Variedades de adesivos Star para modelos, instruções de uso e modo de substituição

A construção de modelos é uma das técnicas para desenvolver o pensamento espacial. A modelagem está em demanda em diferentes estágios da educação em engenharia ou design de computador. Objetos são construídos usando conjuntos de partes diferentes. Para conectar os elementos dos modelos, é utilizada cola de fabricantes populares: Zvezda, Kristal KLear e outros. As formulações possuem diferentes características, vantagens e desvantagens.

Requisitos básicos para cola modelo

A cola de modelo é a base para uma montagem de alta qualidade. Com a ajuda de adesivos, elementos estruturais feitos de vários materiais são mantidos juntos.

 Vários tipos de requisitos são impostos às composições, que garantem o bom funcionamento dos modelos e o cumprimento das normas estabelecidas:

  1. Operação. A base envolve a criação de uma junta de cola confiável, garantindo uma forte conexão das peças, combinando os lados em tons.
  2. Processo tecnológico. Conformidade com os padrões de toxicidade de compostos químicos, conforto de uso graças à viscosidade da composição.
  3. Ecologia. Corrosividade reduzida da base adesiva, sem produtos químicos nocivos à saúde.
  4. Termos especiais.A capacidade de criar uma costura perfeita, resistência a óleos e outros líquidos.

Variedades

As bases adesivas são classificadas de acordo com várias características principais. Ao modelar, é selecionada uma opção adequada que atenda aos requisitos.

habitual

Um adesivo de construção padrão para uso geral consiste em várias partes de acetato de butila e poliestireno. O efeito de colagem é obtido pela dissolução parcial das partículas de plástico nas superfícies coladas. Para uma conexão confiável das peças, ambos os lados são tratados com um composto, pressionados e deixados por algum tempo.

superfluido

A fluidez das bases se deve ao aumento do teor de acetato de butila. Essas fundações são usadas para trabalhar em locais de difícil acesso. A peculiaridade da composição é a fixação instantânea, por isso é necessário trabalhar com cola com rapidez e precisão. É comum usar um pincel para aplicação.

A fluidez das bases se deve ao aumento do teor de acetato de butila.

Transparente

Clareza, como uma característica física, é importante para adesivos. Alguns modelos, ao projetar objetos de tamanho pequeno, envolvem colagem com bases invisíveis do lado sem uma definição clara do limite da junta de colagem.

A peculiaridade da cola é uma cor branca opaca, que quando seca fica totalmente transparente. Uma composição semelhante é usada ao colar peças transparentes ou de tamanho pequeno.

Cianoacrilato

A composição é baseada em cianoacrilato. Com sua ajuda, as peças são coladas rapidamente, mas com a mobilidade de alguns elementos, nota-se resistência insuficiente das juntas. As bases líquidas de cianoacrilato curam mais rapidamente do que as formulações espessas. A dificuldade surge ao armazenar a cola.As condições ideais de armazenamento implicam a manutenção do regime de temperatura na virada de +5 a +10 graus com baixa umidade do ar simultânea.

Epóxi

O epóxi é usado para unir madeira, vidro, resinas e materiais similares. Eles são incapazes de conectar peças de plástico devido à natureza da estrutura. Na maioria das vezes, a cola é produzida com um solvente. É usado para diluir a resina na proporção de 1: 1. Ambas as formulações estão disponíveis em convenientes seringas com aplicador. Antes de iniciar o trabalho, eles são misturados em uma superfície limpa preparada. Deve ser lembrado que as resinas promovem o endurecimento ativo. Portanto, o modelista tem cerca de 5 minutos de tempo livre para processar e montar as peças.

Que cola é adequada para modelos de papel

Os modelos de papel ou papelão são colados com cola PVA. A cola de papelaria é usada para colar papel, mas, se necessário, pode ser substituída por um composto universal. Ele cola com sucesso elementos de papelão, bem como elementos de madeira finos.

Modelos de papel ou papelão são colados com cola PVA

O PVA possibilita a montagem rápida de peças com processamento simultâneo em ambos os lados. Quando aplicado, é branco, de média viscosidade. Após a secagem, torna-se quase transparente, mas com o uso descuidado deixa vestígios visíveis.

Conselho! Ao trabalhar com PVA, ele é prensado em um meio especial, diluído em água até obter uma composição líquida.

Exemplos de adesivos eficazes

Ao trabalhar com peças, os modelos levam em consideração diferentes características. As peças móveis envolvem a aderência com uma alteração subsequente no ângulo de rotação. A conexão de peças às quais elementos adicionais são anexados envolve o uso de compostos de alta resistência.

Kristal Klear

Um composto de um componente produzido por uma empresa suíça para unir materiais de diferentes estruturas. A cola é usada em canteiros de obras. É usado ao conectar uma parte volumétrica com uma base maior. Nenhuma solução adicional é usada para solidificação, a cola endurece sob a influência do ar úmido. A adesão das peças tem um alto nível de resistência.

K-19

A composição é caracterizada como supérflua, com capacidade de conectar pequenas partes. Penetra em elementos de difícil acesso, cola rachaduras, sela juntas. Após a secagem, torna-se transparente, é utilizado para colagem de peças transparentes, pois a costura não possui limites pronunciados, não é visível de lado.

A composição é caracterizada como supérflua, com capacidade de conectar pequenas partes.

Estrela

A base adesiva não tem odor pronunciado, é fácil de lavar, ao contrário das supercolas à base de acetato de butila. É adquirido para colar peças plásticas de modelos dobráveis. Ele cola papel e pequenos pedaços de madeira.

Informação! A desvantagem da composição é considerada uma embalagem inconveniente. A cola é produzida em pequenos frascos de 12 mililitros. Os usuários observam que os contêineres são instáveis, propensos a tombar e vazar.

Regras e características de uso

Ao trabalhar com substratos adesivos, é recomendável seguir as regras básicas para colagem de peças. Neste caso, é levado em consideração o material do qual são feitas as superfícies coladas. Ao colar uma peça pequena em uma base grande, a cola é aplicada em um lado da parte menor. O modelo montado com um número diferente de peças é colado em etapas. Antes de iniciar o trabalho, as peças preparadas são dispostas, a ordem de montagem é determinada.

As regras de aplicação dependem do tipo de base adesiva: alguns adesivos são aplicados em ambos os lados, compostos resistentes escorrem em parte da peça e pressionam contra a base por alguns segundos. Desta forma, a força adesiva é garantida.

Aviso! Um erro de modelagem é a má distribuição da ordem em que a coleta é realizada. Modeladores experientes são aconselhados a distribuir os elementos não apenas de acordo com os esquemas propostos, mas também levando em consideração sua própria conveniência.

Dicas e truques adicionais

A modelagem é um trabalho meticuloso que requer uma abordagem sistemática. Geralmente leva cerca de 3 minutos para colar as duas partes, mas leva cerca de 1 hora para que esses elementos sequem completamente.

A modelagem é um trabalho meticuloso que requer uma abordagem sistemática.

Os modeladores passam mais de um dia criando modelos volumétricos. A qualidade do trabalho depende do cumprimento das regras básicas. Existem várias nuances que não são imediatamente aparentes:

  1. Muito líquido adesivo não é derramado sobre a junta, pois o excesso escorrerá na superfície, manchando os elementos e as mãos.
  2. Quando uma gota de cola atinge uma parte do modelo, a cola não é apagada, mas deixada endurecer, para depois removê-la lixando a área.
  3. Os locais colados com supercola são adicionalmente desengordurados para minimizar o risco de desprendimento.
  4. Ao colar, leve em consideração a estrutura das superfícies a serem unidas, siga as instruções da embalagem.
  5. Ao trabalhar com formulações tóxicas contendo compostos voláteis, use máscara e luvas de proteção.
  6. A superfície de trabalho é coberta com oleado ou películas especiais para evitar danos materiais.
  7. Os aplicadores nem sempre ajudam a aplicar a base com precisão, então os designers costumam usar cotonetes ou palitos de dente para distribuir a gota.
  8. Ao usar compostos ultrarresistentes, eles trabalham com a maior precisão e rapidez possível, para que tenham tempo de definir a composição antes que ela tenha tempo de endurecer.

Para alguns adesivos, é comum o uso de pincéis, que podem ser adquiridos no departamento de material de escritório.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha