Instruções passo a passo para reparar diferentes partes de portas interiores

Durante a operação, aparecem microfissuras e outros defeitos na superfície das portas internas, que não só prejudicam a aparência das telas, mas também interferem no funcionamento das estruturas. Além disso, muitas vezes surgem problemas com acessórios relacionados. Na maioria das vezes, você mesmo pode eliminar esses defeitos. Antes de prosseguir com o reparo das portas internas, primeiro você precisará descobrir o que causou o bloqueio dos mecanismos.

Problemas comuns

De acordo com análises on-line e pesquisas em mecanismos de pesquisa, é mais provável que as pessoas tenham os seguintes problemas com portas internas:

  • as varas do punho;
  • a trava não funciona;
  • flacidez da tela;
  • A "língua" do cabo parou de se mover;
  • a alça não retorna à sua posição original.

Não menos frequentemente, há problemas com as dobradiças ou com a folha da porta. Este último, sendo exposto a temperaturas extremas e mudanças de umidade, incha e afunda.Algumas das falhas são eliminadas apenas substituindo os acessórios problemáticos.

Em outros casos, você pode se limitar a reparos cosméticos: apertar parafusos, engraxar dobradiças e outros trabalhos semelhantes.

aperto pegajoso

A maçaneta emperra por vários motivos. Basicamente, esse problema surge devido à falta de lubrificação ou flacidez da banda. Muitas vezes, para restaurar a funcionalidade do cabo, basta destorcer esta peça e processá-la com óleo de máquina. Você também deve inspecionar o pino central que conecta as alças quanto a falhas pequenas e grandes.

problemas de bloqueio

Se a trava parar de sair ou entrar, isso indica um mau funcionamento da mola. Para alguns modelos de maçaneta, este elemento é rosqueado diretamente na haste axial. A quebra da trava em tais mecanismos exigirá uma substituição completa da estrutura.

Liberar

A saída da folha da porta ou a flacidez da maçaneta deve-se à falta de fixação suficiente. Para eliminar esse problema, você precisará apertar os parafusos ou substituir todo o mecanismo. Também é possível que os elementos da fechadura da porta divirjam.

A alça não retorna à sua posição original

Devido ao uso prolongado, o seguinte problema é freqüentemente observado: após pressionar, a alça não retorna à sua posição original. Isso indica um enfraquecimento da mola embutida no mecanismo de travamento. Tal defeito é característico tanto da alavanca responsável pelo retorno da maçaneta quanto da trava.

 Tal defeito é característico tanto da alavanca responsável pelo retorno da maçaneta quanto da trava.

A "língua" não se move

A "língua" da porta depois de pressionada pode permanecer em sua posição original ou afundar. Esse problema também costuma ser causado por um mau funcionamento da mola ou de outros elementos da alça responsáveis ​​​​pelo movimento das peças.

Lidar com design

As maçanetas das portas diferem entre si não apenas na aparência, mas também nos recursos de design. São estes últimos que causam dificuldades em restaurar o funcionamento dos mecanismos de bloqueio. Em particular, em acessórios baratos, a principal "fraqueza" é a gola central de quatro lados. Esta parte geralmente é feita de metal de baixa qualidade.

Com isso, o pescoço se desgasta mais rápido, então a trava e a "língua" param de funcionar.

Pivô

Os modelos rotativos (nobs) são completados com uma trava. Em alguns casos, essas garras possuem um mecanismo de travamento localizado no centro da bola. Os nobs são clássicos e leves. As vantagens dos modelos rotativos são:

  • preço relativamente baixo;
  • segurança contra lesões (não há cantos vivos);
  • adequado para quase todos os tipos de interiores.

Os botões giratórios quebram com frequência. A segunda desvantagem desses modelos é que os mecanismos de travamento são difíceis de instalar: para instalar as maçanetas, você terá que fazer um orifício redondo perfeitamente plano na folha da porta.

Empurrar

As muletas consistem em duas alças em forma de L conectadas por uma haste. Este último aciona a trava. Tal mecanismo é complementado por uma mola, com a ajuda da qual a maçaneta da porta retorna à sua posição original após ser pressionada. Os modelos push distinguem-se pelas seguintes características:

  • confiabilidade;
  • ergonomia;
  • sustentabilidade;
  • silêncio.

Alças de alavanca geralmente falham com uma mola, que pode ser substituída por 50 rublos.

Alças de alavanca geralmente falham com uma mola, que pode ser substituída por 50 rublos. Vários desses modelos são complementados por uma roseta decorativa.

Estacionário

Os modelos fixos são considerados a opção mais simples para portas internas. Essas alças não são completas com mecanismos de travamento (exceto para variedades de rolos). Portanto, para fixar a folha da porta, é recomendável instalar modelos estacionários com trinco de rolo ou fechadura magnética.

Componentes principais

Como o bloqueio do mecanismo de travamento geralmente é causado pela presença de sujeira nos elementos da alça, para restaurá-los, basta lubrificá-los com óleo de motor. Em outros casos, é necessário desmontar toda a estrutura para encontrar a parte defeituosa.

As maçanetas das portas são compostas por cinco elementos básicos:

  • trancar;
  • pino central;
  • alavanca;
  • sobreposição decorativa;
  • parte da resposta.

Alguns modelos de maçanetas são complementados com outros detalhes.

Trancar

A base da fechadura da maçaneta é uma lingueta que trava o trinco ou "lingueta". Em caso de avaria, este mecanismo requer uma substituição completa. Para prolongar a vida útil, recomenda-se lubrificar periodicamente a trava com óleo do motor.

broche quadrado

O pino central atua como um mecanismo de pivô. Esta parte é responsável pelo movimento seguindo a alça da trava e a "língua". O pino quadrado também deve ser lubrificado periodicamente. Em caso de falha, esta peça deve ser substituída.

Alavanca

A alça vem em diferentes formas. Esta parte raramente quebra. Mas se forem detectados defeitos pronunciados, a alça, como o pino central, deve ser substituída.

Se forem encontrados defeitos pronunciados, a alça, assim como o pino central, deve ser substituída.

Sobreposição decorativa

A tampa tem função decorativa e esconde as partes internas da maçaneta da porta. O dano a esta parte é mecânico. O revestimento também não pode ser reparado em caso de lascas ou outros defeitos.

parte da resposta

A contraparte é uma tira que se fixa na extremidade da porta, onde se encontram a "lingueta" e o trinco.

Desmontagem e diagnóstico

O algoritmo para desmontar a maçaneta da porta depende do tipo de modelo instalado. É mais fácil remover acessórios fixos, pois esse produto não possui mecanismos ocultos. Para desmontar este tipo de maçaneta, basta desapertar os parafusos auto-roscantes que fixam a estrutura à lona. Os danos nos equipamentos fixos são revelados durante um exame externo.

Se as alças fixas forem complementadas com uma trava embutida, para removê-la, é necessário desaparafusar os parafusos (parafusos autorroscantes) que prendem a contraparte.

Os modelos push são desmontados da seguinte forma:

  1. A placa frontal é removida, que cobre os parafusos.
  2. Os parafusos são desparafusados, a alça é removida.
  3. A barra central é removida e a alça é removida do outro lado.
  4. A contraparte é desparafusada, o mecanismo de travamento é removido.

Para identificar o mau funcionamento desses modelos, é recomendável colocar a alça nas mãos ou sobre uma mesa e pressionar várias vezes a alça. Isso revelará as partes que não estão se movendo.

Os modelos rotativos são desmontados da seguinte forma:

  1. Usando uma chave de fenda plana, remova a tampa perto da alça.
  2. Pressione o batente com uma chave inglesa ou objeto pontiagudo (faca) e puxe a alça em sua direção.
  3. Desaparafuse os parafusos abertos e remova as alças de ambos os lados.
  4. Desparafuse a placa de ataque e remova o mecanismo de travamento.

Depois de desaparafusar a manopla rotativa, também é recomendável montar e verificar o desempenho dos elementos individuais do mecanismo de travamento.

Maneiras de eliminar a quebra da maçaneta da porta

O algoritmo para eliminar falhas de maçaneta depende do tipo de falha detectada. Freqüentemente, para restaurar o mecanismo de travamento, é necessário substituir as peças com defeito.

O algoritmo para eliminar falhas de maçaneta depende do tipo de falha detectada.

Se a alça emperrar

A apreensão da alça é causada por partículas de poeira e sujeira acumuladas nos elementos do mecanismo de travamento. Para evitar esse problema, as partes internas devem ser lubrificadas periodicamente. Para fazer isso, basta colocar um pouco de óleo no parafuso e girar a manivela várias vezes. Assim, o lubrificante é distribuído uniformemente nas partes internas.

Se a ação acima não ajudar e a alça continuar travando, é necessário desmontar o mecanismo e apertar as peças com os parafusos de montagem.

Quando o punho cai

A alça caiu devido à quebra do anel de retenção. Este último se move ou se deforma com o tempo, o que leva a esse problema. Para eliminar o mau funcionamento, você precisa executar as seguintes etapas:

  1. Remova a faixa decorativa que está presa à área da porta. Para remover esta peça em alguns modelos de mecanismos de travamento, você precisará desparafusar um pequeno parafuso.
  2. Remova os parafusos e porcas que prendem a parte principal da maçaneta da porta.
  3. Remova a alça e inspecione a condição do anel de retenção. Se forem detectados defeitos visíveis, esta peça deve ser substituída por uma nova.

Recomenda-se cuidado ao instalar o anel de retenção. Este item é pequeno em tamanho. Devido a isso, com forte pressão, o anel de retenção pode ferir sua mão.

Pino quadrado interno quebrado

A quebra de um eixo tetraédrico é possível em dois casos: quando é aplicada força excessiva e se esta peça for feita de silumina, uma liga metálica frágil. A segunda opção é considerada a mais comum. Se o pino quadrado quebrar, você precisará de:

  1. Desmonte o mecanismo de travamento removendo as alças. Estes são geralmente mantidos no lugar por um pequeno parafuso.
  2. Os parafusos de fixação são removidos e toda a estrutura é removida, juntamente com a faixa decorativa.
  3. O pino central é removido e um novo é instalado.

Para evitar esse problema, é recomendável adquirir maçanetas com haste quadrada resistente. A compra de uma nova peça central também resolve o problema da trava, que não cabe na barra reversa quando a maçaneta é girada. Para resolver esse problema, basta comprar um pino maior.

Sem retorno à posição inicial

Quando o manípulo não regressa à sua posição original após ser premido, indica um mau funcionamento da mola, é possível que o problema se deva ao salto deste elemento. Para eliminar o mau funcionamento, é necessário desmontar o mecanismo de travamento e devolver a mola ao seu local original. O algoritmo de trabalho neste caso é o mesmo usado na substituição do anel de retenção.

Quando o manípulo não retornar à sua posição original após ser pressionado, isso indica um mau funcionamento da mola.

Se a mola estourou, a maçaneta da porta não pode ser restaurada para funcionar. Isso se explica pelo fato de ser difícil encontrar essa peça no mercado. Em tais situações, será necessária uma substituição completa de toda a estrutura.

Características do reparo de uma porta chinesa

As alças fabricadas na China geralmente são feitas de materiais de baixa qualidade, o que leva à quebra de partes da estrutura nos primeiros anos após a compra.O reparo de tais mecanismos é realizado de acordo com o algoritmo descrito anteriormente. A única diferença é que, ao trabalhar com produtos chineses, não aperte demais os parafusos.

O que fazer em caso de relaxamento

Maçanetas soltas não requerem reparo. Com esse problema, basta apertar os parafusos de fixação com mais força. Isso também se aplica aos detalhes do interior. Mas, em alguns casos, quando os parafusos não estão presos à porta, será necessária uma substituição completa da estrutura.

Se ranger

Se a porta ranger, é necessário lubrificar as ferragens com óleo de motor. Esse problema é causado pelo acúmulo de poeira e sujeira. O metal, em contato com essas partículas, emite sons desagradáveis.

Instalação, substituição

Para consertar portas internas, você precisará das seguintes ferramentas:

  • faca afiada (escritório);
  • fita métrica e lápis;
  • Chave de fenda;
  • cinzel e martelo;
  • Chave de fenda;
  • furar;
  • aerossol para remover a placa.

Dependendo do tipo de trabalho executado, podem ser necessários fixadores adicionais, através dos quais podem ser feitos furos na tela para a instalação de elementos de travamento. Se a porta estiver torta, é necessário um avião. Em alguns casos, chaves hexagonais são usadas para a instalação do encaixe.

Dependendo do tipo de trabalho realizado, podem ser necessários acessórios adicionais,

grampos

Os suportes, ou alças fixas, são fixados da seguinte forma:

  1. As marcas são colocadas nas portas, ao longo das quais os acessórios serão fixados no futuro.
  2. Através de furos são formados com uma broca na madeira.
  3. Os parafusos são inseridos em uma parte da alça e inseridos nos orifícios passantes.
  4. A segunda parte da estrutura é fixada e apertada com parafusos.

Alguns modelos estacionários são equipados com parafusos ocultos. Nesses casos, você precisará de chaves hexagonais para apertar os fixadores.

Botão

Os botões, ou botões rotativos, são instalados de acordo com o diagrama anexo. Os modelos estão incluídos com esses produtos, de acordo com os quais são fornecidos orifícios passantes na porta interna. De acordo com esse esquema, também é cortado um nicho para instalação de uma contra-lâmina e um mecanismo de travamento (trava). Neste último caso, você precisará de uma broca de caneta.

Em seguida, usando uma coroa de madeira, faça um furo na folha da porta para a maçaneta a uma distância de 60-70 milímetros da extremidade e a uma altura de 90 centímetros do nível do chão. Depois disso, a trava, o pino quadrado e o botão são inseridos. Ao montar este último, é necessário pressionar a trava de mola usando a chave especial incluída no kit. No final, todos os parafusos e parafusos são apertados e o funcionamento do mecanismo é verificado.

Opção push

A instalação dos modelos push é realizada de acordo com um esquema semelhante aos botões. Primeiro, você precisa fazer um furo para instalar a trava e o pino quadrado. Em alguns casos, furos adicionais precisarão ser perfurados.

Em seguida, o mecanismo de travamento e o pino central são instalados. Nesta fase, recomenda-se inserir a alça e verificar a funcionalidade dos elementos indicados. Além disso, com a ajuda de parafusos e parafusos auto-roscantes, as partes estruturais restantes são fixadas.

Ao trabalhar com modelos push, também é recomendável seguir as instruções anexas. Isso ocorre porque esses produtos diferem significativamente uns dos outros, portanto, a ordem geral de instalação pode variar.

Ao trabalhar com modelos push, também é recomendável seguir as instruções anexas.

na barra

Estruturalmente, as alças da barra não diferem significativamente dos modelos de pressão.A principal dificuldade ao trabalhar com esses produtos é que vários orifícios devem ser feitos na porta a uma distância estritamente definida.

A instalação é realizada de acordo com o esquema indicado nas instruções. Como nos casos anteriores, as marcas são aplicadas primeiro na porta, ao longo das quais são feitos orifícios para a instalação de fechaduras, fechaduras e um pino quadrado. Se necessário, a tela é lixada adicionalmente com lixa. Isso ajuda a evitar lascas e formação de rebarbas. Posteriormente, uma trava e um pino quadrado são inseridos nos orifícios perfurados e, em seguida, uma alça. Cada um dos elementos é fixado com os parafusos fornecidos e parafusos autorroscantes. Ao final, é instalada uma tábua no batente da porta, para a qual será necessário fazer um rebaixo do diâmetro correspondente.

Outras opções de reparo

Os problemas com as portas internas nem sempre são causados ​​​​pela quebra dos mecanismos de travamento. Este detalhe interior está constantemente exposto a influências externas: mudanças de temperatura, mudanças de humidade, etc. Esta influência tem um efeito negativo no estado da madeira e dos acessórios. Se surgirem problemas não relacionados às maçanetas, antes de prosseguir com o reparo, a porta deve ser removida das dobradiças. Para isso, a tela é aberta ao máximo e encaixada por baixo. Em seguida, as dobradiças da porta são lançadas.

Consertando a caixa

O empenamento do quadro é o problema que mais consome tempo que afeta as portas internas. Para eliminar esta falha, você precisará executar as seguintes etapas:

  1. Determine onde ocorreu a distorção. Para fazer isso, meça as laterais da moldura da porta na diagonal e identifique as folgas.
  2. Remova a moldura da porta.
  3. Se a caixa for fixada com chumbadores, estes devem ser apertados.
  4. Remova a espuma com uma faca e instale os espaçadores.
  5. Aplique uma nova camada de espuma de poliuretano.

Se a moldura da porta for fixada em pernos inseridos em uma parede de concreto ou tijolo, novos furos deverão ser feitos nesta última. Nos casos em que a deformação é devido ao inchaço da madeira, com o auxílio de uma plaina, parte do material é retirado das áreas problemáticas.

Substituição de dobradiças e bandejas

Se as portas cederem, você precisará apertar os parafusos auto-roscantes nas dobradiças ou substituí-las. A segunda opção é mais trabalhosa, pois exigirá o corte de novos orifícios. Para fazer isso, você deve primeiro colocar espaçadores entre a porta e a caixa e fazer marcações de acordo com as dimensões das dobradiças. Em seguida, usando um cinzel, novos orifícios são cortados. No final, as dobradiças são fixadas à porta e ao caixilho com parafusos auto-roscantes.

Se as portas cederem, você precisará apertar os parafusos auto-roscantes nas dobradiças ou substituí-las.

Para substituir o invólucro defeituoso, você deve remover a parte antiga, remover o restante da espuma de poliuretano e prender a tampa na abertura. A partir desse elemento, a uma distância de 5 milímetros da caixa, é necessário cortar o excesso em um ângulo de 45 graus. Ações semelhantes devem ser executadas com os outros dois espaços em branco.

Restauração

A restauração de uma porta de madeira é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. A folha da porta é removida, lixada e massa de vidraceiro (se forem encontrados defeitos profundos).
  2. A árvore é tratada com um anti-séptico e preparada.
  3. A porta é coberta com tinta, verniz ou outro material.
  4. Novas bandejas são instaladas para combinar com a cor da folha da porta.

Se necessário, os encaixes antigos podem ser substituídos durante a restauração.

Pintura e decoração

A decoração das folhas das portas é realizada levando em consideração as preferências pessoais.Para coloração, recomenda-se o uso de tintas acrílicas ou verniz para móveis. Você também pode aplicar diferentes padrões à porta usando estênceis especiais.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha