Qual mesa escolher para criar um interior harmonioso na cozinha, dicas
As cozinhas são geralmente de tamanho compacto. Tais características impõem severas restrições aos móveis colocados em tais instalações. As características interiores também desempenham um papel importante. Porém, antes de passar para a questão de quais mesas escolher para a cozinha, é preciso decidir sobre os requisitos para esses móveis.
Requisitos principais
Existem os seguintes requisitos para mesas de cozinha:
- confiabilidade e, consequentemente, durabilidade da estrutura;
- conformidade com as características do interior em que a mesa está localizada;
- conformidade com as dimensões da sala;
- todos os membros da família devem estar sentados à mesa.
Recomenda-se escolher uma mesa para que cada membro da família tenha pelo menos 0,6 metros de espaço livre de largura e 0,4 metros de profundidade. Se ambas as condições forem atendidas, aqueles que estiverem sentados se sentirão confortáveis enquanto comem.
Para uma família padrão de 4 a 6 pessoas, uma mesa de jantar de 1,5 x 0,9 metros é adequada.
Os designs mais largos parecerão volumosos mesmo em cozinhas grandes.Em salas compactas, é recomendável instalar mesas de transformação. Esta opção é considerada ideal para famílias que costumam hospedar hóspedes. E em casas onde moram crianças e animais, deve-se adquirir construções com superfície redonda.
variedades de forma
As mesas de cozinha diferem entre si tanto no material de fabricação quanto no tamanho. Mas não é menos importante considerar a forma deste último ao escolher esses produtos. A conveniência de usar a mesa da cozinha depende diretamente desse fator.
Retangular
As mesas retangulares são consideradas a solução ideal para o interior de cozinhas compactas. Este tipo de mobiliário pode ser colocado em diferentes partes da sala. Em cozinhas espaçosas, essas estruturas são instaladas no meio, formando uma espécie de sala de jantar. Os móveis retangulares são práticos porque podem acomodar mais de oito pessoas ao mesmo tempo.

oval
As estruturas ovais são originais e adequadas para vários designs de interiores. No entanto, esses produtos requerem espaço suficiente para sua colocação. Por isso, as mesas ovais são indicadas para cozinhas médias e grandes.
Borda
As mesas quadradas são de tamanho compacto, portanto, esses produtos são adquiridos para colocação em pequenas cozinhas. Este tipo de estrutura pode ser instalado em um canto, economizando muito espaço. A superfície quadrada combina bem com os móveis ao redor. No entanto, este tipo de produto não é recomendado para famílias numerosas.
Um círculo
Os modelos redondos são adequados para diferentes tipos de interiores. Pinturas desse tipo estão em boa harmonia com tons claros e escuros.As bancadas redondas são adequadas apenas para cozinhas de médio a grande... Em salas pequenas, esses produtos ocupam muito espaço.
Como escolher para um espaço pequeno
Para salas compactas, recomenda-se a compra de mesas de jantar retangulares ou quadradas. Além disso, a última opção é considerada a de maior sucesso, pois móveis desse tipo se encaixam bem nos cantos, liberando espaço.
Mesas redondas pequenas para até quatro pessoas também são adequadas para cozinhas compactas.
Ao escolher móveis para este tipo de ambiente, você deve prestar atenção aos seguintes designs:
- canto;
- fixado na parede (parte do tampo da mesa é fixada na mesa);
- dobrável (também fixado na parede, mas, se necessário, dobrável completamente);
- transformador de mesa;
- balcão de bar;
- móvel.

Além disso, recomenda-se considerar modelos pintados em cores claras. Essas sombras aumentam visualmente o tamanho da sala.
Vantagens e desvantagens dos materiais de fabricação
O material de que são feitos os móveis de cozinha determina tanto a aparência do produto quanto sua vida útil.
ÁRVORE
As bancadas de madeira têm as seguintes vantagens:
- longa expectativa de vida;
- aparência atraente, graças à qual as mesas de madeira se encaixam bem em diferentes tipos de interiores;
- capacidade de resistir à exposição à umidade;
- maior confiabilidade.
As bancadas de madeira são geralmente tratadas com agentes adicionais, devido aos quais o material adquire resistência à sujeira e à água.
Além disso, essas tabelas requerem manutenção regular. E depois de vários anos de operação, a madeira precisa ser restaurada.
vime
Rattan tem as seguintes características:
- facilitar;
- força;
- sustentabilidade;
- bela aparência.
Este material cria o efeito de móveis de vime. Devido a esse recurso, recomenda-se cobrir as mesas de vime com vidro, o que não só melhora a aparência do produto, mas também evita que as migalhas caiam nas rachaduras naturais.
Vidro
Móveis de vidro parecem sofisticados. Produtos deste tipo se encaixam bem em vários interiores. E em salas pequenas, os modelos de vidro visualmente não escondem o espaço livre. Este material não tolera estresse mecânico e pressão excessiva. Outra desvantagem significativa é que as mesas de vidro são significativamente mais caras do que as de madeira.

aglomerado laminado
O aglomerado laminado é o material mais utilizado na fabricação de móveis. Esses produtos têm as seguintes vantagens:
- preço acessível;
- resistência à água;
- facilidade de processamento;
- força.
As desvantagens do aglomerado laminado incluem uma vida útil relativamente baixa. Além disso, este material não se presta a processamento fino. Portanto, os móveis de aglomerado têm uma aparência simples.
MDF folheado
O MDF folheado tem características comparáveis às da madeira. Entre as vantagens deste material estão:
- preço acessível;
- facilidade de processamento;
- inofensivo para a saúde humana.
Devido às características descritas, o MDF folheado é frequentemente utilizado na fabricação de móveis. A principal desvantagem deste material é o seu preço mais elevado do que o aglomerado laminado.
Uma pedra
Este material é considerado o mais forte e durável. Bancadas de pedra estão disponíveis em uma variedade de tamanhos e formas. Este material tolera bem os danos mecânicos e é resistente à sujeira e à água. Colônias de bactérias e fungos não se depositam na superfície do balcão de pedra.As desvantagens de modelos desse tipo incluem um preço muito alto.
ladrilho
A telha tem características semelhantes à pedra. Mas a cerâmica também pode imitar outros materiais (madeira, mármore, etc.). As bancadas de cerâmica podem ser decoradas com mosaicos ou padrões. Como no caso anterior, este material é muito mais caro do que madeira, aglomerado ou MDF.
Como colocar corretamente a mesa da cozinha
Antes de comprar uma mesa, é recomendável decidir com antecedência onde colocar esse móvel.

Dependendo das dimensões da sala e das dimensões do modelo adquirido, são utilizados os seguintes métodos de colocação:
- Pela parede. Este método é recomendado para espaços estreitos. Mesas instaladas próximas à parede não ocupam muito espaço e não atrapalham a passagem. Se a casa costuma receber visitas, preste atenção aos modelos dobráveis.
- No canto. Esta opção de colocação é adequada para cozinhas pequenas.
- Perto de uma janela. Este método é usado em cozinhas pequenas e médias. Esta opção é preferível porque em alguns casos economiza espaço e eletricidade, já que o tampo da mesa fica aberto à luz natural durante o dia.
- No centro da cozinha. Este layout é adequado para cozinhas com mais de 12 metros quadrados.
Para que a mesa não estrague a cozinha, é necessário instalar este item a uma distância de pelo menos 90 centímetros de outros móveis e mais de um metro - do corredor.
Principais países produtores
Na maioria das vezes, a marca de um fabricante de mesa não significa nada para os clientes. No entanto, sabendo onde os móveis são feitos, você pode entender aproximadamente antes de comprar qual será a qualidade do produto selecionado.
Itália
Os móveis italianos são conhecidos por sua confiabilidade e praticidade. Neste país, as mesas de jantar são produzidas em vários formatos e tamanhos. Além disso, na Itália eles produzem móveis caros e acessíveis. E o último nem sempre é inferior ao primeiro.
Polônia
Móveis poloneses estão em grande demanda. Isso se deve ao fato de fabricarem produtos que atendem aos rígidos requisitos do consumidor europeu. No entanto, os móveis poloneses continuam acessíveis.
Alemanha
A popularidade dos móveis alemães se deve ao fato de a Alemanha abordar escrupulosamente a fabricação de cada produto. Assim, as mesas locais se diferenciam tanto pela qualidade quanto pela praticidade.

China
Apesar dos preconceitos existentes, os móveis da China também são de boa qualidade. Este país produz tabelas para todos os orçamentos. Mas os modelos baratos não duram muito.
Rússia
A mobília russa é capaz de competir com a mobília européia. Ao mesmo tempo, as mesas domésticas são muito mais baratas que as estrangeiras. Além disso, esses móveis são produzidos levando em consideração as peculiaridades dos interiores dos apartamentos russos.
Dicas e truques adicionais para escolher
É necessário escolher as mesas depois de comprar um conjunto de cozinha. Todos os móveis devem formar um único conjunto. Em cozinhas apertadas, podem ser instaladas mesas de uma perna. Esses modelos economizam significativamente espaço interno.


