Tecnologia de aplicação de tinta perolada e como fazer você mesmo

A tinta perolada é frequentemente usada na decoração de interiores. Após a secagem, esse revestimento fornece o efeito de transfusão de flores e torna a cor da base mais saturada. Isso se deve às peculiaridades da composição da tinta perolada, que contém um pigmento que refrata a luz. Portanto, a tonalidade do material muda dependendo do ângulo de visão e da natureza da iluminação.

Tinta perolada: vantagens e desvantagens

As características das tintas peroladas estão diretamente relacionadas ao tipo de aglutinante.

No entanto, para cada uma dessas composições, as seguintes características são inerentes:

  1. Versatilidade. Esses materiais são usados ​​para pintar várias superfícies, inclusive aquelas que estão expostas a maior tensão.
  2. Respeite o meio ambiente. Esta característica não é característica de composições alquídicas peroladas. Ao mesmo tempo, o pigmento que fornece tal efeito não tem efeito prejudicial no corpo humano.
  3. Seca rapidamente e não exala odor desagradável. Estas duas características devem-se ao facto de estas tintas serem maioritariamente à base de água.
  4. Maior adesão. Graças a esta propriedade, a tinta é capaz de aderir a diferentes superfícies, criando um revestimento durável.
  5. Longa expectativa de vida. O revestimento perolado não desbota ou racha com o tempo. Este material é capaz de suportar lavagens regulares, inclusive com a ajuda de produtos químicos domésticos.

O pó que dá o efeito perolado é misturado principalmente com acrílico ou outros corantes à base de água. Nesse caso, a concentração da primeira substância determina o grau de refração da luz pelo revestimento.

Assim como as vantagens, a lista de desvantagens depende do tipo de aglutinante ou base. Os corantes perolados são caracterizados pelas seguintes características:

  • sobrecarga;
  • é necessário seguir rigorosamente as regras de aplicação;
  • preparação obrigatória da superfície de trabalho é necessária.

Esses pigmentos estão disponíveis nas cores pérola, ouro ou prata. Porém, se necessário, esta composição pode ser tingida com outros materiais, obtendo-se assim a tonalidade desejada.

As características das tintas peroladas estão diretamente relacionadas ao tipo de aglutinante.

aplicativos

O escopo de aplicação do corante também depende diretamente das características da base. Em particular, dependendo do tipo de componentes, esta composição pode ser usada para tratar:

  • paredes, teto e piso;
  • mobília;
  • corpos e outras superfícies.

Em combinação com acrílico, o pó de pérola pode ser usado na pintura. Além disso, este material é aplicado em uma superfície já pintada. A composição, devido ao aumento da adesão, é capaz de se depositar em revestimentos de água, óleo e alquídicos.

Como combinar com diferentes acabamentos

As tintas pérola podem ser combinadas com uma variedade de acabamentos, incluindo:

  • ÁRVORE;
  • vidro;
  • drywall;
  • concreto;
  • Painéis de fibra de madeira e outros.

Porém, ao aplicá-lo sobre uma superfície, é necessário levar em consideração as características do material. Em particular, ao processar metais, recomenda-se misturar o pó com compostos que proporcionem proteção anticorrosiva. Para a madeira, são adequados materiais que evitam o apodrecimento e a formação de mofo.

O escopo de aplicação do corante também depende diretamente das características da base.

Ao usar corantes perolados, o seguinte recurso deve ser considerado: As cores douradas não são usadas ao ar livre. Tais revestimentos não toleram luz solar direta (desbotamento).

Critérios de Seleção de Pigmento

Os pigmentos perolados estão disponíveis em três tipos:

  1. Pó. Esta opção é considerada a mais ideal. O pó pode ser usado misturado com diferentes bases (mas recomendado com acrílicos) para atingir a tonalidade desejada. No entanto, não é recomendado usar esta composição com esmalte à base de água. Nesse caso, a probabilidade de formação de grumos é alta.
  2. Massa. É usado principalmente quando misturado com esmaltes acrílicos. Isso permite que você obtenha o material de acabamento em uma ampla gama de cores. Quando misturada, a pasta dá uma massa líquida homogênea. Mas, em comparação com o pó, essa composição tem um prazo de validade curto.
  3. Esmalte finalizado. Este material é conveniente para iniciantes, pois não é necessário realizar atividades adicionais para decorar as instalações. Basta aplicar a composição na superfície preparada.

As tintas acrílicas, combinadas com uma pasta ou pó, após a secagem, criam uma camada superficial durável. Mas se for necessário obter um efeito perolado em estruturas localizadas ao ar livre, recomenda-se levar um pigmento de prata. Este material é muito resistente ao sol e às intempéries.

As tintas acrílicas, combinadas com uma pasta ou pó, após a secagem, criam uma camada superficial durável.

Principais Fabricantes

Entre as tintas peroladas populares, destacam-se os seguintes produtos:

  1. Festival. Este material de pintura é usado para trabalhos de interior ou para decorar itens de interior. Após a secagem, o material cria um revestimento durável que pode suportar lavagens constantes.
  2. Tikkurila Taika. Tinta hidrófuga à base de acrilato disponível em sete tonalidades diferentes.
  3. Veludo premiado. O corante cria um acabamento aveludado na superfície com transições de brilho para fosco. O material é usado para processar concreto ou drywall.
  4. Enigma da Casa Branca. Tinta acrílica usada para trabalhos de interior. O revestimento criado é capaz de passar vapor.
  5. Cristal efeito Alpina. O material está disponível em uma ampla gama de tons.
  6. Teknos Kolibi. O material é caracterizado por maior resistência à umidade, mas é usado para pintar superfícies em ambientes secos. Esta composição distingue-se pelo facto de o produto poder ser utilizado no processamento de uma base não preparada.
  7. "Só". Os produtos desta marca são produzidos para pintura de paredes em ambientes internos. Em comparação com outras formulações, esta tinta seca rapidamente (em meia hora).
  8. "Oeste". Materiais de pintura acessíveis que, após a secagem, são resistentes à limpeza úmida.

Os corantes acima já contêm um pó perolado.

Como fazer

Para fazer tinta com brilho perolado com as próprias mãos, é necessário adquirir o pó (pasta) apropriado. Você também precisará de goma arábica (recomenda-se à base de água). Depois disso, esses componentes devem ser misturados em um recipiente separado.

Primeiro, adicione 3-5 partes de pó e 1 parte de goma arábica.A proporção especificada deve ser estritamente observada, caso contrário, o material acabado não adquirirá as propriedades necessárias. Ao misturar esses componentes, é necessário obter uma massa espessa de cor uniforme. Depois disso, essa composição pode ser aplicada na superfície preparada. Água pura é usada para ajustar a consistência do material de acabamento.

Para fazer tinta com brilho perolado com as próprias mãos, você precisa comprar o pó apropriado

tecnologia de pintura

O tipo de ferramenta utilizada para pintar, assim como a tecnologia de aplicação dos materiais de pintura, depende das características da composição.

Escolha uma ferramenta de aplicação

Os corantes perolados são aplicados às superfícies usando:

  1. Esponjas. Com esta "ferramenta" você pode criar padrões, enfeites ou desenhos na bancada. A esponja é usada principalmente para decorar móveis ou paredes. Outras ferramentas são usadas para pintar completamente as superfícies. A esponja deve ser espremida após cada mergulho na mistura. Dependendo da tarefa, o material é aplicado em movimentos circulares ou pressionando a espuma de borracha.
  2. Pincéis. Esta ferramenta também é usada principalmente para decoração de superfícies. Para obter um padrão original, recomenda-se usar 2 pincéis redondos de uma só vez, pintados em tons diferentes.
  3. Pistola de pulverização. Esta ferramenta é usada para pintar grandes áreas. A pistola é capaz de aplicar o material em uma camada uniforme, agilizando o trabalho. Ao usar esta técnica de coloração, a mistura deve ser diluída para uma consistência mais líquida.
  4. Rolar. Esta ferramenta é usada para pintar superfícies planas. Dependendo do tipo de cabelo de rolo, você pode criar padrões não padronizados com base em. Recomenda-se aplicar a tinta a rolo em 2 demãos.
  5. Pincéis. A ferramenta é usada para pintar áreas ou juntas de difícil acesso.Para o tratamento da superfície, utiliza-se um pincel com cerdas macias, se for necessário criar um desenho, depois com um sintético.

Se o pó de pigmento for misturado ao gesso, essa massa deve ser aplicada com uma espátula, fazendo movimentos ondulados. Os métodos de tratamento de superfície com tinta perolada também são determinados dependendo das características da composição escolhida.

Como registrar

Antes de aplicar a tinta, a superfície deve ser limpa de sujeira e poeira. Em seguida, a base é desengordurada com álcool ou outro solvente. Recomenda-se aplicar um primer depois. Alguns tipos de tinta permitem que você pule a última etapa. Mas para aumentar a adesão e proteger o material das influências externas, recomenda-se preparar a superfície em cada caso.

Ao final da preparação da base, você pode começar a pintar. Para criar um brilho perolado, você precisará de:

  1. Aplique a mancha base em 2 demãos na superfície. Nesse caso, recomenda-se levar composições dispersas em água com uma cor o mais próxima possível da tonalidade do material decorativo.
  2. Aguarde 6-8 horas. Durante esse tempo, a camada de base secará completamente.
  3. Aplique composição perolada. Nesse caso, recomenda-se tirar uma tinta com tonalidade diferente da camada de base.
  4. Aplique uma segunda camada de pérola. Nesse caso, você pode usar um rolo ou pincel para criar um padrão decorativo. Cada camada é aplicada após a secagem total da anterior (o processo leva até 40 minutos).

Ao pintar grandes áreas, recomenda-se usar tintas fracamente concentradas.Isso se deve ao fato de que, neste caso, o papel principal na decoração de uma sala é atribuído à cor. O efeito perolado apenas aumenta a atratividade da superfície.

Corantes altamente concentrados são usados ​​para acabamento de pequenas áreas ou para realçar áreas individuais.

Criando efeitos

As composições peroladas, através do uso de certas técnicas, permitem criar diferentes efeitos na superfície.

Camaleão

Para criar esse efeito, você precisará de um pigmento especial, graças ao qual, dependendo do ângulo de visão, a cor do revestimento muda. Esta composição também é recomendada para o tratamento de superfícies irregulares. Aplique o pigmento de efeito camaleão usando um aerógrafo ou pistola.

pérola rosa

A madrepérola em combinação com um esquema de cores rosa pérola pode tornar o interior mais romântico. Esta tinta é combinada com um revestimento cinza, azul ou branco. Nesse caso, um rolo ou esponja também é usado para criar um determinado padrão na superfície.

pérolas brancas

O esquema de cores perolado dá ao interior uma aparência sólida e luxuosa. Além disso, se este material de tinta for usado no processamento de grandes áreas, a sala ficará "fria". Portanto, tons de pérolas brancas e rosa são recomendados para decorar áreas individuais ou designs compactos.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha