Instruções passo a passo faça você mesmo para consertar um fogão a gás, causas de mau funcionamento
Fogões a gás são aparelhos perigosos. Para executar o trabalho neste equipamento, você deve obter uma licença apropriada. No entanto, em alguns casos, você mesmo pode consertar um fogão a gás. Mas para isso é necessário entender a estrutura e os princípios de funcionamento do equipamento. Essa abordagem economizará dinheiro que terá que ser gasto no pagamento dos serviços de um mestre terceirizado.
Como funciona um fogão a gás
O design dos fogões a gás varia de acordo com o tipo de equipamento. Mas todos esses dispositivos incluem:
- queimadores;
- placa;
- forno.
Alguns tipos de fogões a gás são complementados com uma unidade de controle eletrônico para o queimador e outros componentes. Em particular, o equipamento é muitas vezes equipado com um sensor que, em caso de extinção do incêndio, corta o fornecimento de combustível “azul”.
Os fogões também incluem tubos de gás e torneiras. Vários modelos são complementados com ventiladores, elementos de aquecimento, termômetro e outros acessórios.
Pratos quentes
As placas de aquecimento consistem nos seguintes elementos:
- bocal de abastecimento de gás;
- redemoinho;
- Alavanca do Acelerador;
- guias;
- tampa;
- divisor.
Este último divide o fluxo total da chama em várias abas uniformes que se estendem para fora. Os queimadores de difusão e cinética são usados em lajes mais antigas. Os primeiros são instalados em fornos. Os queimadores de difusão distinguem-se pelo facto de o gás se misturar com o ar (graças a este processo, o combustível inflama-se) de forma natural. Os queimadores combinados são usados em fogões modernos.
Controle de fluxo de gás
Um termopar está localizado no centro do queimador perto dos fogões, que regula o fluxo de gás. Este elemento, quando aquecido, gera uma corrente fornecida ao eletroímã. Este último mantém o obturador aberto, para que o gás flua continuamente para o queimador. Se o fogo do queimador se apagar, o termopar começa a esfriar. Como resultado, o ímã é descarregado, o que faz com que o damper feche automaticamente, interrompendo o fornecimento de gás.

Esta configuração aumenta consideravelmente o nível de segurança das placas. No entanto, por causa do termopar, você deve manter o botão pressionado por alguns segundos.
Auto reparo
Você só pode consertar os queimadores e a porta do forno sozinho. Em caso de falhas mais graves, será necessário chamar um técnico terceirizado com acesso adequado para trabalhar com tais equipamentos.
Para auto-reparo, você precisará de:
- Phillips e chaves de fenda retas;
- alicate;
- chave ajustável 15-20 milímetros;
- lubrificação a gás;
- Fita FUM para equipamentos de gás.
Dependendo da causa do problema, pode ser necessário um agente de limpeza e uma escova macia.
O que fazer se a ignição elétrica falhar
Os problemas de ignição elétrica geralmente vêm de um curto-circuito causado por um vazamento de água. Para eliminar este mau funcionamento, será necessário descarnar e secar os fios colocados desde o bloco do gerador (situado na extremidade do fogão, por baixo da placa) até aos queimadores. Em seguida, essas peças devem ser colocadas em suportes de plástico. Além disso, a ignição elétrica falha devido a depósitos de gordura acumulados nas velas de ignição. Para eliminar esse mau funcionamento, você precisará de:
- desconecte o fio da vela instalada no queimador;
- remova a placa retentora e remova a vela de ignição;
- enxágue a vela em uma solução forte de detergente, seque e coloque de volta no lugar.
Ambas as causas de falha de ignição elétrica podem ser eliminadas por conta própria.
Como consertar a porta do forno
É necessário reparar a porta do forno quando este elemento não se encaixar perfeitamente no corpo do aparelho. Tais problemas surgem por dois motivos:
- os fixadores estão soltos;
- a junta está gasta.

Se o motivo da folga da porta for devido a fixadores soltos, os prendedores devem ser apertados. Uma junta com vazamento deve ser substituída por uma nova.
Como ajustar o fornecimento de gás
Este procedimento deve ser realizado se a chama desaparecer ou queimar de forma intermitente. Nesse caso, será necessário fechar a válvula pela qual o gás é fornecido e remover a divisória. Em seguida, você precisa descobrir qual amortecedor falhou. Depois disso, desaparafuse o parafuso de ajuste que bloqueia a placa.
Ao final do procedimento, é necessário verificar novamente como o gás é fornecido e, se necessário, reajustar.
Como substituir injetores
Com o tempo, os bicos do fogão a gás entopem, fazendo com que a chama queime de forma desigual. Para eliminar esse problema, será necessário desmontar o queimador e limpá-lo com um palito de madeira de vestígios de depósitos de carbono e outras partículas. Se o queimador parar de funcionar, a peça deve ser removida e substituída por uma nova. Para fazer isso, você precisa desaparafusar os parafusos que prendem o elemento à placa.
Primeiros passos se não estiver
Se o fogão não acender, é necessário descobrir as causas do mau funcionamento. Isso acontece devido a:
- bicos entupidos;
- danos na vela de ignição;
- o isolamento da fiação elétrica está danificado;
- a unidade de ignição elétrica está com defeito;
- o botão liga/desliga está gasto (oxidado);
- Termopar ou sensor eletromagnético com defeito.

Como todos os procedimentos descritos exigem algum conhecimento das características dos fogões a gás, se não houver chama após ligar o equipamento, é recomendável limpar primeiro os bicos.
Falhas comuns, causas de falha
Com o tempo, nas divisões onde está instalada a estufa, pode surgir um cheiro característico a gás. Isso se deve a uma diminuição no aperto dos tubos e mangueiras através dos quais o combustível é fornecido. Para encontrar a origem da "gravura", é necessário aplicar uma solução de sabão nas juntas das peças especificadas. Se a espuma começar a borbulhar, há um vazamento de gás ali.
Além dessas avarias, os proprietários de fogões têm outras avarias que podem ser eliminadas manualmente.
A chapa liga e desliga
Esse problema ocorre devido à pressão de gás insuficiente.Para eliminar o mau funcionamento, você precisará verificar o estado do tubo de conexão. É possível que este elemento belisque a placa. Se apenas uma placa de aquecimento se apagar, os bicos precisam ser limpos. Em outros casos, você precisará entrar em contato com a concessionária de gás.
Queima mal, apaga quando liberado e não queima de jeito nenhum
Este mau funcionamento é causado por uma falha do termopar ou do sensor eletromagnético. Devido às duas falhas, a válvula de corte de gás fecha automaticamente. Somente um mestre de terceiros pode corrigir esse mau funcionamento.
Mau funcionamento do botão liga / desliga
Os botões de engate não giram corretamente pelos seguintes motivos:
- Quantidade excessiva de gordura. Este mau funcionamento é típico dos fogões antigos. Para restaurar a funcionalidade do cabo, é necessário desmontar e limpar o elemento.
- Depósitos espessos de graxa ou poeira estão presentes. Neste caso, retire e lave os cabos com água e sabão. As peças podem ser recolocadas no lugar após a secagem.
- Falta de lubrificação. Com esse mau funcionamento, você também precisa desmontar e limpar as alças. Depois disso, é necessário aplicar uma nova camada de lubrificante.

Com menos frequência, as maçanetas dos fogões a gás são giradas sem abrir o abafador. Nesses casos, é recomendável substituir a peça quebrada.
Nem todos os queimadores acendem
Se todos os queimadores não acenderem, a causa deste mau funcionamento está na falha da ignição elétrica. Além disso, a ausência de chama pode ser devido ao corte do fornecimento de gás. Em outros casos, você precisa chamar o assistente.
Equipamento elétrico não funciona
Se as unidades eletrônicas embutidas não funcionarem, mas a fonte de alimentação não for interrompida (o plugue está inserido na tomada, há luz na casa), é necessário chamar um funcionário do serviço de gás. Neste caso, não é recomendável consertar o fogão sozinho.
Quando vale a pena chamar um especialista
Como os fogões a gás são classificados como aparelhos de alto risco, esses equipamentos não podem ser consertados por conta própria. A única coisa que pode ser feita é limpar os queimadores entupidos. Em outros casos, se o dispositivo não funcionar ou funcionar incorretamente (o gás não vai para o queimador, a chama é fraca etc.), você deve entrar em contato com os serviços de um especialista terceirizado.
Regras de funcionamento
Ao usar um fogão a gás, você deve seguir as seguintes regras:
- se houver cheiro de gás na sala, é necessário fechar a torneira geral, abrir a janela (janela) e chamar o mestre;
- não coloque objetos inflamáveis perto dos queimadores;
- não acenda os queimadores se a ventilação estiver com defeito;
- não use o fogão para aquecer o ambiente;
- não encha as zonas de cozedura com líquidos.
É proibido transferir fogões a gás para um novo local (a localização deste equipamento está refletida no plano técnico de um apartamento ou casa).


