Os 7 principais tipos de corantes para tecidos e como aplicá-los em casa
Se roupas gastas e rasgadas precisam ser jogadas fora, aquelas que estão descoloridas podem ser restauradas em casa. No mercado moderno, existe uma ampla gama de corantes de tecido adequados para tingimento monocromático e multicolorido, criando padrões. Para escolher o corante certo para roupas, você deve prestar atenção à composição de seus componentes, propriedades e finalidade.
Que tecido pode ser tingido novamente
Não saia correndo para comprar tintura de tecido sem olhar a etiqueta da roupa para ver de que material ela é feita. Para cada material, existem os corantes mais adequados e os melhores métodos de tingimento. Na ausência de rótulo e incapacidade de entender a origem da tela, dê preferência às tintas universais.
Os tecidos naturais são mais fáceis de tingir: linho, seda, algodão, lã. Não é difícil tingir roupas sintéticas naturais, nas quais a fibra natural contém pelo menos 40%. É impossível tingir um tecido sintético em casa, a tinta descama na primeira lavagem, para um resultado confiável você terá que ir a uma lavanderia a seco.Embora corantes persistentes para sintéticos já tenham sido inventados.
O tecido branco pode ser tingido de qualquer cor clara ou escura. Uma tela escura só pode ser restaurada para sua saturação de cor original, e a descoloração é necessária para uma repintura completa.
A quantidade de tinta que pode ser absorvida por um tecido depende da densidade e estrutura das fibras. Os tecidos mais sensíveis são o algodão e o denim, qualquer método de tingimento é adequado para eles. A fervura afeta negativamente a seda e a lã, portanto, tingir em uma máquina de lavar em um ambiente suave é a melhor opção.
Formas de produção de tintas têxteis
Os corantes de tecido são vendidos em pó, líquido, pasta, marcador e aerossol. As três primeiras formas são ideais para o revestimento monocromático da tela, os marcadores são um meio de aplicar desenhos e as tintas em spray são convenientes para criar uma variedade de tons.
Dependendo da estabilidade do revestimento, a tinta têxtil pode ser lavada e indelével. O primeiro é usado para decoração temporária de roupas para que descasquem, bastam 2 a 3 lavagens. A tinta à prova d'água destina-se a colorir ou restaurar a saturação da tela por muito tempo.
Variedades de tintas por pigmento
A escolha de corantes para tecidos nas lojas é excepcionalmente grande, é difícil para um ignorante entender o sortimento. Para uma escolha mais fácil, consulte as características de qualidade, vantagens e desvantagens dos corantes.
Acrílico

O acrílico é a melhor opção de tinta para tecidos de seda, lã e algodão. A composição dos componentes - água e pigmentos - é inofensiva para os seres humanos. A estrutura da tinta é tal que pode ser usada para incorporar qualquer ideia artística no tecido.Você pode pintar qualquer produto: itens de guarda-roupa, cortinas, toalhas de mesa, guardanapos, almofadas decorativas. Primeiro você precisa fazer um esboço com um lápis e depois pintar com um pincel.
O revestimento seco torna-se indelével, mas a lavagem à máquina é indesejável. Melhor lavar à mão, e a temperatura da água não deve exceder 35°C.
Os fabricantes mais populares: Decola, Marabu, Dylon, Simplicol, Pebeo. É feita tinta acrílica com efeitos interessantes: perolada, prateada, luminosa, com glitter.
Anilina

Os corantes sintéticos indeléveis são ideais para tingimento de uma cor de tecidos naturais: seda, linho, algodão, lã. Vendido para uso doméstico, em forma líquida e em pó. Este último destina-se a ser dissolvido em água. Para fixar o pigmento no tecido, as roupas são fervidas em uma solução de pigmento, secas, cozidas no vapor e, finalmente, lavadas várias vezes para remover o excesso de corante.
Muitos anos atrás, o corante de anilina era procurado para tingir jeans. Portanto, os fabricantes produziram as maiores quantidades de produtos nas cores correspondentes: azul, preto, cinza.
Carimbo

As tintas de alta durabilidade destinam-se à rotulagem de tecidos de propriedade do governo, por exemplo, roupas de cama de hotel. As cores mais populares são preto e azul. Por composição química, os corantes para carimbos de tecido são divididos em vários tipos com diferentes propriedades operacionais: álcool, óleo, transparente (para marcas ocultas visíveis apenas na luz ultravioleta), água-glicerina.
Plastisol

As tintas à base de PVC sem solventes cobrem o tecido com uma película elástica e resistente à umidade. Com a ajuda deles, são criadas estampas em tecidos.
Estão disponíveis tintas fluorescentes e refletivas à base de plastisol. Com a ajuda deles, eles criam padrões em roupas que brilham no escuro, invisíveis durante o dia ou piscando em cores diferentes à noite.
Cúbico

A composição dos corantes têxteis, produzidos na forma de pó e pasta, inclui pigmentos, tensoativos, componentes dispersantes e umectantes que contribuem para a uniformização da coloração.
A tinta não se dissolve com água; para passar ao estado solúvel, deve ser tratado com um álcali, por exemplo uma solução de soda. O tecido é embebido nessa solução, depois é submetido à oxidação para que o pigmento se fixe, entrando novamente no estado insolúvel. A água acética pode ser usada como uma solução oxidante.
corantes naturais
Antigamente, quando não existiam corantes sintéticos, as pessoas usavam pigmentos naturais para tingir tecidos. Ainda hoje podem ser interessantes para decorar roupas de estilo étnico e boêmio. Existem muitas fontes de pigmentos naturais na natureza: amarelo - casca de frutas cítricas e açafrão, marrom - casca de carvalho e canela, roxo - beterraba e mirtilo, azul - amoras e flores de sálvia e muitos outros.

Para tingir tecidos, adicione pigmento suficiente à água para atingir a saturação de cor desejada, mergulhe a roupa, aqueça a 60°C, mas não ferva. Mantenha o produto na solução nesta temperatura por 30-40 minutos. Para fixar a tinta no tecido, utilize uma solução de dicromato de potássio a 1%, sulfato de cobre ou cloreto de estanho, mergulhe o produto no líquido por 5 minutos e depois enxágue bem.
pinturas vibrantes

Existem corantes fluorescentes e fluorescentes para tecidos. O primeiro pigmento é um fósforo. Ele acumula luz ultravioleta solar durante o dia e a emite no escuro. As tintas fluorescentes contêm substâncias especiais que emitem luz quando expostas à luz ultravioleta. As composições são usadas para criar combinações e acessórios do clube. Existem produtos com efeito metálico aos quais são adicionadas finas partículas de glitter.
Métodos de coloração caseira
Em casa, o tecido pode ser tingido manualmente ou na máquina de lavar. A escolha do método é determinada pelo tipo de tinta: leia atentamente as instruções da embalagem.
Prepare o tecido antes de pintar. Mergulhe o produto por uma hora em um recipiente com água fria, depois lave com as mãos, enxágue. Seque, passe o tecido denso com um ferro quente médio, pendure o tecido fino para secar na barra.
Na máquina de lavar
O método é simples, ideal se você precisar fazer o trabalho rapidamente. O principal é ler a composição da tinta, não deve conter componentes agressivos que possam danificar a máquina de lavar. Após a pintura, lave o interior da máquina 2 vezes (ative a lavagem com o tambor vazio).
Caso contrário, as partículas de pigmento mal lavadas danificarão as roupas nas lavagens subsequentes.
Aprenda a tingir tecidos usando o popular corante Simplicol como exemplo. A paleta de cores mostrada na embalagem é obtida com o tingimento de roupas brancas de puro algodão. Tecido colorido pré-alvejante. Quanto maior a porcentagem de fibras sintéticas, mais pálido o resultado.
Para tingir roupas na máquina de lavar:
- Coloque-o de cabeça para baixo no tambor.
- Abra o saco. Não esvazie o conteúdo no tambor, mas coloque-o sobre a roupa.
- Defina a temperatura de lavagem recomendada para as suas roupas.
- Defina o ciclo de lavagem padrão. Lave o produto como de costume.
- Adicione detergente ou gel para definir o corante. Não toque em suas roupas.
- Lave novamente da maneira usual.

manualmente
Para um tingimento manual adequado, siga as instruções na embalagem do corante de tecido. Se não houver instruções, use o algoritmo universal:
- Pegue uma panela grande de alumínio. Use água macia - água da chuva ou água sedimentada. Se você tirar água diretamente da torneira, adicione bicarbonato de sódio como componente emoliente - uma colher de sopa de 10 litros.
- Dissolva o corante na quantidade indicada na embalagem para um determinado volume de água.
- Mergulhe suas roupas na solução. Leve ao fogo baixo, mexa sempre, espere até ferver. Mantenha na tintura por pelo menos 20 minutos (quanto mais tempo, mais intensa será a cor).
- Se estiver usando corante de anilina, adicione de 3 a 5 colheres de sopa bem cheias de sal para finalizar a fixação do pigmento no tecido.
- Desligue o fogo. Deixe o produto esfriar na assadeira.
- Seque o produto em local sombreado em temperatura ambiente.
- Para remover o excesso de pigmento, enxágue a roupa várias vezes até que a água saia limpa.
Lave a roupa tingida nas primeiras 3-4 vezes separadamente do resto da roupa, pois pode haver uma ligeira liberação de pigmento.
As tintas acrílicas podem ser pintadas no tecido da maneira usual, ou seja, com um pincel. Se você não tiver habilidades artísticas, use um estêncil. Coloque um pedaço de papelão entre a frente e as costas da roupa para evitar manchas nas áreas que não podem ser manchadas.

A tecnologia de pintar coisas de diferentes materiais
Continue lendo para obter dicas sobre como tingir seu tecido com sucesso.
Algodão
Tingir roupas de algodão apenas com água doce. Para fixar a cor e evitar a perda, enxágue em uma solução fraca de vinagre - uma colher de sopa de 5 litros.
Linho
Ao tingir tecidos de linho, adicione uma colher de sal ao recipiente com a solução. Isso garantirá um tingimento uniforme e de alta qualidade da malha.
Lã
Para tingir produtos de lã, o corante de anilina é ideal, em cuja embalagem existe uma marca correspondente. A tinta acrílica é indesejável, o pigmento não penetra bem na estrutura da fibra e quebra. Use uma solução de vinagre para fixar a anilina na lã.
Seda
Lave e enxágue o produto de seda antes de pintar. Isso é necessário para remover a impregnação da superfície do novo produto e as partículas residuais de produtos químicos domésticos do usado.
Sintéticos
Tingir tecidos sintéticos em casa é problemático. A prática de engomar o tecido de tule para definir o pigmento.
Viscose
É impossível pintar tecido de viscose com corantes naturais.
Ao escolher uma tinta para tecido, preste atenção a 4 fatores principais: composição química, material de tecido adequado, finalidade, método de aplicação preferido. É mais conveniente tingir roupas na máquina de lavar em casa. Em caso de dúvida sobre a possibilidade de obter o resultado desejado, é melhor entrar em contato com uma lavanderia a seco.


