Como misturar tintas você pode obter verde e seus 8 melhores tons

O verde é percebido pela maioria das pessoas como um tom associado à natureza e à beleza. Na psicologia, é um fator motivador que aciona os mecanismos do corpo, estimulando a atividade cerebral. Muitas pessoas sabem como obter a cor verde clássica. Misture azul e amarelo em partes iguais. Para obter tonalidades diferentes, entre as quais existem mais de 110 subtons, são utilizadas regras especiais de cores.

Regras gerais para a roda de cores

Existe uma ciência das cores que define mais de 10.000 cores. Via de regra, para obter um esquema de cores, é necessário misturar três componentes principais - vermelho, amarelo e azul. Com base neles, são criados outros tons, inclusive o verde. Para dar efeitos adicionais à base, também é usada tinta branca ou preta.

Em cores, existe uma escala condicional chamada roda de cores de Itten. Este é um esquema composto por 6 cores primárias. Eles são dispostos de maneira especial, ao misturar tintas de setores adjacentes, obtém-se um terceiro tom.

Vamos dar um exemplo de cor verde. Na escala de Itten, está localizado entre os setores azul e amarelo. Portanto, para fazer isso, você precisa misturá-los em partes iguais. Se você alterar a proporção, o resultado será diferentes tons de verde.

Como obter sombras

O verde clássico é obtido pela mistura de amarelo e azul. O verde é uma cor universal, caracterizada por uma grande variedade de subtons (15 tons básicos e mais de 100 tons).

Luz verde

O branco é adicionado à tinta verde clássica obtida por mistura. Para que uma cor clara se destaque, é preciso misturar a base base com um corante branco. Uma cor pastel quente é formada.

colorida

A quantidade de tinta branca pode ser alterada a seu critério. Se você adicionar uma quantidade mínima, a cor ficará opaca. Para obter um pigmento verde brilhante com leves transbordamentos, será necessário introduzir adicionalmente tinta na cor da grama jovem.

Verde escuro

Para fazer um verde escuro, é necessário pegar a base obtida pela mistura de amarelo e azul, adicionar uma certa quantidade de cores pretas ou marrons. Uma massa de cor escura adicionará um certo efeito, produzirá uma tonalidade verde escura na saída. A única ressalva: a quantidade de preto ou marrom necessária deve ser determinada a olho nu.

esmeralda

Refere-se ao espectro escuro. A cor é extremamente popular, pois está associada ao luxo, nobreza e prosperidade.

coníferas

Esta cor pertence ao grupo de tons escuros. Para criar uma conífera rica, você precisa adicionar um pouco de pigmento amarelo. Em seguida, uma gota de tinta preta é injetada, após o que a substância é misturada. Se você usar um tom branco em vez de preto, obterá um tom nobre de "agulhas no nevoeiro".

colorida

Luz verde

O verde claro expressivo e brilhante é frequentemente usado para decoração de interiores, para roupas de verão. É expressivo e cativante, dá brilho e um certo exotismo. Para criar uma cor verde clara, você precisa misturar azul e amarelo.

O resultado é uma tonalidade verde clássica.Para torná-lo mais brilhante, esta substância é adicionalmente misturada com uma paleta de cores amarelas. Dependendo da quantidade de corante, uma paleta de tons de verde claro pode ser produzida, desde a cor brilhante do verde jovem até a cor exótica do limão.

Para suavizar o brilho da sombra, torná-la mais calma e equilibrada, você pode adicionar uma pequena quantidade de tinta branca.

Oliva

A cor verde-oliva é considerada uma das mais nobres, por isso é frequentemente utilizada para decoração de interiores. É suave e discreto, permitindo sombrear certas áreas da sala, tornando-as mais expressivas. Para obter a tonalidade desejada, a base verde é retirada. Tons de amarelo e marrom são adicionados gota a gota à mistura. Quando misturados, eles criam uma azeitona rica.

verde cinza

Este tom é conhecido como "pântano" e "cáqui". Para obter uma cor verde-acinzentada, marrom e vermelho são usados ​​​​como aditivo adicional ao pigmento clássico.

cor verde

Uma pequena quantidade de tinta verde, uma gota de marrom, é introduzida no pigmento base. Em seguida, misture bem a substância. Para obter o cáqui, são injetadas 1 a 2 gotas de pigmento vermelho na tinta.

Azul verde

A maneira mais fácil de obter o esquema de cores desejado é misturar 1 parte de verde e 2 partes de azul. O resultado é um esquema de cores azul esverdeado pastel vinculado ao espectro de cores térmicas. Ao ajustar a quantidade de pigmento, você pode obter um tom mais saturado e suave.

Se for necessário alterar a tonalidade, para criar efeitos adicionais, a tinta branca ou preta é introduzida na substância em um pequeno volume.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha