Tipos de limpeza do forno - pirolítico, hidrolítico e catalítico, o que for melhor
As pessoas que gostam de cozinhar no forno muitas vezes se deparam com a necessidade de limpar essa técnica. É muito difícil limpar os restos de graxa e sujeira da superfície, por isso você deve se familiarizar com os tipos de limpeza de forno mais eficazes e melhores.
Tipos de limpeza
Existem vários métodos de limpeza, cujas características devem ser familiarizadas com antecedência.
Sistema catalítico autolimpante
Os modelos modernos de fornos possuem uma catálise especial, que auxilia na limpeza dos aparelhos.
Vantagens e desvantagens
Os sistemas catalisadores têm várias vantagens e desvantagens das quais você deve estar ciente. Os benefícios incluem o seguinte:
- Sustentabilidade. Os painéis catalisados são conhecidos por sua longa vida útil, que é de 5 a 8 anos. Também há painéis de dupla face atualizados que podem durar ainda mais.
- Disponibilidade. Algumas pessoas acham que os modelos com catálise são mais caros que os fornos convencionais, mas não é bem assim.
Entre as desvantagens, vale destacar:
- incapacidade de remover manchas gordurosas teimosas;
- perda de propriedades quando o leite ou o açúcar entram em contato com a superfície.
Como funciona
No interior, a superfície de tal técnica é coberta com um esmalte áspero pulverizado, dentro do qual existem produtos químicos. Quando o forno é aquecido a 250 graus, eles começam a queimar os depósitos de gordura.

Sistema pirolítico
Outro tipo de sistema de limpeza que muitos fabricantes instalam em fornos é a pirólise.
descrição geral
Esta tecnologia foi desenvolvida relativamente recentemente como uma alternativa ao sistema catalítico. Quase todos os fornos elétricos modernos e caros estão equipados com eles. O sistema pirolítico é capaz de remover até mesmo vestígios de gordura seca da superfície contaminada. Toda a gordura é reduzida a cinzas durante o processo de eliminação.
Como usar
Antes de usar a tecnologia pirolítica, você precisa saber como usá-la corretamente. O sistema pode ser ativado no painel de controle, localizado na parte frontal do forno. No menu, você precisa selecionar o modo pirolítico e clicar no botão "Iniciar". Depois de ligar o modo, a porta do forno é bloqueada e começa a aquecer gradativamente até 450-550 graus.
A uma temperatura tão alta, todos os traços gordurosos desaparecem da superfície e se tornam moléculas.
Fedor
O forno a vapor exala um odor desagradável e pungente durante o processo de limpeza. Para eliminá-lo rapidamente, será necessário ligar o capô com antecedência.

Hidrólise
Modelos mais econômicos utilizam um sistema de hidrólise para remover manchas.
O que é um sistema de hidrólise
Apesar de a tecnologia de hidrólise não ser um sistema automático, ela ainda permite eliminar os vestígios de gordura seca e queimada que cobrem o forno.
Recomenda-se familiarizar-se com as nuances do uso da tecnologia de hidrólise com antecedência para entender como usá-la corretamente. Ao limpar o forno, cerca de 500-600 mililitros de água fria são despejados nele, após o que o forno é aquecido para cem graus. Durante o aquecimento, a água começará a evaporar e os depósitos de gordura irão amolecer gradualmente.
Como o forno de hidrólise não é autolimpante, a sujeira deve ser limpa manualmente com um pano ou lenço de papel.

Sinos e assobios adicionais
Os modelos de hidrólise têm alguns sinos e assobios extras.
Limpeza
Esta função integrada é responsável por aquecer o forno durante a limpeza. É, portanto, graças à limpeza que aquece até 95-100 graus.
água limpa
Os modelos com Aqua Clean possuem um recipiente especial no qual a água é despejada. À medida que o forno aquece, o líquido recolhido evapora gradualmente. Quando toda a água tiver evaporado, o forno soará como um clique.
Ecoclean
No interior destes fornos existe um revestimento protector especial que evita a ocorrência de contaminações graves. Com a operação adequada do equipamento, as propriedades de limpeza da superfície persistem por 8 a 10 anos.

Tradicional
Os proprietários de fornos que não possuem tecnologias de limpeza integradas precisarão limpá-los usando métodos mais tradicionais.
Instruções
Antes de iniciar a limpeza, você deve ler as instruções de uso dos métodos tradicionais.
produtos químicos domésticos
Na maioria das vezes, produtos de limpeza químicos são usados para ajudar a remover a graxa rapidamente.
Sinérgico
"Synergetic" é considerado uma ferramenta indispensável para remover bloqueios e limpar vestígios gordurosos. Este produto apresenta-se na forma de um líquido espesso com um agradável cheiro aromático.Na fabricação de "Synergetics" são utilizados água comum e reagentes alcalinos, que corroem as gorduras. Os benefícios do produto incluem:
- eliminação de odores desagradáveis;
- Eficiência;
- velocidade de ação.
Ao usar "Synergetics", o produto é aplicado em uma superfície suja e deixado por 10 a 15 minutos. Depois disso, é lavado com água aquecida.

estrondo de cílios
Esta é uma poderosa composição de detergente que pertence ao grupo de eletrodomésticos seguros. Cillit Bang é feito com base em perfumes e surfactantes. Na maioria das vezes, é usado para limpar depósitos de carbono pesados, bem como uma camada de graxa seca. No entanto, o Cillit Bang não é adequado para a limpeza de superfícies esmaltadas e, portanto, é usado apenas para a limpeza de vidros.
"Sumanidade"
Algumas donas de casa usam Shunit para remover depósitos sujos de ladrilhos, fogões a gás e fornos. A principal vantagem da composição do detergente é a facilidade de uso, pois não é necessário preparar a superfície antes de usar o produto. Para remover a gordura, aplique Shunit no forno e esfregue com uma esponja úmida.
"Efsto"
O agente químico doméstico "Efsto" é um auxiliar insubstituível para a limpeza da cozinha. Este detergente ajuda a remover o calcário, manchas e depósitos de gordura. A vantagem do "Efsto" é a sua versatilidade, que possibilita o uso significa não só para a limpeza de fornosmas também utensílios.
amway
É um gel de limpeza muito eficaz que remove rapidamente as manchas de gordura da superfície do forno. É muito fácil de usar Amway, porque para limpar as paredes, basta aplicar o gel na superfície, triturar e enxaguar.
Métodos tradicionais
Às vezes, remédios populares são usados \u200b\u200bpara remover marcas de gordura.
esfregão abrasivo
Um pano abrasivo é considerado uma ferramenta comum para remover depósitos oleosos. Os especialistas recomendam usá-lo com muito cuidado para não danificar acidentalmente o revestimento e não apagar o esmalte da superfície. Antes de limpar o forno, recomenda-se aquecê-lo a 100-110 graus.
Bicarbonato de sódio
Você pode se livrar rapidamente de manchas de graxa antigas com bicarbonato de sódio comum, disponível em todas as casas. Pode ser usado para preparar uma composição detergente eficaz para a limpeza de fornos. Para criá-lo, o refrigerante é misturado com água na proporção de um para dois. O líquido preparado deve ser aplicado nas paredes do forno e enxugado com um pano.
vinagre de mesa
Outro remédio eficaz é o vinagre de mesa. Os especialistas aconselham usá-lo com bicarbonato de sódio. Se você misturar vinagre, obterá uma composição eficaz que restaurará rapidamente a limpeza do revestimento do forno. Soda e vinagre são misturados na mesma quantidade, após o que o forno é limpo com o agente.
Suco de limão
O suco de limão espremido na hora resiste a pesados depósitos de gordura em micro-ondas e fornos. 200 mililitros de suco de limão são misturados com 500-600 mililitros de água morna. Em seguida, o forno é aquecido a 80 graus e seu revestimento aquecido é limpo com uma solução de limão.

sabão em pó
O sabão em pó é considerado a maneira mais segura e ecológica de lavar fornos. Para criar detergente a partir do sabão, é necessário ralar e dissolver em água morna. Em seguida, o recipiente com o líquido é colocado dentro do forno pré-aquecido até que a solução comece a evaporar.
Fumar
Durante a limpeza a vapor, um recipiente com solução de limpeza é colocado no forno. Depois disso, o forno é aquecido e não desligado por 15 a 30 minutos. Os vestígios de vapor de sujeira são removidos com um pano ou esponja.
Amônia
Você pode combater vestígios antigos de graxa com amônia. Cubra completamente a superfície das paredes do forno com a solução e deixe a solução durante a noite. De manhã, a lama umedecida é lavada com água limpa.
fermento em pó para massa
Se as paredes do forno estiverem cobertas com vestígios de gordura, pode tentar eliminá-las com fermento em pó. É umedecido com água e aplicado nas paredes. Após 1-2 horas, toda a graxa pode ser limpa com um pano.
Sal-gema e ácido carbônico
Ácido carbônico com sal-gema é distribuído uniformemente sobre a superfície do forno. Em seguida, é aceso e aquecido até o sal dourar. Depois disso, o forno é desligado e o sal é lavado com água.

Tabela de Comparação de Tipos
Para selecionar o tipo de limpeza mais adequado, deve-se consultar a tabela comparativa de características.
| Limpeza por hidrólise | Limpeza catalítica | Limpeza pirolítica | |
| Consumo de energia | moo | A média | Alto |
| Eficiência | Remova manchas recentes | Remova manchas recentes | Remover manchas difíceis |
| Devo limpá-lo à mão? | Sim | Sim | Sim |
| Frequência de uso | Uma vez por semana | Uma vez por semana | 2-3 vezes por mês |
| Preço | moo | Significar | Alto |
Qual sistema é melhor
A limpeza pirolítica é considerada por muitos como o melhor sistema porque remove rapidamente as manchas difíceis que corroeram a superfície. No entanto, os modelos com esse sistema não são baratos.
Recursos de manutenção
Para evitar que o forno fique muito sujo, ele deve ser mantido adequadamente.
Regras de limpeza
A limpeza do material deve ser feita com muito cuidado para não danificar sua superfície. Esponjas muito duras só devem ser usadas se a graxa estiver seca e não puder ser limpa com um pano.

Por que limpar
Eles cuidam da limpeza dos fornos para que não haja depósito de gordura nas paredes, que com o tempo começa a ter um cheiro desagradável.
Quantas vezes
A limpeza é realizada semanalmente com uso ativo do forno. Se usado com pouca frequência - 1-2 vezes por mês.
Como limpar uma assadeira
Você pode limpar a assadeira de depósitos de carbono com água morna e uma esponja dura.
Se houver muito acúmulo de carbono, use um limpador químico doméstico.
Conclusão
Com o uso ativo do forno, suas paredes ficam cobertas de manchas de graxa. Para se livrar deles, você precisa se familiarizar com os métodos básicos de limpeza e os recursos de sua aplicação.


