Instruções passo a passo DIY para instalar uma tela sob a banheira
Independentemente das preferências de gosto, a maioria dos proprietários de apartamentos, mesmo antes do início das obras de reforma, pensa na necessidade de instalar uma tela sob o banho. Este design enobrece a aparência geral da sala. Além disso, usando a tela, você pode criar um nicho adicional (ou gaveta) para armazenar produtos químicos domésticos. A instalação de tais estruturas é realizada de acordo com um algoritmo.
Encontro
A tela é uma estrutura decorativa projetada para esconder a aparência feia do fundo da banheira e do tubo de abastecimento de água. Este produto não tem outras funções.Painéis completam o interior do banheiro. Ao mesmo tempo, essas estruturas costumam ser instaladas apenas com o objetivo de organizar espaço adicional para armazenar coisas. Devido a esses recursos, as telas de banho diferem em material de fabricação e design.
Benefícios de usar
A instalação de painéis que cobrem o espaço sob a cuba resolve vários problemas:
- criar um espaço único no banheiro;
- esconder produtos químicos domésticos;
- cobrir tubos de comunicação;
- reduza a probabilidade de água e objetos entrarem em locais de difícil acesso sob a tigela da banheira.
A solução desses problemas é facilitada por uma variedade de designs e designs de tela.
Estética
A tela não apenas esconde os pés da banheira e os canos de abastecimento de água e esgoto, mas também decora a banheira. Esses produtos de plástico são particularmente atraentes. Esses painéis geralmente são decorados com vários padrões aplicados com a tecnologia de impressão de fotos.
No mercado você pode encontrar telas adequadas para qualquer tipo de azulejo de banheiro ou qualquer outro material com o qual as paredes sejam revestidas.
Recurso
As telas executam várias funções. O principal é ocultar as comunicações técnicas. No entanto, não apenas essa tarefa é realizada por tais estruturas. As telas impedem a entrada de água sob a banheira, proporcionando proteção adicional contra vazamentos. Além disso, esses produtos escondem produtos químicos domésticos de animais de estimação e crianças.
tipos
As telas são classificadas de acordo com o material de fabricação e as características de projeto.

Material
Painéis de banheiro são feitos de materiais diferentes. Produtos de poliestireno, PVC e plástico são considerados populares. Menos comumente, telas de vidro e metal são usadas em banheiros.
Em termos de funcionalidade, o tipo de material não desempenha um papel decisivo na escolha da tela.
Plástico
Os modelos de plástico são considerados os mais populares entre os consumidores, o que se explica pelas seguintes vantagens deste tipo de painéis:
- preço baixo;
- instalação e uso simples;
- longa expectativa de vida;
- Resistência à umidade;
- uma grande variedade de cores e a capacidade de aplicar desenhos.
A principal desvantagem dos modelos de plástico é que o material quebra com uma leve aplicação de força.
Metal
Modelos de metal são mais caros do que modelos de plástico. Os painéis feitos deste material são altamente resistentes a danos mecânicos. Como no caso das telas de plástico, vários padrões são aplicados às telas de metal, o que possibilita o uso desses produtos em vários interiores. A principal desvantagem dos modelos desse tipo é que, devido a arranhões e outros defeitos, os painéis ficam enferrujados.
MDF
Os modelos de MDF são instalados principalmente em banheiros de estilo clássico. Telas deste tipo são sensíveis à umidade. Portanto, é recomendável adquirir painéis de MDF revestidos com película protetora para banheiro.

poliestireno
O poliestireno é muito semelhante ao plástico. Portanto, as telas feitas de ambos os materiais têm as mesmas vantagens e desvantagens.
drywall
Este material é utilizado para fazer uma base para o assentamento de ladrilhos cerâmicos. Separadamente, a placa de gesso não é usada para criar telas de banho.
Cloreto de polivinila
Para painéis de PVC, as vantagens dos produtos de plástico são inerentes. A principal diferença entre essas telas é que o PVC é mais resistente ao estresse mecânico.
Acrílico
Esse tipo de tela é feita de plástico, que depois é revestida com uma camada de acrílico. Esses produtos geralmente vêm com banheiras de material semelhante.Os gabaritos de acrílico têm as mesmas propriedades dos gabaritos de plástico, com uma exceção: os padrões decorativos não são aplicados a painéis desse tipo.
vidro ou espelho
Não é recomendado instalar modelos de vidro ou espelho no banheiro. Painéis deste tipo, mesmo sob pequenas cargas, quebram. A instalação de modelos de espelho é aconselhável nos casos em que é necessário aumentar visualmente o tamanho da sala.

Projeto
Telas fixas ou estruturas com portas móveis (dobradiças ou deslizantes) são instaladas sob os banheiros. Os produtos do primeiro tipo geralmente são feitos de painéis removíveis. A escolha de um determinado tipo de construção depende da finalidade da instalação da tela.
Surdo quando parado
Estruturas desse tipo geralmente são construídas com materiais duráveis, como tijolo ou metal. Esses produtos fornecem suporte adicional para o banho e são resistentes a influências externas, incluindo umidade. Entre as desvantagens das estruturas fixas, destacam-se as seguintes:
- a carga no solo aumenta;
- pequeno espaço no banheiro;
- o desmantelamento é impossível sem destruir a estrutura.
Estruturas fixas não são instaladas sob banheiras de acrílico.
estacionário removível
Estruturalmente, este tipo de telas não difere da anterior. A diferença é que para a fabricação desses produtos são utilizados principalmente painéis plásticos, que, se necessário, podem ser removidos.
Com portas articuladas
O uso de telas com portas de batente é justificado em salas grandes. Tais estruturas facilitam o acesso ao espaço sob o banheiro.
modelo porta de correr
Os painéis deslizantes são instalados em trilhos montados ao longo da banheira e do piso. Projetos semelhantes são usados \u200b\u200bem salas pequenas. O uso de painéis deslizantes também se justifica pelo fato de que o material, se necessário, pode ser facilmente removido e substituído por um novo. A principal desvantagem desses modelos é que, quando pressionados, os painéis se movem imediatamente.

Como instalo modelos pré-construídos?
Se não houver experiência na instalação de telas, recomenda-se a compra de modelos prontos. A escolha por esta opção é explicada pelo fato de tais produtos corresponderem exatamente às dimensões da banheira e serem complementados com as peças necessárias. Recomenda-se fixar os elementos da futura moldura com parafusos auto-roscantes com diâmetro de 10 milímetros ou mais.
Durante o processo de instalação, é necessário reforçar o quadro com barras de madeira. Este último aumentará a resistência da estrutura que está sendo erguida. Não é recomendado instalar a moldura perto da banheira. Este arranjo complicará a instalação dos painéis.
Verificação de conteúdo e qualidade
O conjunto completo depende tanto das características de design quanto do material. Basicamente, esses produtos são vendidos com guias, fixadores e perfis aos quais os painéis são fixados. Para montar a tela, você vai precisar de um serrote (quebra-cabeça), chave de fenda, furadeira, fita métrica e um lápis (caneta hidrográfica).
Problemas com a qualidade dos produtos acabados geralmente surgem quando as banheiras de acrílico são compradas com estruturas de proteção. As dimensões deste último geralmente não coincidem com as dimensões da tigela. Recomenda-se recusar a compra de tais produtos.
Medidas e marcações
A instalação da estrutura de proteção começa com a determinação das dimensões da estrutura futura. Para isso, a altura e o comprimento da bacia de banho são medidos em vários pontos. Ao determinar o último parâmetro, deve-se levar em consideração que o perfil da guia superior será maciço, enquanto, como os inferiores, será composto por várias partes, interligadas por meio de escoras verticais.
Para encontrar as dimensões corretas da tela, você deve recuar 2,5 centímetros da borda superior da tigela e, a partir desse ponto, medir o comprimento da tigela.
Ajuste os pés
Para excluir a entrada de umidade sob a bacia, é necessário ajustar as pernas antes de instalar os painéis para que a cuba se encaixe o mais próximo possível da tela futura. Este procedimento deve ser executado após a instalação do quadro.

Fixação da estrutura sob a borda da banheira
A moldura é fixada com cavilhas-pregos, de acordo com as instruções anexas. Recomenda-se verificar a exatidão da instalação com um nível. Isso também se aplica à instalação de um perfil na forma da letra "Ш", que vem com um conjunto de painéis, complementados por portas de correr. O número de reforços (tiras verticais) é determinado dependendo do tamanho do banho. As tigelas padrão requerem pelo menos três perfis. Em cada etapa do trabalho é necessário manter estritamente o nível.
Após a conclusão da instalação, o espaço entre a banheira e os perfis da estrutura é jateado com espuma de poliuretano. Isso aumenta a resistência geral da estrutura.
Instalação de painéis
Para fixar os painéis, eles devem primeiro ser colocados sob a guia superior e depois sob a guia inferior.Depois disso, é necessário apertar as pernas do banheiro para que as bordas da tigela se encaixem perfeitamente no material instalado. Ao realizar esses trabalhos, também é recomendável medir a vertical por nível. Se for instalada uma estrutura com portas de correr, deve-se primeiro instalar a guia superior e inserir o painel. Depois disso, o perfil inferior é fixado em ambos os lados.
Processamento de costura
No final do trabalho, recomenda-se tratar as juntas com um selante. Isso também se aplica à área de contato de perfis e painéis com o solo. A camada de vedação protegerá contra a entrada de umidade sob a tigela.
Autoprodução e instalação
Você pode criar uma tela usando o diagrama acima. Como no caso anterior, o trabalho começa com a compra dos materiais necessários: perfis metálicos, parafusos e painéis. Em seguida, é necessário colocar a moldura, para a qual é necessário aplicar as marcações apropriadas nas paredes e no chão. Recomenda-se encher a cuba com água antes de medir o comprimento dos perfis. Isso garantirá um ajuste preciso da tigela à estrutura em cargas máximas.

Em seguida, a moldura é instalada respeitando os níveis vertical e horizontal. Ao final da obra, painéis plásticos são instalados ao longo das guias. Se você estiver instalando um monitor com uma tampa articulada, neste estágio você deve deixar uma "janela" vazia. O painel deve então ser medido de acordo com o tamanho desta área.
Em seguida, outro quadro é montado no qual a tampa será fixada. Para fixar este último, recomenda-se o uso de cola. Em seguida, ímãs são fixados em ambas as molduras (embaixo da cuba e na tampa), que vão segurar a estrutura embaixo da tigela.No final, todas as juntas são seladas.
Colocando a tela de tijolo
Esta opção é adequada para casos em que a reforma do banheiro não está planejada para os próximos 10 anos ou mais. Recomenda-se colocar a alvenaria em meio tijolo, deixando um vão entre a tela e o banheiro. Após a conclusão da obra, este espaço é preenchido com espuma de poliuretano.
Após a conclusão da instalação da tela, é necessário aguardar a secagem do cimento, após o que se pode proceder ao revestimento da parede. Para isso, costumam utilizar mosaicos ou ladrilhos.
Regras de funcionamento
Se a tela for instalada corretamente, surgirão futuros problemas de design principalmente devido ao não cumprimento das condições de operação. Nesse caso, as regras de uso são determinadas em função do tipo de material escolhido. Os painéis de plástico não devem ser expostos a altas tensões mecânicas (não pressione com muita força). Banheiros com telas de MDF devem ser ventilados regularmente para evitar o aumento da umidade.


