Instruções passo a passo para fazer uma escada de madeira com as próprias mãos
Escadas feitas à mão desempenham várias funções: são necessárias para os proprietários durante os reparos e também se tornam um elemento decorativo se não forem usadas para o fim a que se destinam. Ao reparar, são utilizadas escadas de madeira ou metal, que podem ser facilmente feitas de forma independente usando diagramas e desenhos simples.
A escolha do material para autoprodução
A melhor opção é a madeira. Este material tem características:
- Força. Capacidade de suportar esforços mecânicos.
- Dureza. Capacidade de resistir à flexão.
- Resistência ao desgaste. Resistência ao desgaste, que determina a vida útil de um produto feito com o tipo de madeira selecionado.
As escadas de madeira são muito mais fáceis de fazer, ao contrário das estruturas de metal. Uma condição importante é a seleção correta do material.
Pinho
Madeira fácil de manusear sem acessórios adicionais de fábrica.Mantém suas propriedades físicas e químicas por muito tempo. A estrutura flexível do pinho permite a utilização de todos os produtos de revestimento: vernizes, manchas, tintas.
abeto
De acordo com especialistas, as estruturas de abeto seguram bem os fixadores. Isso é possível graças à estrutura especial da madeira de abeto.
Carvalho
O tipo de madeira mais caro, que é usado para fazer uma escada somente se a estrutura desempenhar uma função decorativa. Os produtos de carvalho são fortes, duráveis e cabem em qualquer interior.
bétula
As escadas de bétula podem rachar com o tempo, secar no meio, mas ficam ótimas e podem ser decoradas. Os produtos de bétula são leves, fáceis de armazenar e também usados como suporte de flores.
Cedro
Um material denso e durável que se presta bem à carpintaria. Os produtos de cedro podem ser usados por séculos. O cedro quase nunca é usado para fazer escadas ou arquibancadas, pois a madeira de cedro tem um custo alto e é destinada à produção de móveis esculpidos de luxo.

álamo tremedor
Escadas caseiras de álamo tremedor não são duráveis. Aspen começa a apodrecer se ficar muito tempo em uma sala com alta umidade do ar.
tília
A madeira de tília é frequentemente usada para decoração de interiores. Escadas Basswood são leves e duráveis.
lariço
O larício é mais frequentemente usado para a fabricação de estruturas ásperas, pois o material é difícil de processar. Escadas decíduas são adequadas para salas grandes.
Trabalho preparatório
Antes de iniciar a construção, prepare materiais e ferramentas. A madeira para a escada deve ser pré-seca. Essa condição ajuda a evitar danos precoces à madeira e aumenta a vida útil.
Para o processamento da madeira, é necessário preparar ferramentas especiais, bem como tintas ou vernizes com os quais os degraus são cobertos.
Variedades
Existem vários tipos de escadas de vários andares que você mesmo pode projetar.
mini cadeira
Este é um pequeno escadote que pode ser usado para pequenos espaços. A cadeira é feita em altura de 70 centímetros a 1 metro. No degrau mais alto, você pode ficar de pé ou sentar e trabalhar à mesa. A mini cadeira alta pode ser usada como uma cadeira normal.

plataforma de rack
A peculiaridade da plataforma do estande é que o degrau superior é fixado com um dispositivo especial. A plataforma fixa permite que você fique livremente sobre ela e coloque dispositivos adicionais. A altura do suporte da plataforma atinge 1,3 ou 1,5 metros. Você pode armazenar essa plataforma de forma dobrável, encostada na parede de um depósito, camarim ou porão. Para dobrar a escada, basta soltar o trinco, levantar a plataforma e juntar os dois lados.
separação unilateral
A escada divisória com escada unidirecional é projetada como um suporte. De um lado há degraus e do outro lado uma parede de apoio. Uma plataforma estável é anexada ao degrau superior. É comum usar esse suporte como elemento decorativo do interior. É difícil coletar e armazenar em pequenos espaços. O design não é particularmente estável.
Separação bilateral
Uma plataforma de dupla face pressupõe a presença de degraus equivalentes em ambos os lados. Este suporte é conveniente de usar para colar papel de parede. Uma pessoa pode ficar de cada lado. Devido ao fato de ambos os lados estarem localizados simetricamente em relação à linha central, é fácil de montar e armazenar dobrado.As escadas separadas em ambos os lados não excedem uma altura de 2,3 metros.
Rolando
O nome fala por si. Uma escada sobre rodas é feita para funcionar em casas com pé direito alto. As escadas rolantes são usadas em bibliotecas, museus, salas de exposições.
Na maioria das vezes, as escadas rolantes são produtos com um número máximo de etapas, projetadas como um suporte unilateral espaçado. As rodas são equipadas com um mecanismo de travamento que pode ser facilmente removido quando a escada precisar ser movida para outro local.
Como fazer uma simples escada de madeira com suas próprias mãos
Uma pessoa familiarizada com os fundamentos da construção pode fazer uma escada de madeira por conta própria. Para fazer isso, você precisa selecionar com antecedência o tipo de escada, selecionar materiais e fazer todas as medições necessárias.

Referência! Para construir uma escada, você precisará de um conjunto de ferramentas de construção.
Determinando a configuração e o tamanho de uma escada caseira
Antes de iniciar o processo de fabricação da escada, é necessário calcular os parâmetros de entrada. O primeiro passo no cálculo é estimar a altura do produto futuro.
| Configurações | Quantidade |
| 2,9 metros | 4 passos |
| 3,1 metros | 5 passos |
| 3,3 metros | 6 passos |
| 3,5 metros | 7 passos |
O número de degraus geralmente é calculado com base em como você planeja usar a escada. Se a escada é um elemento decorativo, basta planejar a construção de três marchas. Para trabalhos de reparação em casas com tectos altos ou trabalhos de jardinagem, são construídas escadas altas com 6 ou mais degraus.Os suportes de jardim costumam ser projetados como escadas de dois lados, por isso é mais conveniente trabalhar neles, depois dobrá-los e armazená-los.
No suporte vertical da escada são feitos entalhes, o que implica a localização de cada degrau sucessivo. Uma das nuances da abordagem correta para a preparação é levar em consideração o indicador da banda de rodagem. Um degrau é a distância entre as arestas de um degrau. O tamanho 45 é tomado como exemplo para cálculo. Neste caso, o comprimento das etapas torna-se menor, quanto maior o passo.
Referência! É costume deixar uma distância de 20 a 30 centímetros entre os degraus.
A escolha da secção da barra
A seção transversal da barra pode ser quadrada e retangular. Para a fabricação de escadas, são utilizados os dois tipos. Na maioria das vezes, uma barra com um indicador total de 60 por 40 milímetros é usada para postes de suporte e uma barra com uma seção de 60 por 30 milímetros é usada para degraus e travessas.

Referência! Os padrões da seção levam em consideração o tipo de espécie de madeira: para coníferas e folhosas, os indicadores podem ser diferentes.
Escolha de componentes adicionais
Para tornar a escada estável, bonita e durável, são selecionados elementos adicionais:
- Agulhas de tricô ou parafusos de metal. Esses elementos são necessários para uma fixação mais confiável das etapas. As agulhas de tricô são inseridas sob o degrau, fixadas com porcas e parafusos. A espessura das agulhas não deve ser inferior a 8 milímetros, caso contrário as agulhas começarão a dobrar sob a influência da carga. Parafusos podem ser usados em vez de raios de metal.
- Corrente de ferro ou corda de nylon. Esses elementos são projetados para conectar os dois lados. Eles ajudam a manter as escadas unidas, evitando que as laterais deslizem juntas.
- Bicos ou retentores. Almofadas são usadas para evitar danos ao piso. Eles são colocados nas pernas da escada e removidos se usados no chão. Grampos são necessários para estruturas rolantes.
- Rodízios giratórios. Este item é necessário para estruturas rolantes. Os fabricantes recomendam o uso de rolos de 360 graus. Este design permite que você use a escada em qualquer superfície, até mesmo para subir escadas sem muito esforço.
Montagem: instruções passo a passo
Para fazer uma escada com as próprias mãos, você precisa seguir rigorosamente as instruções passo a passo. Todos os trabalhos podem ser condicionalmente divididos em etapas:
- As peças necessárias são cortadas ou cortadas de acordo com os modelos preparados.
- Onde está planejado instalar fixadores, são feitos furos, ranhuras e recessos.
- A superfície da madeira é tratada com compostos especiais e seca.
- Parafusos auto-roscantes são instalados nos locais dos fixadores, os fixadores são fixados.
- A superfície é retificada, os erros cometidos durante o processamento são corrigidos.
- A última etapa é a montagem das escadas.
Desenhos adicionais
Para ler os desenhos, você deve entender os símbolos especiais. Os desenhos dos móveis são feitos de acordo com os parâmetros de tamanho reais, todos os indicadores estão em milímetros. A partir do desenho da cadeira de escada dobrável, você pode ver cada elemento. Os detalhes permitem ver a escada como ela ficará depois
Na maioria das vezes, os desenhos feitos na técnica 3D ajudam a determinar se a largura das etapas está selecionada corretamente.Se forem planejados muito amplos, é possível reduzir os indicadores durante a construção e tornar as etapas mais convenientes para o proprietário.
Informação! De acordo com os desenhos tridimensionais tridimensionais, você pode escolher a cor da tinta, o tipo de acabamento do produto acabado.
Como processar ainda mais o produto acabado
É comum processar adicionalmente escadas e escadotes de madeira. Esta etapa do processamento é chamada de acabamento. Termina todos os processos anteriores. O acabamento proporciona forte adesão às peças e completa a decoração.
Antes da montagem, recomenda-se tratar a madeira com compostos anti-sépticos especiais para excluir a possibilidade de apodrecimento e mofo. Para fazer isso, use uma mancha. A composição da mancha impregna a madeira, cria uma película protetora e prolonga a vida útil da madeira. Quando os degraus são aparafusados, o eixo pode ser tratado com óleo de linhaça. É um líquido oleoso que é pré-revestido antes da pintura.
Em seguida, o produto acabado é coberto com tinta. Se a escada for destinada à decoração da sala, recomenda-se cobri-la com tinta de várias cores para criar locais interessantes. A escultura em madeira é considerada um tipo especial de decoração.
Possíveis problemas
A autoconstrução de uma escada de madeira está associada a certos erros. Para evitar problemas, você precisa estudar as recomendações de especialistas experientes:
- Ao projetar escadas duplas, às vezes ocorrem distorções. Isso ocorre porque os orifícios em ambos os lados não são perfurados paralelamente. Para evitar esse erro, os especialistas recomendam usar brocas longas e fazer os dois furos ao mesmo tempo.
- Para reforçar os fixadores, use porcas com arruelas de tamanho adequado.As arruelas ajustam a força de aperto, ajustam a resistência dos fixadores.
- A corrente de metal é substituída por uma corda de nylon. Isso facilita a construção, torna a escada atraente e leve.
- Construtores experientes recomendam o uso de suportes de fita isolante caseiros em vez de bicos de pé. As pernas são enroladas 2 a 3 vezes com fita adesiva - isso protegerá o chão de arranhões.
Uma escada de madeira pode ser feita com esses materiais que estão disponíveis para todos. Para fazer uma escada forte e durável, é recomendável usar vigas de carvalho ou pinho.


