Como escolher a melhor bancada de cozinha, regras e dicas, critérios básicos
O tampo da mesa é exposto diariamente a tensões e temperaturas elevadas. Portanto, requisitos rígidos são impostos a essas estruturas em termos de durabilidade, respeito pelo meio ambiente e facilidade de manutenção. Esses parâmetros impõem restrições à escolha das bancadas da cozinha. Ou seja, na hora de comprar um produto, vários critérios devem ser levados em consideração.
Requerimentos gerais
Os balcões de cozinha de qualidade devem atender aos seguintes requisitos:
- Resistência à umidade;
- resistência a mudanças bruscas de temperatura;
- resistência a danos mecânicos (lascas, cortes e outros);
- facilidade de instalação e manutenção;
- resistência a ambientes agressivos.
Também é importante levar em consideração as características do interior e o tamanho da cozinha. Não é recomendado instalar bancadas de pedra caras em salas compactas. Além disso, é importante que o material de que é feita a bancada não absorva sujeira e graxa. Também deve-se ter em mente que este produto deve se projetar acima das fachadas das caixas.
Portanto, ao escolher uma bancada, é recomendável prestar atenção às dimensões.
Resistência à umidade
Este parâmetro é considerado o mais importante. As bancadas são frequentemente instaladas ao lado de pias. Além disso, esta superfície está constantemente em contato com a água que flui de vários pratos. Portanto, o material do qual este produto é feito não deve deformar e inchar sob a influência de alta umidade.
Resistência ao estresse mecânico
O segundo parâmetro importante a considerar ao escolher um conjunto de cozinha. O tampo da mesa é usado para abate de alimentos e armazenamento temporário de utensílios domésticos. Nesse sentido, a probabilidade de cortes, lascas e outros danos à superfície é extremamente alta.
Resistência ao calor
As bancadas devem ser capazes de suportar o aumento repentino de temperatura. Isso acontece quando panelas e frigideiras aquecidas são colocadas na superfície. Além disso, as bancadas costumam ser montadas de modo que um lado fique próximo a um fogão a gás (elétrico) e outros eletrodomésticos emissores de calor.

Facilidade de manutenção
A bancada mais adequada é aquela que requer manutenção mínima: limpeza periódica com produtos adequados sem polimento adicional ou outro tratamento.
Aparência
Este parâmetro depende das preferências pessoais e características do interior da cozinha. Basicamente, os consumidores estão comprando bancadas que imitam o mármore.Estes produtos são adequados para a maioria dos interiores.
Vantagens e desvantagens de diferentes tipos de materiais
As bancadas baratas são feitas principalmente de madeira (MDF, aglomerado, etc.) Itens menos acessíveis são feitos de metal, vidro, pedra e outros materiais mais duráveis.
Uma pedra
As bancadas de pedra são uma opção clássica para a cozinha. No entanto, esse material é bastante caro e requer a instalação de uma base sólida que possa suportar cargas maiores.
Artificial
Em sua forma "pura", a pedra artificial não é utilizada para a fabricação de bancadas. Este material é usado em combinação com lascas de quartzo e outras cargas. Além disso, pedra artificial barata com base em mistura de concreto é frequentemente usada em cozinhas.
Granito
O granito tem as seguintes características positivas:
- aparência atraente;
- maior resistência à umidade, temperaturas extremas e ambientes agressivos;
- não perde a cor;
- lava bem;
- não "coleta" bactérias patogênicas;
- longa vida (várias décadas).

O granito é caro, irreparável e pesa muito. O material absorve corantes.
Mármore
O mármore é capaz de exalar frio em qualquer época do ano. Este material distingue-se pelo seu apelo estético e longa vida útil.
Porém, o mármore é menos preferível para instalação na cozinha, pois não só absorve tintas, mas também não é reparável e não tolera mudanças bruscas de temperatura.
Metal
As superfícies metálicas atendem aos requisitos básicos para tais produtos. As desvantagens dessas bancadas incluem que o material é caro e desbota com o tempo.
Vidro
O vidro, como o metal, também atende aos requisitos descritos.No entanto, este material não tolera esforços mecânicos resultantes do contato com substâncias abrasivas. Lascas aparecem cedo no copo. E o hardware em si é caro.
ÁRVORE
A madeira é considerada uma boa opção para fazer bancadas. Mas este material não é desprovido de uma série de deficiências pronunciadas.
Implantar
A baía distingue-se pelas seguintes características:
- construção robusta;
- aparência atraente;
- maior capacidade de manutenção e resistência à umidade;
- preço razoável (desde que as bancadas sejam adquiridas de tipos comuns de madeira).

A principal desvantagem da mesa é que a árvore requer cuidados pessoais regulares. Além disso, se o material não for impregnado durante a produção, com o tempo aparecem rachaduras na bancada devido à secagem natural. Também é possível que o mofo se forme em um contexto de alta umidade. Para prolongar a vida útil da madeira maciça, não é recomendado colocar objetos quentes sobre a superfície de madeira.
MDF
A popularidade das bancadas de MDF deve-se às seguintes características que distinguem estas superfícies:
- respeitar o meio ambiente;
- uma grande variedade de cores;
- preço baixo;
- resistência à formação de colônias de bactérias e fungos.
O MDF não tolera altas temperaturas e choques fortes. Com contato prolongado com a água, o material de madeira incha, o que leva à deformação da superfície. Este último é nivelado rolando o produto.
aglomerado
A bancada mais acessível com as mesmas características do MDF.A principal diferença entre esses materiais é que o aglomerado é menos resistente à umidade, corantes e substâncias corrosivas.
azulejo de cerâmica
A cerâmica é capaz de manter sua aparência original por muito tempo, suportar temperaturas e influências mecânicas, bem como alta umidade. Ao mesmo tempo, as migalhas se acumulam constantemente nas juntas entre os ladrilhos e, portanto, o material requer limpeza regular.
Superfície laminada
As superfícies laminadas são feitas de placas de MDF. Portanto, esses produtos têm as mesmas vantagens e desvantagens do material especificado.

Acrílico
O acrílico é usado para a fabricação de produtos de formas complexas. Estes contadores distinguem-se pelas seguintes características:
- agradável ao toque;
- caracterizado por uma construção monolítica;
- respeitar o meio ambiente;
- higiene;
- maior manutenibilidade.
O acrílico é caro, não tolera estresse mecânico e contato com substâncias agressivas.
Aglomerado
As propriedades do aglomerado e da pedra natural são idênticas. Além disso, o primeiro é mais caro que o segundo. O aglomerado é mais pesado que a pedra natural e dura mais tempo.
variedade de cores
A cor da bancada deve combinar com as tonalidades do conjunto da cozinha e com o estilo geral do interior. Essa nuance deve ser levada em consideração ao escolher um produto.
Preto
O preto é um tom "frio" e só é recomendado para cozinhas grandes.
marrom
Um conjunto de cozinha marrom também é recomendado para instalação em salas grandes. Esta cor está em boa harmonia com paredes claras.
Cinza
Esta cor "fria" é inerente à pedra natural. Portanto, as superfícies cinzas da cozinha parecem sofisticadas.

Cores brilhantes
Superfícies brilhantes são recomendadas para cozinhas com cores e móveis semelhantes.
vermelho
O vermelho é uma cor "tóxica" que chama a atenção para si. Bancadas com esta tonalidade raramente são usadas.
Laranja
Superfícies alaranjadas em cozinhas também são raras pelos motivos descritos. Nesta cor, geralmente são feitas as fachadas do fone de ouvido.
AMARELO
Um tom mais agradável do que laranja e vermelho. A unidade de cozinha amarela torna a sala cada vez mais brilhante.
Verde
Como o amarelo, as superfícies verdes são brilhantes e bonitas. Estar em uma cozinha feita com esse esquema de cores, a pessoa não sente desconforto.
azul e azul
Ambas as cores também proporcionam uma experiência de cozimento confortável. No entanto, esses tons são chamados de "frios".

Roxo
Tal como acontece com outros tons vibrantes, as bancadas roxas raramente são encontradas nas cozinhas.
O que mais você precisa saber ao escolher e comprar
Para escolher a bancada certa, não só a qualidade do produto deve ser levada em consideração, mas também as seguintes recomendações:
- é mais conveniente usar produtos com superfície fosca;
- produtos de pedra natural devem ser instalados em cozinhas com área superior a 20 metros quadrados;
- a madeira maciça deve estar livre de nós;
- nas cozinhas, devem ser colocadas bancadas de MDF ou LSDP de cores claras.
Ao escolher um produto adequado, também é recomendável levar em consideração as características do capacete. Você não deve instalar um contador caro em caixas baratas e vice-versa.
Dicas e truques adicionais
Não importa o quão elegante e prática seja a bancada, a bancada requer limpeza regular da sujeira. As pontas do ladrilho devem ser processadas antes da instalação para que não haja cantos vivos.Recomenda-se que pequenos danos na superfície sejam reparados imediatamente.


