Como limpar a corrente da bicicleta com as próprias mãos e os melhores limpadores
O nó principal da bicicleta é a corrente, graças à qual o movimento é realizado. A velocidade e a eficiência do movimento dependem diretamente de sua condição. Portanto, é recomendável garantir que ele esteja sempre em bom estado. Os especialistas aconselham a limpeza regular da corrente da bicicleta.
Por que você precisa limpar a corrente da sua bicicleta
Alguns ciclistas não sabem por que uma corrente de bicicleta é limpa. Portanto, é recomendável determinar com antecedência por que esta sala está sendo limpa. Muitos parecem que estão limpando a corrente pelo fato de ela começar a ranger, mas não é assim. Há uma razão mais importante para este procedimento. A limpeza melhora o funcionamento da peça, pois se não for limpa e lubrificada, às vezes os pedais vão funcionar pior.
Além disso, correntes não lubrificadas se desgastam e quebram mais rapidamente. Nesse caso, seus eixos se desgastarão em um ano. Se limpos periodicamente, duram cerca de cinco anos.
Regularidade da limpeza
Muitos proprietários de bicicletas estão interessados em saber com que frequência a corrente deve ser limpa. Tudo depende das características de operação do veículo.As pessoas que dirigem regularmente em estradas de terra empoeiradas precisam limpar com bastante frequência. Esses passeios fazem com que poeira, detritos, areia e partículas de sujeira se acumulem na superfície da corrente. Eles levam a uma deterioração do funcionamento dos links e ao aparecimento de um estalo característico. Nesse caso, você precisará inspecionar e limpar a peça pelo menos uma vez por semana.
Às vezes você tem que dirigir na estrada lamacenta depois da chuva. Após esses passeios, a corrente fica entupida de lama, o que torna a pedalada quase impossível. Após cada viagem, você precisará remover a corrente, limpá-la e lubrificá-la com óleo.
métodos básicos
Existem várias maneiras de ajudar a limpar a corrente de sujeira e detritos aderentes.
Remoção e Imersão em Solvente
Primeiro você precisa se livrar da sujeira acumulada na superfície da corrente e entre seus elos. Existem três maneiras eficazes de mergulhar uma peça.

Querosene
Na maioria das vezes, o querosene comum é usado para imersão, o que efetivamente remove qualquer contaminação. Para se livrar da contaminação, você precisará executar a seguinte sequência de ações:
- Encha o recipiente com querosene. Despeje 400-500ml de líquido em uma pequena tigela de metal ou plástico. Algumas pessoas diluem com água, mas você não deve.
- Limpe a corrente com uma escova. A peça é pré-limpa com uma escova úmida para remover a sujeira da superfície.
- Coloque a corrente em um recipiente cheio. O produto, livre de sujeira, é colocado em uma tigela com querosene por 1-2 horas. Em seguida, é retirado do contêiner, lubrificado e instalado na bicicleta.
combustível diesel
O combustível diesel é chamado de combustível diesel, usado para reabastecer água, veículos motorizados e outros equipamentos técnicos. No entanto, existem outras formas de utilizar este fluido combustível, por exemplo, para reparar uma corrente de bicicleta.
A limpeza do produto é realizada da seguinte forma:
- Limpeza preliminar da cadeia. Primeiro, a sujeira grossa é removida da superfície com uma escova dura. Você pode usar um pincel seco ou mergulhá-lo na água.
- Encha o tanque com óleo diesel. Despeje 300-500 mililitros de líquido em uma tigela. Isso é suficiente para absorver a maioria das correntes de bicicleta.
- Se entregue. No diesel, o produto terá que ficar de molho por mais tempo do que no querosene. O procedimento deve durar até 24 horas.

Terebintina
A terebintina é um líquido incolor criado a partir de coníferas e seus componentes resinosos. Esse líquido é usado em várias esferas da vida. É utilizado na fabricação de perfumes perfumados, na indústria têxtil e na criação de tintas e vernizes para madeira.
A terebintina também é capaz de corroer a sujeira em superfícies metálicas e, portanto, é usada na limpeza de correntes de bicicleta.
Um líquido na quantidade de 450-550 mililitros é derramado em uma panela ou tigela. Em seguida, é colocada uma corrente suja, que deve ser encharcada por 15 a 20 horas. A parte encharcada é seca, lubrificada e instalada na bicicleta.
Máquina
Existe uma máquina especial projetada especificamente para limpeza de correntes. Esse dispositivo é chamado de máquina de lavar corrente; é composto por engrenagens e escovas especiais. O purificador é equipado com um pequeno tanque no qual o solvente é derramado.Em seguida, é instalada uma corrente nas engrenagens da estrutura, que serão tratadas com solvente durante a rotação.
As vantagens de usar este design são:
- Eficiência;
- fácil de usar;
- remoção rápida até mesmo dos contaminantes mais graves que são difíceis de remover manualmente.
Com as próprias mãos usando um pincel grande e um pequeno
Muitas pessoas não têm estendal e, portanto, precisam fazer a limpeza sozinhas. Os especialistas aconselham o uso de pincéis pequenos ou grandes. Eles devem ser feitos de cerdas duráveis, pois removem muito melhor a sujeira.

O procedimento de limpeza da corrente é o seguinte:
- Alise o produto. Primeiro, a corrente é colocada em uma superfície plana e endireitada no comprimento.
- Limpe a superfície. A peça é cuidadosamente limpa com uma escova seca para remover detritos grandes.
- Trate com um solvente. O líquido é aplicado em um pincel grande, após o qual a corrente é esfregada com ele. É necessário esfregar bem para remover até mesmo vestígios de pequenos detritos.
- Seque e engraxe. O produto processado é seco e lubrificado com óleo de máquina.
WD-40
O WD-40 é considerado um lubrificante multiuso que evita que a sujeira grude na peça de trabalho. A principal vantagem desta ferramenta é a sua versatilidade. Entre as desvantagens do WD-40 está a baixa resistência ao desgaste. Por esse motivo, o fluido lubrificante deve ser usado com mais frequência. Os especialistas recomendam renovar este lubrificante na corrente a cada 80-100 quilômetros. Usar essa ferramenta é bastante simples.
Basta aplicar WD-40 na superfície do produto, depois colocar na bicicleta e girar várias vezes para que o líquido fique melhor distribuído ao longo da corrente.
como lubrificar
Existem produtos especiais que são usados para lubrificar correntes de bicicleta.
óleos
Existem vários tipos de lubrificantes mais utilizados pelos ciclistas:
- Para tempo seco. Esses produtos são de cerâmica e são usados se a bicicleta for usada apenas em tempo seco. As vantagens de tais composições lubrificantes incluem o fato de protegerem as superfícies tratadas da corrosão.
- Para tempo úmido. Óleos de silicone e um pouco de parafina são adicionados à sua composição. Esses componentes fornecem proteção confiável contra umidade na corrente.
- Composições com adição de espessantes São lubrificantes versáteis adequados para climas secos e úmidos.

Usar os óleos acima é simples. Antes de aplicá-los na superfície, o produto é lavado em solvente e seco. Em seguida, o óleo é distribuído uniformemente ao longo da corrente.
graxa de teflon
Alguns óleos contêm aditivos de Teflon, graças aos quais os produtos possuem propriedades antipoeira. Os lubrificantes de teflon também protegem as correntes metálicas das bicicletas contra partículas de umidade e evitam o desenvolvimento de corrosão.Esses lubrificantes são fáceis de usar. Primeiro, a corrente é removida da bicicleta e depois embebida em solvente para remover a sujeira. Em seguida, um lubrificante é aplicado ao produto limpo e seco.
regras de lubrificação
Existem várias regras de lubrificação que você deve saber antes de usar a substância:
- Durante a lubrificação, o líquido pinga ocasionalmente em cada elo do produto. Neste caso, o óleo deve ser aplicado de forma que penetre no interior dos rolos.
- Depois de aplicar o líquido, a corrente precisará ser girada várias vezes. Isso é para garantir que o lubrificante aplicado seja melhor distribuído.
- Ao final da lubrificação, o produto é cuidadosamente enxugado com um pano.Se isso não for feito e o óleo permanecer na corrente, ela acumulará todas as partículas de sujeira em sua superfície.
Regras de manutenção e operação
Para prolongar a vida útil da corrente, você deve observar as seguintes regras de operação:
- o produto é periodicamente limpo de sujeira aderente para que não obstrua os rolos;
- ao remover a sujeira velha, é melhor usar solventes;
- a limpeza é melhor feita com escovas duráveis;
- a lubrificação da corrente é realizada 4-5 vezes por mês ou mais frequentemente se a bicicleta for usada diariamente.
Conclusão
Os pilotos geralmente precisam limpar a corrente. Antes de fazer isso, você deve se familiarizar com as recomendações de limpeza e os melhores lubrificantes para a corrente da sua bicicleta.


