Idéias de design para iluminação no corredor, como escolher e posicionar lâmpadas
Quando uma pessoa cruza o limiar de um espaço desconhecido, sua avaliação começa na parte de entrada. Quando os proprietários voltam para casa, uma sensação de conforto e aconchego é dominada quando acendem a luz no corredor. O papel da iluminação no corredor é importante. Pode esconder as falhas do layout, enfatizar a originalidade do design. A luz tem um efeito fisiológico e psicológico nos seres humanos.
Requisitos principais
Corredor / hall de entrada - uma passagem para o apartamento. Moradores e convidados ficam aqui por um curto período de tempo.Mas o papel da imagem da parte de entrada da habitação não deve ser subestimado. A iluminação no corredor desempenha um papel funcional e decorativo. O nível de iluminação do corredor e das salas adjacentes deve corresponder.
Mudanças após luz forte ou fraca causam desconforto. O fluxo luminoso recomendado para o olho humano é de 1 lúmen por metro quadrado. A localização e a potência das luminárias devem proporcionar uma iluminação uniforme do corredor, levando em consideração as características arquitetônicas e acessórios do mobiliário.
A luz deve ser suave, difusa. Este efeito pode ser obtido com:
- luminárias de superfície fosca;
- direcionar a radiação luminosa para o teto;
- usando LEDs, holofotes, holofotes.
Lâmpadas economizadoras de energia e detectores de movimento garantem baixo consumo de energia de iluminação no corredor.
tipos
Para alcançar um nível confortável de iluminação no corredor, vários tipos de dispositivos de iluminação são instalados. Cada um tem seu próprio propósito e poder.
Por área
Não deve haver sombras ou cantos escuros no corredor. Elementos decorativos e auxiliares requerem iluminação adicional.
Em geral
O emissor de luz principal está localizado de acordo com o volume do corredor: a área e a altura do teto:
- um lustre, holofotes, holofotes são colocados no teto;
- paredes - holofotes, arandelas, holofotes;
- chão - lâmpadas de rua.
O brilho da iluminação geral do corredor deve ser próximo ao da iluminação dos cômodos adjacentes, sem cantos escuros no piso e no teto.

Local
Além disso, os espelhos do hall/corredor, porta de entrada, armários, objetos de decoração (quadros, vasos) são iluminados. Para isso, arandelas, luminárias com direção de luz ajustável, luminárias de chão são colocadas na parede. LEDs são instalados nas portas do gabinete para iluminar o interior do gabinete.
Por origem
A luz pode entrar no corredor por fora ou acender por dentro.
Natural
A iluminação solar do corredor é possível em suas próprias casas, onde uma janela é fornecida no corredor. Em tempo nublado e à noite, é impossível ficar sem lâmpadas elétricas.
Artificial
Nos apartamentos, os corredores devem ser iluminados com o auxílio de emissores elétricos e de diodos.
Pelo princípio do trabalho
A organização da iluminação no corredor depende da frequência das visitas. Se o proprietário do apartamento usar a porta da frente 2 a 4 vezes ao dia, a luz será acesa quando ele chegar. NO
Quando várias pessoas moram em uma casa com um cotidiano peculiar, é preciso pensar em um dispositivo que seja confortável de usar.

Permanentemente ligado
Manter pressionado o botão quando as pessoas vêm e vão é inconveniente. Nesses casos, é mais prático se a luz do corredor estiver acesa permanentemente ao longo do dia. Deixe as luzes locais acesas à noite.
Sensor de movimento
O uso de detectores de movimento no corredor permite que você gaste energia com eficiência na iluminação. Eles são aceitáveis em grandes famílias com crianças.
Critérios de Seleção de Luminárias
Ao selecionar dispositivos de iluminação, as seguintes operações:
- espaço;
- altura do teto;
- disposição do quarto;
- colocação de móveis, espelhos.
As condições de iluminação são consideradas complexas, para a seleção da melhor opção.
lustre sob o teto
Um lustre sob o teto estará no lugar se uma sala espaçosa tiver uma forma quadrada com teto alto. Uma luminária elegante deve ter uma tonalidade fosca ou uma emissão de luz direcional para o teto.
Castiçal
Uma luminária de parede é suspensa acima do espelho para que o reflexo do rosto e da silhueta seja mais nítido. Além disso, a superfície do espelho difunde a luz do emissor, aumentando o nível de iluminação.

Fontes de luz pontuais
As fontes de luz pontuais são instaladas em tetos falsos suspensos, em rodapés. O número e a disposição dependem do tamanho do corredor.
Refletor de parede
Lâmpadas com fluxo luminoso ajustável são colocadas no teto ou nas paredes, direcionando a radiação para as paredes.
Penetração de luz através de portas de vidro
O uso da luz de uma sala adjacente ao corredor através de uma porta de vidro é possível se o corredor não exceder 2-3 metros quadrados. Como fonte de luz adicional, eles usam arandelas acima do espelho, LEDs acima da porta da frente.
Janela para luz natural
A janela para a rua é usada para iluminação em um dia ensolarado. No resto do dia, o corredor será crepuscular com cantos escuros. Quanto maior o tamanho da janela e se houver várias, mais brilhante ela ficará na sala.
Luzes LED
LEDs são convenientes para iluminar à noite. A luz fraca e suave indica o tamanho do corredor, a localização dos móveis, interruptores, a porta da frente.

Opções de montagem e localização
O método de montagem depende da solidez da luminária e da sua localização.
Teto
O lustre de teto pode ser pendurado ou suspenso. Com uma altura de teto de até 3 metros, é instalada uma versão de teto com acessórios planos. No teto de mais de 3 metros, o lustre fica pendurado em uma suspensão dura ou macia. Fixadores - gancho ou placa de montagem.
As fontes pontuais podem ser colocadas em um teto suspenso ou suspenso. As peças condutoras são fixadas no teto com suportes especiais. Em seguida, é instalado o teto, no qual são feitos furos para lâmpadas.
Os focos de teto são instalados em todos os tipos de tetos. Em termos de tamanho e métodos de instalação, eles diferem:
- ponto (integrado);
- aérea (fixação a um teto suspenso de gesso cartonado com parafusos e pregos ou acima de um teto falso);
- combinado (montagem no teto em tiras de montagem).
As lâmpadas LED podem substituir as lâmpadas incandescentes em lustres, holofotes.
maduro
Arandelas, holofotes, tiras de LED são fixados na parede, parafusos auto-roscantes, buchas e pregos são usados como materiais de fixação.
móveis embutidos
As lâmpadas LED não aquecem, são utilizadas para iluminar o interior e o exterior de armários e prateleiras. A base adesiva da fita serve como material de fixação.
Fora
Fontes de luz pontuais e LED são montadas nos rodapés. A fixação é semelhante aos métodos de teto e móveis. Lâmpadas de rua conectadas por um fio a um interruptor são usadas como iluminação local.

Recursos de escolha
A escolha das luminárias depende do tipo de teto, da configuração volumétrica da sala. Teto rebocado / papel de parede / falso envolve a instalação de um ou mais lustres para criar iluminação geral, se o corredor tiver uma forma quadrada e retangular com uma área de 8 metros quadrados ou mais.
A escolha dos destaques locais é determinada pelo layout. É mais difícil escolher os tipos de fontes de luz para pequenos corredores e tetos esticados.
tecto falso
Em tetos tensos, são instalados encaixes em miniatura, luminárias suspensas móveis e faixas de LED.Em salas pequenas, sua potência é suficiente para obter a iluminação principal. Em grandes corredores, é um meio de iluminação adicional.
Luzes do teto
Holofotes suspensos são montados na superfície do teto tenso. As luminárias são maiores que as embutidas. A vantagem dos dispositivos é a facilidade de instalação e a capacidade de direcionar o fluxo de luz na direção desejada: para a porta da frente, cabide.
Integrado
Downlights e holofotes embutidos são compactos, mais difíceis de instalar. O ângulo de rotação dos holofotes é limitado pela superfície do tecto falso.
tiras de LED
As tiras de LED são amplamente utilizadas não apenas para iluminação, mas também para decoração de interiores. Os elementos de iluminação possuem vários espectros de cores (branco, amarelo, azul), brilho ajustável, que permite aumentar / diminuir visualmente o volume, enfatizar os elementos decorativos.

Para um pequeno corredor
Um lustre no teto com uma sombra fosca no centro e uma arandela perto do espelho criarão iluminação suficiente no corredor.
Para Khrushchev
Duas luminárias de teto (na entrada e na saída do corredor), com fluxo luminoso multidirecional, ou fontes pontuais em teto alongado - iluminação de um pequeno corredor.
Em um corredor estreito e longo
Você pode expandir visualmente o espaço com holofotes sob o teto e acima do chão. Outra opção (para teto falso) é uma combinação de luminárias de teto na entrada e holofotes ao longo de todo o corredor. Se o teto for superior a 3 metros, coloque os holofotes na parede.
Sobre o zoneamento com luz
Fontes adicionais redistribuem o fluxo luminoso, destacando seções individuais do corredor. Isso não apenas melhora a iluminação, mas também altera o design da sala.
Primeira área
Primeiro, a porta da frente é iluminada.
O segundo
Espelho. Para iluminação, arandelas são colocadas na parte superior ou nas laterais.
O terceiro
Guarda-roupa, cabide, prateleira. Para iluminação, são utilizados holofotes, LEDs embutidos nos móveis.

Quarto
Um lugar para trocar de sapato. A iluminação usa uma luminária de parede, uma luminária de chão, uma luminária de mesa.
O quinto
Corredor. Iluminação adicional que remove sombras nos cantos.
Cores e estilos de design
Você pode alterar a cor de fundo da iluminação com uma faixa de LED. O acabamento fosco do abajur no lustre afeta a cor. Para outros transmissores, é branco ou amarelo. O estilo do design é decisivo na escolha dos eletrodomésticos.
Minimalismo
Cores branco e preto no corredor. Lustres de formas simples.
Tecnologia avançada
A cor branca prateada das paredes, teto e móveis é combinada com o brilho frio das lâmpadas em miniatura no teto e nas paredes.
arte pop
Um lustre e uma faixa de LED multicolorida devem ser adicionados aos tons brilhantes e suculentos dos móveis.
Clássico
Para este estilo, lâmpadas com forjamento a céu aberto são adequadas.

estilo império
As cores dos dispositivos são vermelho, azul, ouro.
Sótão
Abajur de metal com fios pendurados em um fundo de parede de tijolos.
Provença
Lustres com tons claros em tons pastéis.
estilo ecológico
Para confirmar o estilo natural, são utilizadas lâmpadas fluorescentes.
Barroco
Pendentes maciços com talha dourada ao estilo Luís XIV no tecto e nas paredes.
africano
Luminárias de formato simples, encastradas, redondas e de tamanho reduzido.
Mediterrâneo
Tiras de LED ao redor do perímetro do teto, pequenas lâmpadas de lustre, antiguidades estilizadas.

Dicas e truques para correção de luz
O corredor estreito se expande visualmente se você direcionar a iluminação dos holofotes para as paredes.O volume de um grande corredor quadrado ajudará a preencher um candelabro suspenso para várias lâmpadas.
O corredor em forma de L é dividido em zonas com lâmpadas do mesmo estilo, mas de formas diferentes.
Erros comuns
Ao iluminar um corredor, uma fonte de luz não é suficiente se sua área for superior a 3 metros quadrados. A instalação de um poderoso lustre, discordante da luminosidade dos cômodos, vai atrapalhar a percepção do ambiente. O espelho precisa de iluminação de uma arandela de parede ou de um feixe de luz direcionado de um refletor.
Ao instalar lâmpadas, você precisa considerar como elas se encaixam no design do corredor. Um produto de teto sólido não é adequado para corredores estreitos, longos e em forma de L. Ao iluminar o espelho, é impossível que a luz caia por trás, de baixo para cima, de uma altura superior a 2 metros.
Exemplos de soluções de design moderno
Para um corredor longo e estreito, os designers sugerem colocar holofotes multidirecionais no teto. Através de um iluminam as paredes opostas com elementos decorativos.
Hall de entrada retangular em estilo minimalista: 3-4 luminárias pendentes em um abajur de vidro, uma luminária de parede em um abajur perto do espelho. Para um corredor em estilo pop art: faixa de LED fixada em ambos os lados na cornija.


