Variedades de bombas para fonte no país, qual escolher e regras de instalação
Da bomba da dacha à fonte, à cachoeira, tudo deve funcionar. Afinal, esse dispositivo fornece abastecimento de água, sua circulação em um reservatório artificial. De acordo com a filosofia chinesa do feng shui, o mundo é governado por várias forças elementares, uma das quais é a água. E há muito se percebe que a contemplação, o ruído uniforme da fonte têm um efeito benéfico na psique, aliviam os efeitos do estresse.
Variedades de fontes de jardim
É útil saber que as modificações existentes nas fontes não se limitam a um tipo. Os fabricantes oferecem uma escolha de 3 opções:
- Gêiser.
- Cúpula.
- Cascata.
Suas diferenças características, princípios de funcionamento, vantagens e desvantagens serão discutidos abaixo.
gêiser
Uma bomba desse tipo funciona de acordo com o nome: projeta um jato de líquido do tanque. Devido ao tipo de instalação, é uma unidade submersível, pelo que deve ser instalada sobre uma base rígida e fixa.
cúpula
A unidade de cúpula funciona um pouco mais complicada do que um gêiser: a princípio, um jato monolítico é pulverizado com um bico especial, dividido em vários pequenos riachos que formam uma cúpula. Parece ótimo. Você pode assistir a uma fonte de jardim por horas, apreciando esse espetáculo.
Cascata
A fonte de jardim mais complexa. Nele, o fluxo desce sucessivamente para os níveis inferiores. Na maioria das vezes, não há mais do que três. Para criar diferenças de altitude, são utilizados decoração, luminárias, plataformas e bicos. Ao organizar uma fonte, um lago em um jardim, você precisa pensar em como ela se encaixará na situação.
Princípios operacionais gerais
Qualquer bomba é principalmente uma fonte de energia e água. Ou seja, ao escolher uma unidade, atenção especial é dada ao comprimento do cabo, consumo de energia e complexidade da manutenção. Os dispositivos modernos são caracterizados por desempenho aceitável, confiabilidade e função de imersão.

Existem também dispositivos "secos". Eles não podem ser misturados, confundidos entre si. Se for um projeto de circulação, atenção especial é dada à questão da purificação da água. O princípio de funcionamento das bombas, independente do tipo, é captar parte do líquido e depois repassá-lo pelos bicos com a pressão adequada.
Preste atenção também à figura de ruído, ela não deve exceder os limites permitidos.
Critérios de escolha
O dispositivo de uma fonte requer uma abordagem cuidadosa, comparando os recursos de soluções prontas e solicitações do cliente. Os parâmetros são levados em consideração:
- produtividade;
- nível de pressão;
- Poder do motor;
- comprimento do cabo de alimentação;
- tamanhos de instalação.
Desempenho
A gama de soluções oferecidas na rede comercial é ampla. Potente, econômico, projetado para grandes, pequenos e médios corpos d'água. Para um lago artificial compacto, não faz sentido comprar uma bomba desnecessariamente eficiente. E para um complexo complexo em cascata, pelo contrário, esse parâmetro é importante.
Pressão
O indicador de pressão é levado em consideração nas fontes de gêiser e cúpula. Mas isso não significa que a cachoeira possa realmente ser construída em uma unidade de fluxo livre. Mais uma vez, quando escolhe segundo este critério, parte do que pretende obter na final.

Poder
Para não ter que se preocupar com contas de luz no final do mês, você precisará adquirir um aparelho econômico, mas potente o suficiente para as tarefas apresentadas na fonte.
Você pode ter que se sentar em catálogos, procurar ajuda de consultores na loja.
Comprimento do cabo
Água e eletricidade são coisas mal combinadas. As unidades submersíveis modernas são completamente seladas, não têm medo do contato com o líquido. Mas o comprimento do cabo de alimentação para conectar a uma rede doméstica deve ser tal que não precise ser estendido com torções e cabos de extensão. Este momento é levado em consideração com antecedência.
Dimensões (editar)
As dimensões afetam a finalidade da bomba, o tipo de fonte. A partir deste parâmetro, passamos suavemente para as dimensões do tanque, elas devem ser estritamente proporcionais.
Instruções de instalação e conexão
Dicas simples ajudarão você a evitar erros comuns, que provavelmente levarão a quebras e falhas da unidade na fonte.Mesmo uma bomba submersível não precisa ser abaixada até o fundo do tanque, onde os detritos e a sujeira ainda se acumulam. É melhor colocar uma pedra ou tijolo plano e maciço.
O cabo é colocado em uma luva especial para protegê-lo contra danos. Após um teste da bomba, não deve haver ruído estranho, superaquecimento da carcaça e cheiro de isolamento queimado. Além disso, não conecte uma unidade com defeito conhecido para evitar choque elétrico.
Características operacionais
De acordo com o seu tipo, cada bomba possui complexidades de operação inerentes, que são úteis para conhecer o futuro dono da fonte.
Submersível
Com segurança inerente e design perfeito, as bombas submersíveis têm suas desvantagens. São mais difíceis de consertar, até para manutenção é preciso desligar a fonte, retirar a bomba do fundo do tanque (às vezes polvilhada com pedrinhas ou esmagada por uma pedra). Você também precisará monitorar a condição dos filtros, cabos de alimentação e acessórios.

Superficial
Muitos problemas são resolvidos usando uma bomba de superfície. É fácil manter, inspecionar, limpar bicos e tubulações. A principal desvantagem desse tipo é o nível de ruído - é maior que o de outros tipos.
circulado
Esta espécie literalmente dirige a água em um círculo, bombeando-a repetidamente através de si mesma. Portanto, para uma bomba de circulação em uma fonte, reservatório, a condição dos filtros será um ponto fraco. Se estiverem entupidos, a bomba pode falhar. É necessária uma limpeza periódica, uma inspeção geral do estado da unidade.
Visão geral dos fabricantes
Para proceder diretamente à compra de uma bomba para uma fonte de jardim, você precisa conhecer pelo menos 2 a 3 fabricantes. Também não custa nada ter informações sobre a classificação, quais modelos são procurados e por quê.
jebao
O fabricante chinês distingue-se pelos preços acessíveis, pela mais vasta gama de modelos e pela disponibilidade de soluções para literalmente todos. Bombas de aquário, bombas de ar e todos os tipos de acessórios estão disponíveis. Todos os produtos são certificados de acordo com padrões internacionais e são fornecidos para países da Europa, América e Federação Russa.
Messner
O fabricante alemão dá uma garantia de 5 anos em seus produtos por um motivo. Especializada em equipamentos para lagos e fontes. As bombas Messner instaladas em fontes podem operar sem falhas 24 horas por dia.

Oásis
Outra marca alemã, a Oase, está envolvida na produção de bombas para fontes. E nesta questão eles alcançaram algum sucesso. Eles fornecem soluções semiacabadas e chave na mão - para praças, instituições públicas, clientes particulares.
Aqua Tech
Fabricante da China. Como outros "chineses", a principal vantagem do "Aquatek" é o preço. Mas isso não significa de forma alguma que esses produtos sejam de má qualidade ou defeituosos. Bombas de qualidade aceitável, capazes de competir com outras marcas.
Sim
Empresa manufatureira italiana. Possui uma rede de vendas desenvolvida, escritórios de representação - mais de 5 dezenas de países. Ele tem 40 anos de experiência na criação de bombas e bombas para aquários, lagoas, incluindo seus próprios desenvolvimentos. A qualidade Sicce é inigualável.
Pontec
A marca alemã sob a qual são produzidas bombas para fontes de mesa e cisternas. Uma característica distintiva é a facilidade de instalação. E, claro, a qualidade.
pondtech
Provavelmente um fabricante chinês, adaptando-se ao Pontec, mas bastante sério e de alta qualidade. Especializada em equipamentos para fontes e reservatórios.
tecnologia da vida
Marca chinesa "pura". A gama inclui bombas para lagos, fontes, que são baratas e bastante confiáveis.
Dicas e truques adicionais
Antes de escolher uma bomba para fonte, é muito importante determinar com antecedência as características necessárias da unidade. O sucesso da empresa depende disso, quão bem a expectativa coincide com a realidade. E na loja é preciso ficar atento a marcas conhecidas que já se provaram ao consumidor, com críticas positivas.
Há dúvidas - é melhor procurar ajuda de consultores do que comprar um "porco de mão". Também não custa pensar na operação da bomba, nas opções de limpeza do tanque e na manutenção da unidade.


