As 5 melhores marcas de tintas decorativas efeito seda para paredes e como aplicá-las
Vários materiais são usados no design de interiores. Mas entre esses produtos destacam-se as tintas decorativas com efeito de seda para paredes, que imitam visualmente o tecido. Este material confere à superfície tratada um aspecto “suave” e translúcido. No entanto, ao recriar o efeito da seda, é importante levar em consideração várias nuances da aplicação dessa tinta.
Peculiaridades da composição dos corantes de seda
As tintas de seda são baseadas em resina acrílica. A água também está incluída na composição, o que acelera a secagem do material. O material adquire uma tonalidade devido à introdução de um pigmento especial. Devido à presença de água na composição, essa tinta de segurança deve ser aplicada em ambientes fechados. E o efeito da seda é recriado por um pigmento perolado. Este material muda de cor dependendo do ângulo de incidência da luz solar. O seguinte é frequentemente adicionado à composição original:
- celulose;
- algodão;
- lantejoulas desfiadas.
Esses componentes alteram a aparência do revestimento após a secagem, recriando o efeito brilhante metálico ou brocado.Além destes, são introduzidas substâncias na composição das tintas que ajudam a conseguir transbordamentos iridescentes ou mosaicos nas superfícies tratadas. Esse material, devido à presença do acrílico, pode ser aplicado em madeira, concreto, tijolo e drywall.
Vantagens e desvantagens da seda líquida

Este material, depois de seco, previne o aparecimento de mofo e bolor. Isso é especialmente verdadeiro quando a tinta é aplicada em ambientes com alta umidade.
Como escolher a composição certa para o interior
A escolha da tinta depende das preferências pessoais. Mas quando se trata de seda líquida, há uma série de nuances que devem ser consideradas antes de comprar o material:
- para criar efeitos decorativos como ondulações do mar, são adequadas composições que imitam o gesso decorativo;
- para dar às paredes um efeito aveludado ou aveludado, ajudam as formulações com pequenas partículas coloridas;
- para aumentar visualmente o tamanho da sala, é usada tinta pérola;
- compostos acrílicos ajudam a recriar o efeito de mármore ou granito na superfície;
- para criar um mosaico ou outros padrões fora do padrão, é recomendável usar um estêncil.
Também deve-se ter em mente que o método de aplicação afeta o resultado final. Ao processar paredes com este material, são utilizados 3 métodos de aplicação: seda úmida, comprimida e clássica. Neste último caso, o tipo de tinta escolhido não desempenha um papel significativo.
fabricantes populares
As tintas de efeito seda são produzidas por diferentes fabricantes. Mas entre as marcas apresentadas existem 5 que são mais populares.
Dalí-Deco

Este tipo de material é utilizado tanto para pintura manual quanto com pistola.
Caparol Capadecor Stuc Eleganza

Tal como na marca anterior, esta tinta pode ser aplicada com equipamento especializado.
Clavel

É mais difícil trabalhar com este material, mas ao mesmo tempo você pode criar não só um clássico, mas também um interior moderno.
São Marcos

Ao trabalhar com este material, é necessário aplicar tinta em toda a superfície, sem pausas. Caso contrário, haverá costuras visíveis.
natura interiores

Como no caso anterior, este material deve ser aplicado em toda a superfície.
regras de revestimento
Como mencionado acima, a seda líquida pode criar diferentes efeitos dependendo do método de aplicação escolhido.
Nesse caso, em cada caso, é necessário primeiro preparar as paredes em 1-2 camadas, removendo os materiais de acabamento antigos e depois deixá-los por pelo menos quatro horas. Então você pode começar a pintar as superfícies.
Clássico
Para criar o clássico efeito de seda, você precisa seguir estes passos:
- Aplicar uma camada de base, formando ligeiras irregularidades na superfície a tratar.
- Deixe a camada de base por 4-5 horas.
- Com uma espátula veneziana, alise o material seco, movendo em diferentes direções.
Este método de coloração é recomendado para uso em salões e outras grandes áreas.

seda molhada
A pintura com esta tecnologia é realizada da seguinte forma:
- Com uma espátula veneziana, aplica-se uma camada de base, que deve secar em cinco horas.
- Uma camada de seda líquida é aplicada usando uma arruela de plástico ou espátula. Com as ferramentas indicadas, é necessário fazer movimentos circulares.
A amplitude de espalhamento da seda líquida pode ser diferente. A peculiaridade desse método de coloração é que o resultado é um desenho, cuja tonalidade e forma mudam dependendo do ângulo de visão.
seda comprimida
Essa tecnologia de pintura também envolve a aplicação de um primer, após o qual a superfície é coberta com uma camada de base. Neste último caso, é utilizado um rolo de veludo. Após 2-3 horas, com movimentos aleatórios, usando uma esponja do mar, cria-se o efeito de seda molhada e, após 20 minutos, o material é alisado aleatoriamente com uma espátula de plástico.
Exemplos dentro
Além do fosco sedoso e de outros efeitos discutidos anteriormente, esse tipo de tinta permite criar várias opções de decoração de interiores. Ao usar estênceis pré-preparados, você pode obter padrões originais que parecem tranças nas roupas. E se você fixar um pedaço de tecido em um rolo, ao pintar obtém um padrão fora do padrão devido à formação de um "relevo" nas paredes.


