Medições precisas de largura são feitas usando uma fita métrica. Considere as medidas ao escolher um tamanho 3. O comprimento da cornija deve ser tal que a cortina a preencha de ponta a ponta. O material deve ser reunido para que as cortinas pareçam exuberantes. Se eles mesmos costurarem o atributo, é necessário deixar alguns centímetros para processar as bordas laterais.
A largura do produto depende da presença de cortinas, seu tipo. A montagem é feita de acordo com o padrão do tecido.
Comprimento
A distância do beiral até a elevação selecionada é determinada pela medição. Escolha o comprimento das cortinas para que elas:
- atinge o solo;
- estendido como um trem;
- terminou na borda do peitoril da janela;
- caiu sob o peitoril da janela 10-15 centímetros.
Para preparar as cortinas, um cordão, fita ou laços são costurados no topo. O fundo é processado. Portanto, isso é levado em consideração na hora de escolher o comprimento do produto.Ao lavar, alguns materiais encolhem, então você precisa fazer uma mesada maior.
Como levar em conta todas as sutilezas
Ao comprar tecidos para cortinas, eles calculam as dimensões levando em consideração a largura do rolo. Se o chiffon e a organza tiverem 2 metros e 80 centímetros de largura, basta medir um comprimento. Os tecidos grossos têm uma largura de rolo de 1 metro e 40 centímetros, então você precisará costurar cortinas de várias telas.

A metragem do material adquirido aumenta, se houver grandes padrões nas cortinas, sua localização precisará ser selecionada ao cortar a tela.
Como escolher a cor certa
As cortinas devem estar em harmonia com o resto do interior da sala. Mas opções contrastantes para a cor do tecido também são possíveis.
Neutro
Os tons mais fáceis de usar são os tipos neutros:
- As cores branca e leitosa das janelas são adequadas para interiores frios no estilo escandinavo.
- Os tons de bege são considerados clássicos, combinados com detalhes dourados, móveis e paredes brancas.
- Os quartos do lado sul da casa usam cortinas de contas cinza-azuladas.
- Os produtos pretos podem diversificar a paleta de cores. Esta cor ativa e vibrante é neutra em relação aos outros.
É mais fácil calcular tamanhos de cortina com tons neutros.
A cor das paredes
Quando as paredes de uma pequena sala com janelas estão na mesma linha, a escolha deve ser interrompida em tecidos da mesma cor das paredes. Apenas a chave pode ser alterada. É melhor escolher um tom mais escuro ou mais claro. A sala ficará elegante se as cortinas forem florais, com padrões geométricos, combinando com o papel de parede.
Para combinar com a cor interior
Os designers geralmente se oferecem para criar um interior em um esquema de cores. Então as cortinas não devem estar em harmonia. Eles são costurados em tecido na cor do remendo ou em um meio-tom mais claro e mais escuro. Então as cortinas se fundirão com o espaço circundante sem se destacar.

contraste de cores
Para paredes e móveis frios, são necessários contrastes. Podem ser cortinas que diferem em um esquema de cores completamente diferente e contrastante. Para cores neutras: nas janelas são necessários tecidos cinza, azul, preto, branco - verde, laranja, vermelho.
tricolor e bicolor
Ao escolher um tom para cortinas, elas podem combinar 2 a 3 cores do interior.Assim, cortinas bordô e marrons nas janelas podem ser combinadas com as paredes e o padrão de carpete em cores.No final do trabalho de design de interiores, eles tentam combinar a combinação de tecidos de cortina com o acordo mais recente, para que a unidade de estilo e cor da sala seja alcançada.
Que formas existem
Cada configuração precisa de sua própria forma de cortinas. Existem formas estritas e retas, e algumas como cortinas sofisticadas.
Multicamada
As cortinas de várias camadas se distinguem pela riqueza e luxo. Normalmente, uma camada é costurada a partir de tecidos densos com um padrão e a segunda é um plano monocromático leve e arejado. Essas cortinas são adequadas para salas de estar, corredores, quartos.
Lambrequins
Os lambrequins que vinham do interior público penetravam nas habitações particulares. Agora eles são usados em todos os lugares, mudando de forma e tamanho. Eles podem combinar tecidos de cores diferentes, enfeites em forma de franja, suspensões, clipes.
Assimétrico
A assimetria das cortinas nas janelas será uma adição original à sala. Nesse caso, uma aresta é mais curta que a outra.

Rolar
As cortinas de rolo têm uma aparência decorativa. Eles protegem bem dos raios solares.
Eles são usados para complementar o estilo minimalista.
Curto
Na cozinha, as cortinas devem ser penduradas no parapeito da janela. Às vezes, eles costuram cortinas que cobrem apenas a parte superior ou inferior da janela.
bloco de cor
As cortinas adicionam animação ao usar um bloco de 2 cores internas básicas. A sua forma é variada e depende dos gostos da anfitriã.
Cortinas de painel
Cortinas sofisticadas consistem em um retentor na parte superior, uma base e um peso. O sistema operacional dos painéis se assemelha a persianas, pois são controlados com cordão e corrente. Os produtos são elegantes, parecem leves e ficam retos.
Como escolher o material certo
O material das cortinas é selecionado dependendo da finalidade das cortinas, do estilo. Se um quarto precisa de cortinas leves, então outro - cortinas pesadas.
Organza, Chiffon, Voil
Normalmente, tecidos transparentes e arejados são usados como uma das camadas de cortinas. Mas as opções de verão para cortinas são costuradas com tecidos exuberantes que se dobram bem.

seda e cetim
Uma característica dos tecidos luxuosos é a capacidade de mudar na iluminação. Quando há muita luz, eles tornam a sala ricamente decorada.
Tecidos para estofos, veludo, brocado, jacquard
O custo desses materiais é alto, eles dão solenidade ao ambiente, esplendor. Portanto, cortinas de tecidos densos e pesados \u200b\u200bdevem ser penduradas na sala de estar, escritório.
Linho natural, cetim ou algodão
Os tecidos naturais com um padrão alegre são adequados para o quarto das crianças. As cortinas caem bem, criam um clima alegre, acalmam.
Recursos de estilo
São tantos tipos de cortinas que muitas vezes eles não sabem qual escolher para sua casa. Aqui você precisa olhar para que o estilo da sala não entre em conflito com a decoração da sala.
Clássico
As cortinas clássicas precisam de acessórios adicionais na forma de:
- franjas;
- microfones;
- suspensões.
Lambrequins são usados para clássicos e neoclássicos. Costure cortinas de tecidos densos, como veludo, jacquard.
romano
Cortinas de formato simples são obtidas costurando tiras retas de tecido. As cortinas são montadas em rolo.

Francês
Cortinas verdadeiramente reais são costuradas a partir de tecidos macios que podem ser reunidos em várias dobras horizontais. Vieiras são costuradas nas listras para decoração. Um mecanismo especial de levantamento de cortina é usado.
japonês
Os painéis retangulares cobertos com tecido fino são cortinas japonesas. Eles ficam pendurados em linha reta e são levantados com uma corrente. O design leve caracteriza as cortinas japonesas.
austríaco
As cortinas austríacas são semelhantes em forma às cortinas francesas. Mas eles não são coletados ao longo de todo o comprimento da tela, mas apenas na parte inferior. Normalmente, essas cortinas são curtas, decoradas com franjas na parte inferior.
Métodos de fixação
As cortinas são presas às cornijas de maneiras diferentes. A aparência da janela também depende disso.
nas dobradiças
As telas retas são montadas em dobradiças especiais. Um velcro especial também é usado.
nas asas
Este método é chamado universal. Uma barra de cornija ou cordão é puxado para dentro da cortina, costurado no topo.
nos anéis
Os anéis são especialmente costurados nas cortinas. Em seguida, eles são colocados na cornija. Os anéis são vendidos completos com cornijas.

Em ilhós
O dispositivo é inserido no tecido da cortina. Os ilhós se movem facilmente ao longo da cornija. Tecidos pesados não se estendem graças a eles.
Como ajustar corretamente a janela com cortinas
As janelas desempenham um papel fundamental no interior. E se sua forma e tamanho criarem desarmonia, as cortinas podem ser usadas para corrigir as falhas.
torná-lo mais amplo
O espaço de uma pequena sala aumentará quando:
- a cornija é mais longa que a janela;
- as cortinas ocupam toda a parede;
- cortinas de cores claras.
Ao criar uma janela ampla, é preciso pensar no formato das cortinas.
Acima
Para aberturas de janelas baixas, a cornija deve ser pregada no próprio teto.Ele alonga o espaço e um lambrequim que cobre parte da parede acima da abertura.
redução visual
Grandes janelas devem ser decoradas com cortinas de luz. Em tamanho e forma, as cortinas devem cobrir completamente a abertura. Reduza visualmente cortinas feitas em estilo romano, persianas, opções de rolo.
fundo largo
Se você deseja alterar a largura das janelas, deve usar cortinas dividindo a abertura em segmentos. Portanto, as opções japonesas para o tipo de painel são adequadas. Os assimétricos são pendurados de forma que as pontas longas das metades converjam para o meio.
Recursos de seleção para peças diferentes
A funcionalidade dos cômodos da casa é diferente, por isso as cortinas são selecionadas levando em consideração a criação do ambiente desejado. Você não pode fechar as janelas com cortinas em todos os cômodos da mesma maneira. Cortinas de luz são boas para a cozinha, enquanto tecidos caros nas janelas são bons para a sala de estar.

Quarto
Criando uma atmosfera de conforto e intimidade no quarto, respeitam as regras:
- As cortinas devem bloquear a luz natural, mas podem ser facilmente abertas, se necessário.
- Apenas tecidos naturais são usados para as cortinas.
- É melhor ter cortinas de várias camadas de material denso e organza leve.
- O estilo clássico com lambrequim e oriental é adequado.
- As cores e estampas das cortinas devem combinar com os tecidos do quarto.
É melhor ter persianas ou persianas romanas nas janelas do quarto. E o desenho do tecido é escolhido com ornamentos florais.
Crianças
No quarto onde a criança dorme, são necessárias cortinas para cobrir a janela durante o dia.É necessário selecionar essas cores para cortinas para que não excitem o psiquismo da criança. Verde e azul têm um efeito calmante. Mas é melhor recusar o vermelho.
Para crianças em idade pré-escolar ou primária, é bom que as janelas sejam cobertas com cortinas de tecidos naturais com um padrão alegre. Para os adolescentes, as persianas são adequadas no quarto.
Comida
Normalmente, uma cozinha e uma sala de jantar são combinadas em um quarto. Portanto, a multifuncionalidade da cozinha é levada em consideração na hora de escolher as cortinas. Uma sala com cortinas de luz parecerá mais espaçosa. Cortinas compridas não devem ser penduradas. Os mais curtos, até o parapeito da janela, aumentarão ainda mais a área. Ideal para cortinas fáceis de lavar na cozinha. Eles podem ser combinados em textura de tecido com outros tecidos na sala. É aconselhável o uso de persianas, cortinas romanas ou persianas.

sala
Todos os membros da casa se reúnem no corredor ou na sala de estar, recebem conhecidos e amigos ali. Este quarto é a cara da casa, refletindo os gostos e o caráter dos proprietários. A cor das cortinas depende do interior da sala. Pode ser leve ou com metades contrastantes. Você pode acentuar o quadro com cortinas de luz.
A intimidade e a sofisticação da sala vão agregar pesadas cortinas francesas. E ao abri-los, criam frescor e leveza com tule translúcido ou organza.
Biblioteca
Para trabalhar em uma sala, você precisa de muita luz natural, portanto, as cortinas de várias camadas são adequadas. Durante o dia, persianas ou persianas romanas cobrem a abertura do sol e do barulho da rua. Não escolha tecidos que absorvam poeira para cortinas. Melhor levar seda grossa, cetim.O material é fácil de lavar e cria uma atmosfera profissional, um ambiente de trabalho. Os tons são selecionados para janelas escuras, sem padrão.
Como escolher para o estilo geral
A seleção de tecidos para cortinas é realizada com cuidado se eles tentarem criar um certo estilo na sala. Mesmo um detalhe insignificante como cortinas pode trazer discórdia para a atmosfera.
Provença
Simplicidade rústica, naturalidade são as principais características do estilo. As aberturas das janelas devem ter cortinas em tons de azul, bege, creme e oliva. Você pode usar tecidos foscos que não são lisos nem brilhantes. Pequenas flores são usadas na decoração. Seja lavanda ou flores silvestres. Uma gaiola ou tira é adequada para cortinas. Decore as cortinas com babados, rendas.
estilo império
Os quartos neste estilo exalam luxo, solenidade, severidade de linhas e proporções. Cortinas decoradas em estilo francês ou austríaco com franjas, dobras e pregas são adequadas. E as cores devem ser escolhidas nobres. Veludo, cortinas de seda em vermelho, azul profundo, roxo vão caber.

Tecnologia avançada
Estilo contemporâneo é combinado com praticidade e funcionalidade. As cortinas não são necessárias para decoração, mas para criar uma atmosfera de naturalidade e simplicidade. Para se comunicar, você precisa de luz, então os tecidos das janelas precisam de babados. Eles escolhem opções sintéticas para costura em tom claro.
chique
Interiores antigos com riqueza e complexidade de formas são adequados para naturezas românticas. Portanto, serão necessárias cortinas feitas de tecidos caros e de alta qualidade. Arcos e cortinas são usados para decoração. Graça em tudo: a cor, os anjos nas cortinas.
Vintage
Para a sofisticada decoração antiquada da sala, são necessárias cortinas de cortinas ou cortinas plissadas francesas. Entre os tecidos, escolha o que é mais pesado e refinado: gabardine, seda densa, cetim, veludo. Cortinas com vieiras, cordões, pompons e franjas parecem originais. A cor é dominada por tons claros e quentes com um padrão volumétrico impresso.
Art Deco
O estilo boêmio tem linhas intrincadas e simples, combinações de sintéticos com tecidos naturais, formas sofisticadas com obras de arte baratas. Nas janelas, o veludo pode coexistir com o véu e a seda com o algodão. Cores neutras - branco e preto - são obrigatórias. Adicione ouro a eles. Não tenha medo de experimentar tons.
Barroco
Cada detalhe do design do estilo deve ser uma obra de arte, incluindo as cortinas, ornamentos e decorações intrincadas certamente estarão presentes. Não está completo sem cortinas, pincéis, franjas, lambrequins. Tudo com tramas, dobras intrincadas. A cor dos tecidos caros deve conter ouro e prata. Não está completo sem monogramas, flores volumétricas.
Minimalismo
Simplicidade despretensiosa, móveis desnecessários são complementados por cortinas romanas, listras de tecido enrolado, persianas. Você pode deixar as aberturas abertas para que a sala seja decorada com uma paisagem do lado de fora da janela.

Vanguarda
A combinação de contrastes da casa é utilizada pelos amantes do estilo vanguardista. Cortinas de luz contra o fundo de paredes claras ou brancas, ou vice-versa. Não há necessidade de usar peças pequenas. Tudo é grande e volumoso. Vale a pena escolher produtos feitos de pregas ou fios finos.
como escolher acessórios
A singularidade da aparência da casa é dada por detalhes adicionais nas cortinas. Com lambrequins, a sala ficará mais solene e requintada. O elemento pode ser duro ou mole. Deve-se ter em mente que o comprimento do lambrequim aumenta ou diminui a parede onde a janela está localizada. Você não pode usar um lambrequim com tetos baixos.
Cortinas caras são decoradas com franjas. Melhor usar cabos torcidos, escovas. Mas as adições devem ser feitas com moderação. O excesso de acessórios leva ao mau gosto.
Os cabides para cortinas são usados no quarto, na sala, quando é preciso abrir a cortina e deixar entrar muita luz natural.
O beiral deve complementar o interior da área da janela. Eles podem ser altos e arejados. Depende do estilo da sala, como as cortinas são amarradas.
Dicas e truques de especialistas
Para que os cômodos da casa se diferenciem pela originalidade, unidade estilística, é necessário selecionar cortinas:
- móveis, não papel de parede;
- textura mais próxima das paredes;
- o mesmo estilo do interior;
- crie um certo clima na sala;
- destacando-os com um sotaque brilhante;
- de acordo com conforto e comodidade, não com moda.
As cortinas não devem se perder no interior. Portanto, seu tom é escolhido mais escuro ou mais claro que a pintura das paredes. Em conjuntos de várias camadas, tule, organza, chiffon são usados \u200b\u200be por cima - seda densa, cetim.

Para adicionar calor à sala, são usados \u200b\u200btons de cinza e azul. As cores vermelha e amarela aquecem o ambiente. Todas as cores devem ser combinadas com paredes, móveis.
Exemplos de cálculo
As dimensões das cortinas acabadas são calculadas após pendurar a cornija.Meça o comprimento e a distância da corda do chão ou peitoril da janela.
A dobra na parte superior da cortina é feita de acordo com o método de fixação:
- Para costurar a fita sob os ganchos, faltam 7 centímetros para uma bainha dupla 14.
- Para pinos e prendedores de roupa, são necessários 2 a 3 centímetros por bainha de tecido.
- O cordão é costurado com uma largura de 3 a 20 centímetros. Uma borda ou corda será inserida neste túnel.
- Os anéis inseridos nos orifícios na parte superior da cortina são chamados de ilhós. Nesse caso, 10 a 20 centímetros são adicionados ao comprimento total da cortina.
O consumo de tecido inclui o comprimento da haste de suporte do beiral com acréscimo de 20 a 25 centímetros. O número e a profundidade das dobras devem ser levados em consideração. Quanto mais o material for leve, arejado, mais deve ser deixado nas dobras.
Calcule a largura de uma cortina com comprimento de cornija de 3 metros da seguinte maneira: multiplique 3 metros por 2 tecidos e divida pelo fator de montagem de 2. Uma cortina é igual a 3 metros. A isso acrescentam uma margem adicional de 3 centímetros nas laterais e uma sobreposição de cortinas fechadas de 5.
Se o tecido encolher após a lavagem, você precisará comprar 10% a mais do comprimento total. É melhor borrifar ou lavar o tecido antes de costurar para determinar o encolhimento.
Exemplos de interiores acabados
Não tenha medo de cortinas escuras. Com eles, o espaço da sala é aumentado, escolhendo com habilidade a forma. As cortinas de seda são escolhidas por quem ama o estilo de Hollywood. Cortinas transparentes escuras são perfeitas para um quarto moderno. Cortinas pesadas escuras funcionam bem com cortinas claras. Eles são apropriados em uma sala com cores neutras claras... O quarto fica lindo em uma combinação de preto, vermelho e branco.
O papel das cortinas de filamentos na criação de um ambiente festivo, romântico e ultramoderno é original. São escolhidos para decorar cortinas em forma de tranças fortes com segmentos de madeira, linha de pesca transparente com miçangas, fios iridescentes e prateados com penas, flores artificiais.


