Escolhendo um design para um berçário para um recém-nascido, opções de cores e estilo
O quarto de um recém-nascido deve ser confortável e seguro. Também vale a pena ficar atento ao aspecto do quarto, pois aqui o bebê passará os primeiros anos de vida, e ali serão tiradas fotos memoráveis. Ao escolher o design e o estilo de um berçário para um recém-nascido, é preciso levar em consideração uma série de nuances para criar condições confortáveis.
Contente
- 1 Princípios Básicos de Seleção
- 2 regras de zoneamento
- 3 Como equipar adequadamente um quarto para um bebê
- 4 Formas e opções para decoração de paredes
- 5 Como escolher pisos
- 6 Características da escolha do esquema de cores e design
- 7 Organização de iluminação
- 8 Recursos de estilo
- 9 Exemplos de soluções de design prontas para uso
Princípios Básicos de Seleção
Considerando soluções de design prontas ou elaborando um projeto individual, vale a pena aderir aos princípios básicos. Estes incluem, em particular, o seguinte:
- Segurança. No espaço, é preciso prever a ausência de áreas onde a criança possa se machucar ou se sentir desconfortável.
- Laconismo. É melhor decorar o quarto com cores suaves que tenham um efeito positivo no desenvolvimento da criança.
- Conveniência. Como os pais passam muito tempo no quarto com o filho, vale a pena cuidar de ter um trocador e todos os acessórios necessários.
regras de zoneamento
O arranjo competente de um quarto para um recém-nascido envolve levar em consideração o crescimento e desenvolvimento do bebê. Por isso, o layout correto prevê a presença de locais especiais para recreação, jogos ativos e estudo. O zoneamento permite otimizar o espaço e torná-lo mais confortável. Você pode zonear visualmente o quarto de uma criança das seguintes maneiras:
- arranjo de móveis;
- revestimento de pisos e paredes;
- telas;
- projeto de teto com várias etapas.
Ao planejar a situação, você precisa pensar com antecedência no número de zonas no espaço. É importante que o local central do quarto das crianças permaneça livre.

Como equipar adequadamente um quarto para um bebê
O espaço no quarto de uma criança deve ser prático, mas é importante evitar bagunça. Ao organizar uma sala, você deve usar apenas os móveis e a decoração necessários. É melhor deixar o espaço restante para os jogos ativos da criança em crescimento.
Os materiais utilizados nas obras de reparação e acabamento devem ser selecionados tendo em conta um elevado grau de respeito pelo ambiente. Isso reduzirá o risco de reações alérgicas e criará uma atmosfera quente.
Ao procurar opções de materiais têxteis para decoração de janelas, o melhor é optar por materiais minimalistas e fáceis de limpar. Por critério semelhante, é escolhido o tapete, que não deve ocupar mais que um terço da área total da sala.

Formas e opções para decoração de paredes
A opção mais comum e acessível para decorar as paredes de um quarto de criança é o papel de parede. Os materiais de papel de sobreposição de vinil ajudarão a decorar o espaço e demonstrarão grande funcionalidade quando uma criança em crescimento quiser pintar nele.Para não realizar reparos repetidos alguns anos após o nascimento da criança, é melhor calcular com antecedência os problemas de funcionalidade e praticidade de acordo com as necessidades e exigências naturais da criança.
Para um bebê, é de grande importância o desenvolvimento das habilidades táteis, que, com a idade, têm um efeito benéfico na formação das habilidades motoras. A criança ficará encantada ao tocar na manta com inserções em relevo. Se você planeja colocar elementos decorativos nas paredes, é melhor escolher opções de papel de parede simples.

Também é permitido o uso de tinta para decoração de paredes com o auxílio de estênceis especiais, que são vendidos em diversas variantes em lojas de materiais de construção e acabamento. Uma forma mais cara é a pintura artística, que permite incorporar ideias criativas únicas.
Como escolher pisos
Uma opção adequada para decorar o chão do quarto de um recém-nascido é a instalação de uma manta de cortiça. O material é caracterizado por alta compatibilidade ambiental, sensações táteis agradáveis, facilidade de cuidado, segurança e hipoalergenicidade. A única desvantagem é que, na aparência, o piso de cortiça não combina com todos os estilos de decoração de interiores.
Outra opção é a instalação de piso laminado. Em termos de método de produção, é menos ecológico, mas muitas vezes começaram a aparecer opções criadas por um processo aprimorado no mercado de materiais de construção. Um piso com superfície lacada também é adequado para um quarto de criança, que ficará lacônico em qualquer interior, independentemente do estilo especificado.

O carpete é uma cobertura indesejável para o berçário.Como alternativa ao material sólido, é melhor usar um pequeno cobertor macio, que pode ser facilmente limpo de sujeira e removido da sala para uma boa ventilação. Ao colocar alguns pequenos tapetes brilhantes, será possível adicionar variedade de cores e dividir o espaço em segmentos separados.
Características da escolha do esquema de cores e design
Ao escolher um esquema de cores para o interior do quarto de uma criança, os pais geralmente escolhem os tons de que gostam. É importante considerar que cores diferentes têm certo efeito no psiquismo da criança. Por exemplo, cores brilhantes são excitantes, então vermelhos e laranjas não devem ser usados para o fundo principal.
Cores escuras, incluindo marrom, esmeralda e preto, não são adequadas como cores de base.
Para criar uma atmosfera quente, é melhor usar tons calmos. Ao mesmo tempo, você pode colocar acentos corretamente com cores vivas, destacar locais-chave no espaço ou realizar o zoneamento da área.

para menino
Um quarto para um recém-nascido pode tomar forma em um estilo contido, usando tons de azul, cinza e preto. Além disso, devem ser combinados com tons mais claros. Do ponto de vista psicológico, os tons escuros evocam subconscientemente um caráter sério, determinado e persistente em uma criança.

para meninas
Ao decorar um quarto para uma menina, costuma-se usar uma delicada cor rosa. Combinações de rosa com os seguintes tons são consideradas favoráveis:
- bege, contra o qual o rosa parece mais brilhante;
- chocolate, enfatizando a graça da cor principal;
- cinza, que é uma opção clássica para combinar com rosa;
- turquesa ou azul, que complementa organicamente o tom brilhante.
Na hora de decorar o quarto de uma menina recém-nascida, é importante não exagerar nos detalhes rosa. Caso contrário, o design será muito colorido e intrusivo.

Organização de iluminação
A iluminação no quarto de uma criança é uma parte importante do design geral do espaço. No primeiro ano de vida, um bebê recém-nascido terá que usar uma grande variedade de diferentes dispositivos de iluminação... A iluminação adequada ajudará a garantir um sono saudável para a criança e um passatempo confortável. Diferentes tipos de lâmpadas são usados para atender a necessidades específicas.
A iluminação aérea desempenha um papel importante e embeleza qualquer espaço. Opções adequadas para iluminação principal são lustres pendentes, arandelas de parede, ventiladores com iluminação e luminárias embutidas no teto.
A iluminação fraca é necessária quando a criança está dormindo e os pais devem entrar no quarto sem perturbar o sono do bebê. Você pode criar uma luz fraca usando luzes noturnas. Eles têm pouca luz, o que é suficiente para uma orientação livre no espaço.

A iluminação pontual permite resolver problemas específicos, incluindo alimentação e troca de roupas do bebê. Para esses fins, são utilizadas luminárias de chão, luminárias de chão, arandelas e luminárias de mesa. As luminárias fornecem luz para áreas individuais, permitindo que você troque de roupa e alimente seu bebê sem incomodá-lo com uma iluminação muito forte.
Recursos de estilo
Criar um ambiente harmonioso e lacônico no quarto de um recém-nascido permite o cumprimento de um certo estilo. Cada direção é caracterizada por certos recursos e características que definem o clima do estilo.

Clássico
O design clássico de um quarto infantil é considerado universal e adequado tanto para meninas quanto para meninos. Um quarto de estilo clássico que combina conforto, tranquilidade e tradição. O interior utiliza móveis feitos de materiais naturais e ecológicos. As características do estilo clássico incluem:
- O uso de tons claros - pêssego, dourado, creme, oliva, menta. O piso de madeira escura pode ser usado para criar contraste.
- Em uma decoração, é melhor fugir da rotina e adquirir itens de interiores de cores diferentes. Elementos individuais devem diferir do conjunto de base em textura ou forma.
- O design em estilo clássico não deve ser pomposo e luxuoso. Com atenção especial, você deve usar elementos dourados no design.
- A solução original será uma combinação de móveis antigos e novos. Qualquer objeto antigo pode ser atualizado com detalhes, por exemplo, adicionando novas almofadas de vitrais à cama ou instalando uma nova cabeceira.

Moderno
Decorar o quarto de um recém-nascido em estilo moderno permite realizar muitas ideias ousadas. A decoração moderna é tradicionalmente entendida como a originalidade da realização em estreita interação com o tema infantil. Combinando diferentes itens de interior, é possível equipar efetivamente uma sala em estilo moderno a baixo custo. Na hora de decorar, é importante garantir um ambiente harmonioso e ergonômico para que a criança em fase de crescimento se sinta sempre confortável.
Um berçário moderno pode incluir elementos de design emprestados de estilos de alta tecnologia e futuristas, o que é especialmente adequado para meninos em crescimento.Em vez do papel de parede convencional, as paredes são revestidas com plástico flexível, projetado para se adaptar a qualquer superfície. Como alternativa, você pode usar painéis macios que podem ser facilmente fixados nas paredes.
Quartos modernos para meninas recém-nascidas seguem um estilo romântico. Deve-se dar preferência a tons suaves. A monotonia não é um requisito, portanto, para decorar o espaço, você pode pintar as paredes com flores ou padrões abstratos. Entre os itens de decoração, você pode usar almofadas decorativas brilhantes com estampas infantis e brinquedos macios.

design temático
A peculiaridade do design temático do quarto para um recém-nascido permite incorporar ideias originais.Temas de design comuns são o espaço, um jardim de flores, histórias infantis. Para combinar com o tema escolhido, você precisa aderir ao esquema de cores apropriado e usar alguns elementos para decoração. Desenhos nas paredes, brinquedos, enfeites de teto e outros detalhes permitem que você se concentre no tema.

Exemplos de soluções de design prontas para uso
Designers experientes desenvolvem um grande número de opções de design para quartos infantis. Tendo dificuldade em escolher os elementos de design por conta própria, você precisa se familiarizar com o catálogo de soluções de design prontas. Eles mostram como decorar quartos de recém-nascidos em diferentes estilos, incluindo tendências clássicas e modernas.
Exemplos do interior de um quarto para um recém-nascido podem ser usados na íntegra ou emprestados de alguns detalhes. Além disso, as amostras de design se tornam uma fonte de inspiração e criação de suas próprias ideias.Quanto às soluções prontas, é preciso levar em consideração o tipo de ambiente, dimensões, nível de luz natural e outras nuances.


