Guia passo a passo sobre como limpar seu aquário em casa
Observar os habitantes do aquário é um processo muito interessante e emocionante. É um mundo muito pequeno. Para que funcione bem, você precisa mantê-lo limpo. Todo proprietário de aquário deve saber como funciona a limpeza.
Por que você precisa lavar
Existem vários motivos:
- Elimine os restos de comida.
- Elimine os resíduos dos habitantes do aquário.
- Mantenha os animais saudáveis.
A limpeza regular reduz a probabilidade de qualquer "contaminação" dentro do aquário.
Quantas vezes
A frequência da limpeza depende do volume do aquário. Quanto maior o volume, menos cuidado ele precisa e vice-versa.Iniciantes pensam diferente até se depararem com uma limpeza geral do aquário. Um aquário com capacidade de 100 litros ou mais deve ser limpo a cada 2-2,5 meses. Recipientes pequenos devem ser limpos por dentro uma vez por semana. Em alguns casos, isso é feito com mais frequência.
Como lavar em casa
O cuidado do aquário é possível em casa. Para que a limpeza seja eficaz, você precisa estocar certas ferramentas.
Raspador de vidro, para remover algas
É uma estrutura pequena. Parece uma lâmina de depilação. Tem um suporte longo para facilitar o uso. A lâmina está tão perto do vidro que qualquer sujeira é facilmente removida. O comprimento padrão do raspador é de 4 cm. O kit inclui uma lâmina sobressalente.
Limpador de chão - sifão
Parece uma bomba comum com um tubo de sucção. Com sua ajuda, a água entra junto com o lixo e a sujeira. O princípio de funcionamento do sifão do aquário é o seguinte:
- A ponta da mangueira afunda no fundo do aquário e adere firmemente ao chão.
- A outra extremidade vai o mais baixo possível sob o fundo.
- A extremidade do tubo é posicionada acima de um recipiente.

A água, junto com vários detritos, entra no tubo e é drenada para um recipiente previamente preparado. Usando um sifão, o chão é limpo sem removê-lo do contêiner. Eles não têm pressa em drenar a água suja, mas deixe-a descansar e despeje de volta no aquário.
balde ou tigela
O tanque desempenha o papel de um local onde a água suja do aquário será drenada. Além disso, o líquido se deposita no balde.
rede de borboleta
O dispositivo é necessário para capturar os habitantes do aquário. Tem a forma de um aro retangular com uma alça. É fácil de manusear em um aquário quadrado e arredondado.Uma rede de aterrissagem é necessária tanto para trocas parciais de água quanto para trocas completas de água. Permite pescar com segurança. É selecionado de acordo com o tamanho do animal para evitar danificar as barbatanas.
o que significa usar
Você pode usar uma variedade de produtos para limpar seu aquário, que são itens de uso diário e produtos químicos domésticos fortes.
Sabão
O primeiro remédio que vem à mente. Você pode lavar seu aquário com sabão. Com sua ajuda, eles se livram de contaminantes menores.
"Domestos"
O limpador é líquido. Uma pequena quantidade ajuda a remover o calcário.

"Cometa"
Ajuda a limpar o aquário de qualquer tipo de contaminação. Forma de liberação - pó e spray. Para melhor desempenho, recomenda-se tomar a forma de pó.
Um refrigerante
Graças às suas finas partículas abrasivas, ajuda a lidar com os resíduos de algas. Remove placa de paredes e resíduos de peixes e outros animais de estimação. Lava-se facilmente com água.É difícil lavar os restos da química, principalmente se for muito agressiva. Estes produtos não devem entrar na água. Caso contrário, não apenas peixes, crustáceos, moluscos, mas também a vegetação do fundo morrerão.
O que fazer com um novo aquário
Se a estrutura acabou de chegar da loja e parece limpa, ainda precisa ser lavada. Sob nenhuma circunstância os animais de estimação devem ser iniciados em um novo local que não tenha sido preparado antes. A limpeza de um aquário inclui os seguintes passos:
- O recipiente é deixado por um tempo para que todos os odores desapareçam.
- Todas as superfícies são tratadas com uma solução de refrigerante. Neste caso, a água deve estar morna.
- Uma vez que o aquário está seco, ele está meio cheio com água sedimentada.
- O recipiente está cheio de decorações.Nesta forma, o aquário deve permanecer por 3 dias.
- O recipiente está cheio de água até o topo.
- Os dispositivos necessários são instalados - um refrigerador, um filtro e outros.
- A última etapa é o assentamento dos peixes.
Para um aquário, a água decantada ou filtrada é adequada. Sempre há cloro na água corrente. Para estabelecer um clima equilibrado no aquário, a limpeza não é realizada nos primeiros 1,5 a 2 meses.
Como lavar corretamente
Para uma limpeza eficaz, é importante aprender a limpar corretamente o seu aquário. A limpeza consiste em várias etapas. Para cada um, eles estão engajados em certos trabalhos.

Retire a placa de vidro
Os criadores de peixes experientes aconselham você a começar a limpar com vidro. Toda a sujeira removida das paredes se deposita no fundo. Depois disso, você não precisa reescrever duas vezes:
- Primeiro, retiram-se as algas que atrapalham a visão.
- As paredes são tratadas com um raspador.
- Cada superfície é cuidadosamente tratada. Não é recomendado deixar resíduos de sujeira.
É importante mover o raspador para cima e para baixo durante a limpeza. Os movimentos devem ser fluidos e precisos. Como resultado, toda a sujeira deve assentar no fundo.
Limpar elementos decorativos e pedras
Simplificando, trata-se de limpar o fundo e todos os objetos nele. Eles não são removidos do aquário ou substituídos. A limpeza é feita dentro do container. Um aspirador de cascalho e um sifão de sucção são usados para remover a sujeira.
desbaste
O objetivo desta etapa é remover folhas, brotos e ramos de algas que foram danificados por peixes e caracóis. Eles também se livram dos galhos que tiveram tempo de crescer fortemente.As plantas interferem entre si, assim como com os habitantes do aquário.
Se o camarão viver em uma estrutura de vidro, a remoção de ervas daninhas deve ser feita o mínimo possível. Indivíduos fantasiosos são particularmente sensíveis a isso. Ao remover arbustos com raízes, eles agem com cuidado para que muita turbidez não suba do fundo.
Remova as folhas podres
Se deixados no aquário por muito tempo, podem causar depósitos escorregadios e sujeira. As folhas são cortadas em água. Isso é feito com uma tesoura tratada.

Sifão
Seja extremamente cuidadoso ao bombear água. O processo requer atenção máxima para que os peixes e outros pequenos habitantes do aquário não desapareçam com os dejetos sujos.
esvaziamento parcial
Depois de remover ervas daninhas do fundo e limpar as paredes do aquário, uma grande quantidade de turbidez sobe do fundo. A água com resíduos de sujidade deve ser escoada, apenas a água suja é escoada, começando pelos locais mais sujos.
Limpeza e enxágue do filtro
O dispositivo é removido da água e limpo por conta própria. Uma escova é usada para isso, até mesmo uma escova de dentes é adequada. O filtro é lavado de acordo com as instruções do fabricante.
Complete com água limpa
O procedimento é realizado após esse trabalho:
- limpe as paredes do aquário e o fundo;
- tratamento de algas;
- limpeza de decorações e aparelhos elétricos.
A água a adicionar é decantada durante 24 horas. A temperatura deve ser a mesma que resta no aquário. Para fazer isso, meça com um termômetro.
Adicione água limpa com um regador, mangueira ou concha. Um fluxo fino é gradualmente derramado ao longo das paredes do aquário. Não deve atingir rapidamente o fundo e erodi-lo levantando lama.Para a conveniência de adicionar água, são utilizados bicos especiais.
Após o término do procedimento, todos os aparelhos elétricos são ligados. Por algum tempo, a pessoa deve observar o bem-estar dos habitantes do aquário. Uma ligeira turvação da água é completamente normal. Após 4-5 horas, o equilíbrio biológico necessário é restaurado.

Limpamos as paredes
Muitas pessoas subestimam a importância do raspador. Remove facilmente resíduos de algas e qualquer outro tipo de contaminação.
Se o dispositivo funcionar mal, ele será substituído por uma lâmina comum.
A tampa do aquário e suas paredes externas são limpas com um pano macio ou esponja umedecida em água. Para a agilidade do procedimento, vêm em socorro produtos especiais, que são vendidos em lojas especializadas. É melhor tomar soluções, porque são as mais seguras.
cuidado inferior
Os resíduos são sifonados por baixo, e isso é feito com muita facilidade. Durante o procedimento, eles agem com cuidado para que a sujeira não suba. Eles também garantem que nenhuma pedra entre no tubo. A água limpa é sugada juntamente com a sujidade através do sifão. Se isso acontecer, verifique se resta mais da metade do líquido no aquário. Caso contrário, levará muito tempo para restaurar o microclima dos habitantes do aquário. A quantidade de água que foi bombeada é adicionada à estrutura.
mudança de água
Pode parecer que significa uma drenagem completa de água, mas não. Ao drenar, a pessoa deixa uma parte, pois é útil para os peixes. Uma mudança brusca nas condições tem um efeito negativo nos animais de estimação.
Limpeza do filtro
A limpeza periódica do aparelho é garantia do seu bom funcionamento. Primeiro, a carga do filtro é lavada em água corrente. Depois disso, você pode passar para o resto dos detalhes. As partes plásticas do aparelho são fáceis de limpar com uma escova. As cerdas rígidas ajudam a limpar detritos e acúmulos. Após o término da limpeza, o filtro é montado e instalado em seu local original.

Tratamento de vegetação
Como os vegetais estão debaixo d'água, eles ficam cobertos de muco. A planta produz folhas novas e as velhas apodrecem. O processamento da matéria verde ajuda a mantê-la em boas condições e afeta a limpeza do aquário.
Auxiliares de pesca
Além do trabalho de limpeza humana, o estado do aquário é influenciado por seus habitantes. Deve ser habitado por peixes, que também se dedicam à limpeza. Este é um ponto muito importante.
Cuidadores
Os animais podem facilitar o trabalho de uma pessoa. Para fazer isso, eles devem ter o número necessário e, claro, devem ser diligentes.
Antes de comprar peixe enfermeira, informe-se o máximo possível com o vendedor sobre as características para escolher a opção mais adequada.
peixinho dourado
Um habitante brilhante de aquários desempenha não apenas um papel decorativo. É adquirido especificamente para manter a limpeza da estrutura de vidro. Absorve grandes restos de comida para um fundo mais limpo.
habitantes vivíparos
A maioria dos representantes tem uma mandíbula inferior altamente desenvolvida, semelhante a um raspador. Assim, os peixes removem a placa das paredes, superfícies das plantas e do solo. Os mais populares são mollies, guppies, swordtails e platies. Os piscicultores experientes afirmam que os peixes podem sobreviver sem comida. O fio serve de alimento.

Ancitrus
Um peixe limpador que vive em aquários de diferentes volumes.O animal é pequeno, então você precisará de vários peixes para limpar um aquário grande. Os antisitrus se distinguem por seu trabalho árduo. Devido ao design da ventosa, a limpeza pode não ser tão eficaz quanto você gostaria.Um aquário é um pequeno espaço no qual não é recomendado manter vários machos. Podem surgir conflitos. Por causa disso, os peixes podem morder uns aos outros.
bagre de brocado
Ideal para peixes sanitários para aquários a partir de 400 litros. Este tipo de peixe não sobreviverá em pequenas estruturas. Nesse caso, o tipo de peixe é substituído por outro. O bagre de brocado, se emparelhado, limpará facilmente um grande aquário de pequenas algas desnecessárias. Também adequado para aquário de ervas. O peixe fica feliz em fazer o trabalho.
labeo
Labeos verdes e bicolores dão conta da tarefa de limpeza. Tem um bocal virado para baixo. Eles comem algas, mas não tão eficientemente quanto as espécies de peixes anteriores. Após o trabalho, não há vestígios de incrustação. Labeos não são exclusivamente limpadores, mas sim um hobby. As pessoas que desejam pescar devem estar cientes de sua principal desvantagem - a agressividade. Eles não toleram outros peixes que caíram em seu território.
gourami
Os peixes pequenos são bastante tímidos e amigáveis ao mesmo tempo. Quando o perigo é descoberto, eles correm para se esconder nas algas. Basicamente, o gourami fica nas camadas superior e intermediária da água. O peixe leva uma vida diurna, o tempo todo limpa as plantas, removendo várias sujeiras.

bagre ototsinklyus
Proceda da seguinte forma:
- remover o filme bacteriano;
- comer algas marinhas;
- eliminar a matéria orgânica que polui o aquário.
O peixe-gato limpa rochas, solo, paredes de tanques, folhas de plantas e até troncos no fundo. Eles são despretensiosos, o que é uma grande vantagem.
Girinoheilus
Os lábios dos habitantes do aquário são como ventosas. Existem vincos dentro dos lábios. Eles se parecem com curvas que imitam um ralador. Essa estrutura ajuda o peixe a agir mesmo nas situações mais extremas. Eles não apenas raspam as algas das pedras.
Eles também se agarram a ele com os lábios, tentando segurar uma corrente forte.
Ao limpar as pedras, elas não ficam saturadas com esse "alimento". Você tem que trabalhar duro. O peixe não come algas filamentosas, principalmente de barba preta.
alga siamesa
O representante do reino aquático tem muitos nomes. Durante sua estada no aquário, ele luta constantemente contra as algas. Remove efetivamente crescimentos na forma de pincéis escuros em folhas, pedras e outros lugares. Além da barba preta, come algas verdes.
Remove as algas de todas as superfícies em forma de pistola. Seus bicos são mais adequados para isso. Um aquário com um volume de 100 litros estará sempre limpo se você adicionar 2, mesmo os menores comedores de algas.
Lesma
Em aquários domésticos, os tipos de caracóis mais comuns são:
- neretina com chifres;
- zebra neretina;
- corbícula;
- tartaruga caracol;
- ampular;
- teodoxo;
- Helena.

Os moluscos não são tão bem-sucedidos no papel de enfermagem quanto os peixes. Apesar disso, eles têm suas próprias forças. Eles destroem facilmente qualquer tipo de contaminação - plantas podres, placas e muco nas superfícies, filme, restos de comida, restos de habitantes mortos e fezes de todos os habitantes do aquário.Você pode entender o estado do mundo aquático por seu comportamento. Algumas ações servem como um indicador de limpeza. Eles têm caracóis e um grande sinal de menos... Sua reprodução é impossível de controlar, mas acontece de forma rápida e quase imperceptível.
Camarão
De tamanho pequeno, são chamados de campeões da limpeza. Todo o segredo para o estado ideal do aquário está na forma do corpo. Os representantes de água doce têm fãs afiados. Faça o papel de um filtro. Os crescimentos são tão finos que são capazes de filtrar a água. Graças a essas ações, excrementos e partículas de plantas são removidos do líquido. Da mesma forma, a comida e o que resta dos antigos habitantes do aquário são separados.
Os machos cavam fundo no solo, trazendo lama para a superfície. Em seguida, eles limpam a camada de água contaminada. Neste momento, as fêmeas removem a lama do fundo.O camarão filtra bem a água, mas não é só disso que eles podem se gabar. Além da purificação da água, eles lidam com eficácia com qualquer superfície. Após o trabalho, não haverá vestígios de algas fofas. Faça este trabalho muito melhor do que o peixe.
Conselho
Há muitas coisas a considerar ao limpar um aquário. Não são apenas habilidades práticas, mas também pequenas nuances que afetam o andamento do procedimento. Seguir as diretrizes gerais promoverá uma limpeza eficaz:
- Planejamento do procedimento. Esta questão deve ser tratada com antecedência. A limpeza deve ser feita quando a pessoa não estiver com pressa. As ferramentas necessárias devem ser preparadas com bastante antecedência. Se a água não teve tempo de assentar, é melhor adiar o procedimento. Encher com líquido não preparado é prejudicial para os habitantes do aquário.
- A qualidade dos gestos.É proibido fazer movimentos bruscos durante a limpeza. Isso pode assustar os peixes e outros habitantes do aquário.
- O solo perto das plantas não é afetado. As camadas contêm muitos nutrientes de que os vegetais precisam.
- Durante a limpeza, tente não danificar as raízes das algas. Muitos representantes do reino subaquático não gostam disso, enquanto outros não o experimentam.
- Não alimente os peixes antes de limpá-los. Recomenda-se fazer isso 2-3 horas após o término da limpeza. Essa técnica ajudará os animais a lidar com o choque com mais facilidade.
- Uma troca completa de água não é realizada de uma só vez. Isso é feito em pequenos passos. Cada vez que 25% do fluido é substituído.
Quaisquer alterações no aquário podem prejudicar seus habitantes. A mudança do microclima prejudica peixes, mariscos, camarões e até algas. Portanto, nessa questão, é necessário ter mais cuidado e monitorar o estado dos habitantes do reservatório artificial. Engana-se quem pensa que comprar um peixe enfermeira vai resolver o problema da limpeza. Um aquário é um pequeno mundo subaquático cuja existência depende inteiramente do homem. Qualquer erro tem tristes consequências.
É importante escolher o equipamento certo, ajustar a iluminação e iniciar o aquário. Para manter um microclima normal, é necessário monitorar os parâmetros da água e controlar o estado dos habitantes. Durante a limpeza, é proibido o uso de produtos químicos com forte efeito agressivo. Mesmo pequenos danos ao vidro colocam em risco a vida dos animais de estimação.
Peixes, mariscos e camarões são ajudantes humanos na luta pela limpeza. Eles não são os personagens principais. Isso não deve ser esquecido de forma alguma.Manter o controle de seu aquário é fácil, e limpar seus animais de estimação manterá seus animais de estimação saudáveis e seu aquário bonito e colorido.


