Classificação de tintas para gesso decorativo e como aplicá-lo você mesmo

O gesso decorativo é usado para acabamento de paredes externas ou internas. Na maioria das vezes, o gesso é uma substância monocromática aplicada à superfície em uma camada densa. A tinta que interfere no reboco decorativo destina-se a criar uma aparência atraente e aumentar as propriedades de adesão entre os revestimentos.

Tinta para gesso decorativo: características dos materiais

O gesso decorativo pode ser liso ou texturizado, depende das preferências individuais do cliente. Este tipo de acabamento é adequado para decoração de paredes interiores ou exteriores. As seguintes propriedades são consideradas as vantagens do uso de gesso decorativo:

  • criação de um revestimento único com uma textura única;
  • ocultar pequenos defeitos superficiais ou defeitos ocorridos na etapa anterior de acabamento;
  • criação de som e efeito de isolamento térmico;
  • a composição ecologicamente correta fornece segurança absoluta quando usada em ambientes fechados;
  • é possível escolher uma paleta de cores de tinta e criar tonalidades únicas.

Outra vantagem do uso de gesso decorativo é a capacidade de selecionar qualquer tinta para tingir.

Referência! As tintas e vernizes distinguem-se pelo tipo de aplicação. Existem pinturas de fachadas, bem como composições destinadas à decoração de interiores.

Variedades de tinta

As tintas para reboco decorativo são convencionalmente classificadas de acordo com o tipo de destinação.

Para obras de fachadaPara decoração de interiores
Acrílico resistente à umidadeÀ base de água, com formação de acabamento fosco
silicone elásticoComposição de copolímero à base de acrílico
silicato lavávelLátex, formulações solúveis em água com base em elementos de látex

Tintas e vernizes são aplicados ao gesso decorativo ou o revestimento principal é tingido com a ajuda deles na tonalidade escolhida.

Tingir

Recomendações de seleção

Pintar gesso decorativo com tinta cria uma camada adicional de proteção, que protege a superfície do crescimento de microorganismos, mofo e rachaduras.

As fachadas das casas são decoradas com compostos de acrílico, silicato ou silicone. Esses materiais são considerados resistentes à umidade. Eles são adequados para uso externo e possuem uma paleta de cores calma e sólida. Esses materiais têm boa permeabilidade ao vapor, o que é especialmente importante se a casa for construída em uma região com temperaturas do ar variando de -20-30 a +30.

O filme, que é criado em gesso decorativo após o processamento com tintas de fachada, geralmente é resistente à precipitação atmosférica e não racha quando a temperatura do ar cai.

Ao realizar trabalhos internos, os construtores recomendam o uso de formulações à base de água.

Além das composições à base de água, as composições acrílicas são frequentemente selecionadas para decoração de interiores, são ideais para ambientes com alta umidade e são muito resistentes ao desgaste.

As tintas látex são consideradas versáteis. Eles se adaptam bem ao gesso decorativo e criam um revestimento elástico durável.

Tingir

Avaliação de marcas de corantes de qualidade

Entre os fabricantes, líderes mundiais no mercado de tintas e vernizes, destacam-se várias empresas:

  • Um conhecido fabricante finlandês que produz compostos com maior resistência a danos. As tintas Tikkuril têm uma ampla gama de cores, os catálogos estão disponíveis no site oficial. As composições são fáceis de selecionar e ordenar.
  • A empresa britânica produz tintas à base de látex. As vantagens dos materiais são suas qualidades de segurança e alta resistência à abrasão.
  • Finncolor. Os produtos da empresa finlandesa são projetados para uso interno e externo. A empresa é especializada na produção de tintas destinadas ao revestimento de paredes de ambientes com alta umidade.
  • Alpino. Um fabricante alemão que produz compostos com alta resistência ao desgaste. As tintas exibem maior adesão quando as paredes são tratadas com primers líquidos especiais.

Ao comprar materiais de alta qualidade, a pintura das paredes pode ser feita de forma independente, sem muito risco.

Finncolor

Preparação da superfície

A primeira regra do reparador é a preparação da superfície. Esta etapa inclui várias etapas sequenciais:

  • Limpeza de paredes. A superfície é limpa de poeira e pequenos detritos que permanecem após o reboco. Em um relevo mal expresso, a limpeza é realizada com o auxílio de esponjas e panos úmidos. As paredes com nervuras profundas são limpas com escovas de pêlo comprido ou aspirador de pó.
  • Preenchimento.As paredes texturizadas são preparadas com primers ou adesivos especiais. Isso aumenta a adesão entre o pigmento de coloração e o gesso decorativo.
  • Proteção da superfície. Esta etapa de preparação é familiar para quem já fez reparos. Superfícies que não requerem coloração (chão, janelas, peitoris) são protegidas adicionalmente com filme plástico ou tecidos desnecessários. As juntas são seladas com fita adesiva. Isso evita respingos nas superfícies, o que inevitavelmente ocorre ao trabalhar com tinta.

Antes de pintar as paredes, atenção especial deve ser dada à proteção de roupas, mãos e olhos. Para fazer isso, use aventais especiais, luvas, óculos de construção.

Limpe as paredes

técnica de coloração

Para pintar as paredes com as próprias mãos, você precisa escolher um método de pintura. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens e também difere na peculiaridade de sua implementação.

Monocromático

A maneira mais fácil e econômica é pintar com uma cor. Para fazer isso, use uma escova larga, rolo ou pistola.

Ao escolher um rolo, a tinta é aplicada verticalmente, sobrepondo as pinceladas umas sobre as outras. O próximo movimento é feito horizontalmente. A aplicação na primeira camada remove o excesso de composição, remove manchas. A parede é pintada passo a passo. Se necessário, as camadas são ajustadas usando ferramentas auxiliares.

A pintura em spray cria uma camada leve sem elasticidade adicional. Usando uma pistola de pintura, paredes de diferentes texturas são pintadas.

É muito mais difícil criar uma cor sólida com um pincel.Escovas de cerdas longas são usadas para cobrir as paredes nos recessos. Escovas de cerdas curtas são usadas para cobrir as áreas salientes.

Mural simples

Em duas cores

A tinta bicolor é usada nos casos em que uma das cores pinta os recessos do relevo e a segunda tonalidade se sobrepõe à parte saliente da parede. Para obter um acabamento em dois tons, use um dos seguintes métodos:

  • Sobre rebocos decorativos pintados a cores aplica-se uma segunda demão com rolo de pelo curto, ficando a marca da tinta nas saliências do relevo, sem afectar as depressões.
  • O gesso decorativo pintado com um esquema de cores é adicionalmente tingido com uma esponja de espuma. É mergulhado na tinta selecionada e aplicado nas saliências.
  • Este método consiste em cobrir alternadamente o reboco decorativo com as cores escolhidas. A tinta é aplicada com uma esponja.

Freqüentemente, os construtores também molham o revestimento com uma esponja com tinta prateada. Isso aumenta a profundidade do relevo.

Pintando as paredes em duas cores

Técnica de escova seca

Ao usar esta técnica, as seguintes regras são observadas:

  • a cor escolhida é adicionada ao gesso, misture bem;
  • depois de lixar as paredes, aplica-se tinta;
  • pegue o mínimo de tinta no pincel e pinte apenas as partes salientes.

Drybrushing cria um efeito de contraste entre a camada inferior da superfície e a camada superior de cor.

Método de escova seca

técnica veneziana

Esta é uma das maneiras complicadas e caras de criar gesso. Como resultado da aplicação desta técnica, um padrão especial é formado na parede, semelhante a uma superfície de mármore. Você pode pintar as paredes à maneira veneziana usando duas cores: escura e clara.Para as camadas superior e inferior, são utilizados tons escuros; para a camada intermediária, uma tinta clara é selecionada.

A primeira camada é de gesso escuro com uma espátula larga. Os traços são feitos em direções diferentes, mas controlam a espessura da camada. Não deve exceder 1,5 milímetros.

A próxima camada é uma tinta mais clara, aplicada da mesma forma. Após a secagem, aplica-se uma terceira e última camada.

40 a 46 horas após a aplicação do revestimento final, inicia-se a fase final – o polimento. É feito com uma espátula limpa. Trabalhar em movimentos circulares com uma espátula sobre a superfície limpa as camadas e cria um acabamento uniforme.

Para gesso veneziano, o método de cera é frequentemente usado. Também protege o revestimento. Para cobrir a superfície, pegue uma cera especial. É aplicado com pincel largo ou rolo. A cera pode ser completamente incolor ou ter um leve tom prateado ou dourado.

Técnica da parede veneziana

Declive

Ombre, ou coloração desbotada, é especialmente popular ultimamente. Características e opções tecnológicas:

  • do tom claro ao escuro;
  • meio escuro com realce das partes superior e inferior;
  • escurecimento com transições nítidas.

A técnica é baseada no procedimento de clareamento. Para criar uma transição, você precisa escolher os tons certos.

O tom claro é aplicado com pincel ou rolo na superfície preparada. Em seguida, uma cor escura é adicionada à tinta clara e o espaço restante é pintado. O último passo é suavizar as transições. Para fazer isso, desenhe a linha de conexão com um pincel duro com tinta clara batida nela.

Atenção! Para a sombra no interior, não é aconselhável fazer transições bruscas.Este método divide o espaço, estreita visualmente as áreas e encolhe qualquer ambiente.

Declive

Aplicação de tecido

Uma solução interessante é o uso de tecidos. Você pode criar um desenho especial de uma das seguintes maneiras:

  • um pano é puxado ao longo da parede pintada, pedaços de tecido são aplicados ou mergulhados;
  • a parede é pintada com rolo envolto em tecido rendado com padrão.

Cada um dos métodos permite obter um revestimento com uma textura única e não repetível.

Tecido nas paredes

parede de mármore

O gesso de mármore é aplicado em banheiros, corredores ou lavanderias. Além disso, as fachadas das casas são decoradas com reboco de mármore.

Para a pintura, são utilizadas lascas de mármore, que são adicionadas a uma solução com uma paleta de cores e colocadas na superfície com uma espátula larga. A principal tarefa da pavimentadora é criar uma camada uniforme, mas não espessa, para que o revestimento não fique pesado.Ao trabalhar com uma espátula, o material de base é pressionado na parede para garantir a melhor aderência.

O piso de mármore pode ser liso ou bicolor. Se 2 revestimentos de tons diferentes forem aplicados à parede, a tarefa é criar uma linha precisa entre as cores. Quaisquer irregularidades nas linhas tornam-se visíveis no piso de mármore. Simultaneamente com essas lascas de mármore, você pode decorar pequenas saliências ou falhas na parede.

Na maioria das vezes, cores claras são usadas para criar um revestimento de mármore, bem como tintas douradas ou prateadas para brilho. O acabamento em mármore é profundo e rico em cores.

Referência! Para obter a máxima semelhança com o mármore, a camada superior é tratada com uma cera brilhante.

parede de mármore

cair

A técnica de lavagem permite decorar as imprecisões das paredes.Inicialmente, esse método era utilizado para remover revestimentos antigos, mas, devido às suas qualidades decorativas, passou a ser utilizado como técnica de acabamento.

A primeira camada é uma tinta aplicada da cor principal selecionada. Após a secagem completa, a parede é decorada com uma pistola de pintura com tinta de emulsão misturada com esmalte à base de água.

A segunda composição é chamada de lavagem, que envolve a mistura de uma tinta base com várias partes de um esmalte à base de água. Depois de aplicar a lavagem, os especialistas recomendam esfregar adicionalmente as paredes com um pano ou papel para que não haja manchas.

Washed é um revestimento durável que protege as paredes contra danos. Os construtores recomendam o uso de cores claras para criar o efeito de expansão do espaço.

Referência! Havendo risco de danos ou perda do acabamento aplicado, as paredes são revestidas com verniz social transparente após secagem completa.

desfoque para paredes

Calculadora de consumo de material por metro quadrado

Para calcular corretamente a quantidade necessária de tinta e verniz, você deve primeiro medir as superfícies da sala. O comprimento e a largura das paredes são medidos com uma fita métrica, os resultados são resumidos. A soma dos comprimentos das janelas e portas é subtraída do número resultante.

Na embalagem da tinta, o fabricante indica o valor médio de consumo. Deve ser multiplicado pelo valor obtido no cálculo da área total, além de levar em consideração o número de camadas necessárias.

Por exemplo, o consumo de tinta à base de água é de 0,2 litros por metro quadrado. A composição acrílica será necessária na proporção de 0,25 litros por metro quadrado.

Conselhos dos mestres

Na autopintura do gesso decorativo, é preciso levar em consideração algumas das nuances:

  • Não é recomendado pintar se a temperatura ambiente cair abaixo de +5 graus. Isso acontece na estação fria, quando o aquecimento é desligado.
  • Se a tinta engrossar, é diluída com água morna, acrescentando 10-15 mililitros, mexendo a cada sessão.
  • A escolha da cor deve ser especialmente cuidadosa. A tinta parece mais clara na parede do que em um balde ou paleta. Antes de iniciar o trabalho, é aconselhável pintar uma pequena área na parede preparada e aguardar a secagem completa.
  • Durante o trabalho, recomenda-se lavar frequentemente os pincéis e rolos e, ao pintar grandes áreas, trocá-los periodicamente.

Além disso, ao decorar interiores, devem ser observados os intervalos de secagem necessários. Cada camada deve endurecer, só depois disso é permitido aplicar o próximo revestimento. Isto é especialmente verdadeiro para métodos de revestimento com gesso veneziano ou lascas de mármore.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha