Tipos de tinta adequados para uma pistola e como diluí-los corretamente
Uma pistola ou pistola permite aplicar tinta em diferentes superfícies: madeira, metal, concreto, pedra artificial. Uma condição importante para trabalhar com o dispositivo é o uso de tintas e vernizes adequados às suas propriedades físicas. Se a composição for muito espessa e densa, ela não passará pelo bico, mas entupirá todas as entradas.
Vantagens e desvantagens da pintura em spray
Pistola, pistola de pintura, pulverizador de tinta - esses são os nomes do mesmo dispositivo. É estruturado de forma diferente, mas a base permanece a mesma. A pistola de pulverização tem um centro de gravidade em relação ao cabo para que a mão da pessoa que segura a pistola de pulverização não se canse durante a operação.
Além disso, a arma é feita de materiais especiais resistentes à corrosão. O bocal e a agulha de parada são peças sobrecarregadas e devem ser feitas de materiais resistentes ao desgaste.
As pistolas de pintura são usadas na produção e em casa.Para aprender a pintar uma superfície com uma pistola, você não precisa de habilidades especiais, mas deve seguir certas regras.
As pistolas de pigmento têm vantagens e desvantagens.
| Benefícios | Padrões |
| Precisão de aplicação em massa | Preço |
| Capacidade de pintar lugares de difícil acesso | Requer várias camadas se for necessária uma cobertura espessa e densa |
| consumo econômico | |
| Fácil de usar | |
| Tintas de composição diferente são usadas |
Embora trabalhar com uma pistola seja muito mais fácil do que com um pincel, a fase de preparação e seleção da mistura de base é demorada.

Qual tinta é necessária
Para um spray, é adequada uma composição que atenda a certos requisitos. Uma condição especial ao trabalhar com pulverização é uma característica como a viscosidade.
esmaltes alquídicos
Essas composições são procuradas. Eles são usados para revestir superfícies de metal, madeira ou concreto. A vantagem dos alquídicos é uma gama diversificada de cores, que são selecionadas ao seu gosto. As misturas de pistolas alquídicas requerem um solvente. O espírito branco é usado com mais frequência.
As tintas ou esmaltes Alikdny são compostos de pigmentos altamente dispersos. Característica do esmalte - rápida adesão e formação de filme. O solvente já está na formulação, mas é necessária uma formulação mais líquida para uso na pistola.

tintas acrílicas
Os acrílicos são baseados em ésteres de polímeros. Eles são facilmente pulverizados com uma pistola de pintura, mas nem sempre são convenientes de usar. Os acrilatos são adequados para pintar painéis ou painéis decorativos.
A tinta endurece rapidamente, seca em minutos.Para diluir o acrilato, basta despejar água limpa na solução de trabalho.

a base de água
Esta é uma opção de orçamento usada em diferentes estágios de reparo. Para controlar a viscosidade e a densidade, as misturas à base de água são diluídas com água.

Óleo
A principal vantagem das tintas a óleo é o brilho da sombra, as composições são altamente tóxicas: têm um cheiro forte que não desbota por muito tempo. As tintas a óleo requerem diluição cuidadosa com solventes especiais. Se o solvente for derramado, a composição ficará muito líquida. Uma mistura densa e oleosa não passará pelo bico.

Nitroesmaltes
Os esmaltes nitro são mais usados \u200b\u200bpara pintar um carro, então o uso de uma pistola de pintura torna-se totalmente justificado. O corpo é coberto por uma camada ainda densa. Usando um solvente, é possível obter uma densidade de composição adequada.

Critérios de Seleção de Solvente
Se o líquido de pulverização for muito espesso ou muito fino, será inconveniente de manusear. Os defeitos aparecem na superfície, então você tem que refazer o trabalho.
O solvente atua como um regulador de viscosidade. É necessário para o trabalho de mixagem por vários motivos:
- A tinta viscosa e espessa não se adapta bem a uma superfície metálica e é impossível distribuí-la em camada fina com uma pistola. O resultado é um aumento no consumo de massa.
- Se a massa for líquida, após a pulverização ela escorrerá, formando manchas feias.
- A tinta slime não cobrirá os defeitos da tela quando você precisar pintar um portão ou cerca. Qualquer irregularidade será visível mesmo ao pulverizar de perto.
- Se a composição for excessivamente líquida, serão necessárias várias abordagens para criar uma camada densa.
A diluição correta da mistura de trabalho pode ser realizada com um solvente com as propriedades apropriadas. A classificação da tinta ajuda na seleção de um solvente: carga leve, carga média e carga pesada. Muito solvente não deve ser usado para tintas de baixo enchimento, e até 30% de solvente é adicionado a tintas de alto enchimento.

A temperatura característica da estrutura é importante. O indicador de temperatura é levado em consideração no início da etapa de diluição. Os solventes são divididos em 3 grupos:
- rápido;
- universal;
- diminuir.
A base desta classificação é a taxa de interação do solvente com a composição base. Solventes rápidos são usados quando a temperatura do ar está abaixo de + 17 graus. Se o ar for aquecido a + 20 ou + 25 graus, use solventes universais.
Quando a temperatura estiver acima de + 25 graus, a melhor opção é adicionar um solvente lento.

Instruções de Diluição
Normalmente, o fabricante escreve as regras de diluição da tinta na embalagem. Estas são fórmulas padrão desenvolvidas por engenheiros. Por exemplo, quando são usadas tintas acrílicas, adiciona-se o mínimo necessário, pois os acrílicos já contêm um ativador.
A regra geralmente aceita é adicionar 1 litro de diluente e 0,3 litro de endurecedor por 2 litros de tinta. Para evitar medições a olho nu, use um béquer ou frasco. É importante respeitar as proporções da tinta spray em cada etapa para que a mistura de trabalho seja adequada para uso.
Outra opção para determinar a viscosidade da massa de trabalho é usar um viscosímetro. Com sua ajuda, a composição é diluída até que os indicadores necessários sejam obtidos.Diluir a tinta é muito mais fácil do que engrossar, então o solvente é adicionado em pequenas porções.
Primeiro, a tinta é derramada, depois o solvente é adicionado, seguindo as instruções. Após cada adição, a mistura de trabalho é bem agitada.

Como determinar corretamente a prontidão da tinta
A prontidão do pessoal de trabalho é determinada a olho nu. A tinta deve fluir, mas não em um jato forte. Além disso, a vazão de gotejamento deve ser a mais confortável possível, dado o diâmetro do bico do pulverizador.
O viscosímetro permite determinar a viscosidade com uma precisão de 0,1. A unidade de medida do dispositivo é o DIN. É a viscosidade relativa que é tomada como base.A essência do método de medição é determinar a velocidade de passagem da composição de trabalho através de um bico de um determinado diâmetro em uma determinada unidade de tempo.
Usando um viscosímetro:
- O recipiente está cheio de tinta, bloqueando o orifício inferior.
- Primeiro, o tempo é registrado e, em seguida, o obturador é removido do orifício.
- Assim que o recipiente estiver vazio, o cronômetro é parado e o resultado é registrado.
- O total resultante é verificado em uma tabela especial e a viscosidade é determinada.
A mesa vem com um viscosímetro. Fornece características de composição de tintas e vernizes, bem como taxa de fluxo.

Cálculo do consumo de tinta
Sabe-se que o consumo de fachada ou tinta decorativa é calculado de acordo com fórmulas especiais. Neste caso, a característica da superfície pintada é importante. O gesso exigirá mais tinta do que o revestimento de metal.Ao mesmo tempo, para uma superfície de madeira, especialmente se não for tratada adicionalmente, você precisará de 3 a 4 vezes mais tinta do que para paredes com primer.
O fabricante indica o consumo aproximado de tinta na embalagem. Durante a produção, os tecnólogos medem o nível de viscosidade, calculam a vazão adicionalmente, para que você possa confiar nessas informações.

Resolver problemas comuns
Freqüentemente, a tinta é despejada em um borrifador e a composição acaba tendo a consistência errada. A situação pode ser corrigida apenas no estágio inicial, quando o líquido não engrossar.
Formas de resolver o problema com consistência:
- Se a massa estiver muito líquida, deixa-se várias horas com a tampa aberta para engrossar.
- A viscosidade é aumentada pela refrigeração. Abaixar a temperatura resultará em uma mistura mais espessa.
- Se a tinta for branca, você pode engrossar com giz ou calcário.
- Em um recipiente separado, o pigmento é dissolvido com algumas gotas de solvente e misturado à composição base.
Se os métodos listados não ajudaram a engrossar a composição, você pode usar uma pistola elétrica. O tamanho do bocal de uma pistola de pintura elétrica é menor do que o de um dispositivo portátil. Essa técnica não altera a densidade da massa de trabalho, mas permite até aplicar tintas líquidas em camada uniforme na superfície do problema.

Um problema comum encontrado ao usar uma pistola de pintura é a opacidade do revestimento. Isso se deve à entrada de água na mistura de trabalho. Isso acontece por vários motivos:
- baixa temperatura interior;
- uso de solventes de baixa qualidade;
- violação das regras de operação da pistola de pintura.
A penetração de água leva a uma sombra lamacenta e de baixa qualidade.A solução é borrifar o diluente com uma pistola depois que a superfície secar e polir para obter uma nova camada de tinta corrigida.


