Como o penoplex pode ser colado em casa para trabalhos internos e externos?

Penoplex é usado para isolamento térmico em casa. Este material supera os materiais isolantes tradicionais, como espuma ou lã mineral, em várias características. Vários compostos são usados ​​para fixar esse isolante térmico. Ao mesmo tempo, ao instalar o penoplex, nem sempre é possível decidir como colar o material, pois é necessário levar em consideração as características da superfície, área de trabalho e outros parâmetros .

Recursos de Hardware

Pepoplex é um tipo de poliestireno expandido (poliestireno), caracterizado por uma estrutura de malha fina homogênea. Existem dois tipos deste isolamento no mercado:

  1. Densidade 35 kg/m3. Este material é usado para isolar as paredes das casas.
  2. Densidade 45 kg/m3. É usado na construção de grandes instalações, oleodutos e outras estruturas que sofrem cargas aumentadas.

A popularidade do penoplex se deve ao fato de o material ser altamente resistente à água, fogo aberto e estresse mecânico. Este isolante térmico é caracterizado por uma longa vida útil e respeito pelo meio ambiente.

Penoplex é anexado a uma cola especial, que possui propriedades semelhantes e fornece fixação confiável.

Variedades de adesivos

A escolha da cola utilizada para fixar a espuma depende principalmente do tipo de superfície em que o isolamento é fixado.

Mineral

As composições minerais são caracterizadas pelas seguintes características:

  • aumento da adesão (grau de fixação);
  • Plástico;
  • adequado para superfícies de concreto e tijolo;
  • maior resistência à umidade e geada.

A cola mineral é produzida na forma de uma mistura seca, que é diluída em água para obter uma estrutura homogênea. Tais formulações são aplicadas às superfícies usando uma espátula dentada.

Poliuretano

Os adesivos de poliuretano estão disponíveis em um pacote de pistola fácil de aplicar. Esta composição é caracterizada pelo aumento da adesão: o penoplex endurece após 30-60 segundos após ser pressionado na superfície.

Polímero

As colas de polímero, como o poliuretano, são adequadas para decoração de paredes internas. Este tipo de material é adequado para fixar espuma em qualquer superfície.

cola de polímero

Impermeabilização

Os adesivos de impermeabilização diferem na composição. Para o penoplex, recomenda-se levar materiais que não contenham componentes agressivos: solventes, derivados de petróleo e outros.

mástique betuminoso

A principal característica do mastique betuminoso é que esta composição mantém suas propriedades originais em temperaturas negativas. Este material é utilizado tanto para fixar a espuma quanto para vedar as juntas entre as placas.

unhas líquidas

Em comparação com outros adesivos, as unhas líquidas são caras.Este material tem alto grau de adesão e está disponível em embalagem de fácil aplicação.Se você pretende instalar espuma em paredes externas, é recomendável adquirir pregos líquidos que resistam a temperaturas abaixo de zero.

Acrílico

As colas acrílicas são colas universais. Ou seja, tais composições são utilizadas para fixar a espuma nas paredes internas e externas. O acrílico também fornece impermeabilização adicional. Mas essas misturas custam mais de dois mil rublos.

Como ficar em casa

O procedimento geral para colagem de folhas de espuma é o seguinte:

  1. A superfície de trabalho é limpa de tinta e outros materiais e depois desengordurada.
  2. Um primer é aplicado nas paredes, o que evitará a formação de fungos.
  3. A cola é preparada de acordo com as instruções em anexo. Em seguida, o material é aplicado com uma camada de 2-3 milímetros na superfície a ser tratada e na folha de espuma.
  4. As folhas de Penoplex são empilhadas. Se a instalação for feita nas paredes, é necessário pressioná-la de baixo para cima; seja no chão ou no teto - da esquerda para a direita.

As placas Penoplex devem ser niveladas imediatamente após serem aplicadas na parede, sem esperar que a cola seque.

As placas Penoplex devem ser niveladas imediatamente após serem aplicadas na parede, sem esperar que a cola seque.

Caminhos

As folhas Penoplex podem ser coladas usando um método de ponto, contínuo ou de borda.

Apontar

O método pontual envolve a aplicação de gotas densas de cola no material da parede a uma distância de 30 centímetros. Se for usada uma composição líquida, ela é nivelada com uma espátula. O resultado deve ser tiras de 100 milímetros de largura.

Sólido

Para colar as placas de espuma dessa forma, é necessário aplicar o material com listras em L nos cantos e duas no centro.

Limite

Esta opção é adequada para os casos em que é necessário fixar as folhas fora das paredes. De acordo com esse método, a cola é aplicada ao longo do perímetro em uma faixa contínua, com recuo da borda de 3 a 4 centímetros.

Consumo

O consumo de cola é indicado na embalagem. Os mais econômicos a esse respeito são os materiais produzidos em cilindros (poliuretano, pregos líquidos). Nesse caso, um pacote é suficiente para colar 10 metros quadrados de placas.

massa de vidraceiro

A massa é aplicada em duas camadas uniformes após a cola secar. A espessura do primeiro não excede um centímetro. Em seguida, uma malha de reforço de metal ou plástico é anexada ao penoplex. Depois disso, uma segunda (se necessário, terceira) camada de menor espessura é aplicada.

massa como cola

proteção ao ar livre

Se as placas de espuma forem fixadas do lado de fora, neste caso, recomenda-se a compra de adesivos especializados: Giprok, Cerezit, Polimin ou Master. A primeira opção é considerada a mais preferível, pois esse material é caracterizado por maior resistência a fatores externos.

Colagem de materiais de acabamento

Depois que a cola sob o isolamento secar, materiais de acabamento de madeira, pedra ou OSB podem ser aplicados ao penoplex. Além disso, os ladrilhos de cerâmica costumam ser presos às folhas. Neste caso, devem ser aplicadas 2 camadas de gesso com malha de reforço. Os materiais de acabamento são fixados com adesivo para ladrilhos.

Critérios de escolha

A escolha da cola para penoplex é determinada não só pelo preço, mas também pela finalidade, a força da adesão criada e outros fatores que devem ser considerados antes da compra. Esses produtos têm um odor forte e desagradável que não desaparece bem.

Portanto, é recomendável comprar espuma de cola para trabalhos internos. Este composto versátil também pode ser usado para fixar placas de espuma em fachadas de edifícios. A cola de espuma endurece rapidamente (em 15 minutos) e mantém suas propriedades originais em temperaturas abaixo de zero.

Preço

As misturas secas são consideradas as mais acessíveis. No entanto, essas composições são consumidas rapidamente e são usadas principalmente para isolamento de paredes externas. As colas de poliuretano são mais caras que as colas minerais. Mas este material oferece melhor fixação. Além disso, os adesivos de poliuretano estão disponíveis em uma forma fácil de aplicar, sendo mais caros do que outros impermeabilizantes como o mastique betuminoso.

Encontro

Para cada tipo de superfície, recomenda-se adquirir a composição adesiva adequada:

  • para paredes exteriores - misturas minerais;
  • para impermeabilização de paredes - cola betuminosa ou polimérica;
  • para concreto armado e madeira - cola de poliuretano;
  • para metal, plástico, compensado e papelão ondulado - pregos líquidos.

Para isolamento de paredes interiores

Para isolamento de paredes internas, recomenda-se a compra de compostos de polímero ou poliuretano.

Força adesiva

A força adesiva máxima é fornecida por pregos líquidos, misturas de poliuretano e mástique de betume. Ao mesmo tempo, os instaladores recomendam que, após a fixação do penoplex, seja recomendado o reforço das chapas com buchas. É difícil escolher a melhor cola para este parâmetro, pois a força adesiva depende muito da precisão com que são seguidas as regras para trabalhar com isolamento.

Consumo por m2

As unhas líquidas são consideradas mais econômicas, as misturas minerais são menos econômicas. O valor do consumo é indicado em cada pacote de cola.

Segurança

Este critério de seleção desempenha um papel importante se a cola for comprada para trabalhos internos. O grau de segurança também é indicado na embalagem. Mas, independentemente das recomendações do fabricante, você deve usar equipamentos de proteção ao trabalhar com adesivos.

Resistência ao gelo

Os mástiques betuminosos são considerados os mais resistentes ao gelo. As misturas secas também toleram bem temperaturas abaixo de zero. O grau de resistência ao gelo de outras formulações deve ser especificado na embalagem.

Revisão dos melhores fabricantes

Os fabricantes de adesivos para penoplex apresentados são os mais populares entre os construtores. Ao mesmo tempo, para consertar o isolamento, pode-se levar produtos de outras marcas.

Tytan

Esta marca polaca distingue-se pela sua elevada qualidade e preço relativamente baixo. Esses dois fatores contribuem para a crescente popularidade dos adesivos Tytan entre os instaladores. Este produto pertence ao grupo universal. Ao mesmo tempo, é recomendável usar cola da série Professional Styro para fixar o penoplex. Os produtos que representam a faixa especificada são caracterizados pela resistência a temperaturas extremas, umidade e precipitação.

cola de titânio

Ceresit

Para fixar o penoplex, recomenda-se levar os seguintes adesivos:

  1. O material Ceresit CT, que se distingue pelo seu preço acessível e boa qualidade, é utilizado para a fixação do isolamento nas fachadas dos edifícios. A cola pode suportar temperaturas extremas que variam de -10 a +40 graus. A composição endurece após a aplicação por duas ou três horas. Aplicar CT 84 com uma pistola de pregos.
  2. Ceresit CT Adesivo mineral caracterizado por um longo tempo de secagem.O material leva até três dias para endurecer completamente, desde que a temperatura do ar esteja acima de zero. Um metro quadrado exigirá até seis quilos dessa composição. É proibido usar esta cola em temperaturas abaixo de zero.
  3. A cola Ceresit CT é recomendada para a fixação de espuma, sobre a qual é aplicado um material de reforço. Esta composição pode ser aplicada em temperaturas positivas. Devido ao fato de a cola secar rapidamente (em duas horas), aplique a mistura de material imediatamente após a mistura.

A marca Ceresit é um dos melhores fabricantes de adesivos para obras.

Momento

Sob a marca Moment, são produzidos adesivos universais e unhas líquidas. Os produtos deste fabricante distinguem-se pelas seguintes características:

  • aumento do nível de aderência (aderência);
  • resistência ao gelo;
  • Resistência à umidade;
  • elasticidade.

Glue Moment tolera bem as mudanças de temperatura e não precisa encolher.

Mestre Termol

A composição adesiva desta marca, em comparação com as anteriores, apresenta várias vantagens pronunciadas. Master Termol é ideal para fixar placas de espuma a substratos de cimento e cal. Além disso, a cola adere bem ao poliestireno expandido. Ao mesmo tempo, o Master Termol tolera bem as mudanças de temperatura e é resistente ao gelo. Além disso, o material é caracterizado por maior elasticidade e respeito pelo meio ambiente. A popularidade da marca Master Termol garante que este fabricante produz adesivos de boa qualidade a preços acessíveis.

mestre de cola

ProfLine ZK-4

A cola ProfLine ZK-4 é usada para fixar placas de espuma nas seguintes superfícies:

  • gesso;
  • concreto;
  • cimento.

Este produto contém componentes que melhoram a adesão da espuma à superfície preparada. Recomenda-se aplicar o material em temperaturas positivas. Após a cura, a composição adesiva tolera bem o gelo, é resistente à umidade e pode suportar os efeitos de fatores externos.

Essas características são garantidas por componentes de alta qualidade com base nos quais o material ProfLine ZK-4 é feito. No entanto, devido a esta característica, a cola é relativamente cara.

Penoplex Quick Fix

Penoplex Fastfix é um adesivo durável projetado para fixar placas de espuma em tijolos, concreto, blocos cerâmicos ou concreto aerado. Esta composição tem um bom grau de adesão. O Penoplex Fastfix endurece rapidamente, o que acelera o acabamento doméstico.

Dicas e truques de instalação

Para uma adesão rápida à superfície, os construtores costumam usar espuma de poliuretano, que também isola as paredes. Este material também é adequado para casos em que é necessário fixar folhas de isolamento ao metal. Nesse caso, também é utilizada cola PVA, que deve ser aplicada na serapilheira. Este é então anexado ao metal. Em seguida, uma folha de isolamento é fixada na serapilheira com cola PVA. Ao trabalhar em concreto, deve-se usar uma argamassa de ladrilho ou cimento. Além disso, estes últimos são necessários quando o penoplex é colocado no chão.

Ao usar este material pela primeira vez como aquecedor, os instaladores recomendam usar cola produzida na forma de aerossol. Esta forma facilita a aplicação do material nas superfícies de trabalho. É importante tratar as paredes com um primer antes de iniciar a instalação. Caso contrário, com o tempo, um fungo se formará sob as placas de espuma, por isso você terá que rasgar o isolamento.

É proibido o uso de produtos impermeabilizantes no interior. Estes são altamente tóxicos. Para a fixação de placas de espuma em varandas e rodapés, devem ser utilizadas misturas acrílicas, pois estas criam adicionalmente uma camada impermeabilizante.

O pacote de cola contém o consumo médio de material. Os instaladores recomendam comprar uma composição com uma pequena margem, especialmente nos casos em que o penoplex é fixado em superfícies irregulares. Iniciantes devem comprar cola de secagem longa. Esse material permite, se necessário, mover as placas de isolamento para nivelar a superfície e reduzir o tamanho das lacunas. Para aumentar o grau de aderência, recomenda-se caminhar sobre a superfície do isolamento com lixa antes de iniciar a instalação.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha