Variedades e critérios para escolher um selante para faróis de carros
Os motoristas geralmente precisam usar selante de farol. Na maioria das vezes, é usado para colar um vidro de farol quebrado ou para substituir completamente um farol quebrado. Antes de usar um selante, você deve se familiarizar com a escolha certa.
Variedades de composições
Existem quatro tipos de composições mais usadas pelos proprietários de automóveis.
Silicone
Você pode usar um selante tipo silicone para substituir um farol de carro quebrado. Esta composição é usada para substituir a fita adesiva antiga por uma nova. As vantagens das misturas de silicone incluem sua flexibilidade e resistência. Eles também são resistentes a temperaturas extremas e altos níveis de umidade. No entanto, o fluido de silicone perde suas propriedades quando usado com anticongelante, gasolina e outros óleos de máquina.
Poliuretano
Alguns motoristas usam compostos de poliuretano em vez de silicone. As misturas são resistentes à alta umidade e têm um maior nível de adesão. Graças a isso, eles podem ser usados para colar vidro em faróis danificados. No entanto, use selante de poliuretano apenas para fixar peças estacionárias.
Anaeróbico
A principal característica dos compostos anaeróbios é que eles não endurecem ao ar. O selante anaeróbico endurece somente após o contato com produtos colados. Ao mesmo tempo, endurecem rapidamente e, portanto, é necessário trabalhar com muito cuidado com o líquido adesivo. As vantagens dos selantes anaeróbicos incluem sua resistência a baixas e altas temperaturas, bem como a diferentes tipos de combustíveis e óleos.
resistente ao calor
Misturas adesivas resistentes ao calor que podem suportar temperaturas de mais de trezentos graus acima de zero são populares entre os motoristas. Além disso, os benefícios dos selantes resistentes ao calor incluem sua resistência à vibração e estresse. Estas formulações estão disponíveis em várias formas. Nas lojas você encontra selantes térmicos na forma de pó, pasta e até aerossol.
Critérios de escolha
Existem vários critérios a serem considerados ao escolher adesivos para faróis.

Confiabilidade de ligação
Os especialistas aconselham o uso de selantes com alta adesão. Tais formulações serão mantidas de forma confiável mesmo se a água entrar nelas. Recomenda-se escolher líquidos que contenham plastificantes. Esses componentes os tornam mais confiáveis e duráveis.
A quantidade de plastificantes não deve exceder doze por cento do total.
Propriedades antivibração
Para substituir os faróis dos carros, muitas vezes são usados compostos com propriedades antivibratórias. Essas misturas são consideradas de qualidade bastante boa, pois não descascam mesmo com fortes vibrações. Portanto, os compostos antivibráticos são mais usados \u200b\u200bna colagem de faróis de carros.
Resistência a influências de temperatura
Outro critério levado em consideração na escolha é a resistência a indicadores de temperatura baixa e alta. Ao trabalhar com vidros automotivos e faróis, é recomendável usar um selante resistente ao calor. É o produto mais recente que resiste a temperaturas extremas. Compostos resistentes ao calor podem suportar temperaturas de 200 a 300 graus acima do congelamento.
Volume de embalagem
Ao escolher uma massa, deve-se atentar para o volume da embalagem em que ela é vendida. Basicamente, esses adesivos são vendidos em recipientes cujo volume é de 300 a 320 mililitros. No entanto, você pode encontrar as formulações em embalagens menores. Alguns selantes são vendidos em latas de 150 a 200 mililitros. Essa quantidade de selante é suficiente para reparar ou substituir o vidro do farol.
Facilidade de retirada
Ao escolher um adesivo, é preciso pensar na facilidade de sua posterior remoção. Às vezes é necessário remover os restos de selante que saíram dos faróis. Recomenda-se escolher fundos que possam ser facilmente removidos com meios improvisados. Não vale a pena escolher compostos que são removidos apenas por meios mecânicos, pois podem danificar a superfície do carro.

Transparência após a aplicação
A mástique pode ser transparente ou translúcida.Os especialistas recomendam o uso de líquidos totalmente transparentes, pois após a secagem não deixam manchas na superfície e, portanto, são praticamente invisíveis. No entanto, se o produto for aplicado sob o farol, pode-se usar formulações translúcidas.
Custo-benefício
Recomenda-se escolher formulações com uma ótima relação preço-qualidade. Portanto, não se deve escolher colas muito caras, cujas características técnicas não correspondam ao custo.
Revisão de marcas populares
Existem várias marcas populares que costumam ser usadas para consertar faróis de carros.
Abro WS-904
Abro é o fabricante de selantes mais popular. O produto é fabricado e vendido na forma de uma fita enrolada em um pequeno rolo. Abro WS-904 contém álcool butílico, graças ao qual o produto seca rapidamente. Outros benefícios do selante incluem:
- preço baixo;
- resistência a temperaturas extremas;
- Resistência à umidade.
Orgavyl
Esta é outra fita de vedação frequentemente usada para montar faróis. Em termos de qualidade, essa fita é muito semelhante aos produtos produzidos pela Abro. No entanto, as formulações de Orgavyl custam uma ordem de grandeza maior.

Dow Corning 7091
É um selante de silicone monocomponente adequado para a colagem de produtos de metal, plástico e vidro. As características do Dow Corning 7091 incluem facilidade de uso, alta taxa de cura, boa resistência e elasticidade. Esta composição é apreciada pelos motoristas devido à sua resistência a temperaturas extremas.
"Efimastica"
É um adesivo de poliuretano monocomponente que adere firmemente às peças e não tem odor desagradável. Após a aplicação, "Efimastica" seca em meia hora.O produto é vendido em pequenos tubos, cujo volume é de 300 a 400 gramas. É necessário aplicar tal composição em superfícies limpas e desengorduradas.
3M EU 590
É um adesivo americano usado para colar vidros e faróis de carros. As vantagens do 3M PU 590 incluem uma rápida velocidade de endurecimento, já que a composição seca completamente em vinte minutos. A massa também tem desvantagens, incluindo baixa resistência a altas temperaturas.
Negócio concluído
Outra massa americana, que contém componentes para colagem confiável de plástico ou vidro. DoneDeal endurece rapidamente após o uso e é resistente a mudanças bruscas de temperatura. A única desvantagem séria do adesivo é que, após o uso, uma fina camada de sedimento permanece na superfície.
KOITO HOT Melt
As pessoas que desejam comprar um selante de farol profissional devem conferir o KOITO HOT Melt. O selante é usado para recondicionar, reajustar e restaurar faróis de carros. KOITO HOT Melt limpa bem na superfície. Por exemplo, em temperatura ambiente, você pode retirá-lo com os dedos.

silicone fluido permatex
É um composto de silicone de cura a frio que é usado para colar vidro, plástico e até madeira. O silicone fluido Permatex também é usado em reparos de faróis de carros para colar vidros quebrados. Entre as vantagens desse selante está o fato de penetrar em fissuras finas e outras áreas de difícil acesso.
Manual
Antes de colar os faróis do carro com silicone, você precisa entender as instruções de uso dessas ferramentas:
- a superfície a ser tratada deve ser previamente desengordurada com álcool;
- antes de colar o vidro ou outra peça, aplica-se massa de vidraceiro na superfície;
- após a aplicação do produto, a parte a ser colada deve ser pressionada firmemente.
Métodos de exclusão
Existem vários métodos comuns de remoção de massa com os quais você deve se familiarizar com antecedência.
Aquecer com um secador de cabelo
Usar um secador de cabelo potente é considerado um método eficaz para remover resíduos de silicone. Esta ferramenta é usada para aquecer o adesivo aplicado para amolecê-lo e limpá-lo suavemente com um pano. É necessário usar o secador de cabelo com cuidado para não danificar acidentalmente o revestimento e não causar danos mecânicos ao mesmo.
Com uma faca ou chave de fenda
Às vezes, as pessoas não têm um secador de cabelo à mão e precisam se livrar dos resíduos de cola por outros meios. Para fazer isso, você pode usar uma chave de fenda ou uma faca de cozinha. Essas ferramentas podem arranhar a superfície a ser limpa e, portanto, devem ser usadas com cuidado. Apenas camadas espessas de massa são removidas com chaves de fenda e facas.
Uso de solvente
Pessoas que não querem usar secadores de cabelo, chaves de fenda e facas usam solventes especiais para remover vestígios de massa. Essas formulações são muito eficazes, pois após o uso, o silicone começa a corroer. Não use muito solvente, pois pode danificar a superfície.

Use uma lavagem corporal
Se você precisar se livrar do adesivo restante da superfície plástica, pode usar um desengraxante automotivo. Porém, antes disso, a superfície é tratada com solvente para suavizar levemente a composição. Se o desengraxante não funcionar, você precisará usar um método de remoção mecânica.
White spirit, nephras, solvente
O selante de silicone pode ser removido com solvente, nefras ou white spirit.Para remover vestígios de cola, umedeça um pano com detergente e limpe a superfície com ele. Após 2-3 minutos, os restos do produto devem ser enxugados com um pano seco ou lavados com água morna.
Álcoois
Para remover vestígios de cola com álcool, proceda da seguinte forma:
- aplique uma solução de álcool na superfície;
- deixe o álcool por 10-15 minutos;
- solte o adesivo amolecido com uma faca;
- limpe o resto do produto com uma esponja úmida.
Erros comuns na seleção e aplicação
Vários erros comuns são frequentemente cometidos ao escolher e aplicar selantes:
- Escolha errada do tipo de produto. Algumas pessoas usam adesivos inadequados para selar.
- Aplicação de uma grande quantidade de composição. Muito silicone é frequentemente aplicado à superfície. Isso afeta negativamente as propriedades adesivas da composição.
- Preparação inadequada da superfície. Antes de usar o produto, a superfície deve ser desengordurada.
Dicas e truques adicionais
Existem algumas dicas adicionais para ajudá-lo a usar o adesivo:
- recomenda-se o uso de produtos antivibráticos para colagem ou reparo de lentes de farol;
- ao aplicar o mastique, tenha muito cuidado para não usar muito produto;
- o melhor é retirar os restos de cola do vidro com álcool ou desengordurante.
Conclusão
Os motoristas frequentemente se deparam com a necessidade de usar selante de farol. Antes disso, é recomendável se familiarizar com os tipos de ferramentas e as características de seu uso.


