Instruções sobre como colar uma jaqueta e uma jaqueta à bolonhesa em casa

Hoje, uma jaqueta é uma peça de roupa de inverno extremamente popular. Ajuda a se sentir confortável tanto em geadas severas quanto em ventos gelados. Seu tecido não é particularmente forte e pode ser danificado a qualquer momento - um rasgo, um corte, uma perfuração ou furos causados ​​por faíscas. Para restaurar rapidamente as roupas suas e de seus filhos, você precisa saber como colar uma jaqueta ou jaqueta à bolonhesa corretamente, fazê-lo com eficiência e faça você mesmo.

Características do material de fabricação

Ao oferecer tecidos para a parte de cima de uma jaqueta, os desenvolvedores estão tentando torná-la funcional, protegê-la do vento e do frio e ter propriedades repelentes à água. Na maioria das vezes, são usados ​​​​tecidos sintéticos, mistos e naturais.

bolonha

Bolonhesa é um material de linho sintético para fazer roupas ao ar livre com propriedades impermeáveis. As vantagens do material incluem:

  • força;
  • praticidade para vestir;
  • facilitar;
  • manter a forma;
  • propriedades altamente repelentes à água;
  • aparência estética.

Entre as desvantagens:

  • baixa respirabilidade;
  • alto potencial de ruptura em caso de contato com objeto pontiagudo;
  • a capacidade de derreter quando exposto a altas temperaturas ou fogo aberto.

Poliéster

É um dos tecidos sintéticos mais usados ​​sozinho ou misturado com outros materiais. As vantagens do poliéster incluem:

  • facilidade de atendimento;
  • a possibilidade de lavar na máquina de escrever;
  • nenhuma deformação quando usado;
  • resistência ao calor;
  • alto desempenho repelente de água.

O poliéster pode formar vincos e vincos que não podem ser alisados. O poliéster é bastante aprimorado quando misturado com poliamida, elastano ou algodão.Ao consertar jaquetas com revestimento de poliéster, os especialistas recomendam não aplicar remendos, mas colar apliques de calor ou usar cola especial para restaurar os danos.

tecidos naturais

Os tecidos de origem vegetal, mineral ou animal são considerados naturais. Estes incluem algodão, linho, seda, couro e lã. Para coberturas de jaquetas, geralmente é usado algodão ou sua combinação com fibras naturais ou sintéticas.

Os tecidos naturais se distinguem por uma série de vantagens inegáveis:

  • propriedades anti-sépticas e hipoalergênicas;
  • condições de uso confortáveis;
  • higroscopicidade;
  • força;
  • boa termorregulação e ventilação.

Os tecidos de origem vegetal, mineral ou animal são considerados naturais.

As desvantagens incluem a possibilidade de perda de cor, desgaste, vincos, encolhimento após a lavagem.

Que cola vai ajudar

Ao escolher uma cola para consertar uma jaqueta, você deve se guiar por vários princípios. A composição deve ser:

  • capa de chuva;
  • elástico;
  • incolor;
  • resistente a luz e temperaturas extremas;
  • não altere a estrutura do tecido;
  • ter uma consistência espessa;
  • não se espalhe;
  • não congele instantaneamente para ter tempo de fazer alterações.

A partir de uma ampla variedade de adesivos, você pode escolher a opção adequada para um determinado tecido e a natureza da lacuna.

Poliuretano

Esse tipo de cola conecta superfícies de maneira confiável, pois é criado em base sintética. É produzido de forma forte e elástica. Para o reparo de jaquetas, jaquetas e outros produtos de tecido, a segunda opção é adequada. Possui altas taxas de adesão, excelente resistência a temperaturas extremas.

A cola de poliuretano se mostra igualmente bem em temperaturas de -50 ⁰С a +120 ⁰С.

Borracha

A composição adesiva, à base de borracha, possui alta elasticidade e pode ser utilizada para trabalhar couro, tecido, borracha, vidro, madeira. O cimento de borracha de látex contém caseína, o que lhe confere elasticidade extra e resistência à água. As costuras podem ser coladas com cola de borracha de estireno. A composição, que inclui borracha natural, cola couro e tecidos. Tem grande elasticidade.

O cimento de borracha de látex contém caseína, o que lhe confere elasticidade extra e resistência à água.

acetato de polivinila

Este tipo de cola é bem conhecido pelos usuários como PVA. Pode ser usado para fixação "temporária" e "permanente". Normalmente essa cola é lavada após a lavagem, pois não tolera umidade. Mas, atualmente, é produzida cola de acetato de polivinila com características de alta resistência à umidade. Se desejar, você pode até encontrar à venda adesivos de dois componentes que resistem ao contato direto com a água.Eles são mais adequados para consertar jaquetas e jaquetas.

Neoprene

Com o adesivo de neoprene, os reparos podem ser feitos facilmente no local. Seca em menos de um minuto, forma uma forte adesão, caracterizada pela sua elasticidade e durabilidade. Composição adesiva à base de neoprene que tolera facilmente o superaquecimento, é recomendado para colagem de elementos de couro, tecido e borracha. A cola é transparente, à prova d'água, pode ser usada para consertar jaquetas e jaquetas.

Cola quente

Uma cola termofusível segura e não tóxica pode ser usada para colar tecidos. É aplicado com pistola de cola, o que permite distribuir uniformemente a composição sobre a superfície. A cola hot melt vem na forma de bastões derretidos ou pó para preparar uma composição adesiva. A vantagem da cola hot melt é sua velocidade de ação.

Adesivo em spray

A diferença entre a cola spray e outros tipos é a capacidade de aplicá-la usando uma lata de spray. A pistola permite fazer uma camada uniforme de cola e fixar materiais em locais de difícil acesso para outros tipos de cola. A ligação que cria é elástica, a caixa é hermeticamente fechada e o consumo é económico. Várias camadas de adesivo podem ser aplicadas. A secagem completa ocorre após 20 minutos.

Cloreto de polivinila

É essa cola que é liberada na forma de aerossol. É pulverizado com uma camada uniforme em uma superfície, a segunda é aplicada por cima e pressionada com uma prensa por duas horas. A secagem completa ocorre após 6 horas. A adesão da cola de PVC é alta, podendo ser utilizada para diferentes texturas de tecidos.

 A adesão da cola de PVC é alta, podendo ser utilizada para diferentes texturas de tecidos.

instruções de lição de casa

Antes de prosseguir com o reparo da jaqueta, eles realizam trabalhos preparatórios:

  1. Eles estudam o tipo de material para a fabricação de uma jaqueta, suas características e possíveis formas de exposição. As informações podem ser encontradas no rótulo do produto.
  2. Examine os danos à jaqueta ou jaqueta.
  3. Escolha um método de reparo.
  4. Encontre os materiais e ferramentas que você precisa.
  5. Efetue as reparações de acordo com o método escolhido.

Aplicação de fita

Este método é adequado caso o tecido grude na unha e a folga seja lisa, como um corte. Para o reparo você precisa:

  1. Corte um pedaço de uma peça de cor e textura adequadas ligeiramente maior que o tamanho do corte.
  2. Apare com cuidado quaisquer fios que saiam do tecido danificado.
  3. Coloque o tecido preparado sob a incisão.
  4. Corte um pedaço de fita maior que o corte da jaqueta.
  5. Coloque-o entre o adesivo e a incisão.
  6. Passe a ferro suavemente o orifício abaixando e levantando a base do ferro quente.

As bordas do corte na hora de passar a ferro devem estar bem fechadas.

Se a costura se soltou

Se a costura da jaqueta se soltar e aparecer um buraco, é necessário costurá-la virando a jaqueta e rasgando o forro. Quando o forro não puder ser rasgado, pode-se retirar o furo com ponto invisível passando uma agulha de dentro para fora e costurando a costura com pontos paralelos.

buraco na frente

Uma lacuna imprecisa, um buraco de um cigarro localizado na prateleira frontal de uma jaqueta deve ser mascarado. A forma mais segura é colar fita refletora ali, esticando-a em toda a extensão do produto.

Uma lacuna imprecisa, um buraco de um cigarro localizado na prateleira frontal de uma jaqueta deve ser mascarado.

Se desejar, bordados ou adesivos decorativos podem ser afixados na área do rasgo.

O produto rasgou na parte de trás

Um rasgo na parte de trás de uma jaqueta é um caso complicado.Em roupas infantis, o orifício é vedado com um remendo, que é aplicado na parte inferior do vão. De antemão, suas bordas devem ser cuidadosamente aparadas. O patch é mascarado com um aplique ou trança. Em uma jaqueta adulta, o remendo fica escondido por rebites e outros elementos decorativos.

Como esconder um buraco sob um zíper

Quando a jaqueta é danificada na forma de um corte reto, ela é escondida com um zíper. O método é usado apenas se o zíper puder ser inserido neste local e sua localização for totalmente aceitável.

Para que o raio pareça orgânico, o princípio da simetria deve ser observado e outro deve ser costurado - em uma imagem espelhada.

Uso de costura cega

A jaqueta pode ser reparada com uma costura invisível. Para fazer isso, você precisa preparar fios para combinar com o tecido danificado, alfinetes, agulha, tesoura. Separe as duas peças do copo com alfinetes. Sem desemparelhar o forro, uma agulha é inserida de dentro para fora e, escondendo o nó, a incisão é costurada com pontos do mesmo comprimento paralelos entre si. A linha está bem presa e escondida do lado costurado.

Como consertar um buraco queimado

Um buraco resultante da queima do tecido pode ser mascarado de diferentes maneiras. Tudo depende do seu tamanho e localização. Se o tamanho do furo for pequeno, os acessórios serão úteis. O principal é que combine com o estilo da jaqueta. Quando o tamanho do orifício queimado for grande, dois remendos devem ser aplicados - um na parte inferior do tecido e o outro na parte superior. O segundo pode ser decorado com costura ou bordado. Os patches são aplicados com uma cola adaptada ao material da jaqueta.

Adesivos e apliques com ferro de passar

Este método de reparo é muito rápido e corrige o problema em segundos. Um adesivo ou aplique é aplicado ao orifício para que se sobreponha a uma margem. Acima - uma folha de papel branca em branco. Com um ferro aquecido, passe o adesivo térmico até que a camada de plástico derreta.

O uso de polietileno ou não tecido

Para consertar uma jaqueta de poliéster, use cola seca na forma de fita (não tecido) ou polietileno comum. Para isso, são realizadas as seguintes ações:

  1. A jaqueta é virada, o forro é combinado.
  2. Corte um pedaço de lã ou polietileno e um remendo.
  3. Conecte as bordas do buraco.
  4. Acima - interface e patch.
  5. Passe o ferro pelo tecido.

Para consertar uma jaqueta de poliéster, use cola seca na forma de fita (não tecido) ou polietileno comum

Bolso adicional

Defeitos na jaqueta podem ser fechados usando um bolso cortado do mesmo material da jaqueta ou em uma cor e textura para combinar com ela. O bolso está bem dobrado, o local onde a jaqueta foi danificada é lacrado e amarrado. O local do elemento decorativo deve corresponder ao fim a que se destina.

Como vedar adequadamente um furo ou corte

Ao colar o corte na jaqueta, eles agem de acordo com o plano:

  1. Pegue o material para o patch.
  2. Desparafuse a jaqueta.
  3. Trate o buraco com acetona ou gasolina.
  4. Aplique uniformemente o adesivo no remendo.
  5. Junte as bordas do corte.
  6. Aplique um patch e instale uma prensa no topo.

Dicas e truques adicionais

Ao consertar sua jaqueta, algumas dicas podem ajudar:

  • pinças devem ser usadas para remendar e unir as bordas da incisão;
  • decalques e apliques devem combinar com o estilo da jaqueta;
  • você não pode lavar a jaqueta imediatamente após o reparo, vale a pena esperar alguns dias para que a cola solidifique completamente.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha