Características e regras para escolher o adesivo para espuma de polietileno, uma visão geral das marcas populares
Penofol consiste em 2 camadas, graças às quais retém o calor. O material é feito à base de espuma de polietileno e é utilizado em sistemas de ventilação e ar condicionado para proporcionar isolamento acústico, para isolar fachadas e paredes de casas, porões e sótãos, pisos e tetos . Para fixar o penofol, a cola é usada com mais frequência do que as unhas líquidas, devido às quais o material ecológico e resistente ao fogo adere firmemente à superfície.
Como penofol e isofol são obtidos
O isolamento leve e fino usado na construção civil, na indústria automotiva e produzido em rolos é dividido em vários tipos. Todos os tipos de penofol são feitos de espuma de polietileno, com um ou ambos os lados submetidos à folha.Uma composição com um revestimento protegido especial é aplicada ao material autoadesivo.
O isofol é obtido a partir de polietileno macio e elástico, que adere a várias superfícies, corta bem e dura muito tempo. O material da folha possui excelentes propriedades isolantes e reflexivas, é fácil de fixar e possui baixa condutividade térmica.
Vantagens de usar espuma de polietileno
Um filme transparente feito de material sintético há meio século é usado como um dos melhores isolantes de calor e som. A presença de poros fechados dá polietileno expandido:
- resistência e elasticidade;
- sustentabilidade;
- excelente isolamento acústico.
O isolamento reduz várias vezes o indicador de ruído externo, não apodrece, apodrece, mofa ou bolor. A espuma de polietileno é barata, mas inflama em contato com o fogo. Para se livrar dessa desvantagem, retardadores de chama são adicionados à composição.
Como escolher cola para o trabalho
Ao comprar um meio de fixação de um isolador popular, é necessário levar em consideração para qual acabamento será utilizado, quais propriedades ele deve ter.
Durabilidade de adesão
Sob a influência de forças intermoleculares, partículas sólidas diferentes começam a se unir. A composição do agente de montagem de espuma de polietileno deve ter alta adesão.
Faixa térmica
A cola usada para fixar o penofol é armazenada em uma sala seca a 10-25 graus. Se durante o transporte a temperatura cair para 5, o produto é aquecido a pelo menos 20 antes do uso.

Toxicidade
Ao instalar o isolamento, não é necessário proteger os olhos, pele, órgãos respiratórios, mas deve-se trabalhar com cola em ambiente ventilado, despejar a substância inflamável longe de fontes de fogo.
Resistente a temperaturas extremas e condições meteorológicas
A cola utilizada para fixar o isolamento na superfície interna da edificação ou nas paredes externas deve ser resistente a baixas temperaturas, aderir ao penofol no calor e não desmoronar após a chuva.
Para saunas, banhos propriedades repelentes à água
O polietileno expandido é usado não apenas para isolar salas, quartos em apartamentos, escritórios e armazéns, o material é usado para barreira de vapor em banhos e saunas.
O adesivo utilizado para esses fins deve conter substâncias que repelem a umidade.
Revisão de soluções populares
Para a fixação do poliestireno, são utilizados meios universais, substâncias monocomponentes, misturas minerais e cola de polímero, cuja lista é constantemente atualizada.
Weicon Easy-Mix-PE-PP 45
O produto, que contém metacrilato de metila, apresenta-se na forma de uma pasta amarelada, que se torna transparente após o endurecimento. Adesivo bicomponente de alta aderência, resiste a -50, cura totalmente em 6 horas, é usado para unir:
- fibra de vidro;
- Policarbonato:
- cloreto de polivinila.
Antes de aplicar a composição, a superfície não requer preparação preliminar. A resistência ao descascamento do adesivo é de 2,9 N/mm.

"Titânio"
Desde os anos 90, o Titan Wild tem sido utilizado em obras de construção e renovação para unir diferentes superfícies. A costura endurecida não descasca sob carga pesada.A consistência do produto se assemelha a espuma de poliuretano, mas não encolhe. A cola seca em 60 minutos, é aplicada em 2 demãos. Após a secagem, a costura não é destruída pelos raios ultravioleta, não absorve umidade.
Rolha Atlas K-20
A mistura mineral é usada para colar placas de isolamento de espuma de poliestireno no isolamento de edifícios, além de criar uma camada de reforço. As fibras microscópicas presentes na cola a tornam resistente a rachaduras, alta aderência e elasticidade. A mistura de construção conecta os painéis com paredes rebocadas, tijolos e concreto aerado.
"T-vanguarda"
O adesivo, composto por um polímero e um filler, é produzido na forma de uma mistura seca, próprio para a fixação de painéis de poliestireno em fachada de prédio e em ambientes internos. "T-avant-garde" é embalado em sacos de papel de 25 kg, aplicados:
- em concreto;
- tijolo;
- gesso.
A superfície sobre a qual os painéis são fixados é previamente desengordurada e nivelada. A mistura é combinada com água fria, consumida em meia hora.
"Akrol"
O adesivo, que contém aditivos que aumentam a adesão, garante uma forte ligação da placa de isolamento ao vidro, metais, concreto, mesmo em altas temperaturas e umidade. A cola "Acrol" sela pequenas rachaduras, esconde irregularidades, é aplicada sobre uma superfície seca em uma camada contínua, pressionada na base. A cola não precisa ser diluída, pois vem embalada em pedaços e pronta para uso.

"Neopreno-2136"
Para que a espuma de polietileno desempenhe as funções de isolamento e material isolante, ela pode ser fixada na parede, limpa e tratada com solução anti-séptica com spray "Neoprene-2136".A cola é à base de borracha, contém aditivos e cargas na forma de dióxido de silício e silicato de cálcio, proporciona adesão em um quarto de hora. O composto é resistente a acetona, álcool, hidrocarbonetos alifáticos.
"Ceresita"
A cola de construção de alta aderência permite fixar polipenoides e cerâmicas mesmo em superfícies propensas a encolhimento.
O produto fabricado pela Henkel, preenchendo as juntas, adere de forma confiável o material isolante à superfície.
Diversas variedades de cola Ceresit, apreciadas por suas características, são utilizadas para unir as placas dentro e fora do prédio:
- resistência a temperaturas abaixo de zero;
- propriedade repelente de água;
- alta adesão;
- facilidade de atendimento.
A gama Ceresit contém cimento que, em contacto com um líquido, entra numa reação alcalina. Ao trabalhar com cola, é preciso proteger a pele para não causar irritação.

"Olfix"
Knayf é adequado para colagem de lã de rocha e painéis de poliestireno expandido a paredes de gesso e tijolo com superfícies irregulares. A cola, à base de gesso e aditivos, é despejada com água fria e aplicada em porções ao longo do centro e ao longo da folha. A placa a ser colada é pressionada contra a base e colocada em um plano.
Penoplex Quick Fix
Para a fixação dos painéis de espuma de poliestireno extrudido é utilizada uma espuma adesiva à base de poliuretano plástico. Penoplex seca em 10 minutos, endurece em um dia, adequado para trabalhos externos, isolamento térmico interno, proporciona adesão a gesso, concreto de argila expandida, pedra de construção, madeira.
Insta-stik
O agente à base de poliuretano fixa firmemente as placas de espuma em superfícies horizontais e verticais de tijolo, metal e concreto.A cola Insta-stick é econômica no consumo, não tem medo de congelar, não contém substâncias nocivas. Durante a validação:
- Não pulverize.
- Não deixa sujeira.
- Não acumula poeira.
O suprimento de composição é regulado pressionando a válvula. A cola é aplicada em tiras, depois de ensaboada, endurece em uma ou duas horas.

"Momento"
Na vida cotidiana, construção e reparo, um produto de produção russo-alemã é usado há muitos anos, que está em constante aprimoramento, reabastecido com novas variedades. A cola "Moment" fixa com firmeza e rapidez rodapés de teto, ladrilhos de espuma, parquet e produtos de polipropileno. A composição de dois componentes fixa de forma confiável materiais expostos a vapor, água e vibração.
BF-2
Uma solução alcoólica viscosa, na qual estão presentes resinas de fenol-formaldeído e polímero de acetato de vinila, desenvolvida na União Soviética após a guerra, não corrói, apodrece, deforma quando aquecida. BF-2 liga metal, plástico, poliestireno expandido, cerâmica fria e quente. A composição espessada é diluída com álcool. Ao fixar em ambiente, o produto é aplicado em 2 camadas finas, em uma cabine de secagem - em uma.
BF-4
A cola butiral-fenólica conecta superfícies metálicas, tecidos têxteis, couro, vidro, madeira. Uma costura durável não se dissolve com gasolina, não tem medo de umidade. Idealmente, o BF-4 contém produtos expostos a flexão e choque. Com o método de exposição a quente, as peças são coladas em 40 minutos.Com o método frio, a composição é aplicada em 2 camadas com intervalo de meia hora.
Como preparar a superfície
Antes de aplicar a cola, a parede e o teto devem ser limpos de sujeira, graxa, nivelados, secos e, se necessário, tratados com lixa. Rachaduras na superfície do concreto devem ser massa de vidraceiro.

como montar
O Penofol é colado de forma que o lado do filme fique dentro da peça. Para reforçar o isolamento térmico, é criado um entreferro de 20 mm. Para ancorar um painel:
- A cola é aplicada na superfície, as bordas são espalhadas.
- As placas são conectadas junta a junta.
- Ao tomar a composição, deixe pelo menos um quarto de minuto.
- Alise o revestimento, alise os vincos.
O isolamento é revestido com gesso cartonado, ripa. Instale materiais de construção decorativos na caixa.
Características de ligação
Cada superfície tem suas próprias características.
para concreto
Antes de aplicar a cola, a superfície deve ser limpa, nivelada e preparada. A composição é revestida na lateral da placa de isolamento que não é coberta com papel alumínio. Após um minuto, o ladrilho é colocado na superfície, pressionado para grudar.
Para metal
Para unir isopor a alumínio ou aço, os construtores recomendam a compra de pregos líquidos ou produtos que possam unir instantaneamente o metal e o painel. As formulações à base de poliuretano fornecem uma ligação forte. Para um pequeno volume, é conveniente usar fita dupla face.
Dicas e truques adicionais
Antes de colar poliestireno expandido em superfícies de concreto, eles são primeiro limpos de poeira, graxa, as lacunas são fechadas e preparadas. As folhas são encadernadas de baixo para cima para evitar a formação de encravamentos de ar, sendo recomendado aplicar a cola uniformemente.
Não é necessário rebocar as juntas, pois elas são preenchidas com massa de vidraceiro.
Para fixação na superfície do poliestireno expandido, você não pode usar cola contendo acetona, álcool branco, gasolina, solventes destroem a estrutura do material. Se a composição endurecer por muito tempo, recomenda-se pressionar as placas contra o plano até que a cola endureça.


