Ferramentas para remover arranhões em um carro e como consertá-los com as próprias mãos

A camada de tinta e verniz dos carros protege de forma confiável a carroceria de influências ambientais agressivas, impactos leves e objetos pontiagudos. Mas aos poucos o revestimento enfraquece, galhos, grama dura e pedras voadoras deixam marcas na caixa, aparecem arranhões e pequenas rachaduras. Considere como remover arranhões do corpo por conta própria, como remover danos de plástico e faróis.

Removemos pequenos arranhões e arranhões no verniz

O acabamento da caixa é envernizado. Arranhões na camada de verniz geralmente são pouco visíveis porque a tinta não foi tocada. Os danos só são perceptíveis em um corpo molhado e em um determinado ângulo. A maioria dos proprietários de automóveis não entra em contato com o serviço com esse problema, eles decidem por si mesmos.Antes de iniciar o reparo, você deve examinar o defeito com uma lupa para garantir que a tinta esteja intacta, esteja em uma camada uniforme, apenas o verniz foi derramado.

polidor de cera

Para remover arranhões do verniz em casa, use um polidor de cera sintética. A indústria produz compostos em pequenas embalagens que preenchem as rachaduras, protegem o corpo da exaustão, produtos químicos da rua, areia e pedras.

Falta de composição - a cobertura precisará ser atualizada regularmente. Os fundos do orçamento aguentam de 1 a 3 lavagens, a mais cara - até 10. Aí os arranhões aparecem novamente, é preciso reaplicar o verniz.

Polidor

Uma máquina de polir ajuda a remover completamente os danos à camada de verniz. Se você estiver polindo em casa, também precisará de:

  • pasta abrasiva fina (polonês);
  • Folha de lixa 2000R, impermeável;
  • água, toalhas.

Antes do trabalho, o carro é lavado e seco. A área danificada é esfregada com lixa umedecida, enxugada, seca. Em seguida, uma fina camada de pasta é aplicada à máquina e o polimento começa. Regras de operação:

  • trate o arranhão e a área ao redor;
  • o carro é dirigido em direções diferentes - para cima e para baixo, esquerda e direita;
  • eles não dirigem no mesmo lugar por muito tempo.

Uma máquina de polir ajuda a remover completamente os danos à camada de verniz.

O local de tratamento e o círculo são lavados à medida que ficam sujos. Continue trabalhando até que o arranhão desapareça.

Como remover corretamente arranhões de tinta você mesmo

Se a tinta estiver lascada no corpo, o polimento não é suficiente. Teremos que restaurar a camada de tinta. Para isso, são produzidos produtos restauradores - lápis, marcadores, bolhas de tinta e pincel. Até a Mercedes-Benz produz corantes para pequenos reparos. Eles podem ser combinados com a cor do carro.

A base dos lápis é de resina sobre acrílico, preenchendo as áreas vazadas. Eles aumentaram a adesão, aderem de forma confiável ao corpo.

O arranhão é lavado, seco e tratado com solução desengordurante. Em seguida, o agente é aplicado, tentando atingir com precisão o chip de tinta.O tempo de secagem é de 15 a 20 minutos, mas em 5 a 7 dias é melhor não tocar na área restaurada, abster-se de lavar o carro.

Trate arranhões profundos e lascas

Se a tinta derramar no corpo de metal, você precisará de todo um conjunto de ferramentas que podem ser adquiridas no kit. Ele entende:

  • tinta acrílica;
  • desengordurante;
  • primários, incluindo anticorrosivos;
  • verniz incolor.

Sequência de reparo:

  • enxágue e seque o arranhão;
  • remover ferrugem com lixa;
  • desengordurar o local;
  • tratamento anticorrosivo primário;
  • aplicar uma demão de primer convencional para aderir a tinta;
  • pintura em listras em 2 demãos.

arranhão no carro

O último passo é cobrir com verniz transparente. Antes de aplicar cada demão, espere até que a demão anterior esteja completamente seca.

Restauração de plástico faça você mesmo

O interior do carro é de plástico. Durante a operação, arranhões e amolgadelas inevitavelmente aparecem nas portas, soleiras, torpedos, dando ao carro uma aparência desleixada. Você mesmo pode lidar com esses problemas.

Restauradores especiais

Os restauradores (polidores) são produzidos para preencher e suavizar arranhões no plástico. Os seguintes formulários prontos para uso estão disponíveis:

  • leite;
  • spray (aerossol).

Os produtos têm alta aderência, preenchem rachaduras e nivelam superfícies plásticas. Eles são aplicados em uma parte limpa e desengordurada, espere até que sequem.Depois de polir para dar brilho com um pano de microfibra (use polonês). Algumas preparações contêm corantes que também atualizam e refrescam o interior, dão brilho e brilho aos detalhes.

Secador de cabelo ou isqueiro

O calor é outro remédio popular para achatar peças de plástico e apertar arranhões. Use um secador de cabelo ou um isqueiro comum.

Os detalhes do interior são cuidadosamente aquecidos, tentando atuar apenas na área danificada (protegem o estofamento com material isolante de calor). Pequenos arranhões são suavizados, os mais profundos são reduzidos. Desta forma, pequenas avarias podem ser reparadas; em caso de danos significativos, o aquecimento demorará muito. Como resultado, o plástico pode deformar.

Ajuda: para tirar arranhões do plástico, usam também plastificante em gel, escurecedor, colando com filme.

Como consertar arranhões no vidro do carro com as próprias mãos

Janelas de carro arranhadas interferem na visibilidade; visibilidade ruim pode afetar a segurança na direção. O para-brisa absorve a maior parte das pedras que voam da estrada. Limpadores funcionais desenham pequenos arranhões com areia e detritos finos.

arranhão no vidro

Lascas profundas e grandes rachaduras não podem ser removidas por você, mas pequenas falhas no vidro podem ser removidas com polimento. Sequenciamento:

  1. O vidro é lavado e limpo.
  2. Para facilitar o trabalho, a falha deve ser visualizada. Para isso, uma faixa é desenhada no vidro com marcador brilhante na lateral do habitáculo.
  3. Para o trabalho, você precisará - uma máquina de polir (broca com um círculo), pasta (óxido de cério).
  4. Cubra a roda com pasta e comece a polir em velocidade média.
  5. Durante o polimento, o vidro e o círculo são lavados várias vezes com água e é verificado se o risco é reduzido.
  6. Altas revoluções não acendem, certifique-se de que a superfície não superaqueça, esfrie o vidro do frasco de spray. Faça pausas durante o polimento para evitar o superaquecimento.

O trabalho durará 30-60 minutos. Pressão forte ou superaquecimento podem fazer com que o vidro fique empenado, dobrado ou embaçado. Como resultado, as mudanças na transparência irão degradar a visibilidade. A duração do trabalho depende da profundidade das fissuras. No polimento, são utilizadas pastas abrasivas, que eliminam pequenas rachaduras e turbidez.

Importante: Moedores não são usados ​​para remover arranhões de vidro.

Restauração de farol de carro

Para remover arranhões dos faróis, use os mesmos métodos do vidro.Se o vidro do farol perder a transparência, os artesãos usam pasta de dente, mas isso não dará um efeito perceptível a longo prazo. É melhor usar o polimento, adquirindo um kit especial para o trabalho. O primeiro passo é limpar a sujeira dos faróis, lavá-los e secá-los. Para proteger o corpo, todas as superfícies ao redor do farol são cobertas com fita adesiva.

Em seguida, prossiga diretamente para o polimento. Para começar, pegue a lixa de grão mais grosso (a partir do P600) ou o polidor de grão mais grosso. A máquina funciona em velocidade média. O abrasivo do farol e da roda é lavado após 30-40 segundos de polimento e substituído por um novo. Mude gradualmente para um abrasivo de grão fino. Ao final, os faróis são lavados, secos, aplicado verniz UV, que vai proteger do sol, da nebulosidade e dar brilho.

Outros métodos

Dependendo do tamanho e principalmente da profundidade dos riscos na carroceria, diferentes métodos de reparo são usados. A indústria produz produtos especiais que são convenientes para uso doméstico. Danos que afetam a base metálica do corpo são os mais difíceis de reparar. O veículo pode exigir um reparo completo. Vamos dar uma olhada nos métodos populares e disponíveis para reparar arranhões.

Dependendo do tamanho e principalmente da profundidade dos riscos na carroceria, diferentes métodos de reparo são usados.

pintura local

Pequenos ferimentos corporais são combatidos com métodos de pintura localizada. A área danificada é lavada, tratada com um composto desengordurante para que a tinta adira melhor ao corpo e o agente é aplicado. Usar:

  • para os arranhões do primeiro nível (apenas o verniz foi danificado) - marcadores;
  • o segundo nível (o verniz e a tinta estão riscados) - lápis, pinte em garrafa com pincel fino.

Para camuflar os arranhões e torná-los invisíveis, você precisará procurar a tinta da cor certa. A tinta é colocada em 2 camadas, esperando a primeira secar completamente.

polimento

Para o polimento, são utilizadas máquinas especiais que, ao girar a roda, esfregam a pasta de cera e alisam os riscos na camada de verniz. Como a proteção de cera é gradualmente lavada pelo sedimento e na pia, o dano só pode ser polido por um certo tempo. No futuro, eles reaparecerão. Com o tratamento corporal profissional, os arranhões podem ser completamente lixados e desaparecerão para sempre. Muitos proprietários de automóveis preferem usar os serviços de um serviço para não aplicar a camada de cera regularmente.

pinturas com pincéis

Pequenos frascos de tinta estão disponíveis em muitos fabricantes de automóveis. A partir das marcações, você pode escolher uma cor que corresponda exatamente à cor da máquina.Um pincel fino e denso ajuda a localizar a tinta no arranhão. O corante tem altas propriedades adesivas, contém fibra de vidro, protege o corpo da ferrugem. A tinta seca em poucos minutos, mas é melhor não arriscar - não lave o carro por vários dias.

Antes de aplicar a mancha, você precisa remover a ferrugem, tratar a superfície com um desengraxante. As tintas a pincel são populares entre os motoristas, pois ajudam a fazer pequenos reparos em casa, sem gastar dinheiro extra com serviços de profissionais.

Tinta spray

A mancha de spray é outra maneira de pintar sobre arranhões. A cor é escolhida de acordo com um catálogo especial. Uma instrução é anexada à caixa, que deve ser seguida. A tinta é pulverizada em áreas previamente preparadas. Falta de fundos - incapacidade de corrigir cor e textura (você não pode diluir o corante). A distância, a espessura da camada, o ângulo de inclinação da bola deverão ser selecionados independentemente. De antemão, vale experimentar a tinta em uma chapa metálica para verificar sua qualidade.

Kit de reparação

O kit de restauração da carroceria inclui vários produtos para preencher e pintar rachaduras e lascas de tinta. O proprietário do carro não precisa retirá-los pessoalmente. A composição do kit de reparo depende do fabricante, podendo conter os seguintes componentes:

  • primers;
  • Lixa;
  • composição para desengorduramento;
  • Polonês;
  • fita adesiva;
  • luvas;
  • pintar com a indicação do número de acordo com o catálogo correspondente;
  • verniz.

O preço do kit de reparação depende do número de componentes incluídos. O kit é projetado para várias aplicações.

O kit de restauração da carroceria inclui vários produtos para preencher e pintar rachaduras e lascas de tinta.

Meios especiais

A classificação dos meios mais procurados para a restauração do corpo inclui:

  • giz de cera marcador - preencha arranhões com uma substância polimérica de endurecimento rápido;
  • gel - em frasco com pincel;
  • pasta anti-riscos para carroçaria e pára-choques, a pasta contém partículas abrasivas;
  • leite de polimento;
  • tintas em frascos com pincel, em forma de lata de spray.

Para esconder arranhões profundos, também são utilizados adesivos de PVC, que aderem bem ao corpo, escondem falhas e evitam que a ferrugem se espalhe por falta de oxigênio.

O removedor de arranhões é selecionado dependendo do grau de dano à camada de tinta.

Como restaurar completamente a camada de tinta

Durante a operação, pequenas falhas aparecem no corpo, que prejudicam a aparência e podem levar ao enferrujamento do corpo de metal. Você pode restaurar o revestimento na oficina ou você mesmo. Dependendo da profundidade do dano, diferentes métodos de tratamento de arranhões são usados:

  1. Para ferimentos leves, cera e polimento são suficientes.
  2. Em caso de arranhões de profundidade considerável, o corpo é polido e flotado. Use ferramentas - polidoras, brocas com bicos redondos, rebarbadoras. O uso é justificado quando a camada de tinta é removida e a carroceria está ameaçada de corrosão.

Em caso de danos profundos, é imprescindível remover a ferrugem, usar primers anticorrosivos, revestimentos de zinco para proteção. Só então as falhas são repintadas. O trabalho é realizado em sala fechada e aquecida, o corpo deve ser aquecido antes da pintura para melhorar a aderência. A fita adesiva é usada para cobrir as áreas adjacentes do gabinete. A etapa final do reparo da pintura é a aplicação do verniz, que desempenha funções decorativas e protetoras.

Dicas e truques adicionais

Alguns conselhos de profissionais experientes:

  1. Ao reparar arranhões profundos, se a camada de tinta estiver danificada, você não poderá puxar - o corpo começará a enferrujar.
  2. Os vernizes têm características diferentes. Abrasivos são usados ​​para remover a camada superficial de tinta, polir com cera e proteger do ambiente externo. Remova tinta oxidada com tipos sintéticos.
  3. Para pintar os chips, é melhor usar corantes do fabricante do carro.
  4. Pára-choques danificados, soleiras são mais convenientes para pintar com uma lata de spray.

Os vernizes caros são mais lucrativos do que os mais baratos, não lavam por mais tempo, escondem melhor as falhas.

A maioria dos motoristas se depara com a necessidade de reparar rachaduras e arranhões na carroceria. Não é necessário entrar em contato com um serviço profissional. Kits de reparo, tintas e vernizes podem ser usados ​​\u200b\u200bde forma independente. Você precisa se familiarizar com a tecnologia de reparo e ser paciente. Mesmo motoristas inexperientes podem remover arranhões de um carro.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha