Como se livrar e como remover o cheiro de mofo e umidade em um apartamento e casa
O mofo nas paredes, tetos ou móveis da casa é causado pela disseminação de esporos de fungos. Tais formações ocorrem principalmente devido à alta umidade e representam uma ameaça à saúde das pessoas vivas. Existem várias soluções para a questão de como se livrar do cheiro de mofo. A escolha do método depende dos objetos afetados pelo fungo.
Razões para a aparência
O aparecimento de mofo no apartamento está associado aos seguintes fatores:
- alta umidade devido à má ventilação;
- vazamento no telhado;
- congelamento das paredes;
- baixa temperatura devido ao baixo desempenho de aquecimento;
- ventilação insuficiente.
O aparecimento de mofo é acompanhado pela formação de manchas escuras (ou pretas) nas paredes e nos móveis. Sem medidas adequadas, o fungo se espalhará pela sala.
Em uma casa particular, o mofo geralmente aparece devido à inundação do porão causada pelo aumento do lençol freático.
como destruir
Independente da localização do mofo, no combate ao fungo, recomenda-se a realização do seguinte procedimento:
- Ventile e seque a sala.
- Remova o molde com um raspador.
- Trate o mofo restante com um agente antifúngico.
Para evitar o reaparecimento de esporos de fungos, é recomendável eliminar as fontes de umidade da sala.
Coisas
Se os objetos cheirarem a mofo, o agente antifúngico deve ser selecionado levando em consideração o material do qual o objeto afetado é feito.
Boura
Para limpar, você precisa misturar um copo de bórax com 2,5 litros de água. A solução é aplicada na área afetada e esfregada com um pincel. Após o tratamento, a mistura não precisa ser enxaguada.
Gargarejo com vinagre branco
Se a roupa cheirar a mofo, recomenda-se misturar sabão em pó e vinagre a 9% e, a seguir, enxaguar as peças afetadas da maneira usual com esta composição. O fungo morre rapidamente em um ambiente ácido.

Molhe com bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é usado de várias maneiras para combater o mofo nas roupas. Um método eficaz para remover um odor desagradável com a ajuda de uma solução dessa substância e água é considerado eficaz. Para fazer isso, adicione refrigerante ao líquido na quantidade necessária para obter o mingau. A mistura resultante é então esfregada nas áreas problemáticas, deixada por alguns minutos, depois encharcada e enxaguada com água.
Você também pode aplicar bicarbonato de sódio nas manchas de mofo. Depois disso, as roupas são deixadas ao ar livre por 12 horas. Após esse período, o refrigerante é retirado e o afetado é envelhecido na rua por cerca de um dia.
Tapetes, têxteis, livros
Para remover vestígios de mofo do tapete, recomenda-se tratar a área afetada:
- Com vinagre. O produto é aplicado na mancha, deixado agir por uma hora e enxaguado com água.
- Um refrigerante. A substância é diluída com água. Em seguida, o mingau é aplicado na área problemática e deixado secar completamente. Os restos da mistura são removidos com um aspirador de pó.
- Iodo. É necessário diluir 20 gotas em 10 litros de água. Essa mistura é então usada para tratar a mancha mofada e permitir que o carpete seque completamente. Este método é adequado para materiais escuros.
- Óleo essencial de tea tree. Você precisa misturar uma colher de sopa do produto com um copo de água. A solução é então pulverizada de um borrifador e deixada secar completamente.
Para remover vestígios de mofo dos livros, eles devem ser arejados ou secos com um secador de cabelo. Você também pode tratar as folhas com bicarbonato de sódio. Tratar o item afetado com vapor quente ajuda a controlar o fungo nos tecidos. Este método é eficaz no controle do mofo que se forma em tecidos delicados.
desinfecção do ar
Os esporos do fungo se espalham pelo ar. Portanto, a desinfecção das instalações é considerada uma etapa importante no combate ao mofo na casa.

desodorisadores
Os purificadores de ar são uma solução temporária para o problema dos odores desagradáveis causados pelo mofo. Esses produtos lançam partículas no ar, exalando um odor forte e pungente.
velas aromáticas
Velas perfumadas ajudam a refrescar uma sala com um odor desagradável. Mas também é uma solução temporária para o problema.Além disso, as velas perfumadas não são capazes de eliminar os danos causados pelos esporos de fungos.
Vinagre com óleos essenciais
Os óleos essenciais de tea tree, lavanda ou alecrim têm propriedades desodorantes e desinfetam coisas mofadas. E a picada ajuda a eliminar o fungo. Para eliminar um odor desagradável, basta borrifar uma mistura de uma colher de chá de óleo essencial e um copo de água com uma pequena quantidade de vinagre na área problemática.
Óleo de toranja e tea tree
O óleo de toranja tem um forte aroma cítrico que suprime o cheiro de mofo. O extrato da árvore do chá desinfeta as superfícies tratadas. Ambos os óleos podem ser usados tanto em sua forma "pura" quanto adicionados à água aplicada em áreas problemáticas.
Ionizador
O ionizador é usado para limpeza de ar de poeira e odores desagradáveis. Este dispositivo fornece uma solução temporária para o problema considerado e não é usado no combate ao mofo.
Limpe as áreas afetadas pelo mofo
Para eliminar completamente o cheiro de mofo da sala, você precisará remover quaisquer vestígios de fungos de utensílios domésticos ou objetos. Nesse caso, meios especializados ou soluções baseadas em substâncias potentes ajudam.

branco
A brancura é aplicada para eliminar o mofo paredes e tetos. Recomenda-se diluir este produto clorado na proporção indicada na embalagem: 100 mililitros para 1 litro de água. Exceder a dosagem permitida levará à descarga do papel de parede. Luvas e óculos devem ser usados ao manusear compostos de cloro.
Peróxido de hidrogênio
Para remover mofo de móveis ou outras superfícies, você precisará adicionar uma solução de peróxido de hidrogênio a 3% a um borrifador e borrifar na área afetada.Depois disso, é preciso esperar 10 minutos e depois limpar as manchas de fungos com uma escova de dentes ou esponja.
Amônia
Se aparecerem vestígios de fungos em grandes áreas, recomenda-se o uso de uma solução de amônia e água morna, tomadas em proporções iguais. A mistura deve ser pulverizada de um borrifador na área afetada. Se necessário, esta solução pode ser deixada por 3 horas. Após o processamento, a composição é enxugada com pincel e toalha que absorve a umidade.
vinagre de mesa
O vinagre de mesa é utilizado no combate ao mofo que surge em materiais não porosos (azulejos e outros). Não é recomendado usar este método para remover manchas de superfícies de madeira.
O vinagre de mesa deve ser colocado em um borrifador e borrifado na área problemática, depois esfregado com uma escova de cerdas duras.
solução de bicarbonato de sódio
A solução de bicarbonato de sódio é usada para tratar coisas ou objetos de madeira. Este remédio popular não só remove manchas de mofo, mas também refresca o ar, ajudando a eliminar odores desagradáveis.Dependendo do tipo de material, o bicarbonato de sódio é usado "puro" ou adicionado à água para fazer um mingau. Esta última opção é adequada para lidar com coisas.

Limão em pedaços
A cal virgem é usada para combater o mofo em paredes e tetos. Recomenda-se o uso desta ferramenta tanto na forma "pura" quanto em combinação com sulfato de cobre. A cal viva é utilizada principalmente para paredes de caves, caves ou garagens.
Sulfato de cobre
Remova o mofo das paredes uma solução de uma colher de sopa de vinagre, 30 gramas de sulfato de cobre e um litro de água morna ajuda.Este produto é aplicado sobre uma superfície previamente lixada com lixa e tratada com uma mistura de sabão. O procedimento é realizado pelo menos duas vezes.
Furacilina
Furacilin tem propriedades anti-sépticas. 10 comprimidos deste medicamento devem ser diluídos em 250 mililitros de água. A mistura deve ser tratada nas áreas problemáticas e, após a secagem, limpar as paredes com lixa.
Características de limpeza de salas diferentes
Recomenda-se selecionar métodos de combate a fungos levando em consideração as condições em que o mofo apareceu. Em particular, considere o tipo de material no qual as manchas sujas apareceram.
Sala de estar
Se aparecer mofo na sala, será necessário processar não só as paredes, mas também os móveis estofados. Para limpar estes e tapetes, use uma mistura de 500 mililitros de água quente, uma colher de sopa de detergente (sabão em pó) e refrigerante, 100 mililitros de vinagre. Esta solução é então pulverizada nas áreas problemáticas.

Banheiro
O mofo aparece com mais frequência no banheiro do que em outros cômodos. Ao desinfetar esta parte do apartamento, é necessário prestar atenção especial às juntas entre os ladrilhos, esfregando essas áreas com uma escova de dentes.
Enxágue toalhas e outros itens de banheiro com uma mistura de água e cloro.
Quarto
Para eliminar o cheiro de mofo, recomenda-se colocar vários sabores cítricos ou cascas nos armários. Também é necessário arejar regularmente a sala e deixar recipientes de vinagre abertos periodicamente nas prateleiras.
Como tirar o cheiro de umidade?
O cheiro úmido é típico dos apartamentos do primeiro e do último andar.Livrar-se deste "cheiro" desagradável ajuda na ventilação habitual das instalações.
Causas
O cheiro úmido é causado pela alta umidade nas instalações. Este último é facilitado por vazamentos, inundações ou má localização do apartamento.
Inundação por vizinhos
Após uma inundação, o nível de umidade aumenta na sala, o que contribui para o aparecimento de um cheiro úmido. Este problema é eliminado após a limpeza e ventilação da sala.
Porão
Apartamentos no porão e no térreo geralmente cheiram a umidade. Neste último caso, os "odores" desagradáveis advêm do aumento da humidade provocado pela proximidade das tubagens. E os porões geralmente cheiram a umidade devido ao aumento das águas subterrâneas.

vazamento no telhado
Se os apartamentos do último andar cheiram a umidade, mas não há manchas nas paredes, isso indica um vazamento oculto no telhado. Você só pode resolver o problema identificando e eliminando a falha.
rachaduras nas paredes
Devido a rachaduras nas paredes, acumula-se condensação, cuja aparência é explicada pela diferença entre a temperatura ambiente e a ambiente. Como no caso anterior, eliminar a falha ajuda a lidar com o problema.
Métodos de combate interno
O principal método de combater o cheiro de umidade é a organização de uma ventilação eficaz. Você também precisará eliminar quaisquer defeitos que contribuam para a formação de condensação e acúmulo de líquido no interior das peças.
ventilação regular
A ventilação é o principal meio de combater os odores desagradáveis nas divisões. É especialmente importante realizar este procedimento em divisões com humidade constantemente elevada.
Ligue aquecedores elétricos
O aumento da temperatura da sala favorece a evaporação do líquido. A instalação de radiadores permite resolver o problema em questão.
Reparação de ventilação
Sem ventilação eficaz, o excesso de umidade se acumulará constantemente na sala, o que levará ao aparecimento de um odor desagradável. Portanto, se forem encontrados vestígios de umidade, é recomendável procurar algum problema neste sistema.

Reforma de telhado e porão
Se os quartos do primeiro e do último andar cheiram a umidade, é necessário verificar se há defeitos nas paredes do porão e no telhado. Estas últimas devem ser vedadas com material adequado (argamassa, argamassa de cimento ou outro).
Casos especiais
Em condições de umidade, utensílios domésticos e roupas começam a cheirar a umidade. Um problema semelhante surge do golfo do interior do veículo.
Pano
Para refrescar as roupas, itens com cheiro ruim devem ser mantidos do lado de fora por 2 a 3 dias. Se necessário, as coisas podem ser tratadas com perfumes. Também é recomendável limpar as paredes internas do gabinete com água oxigenada ou uma solução alcoólica fraca.
Mobília
Móveis com cheiro de umidade devem ser levados para fora por alguns dias ou secos com um secador de cabelo ou aquecedores domésticos.
No carro
A ventilação ajuda a lidar com o cheiro de umidade no habitáculo. Vinagre, café ou maçã verde, que devem ser deixados no carro por um dia, ajudam a refrescar o interior.
Medidas preventivas
A base para evitar o aparecimento de mofo é a ventilação regular e a manutenção da umidade em um nível aceitável. Para evitar a formação de fungos nas paredes e objetos, recomenda-se eliminar as inundações em tempo hábil e secar periodicamente a sala com aquecedores.


