Opções interessantes de design de cozinha com efeito envelhecido no interior
A pátina é tradicionalmente chamada de placa que ocorre nas superfícies de cobre. Existem 2 tipos de superfícies patinadas: flor artificial e flor natural, resultantes de processos naturais de descoloração e oxidação. Quando falamos de pátina em um design de interiores, primeiro queremos dizer artificialmente dando um efeito envelhecido às fachadas da cozinha.
Peculiaridades de interiores desgastados
O design de interiores envolve o uso de uma variedade de técnicas para alcançar o resultado desejado. A fachada, artificialmente afetada pela pátina, permanece no auge de sua popularidade por muitas décadas. O método de envelhecimento envolve o aparecimento de rachaduras, abrasões e diferentes tonalidades nas superfícies. A opção parece impressionante quando a camada inferior rompe a tinta superior transparente.
A pátina fica ótima em frentes de cozinha e é usada para tratar bancadas, superfícies de armários de cozinha e caixilhos de janelas.O efeito envelhecido torna a cozinha mais aconchegante como em casa, é uma exigência de diferentes gerações de donas de casa e pode ser considerada uma abordagem clássica para o design da cozinha.
A pátina é aplicável a qualquer material. É imitado com sucesso em fachadas de madeira, em metal e cerâmica, argila, couro, têxteis. Com o efeito do envelhecimento, é possível combinar qualquer estilo e adaptar a ele a tecnologia moderna.
Você pode criar um efeito antigo em itens de interior de uma das seguintes maneiras:
- Afiação. Primeiro, uma camada especial é aplicada na superfície, composta de verniz e fixador, depois é feito o lixamento ao longo dessa camada. A granulação da lixa selecionada e o número de passadas determinam a profundidade da pátina.
- Envelhecimento. Esta técnica é adequada apenas para superfícies foscas. Trata-se de cobrir com várias camadas com meios especiais. O envelhecimento com produtos químicos é justificado quando não é possível processar os relevos com lixa devido às peculiaridades do local.
- Rachadura. Método mais caro. Inclui vários processos: primeiro é feito um revestimento com verniz crackle, depois, após o revestimento, o relevo é coberto com o fixador resultante.
Referência! O método crackle é usado para criar interiores chiques.
As sutilezas do layout da cozinha
Para criar um interior com efeito antigo na cozinha, são utilizadas várias abordagens. A aparência geral é o resultado de um trabalho bem coordenado em todas as superfícies.

| O que é propenso ao envelhecimento | tons de trabalho |
| Frentes de armários de cozinha | Para as fachadas, a pátina é realizada desta forma, o que permite obter uma aparência única respeitando a geometria do padrão criado. |
| Tampos de mesa, costas de cadeiras | As superfícies das cadeiras e mesas são processadas de forma que rachaduras caóticas apareçam nelas. |
| caixilhos de janelas, portas | As superfícies são esfregadas até lascar a camada superior de tinta nas áreas onde o contato diário com a casa é minimizado, as áreas restantes são deixadas intocadas |
Referência! A pátina é adequada para o estilo clássico, estilo de fusão, com sua ajuda você pode organizar um loft moderno.
Vantagens e desvantagens de desbotar a cozinha

Variedades de pátina
Uma das vantagens de envelhecer móveis com um método especial de intemperismo é a capacidade de obter uma tonalidade única. Os tecnólogos distinguem vários grupos de classificação, entre os quais você pode escolher a base de qualquer interior.
prata ou ouro
Tons de ouro e prata são usados em fachadas claras. A única condição a ser observada ao planejar sua decoração de interiores é o uso de tons de prata ou ouro em superfícies foscas. Tom fosco combinado com ouro ou prata, o brilho é capaz de absorver completamente o brilho do ouro e da prata, o que criará uma impressão geral repulsiva.
Contraste
A maneira de criar contraste na frente da cozinha não é para todos. Na maioria das vezes, eles usam bases escuras intercaladas com tons claros. Às vezes, essa técnica cria uma impressão geral sombria, já que a superabundância do fundo principal da fachada torna a cozinha mais escura.
Rachadura
Ao usar a técnica crackle, todas as nuances são tiradas. A base é feita com cores claras; após o envelhecimento, alguns locais escurecem sensivelmente, o que potencializa o resultado obtido.

Soluções de estilo recomendadas
Os designers de interiores dizem que a pátina combina bem com suas soluções de design favoritas. Estilos baseados em características comuns de pátina são mais adequados para o design da cozinha.
País
A base do estilo country é o uso de matérias-primas naturais.Apesar de no estilo campestre dominar a lona de madeira, que pode ser patinada, a técnica é mais utilizada para o tratamento de superfícies metálicas. Superfícies metálicas com efeito desgastado são especialmente perceptíveis contra o fundo de uma tela de madeira. Além disso, os tetos estão sujeitos ao envelhecimento, especialmente quando projetados como piso com vigas.
Provença
O estilo country francês é apreciado por sua simplicidade. Entre os móveis que transmitem o charme das aldeias provençais, os móveis ou fachadas patinadas têm um aspecto natural e harmonioso.

Bancadas, frentes de armários, caixilhos de janelas e peitoris são tratados. A melhor opção para se encaixar no interior da Provença é o uso de tons pastéis claros.
chique
O estilo shabby chic tem muitas características em comum com o estilo provençal. Os interiores, feitos de acordo com as regras de criação do estilo shabby chic, lembram as casas de bonecas renascentistas. Superfícies de madeira, vigas de cadeiras, molduras, inclinações de portas estão sujeitas ao envelhecimento. Uma característica do uso da técnica da pátina quando combinada com o chique gasto é o uso de meios-tons exclusivamente claros.
Clássico
A combinação de pátina e estilo clássico resulta em um design luxuoso e único. As cozinhas são geralmente decoradas em tons de branco com um efeito dourado ou prateado.
Características da escolha de cores
O objetivo dos móveis envelhecidos é criar uma aparência antiga. Isso deve ser levado em consideração ao escolher um esquema de cores.
branco
Um tom clássico que ajuda você a obter resultados únicos. Rachaduras e grãos parecem nobres contra o fundo da fachada branca.
Verde
O verde é usado para decorar a cozinha, aderindo a qualquer estilo rústico.Simboliza naturalidade e natureza, combinada com telas de madeira. A combinação de tons de verde claro e dourado para efeito craquelado agrega sofisticação à cozinha.

Referência! O uso de um tom saturado de verde brilhante é excluído. Ao escolher um esquema de cores, é dada preferência a um tom claro de maçã.
Preto
Trabalhar com preto na cozinha pode ser imprevisível. O designer deve entender claramente qual será o resultado. Tons escuros são usados como base para criar contraste, tomados como base para um acabamento fosco opaco, como se atingido por teias de aranha e poeira.
Cinza
A sombra cinza pertence à categoria de tons estritos e universais. Pode ser facilmente combinado com os principais tons da paleta de cores. Use cinza para criar uma cozinha limpa e aconchegante.
marrom
O marrom é versátil e pode ser combinado com tons dourados, prateados, pretos e vermelhos. Para obter um acabamento com efeito envelhecido, costuma-se utilizar a técnica de lixamento. Permite aproximar as fachadas marrons dos tons amadeirados naturais.

Bege
Uma opção ganha-ganha é o uso de coloração bege. Bege é um tom que se encaixa com estilo em qualquer interior. As fachadas bege podem ser lixadas ou rachadas.
vermelho
Uma cor incomum que raramente é escolhida para a cozinha. Ele é capaz de atrair todas as atenções para si, distraindo-se dos detalhes. Isso deve ser evitado ao usar padrões desgastados. Portanto, para cozinhas, é aconselhável selecionar tons suaves de vermelho com saturação fracamente expressa.
A cor principal vermelha desbotada das fachadas é combinada com ouro, prata ou bege claro ou tons de cinza são usados quando o crepitar é usado.
Exemplos de projetos de sucesso
As cozinhas envelhecidas nunca saem de moda, este interior serviu por muitos anos. Depois de examinar móveis desgastados, mesmo o revisor mais experiente nem sempre consegue determinar a verdadeira idade de uma cozinha.
A modificação pode mudar completamente o interior, tornando-o mais interessante, especialmente se uma mistura de vários estilos e técnicas de design foi usada durante a reforma. Opções de sucesso:
- Estilo classico. Cozinha branca com pátina. A base é branca. As frentes dos armários são totalmente revestidas com tinta branca fosca. A pátina afeta os elementos de acabamento das fachadas: puxadores, detalhes de corte. Uma tonalidade verde clara foi usada para a pátina. O avental é forrado com ladrilhos de cerâmica verde-rosa sem padrão. As bancadas brancas são tocadas nas extremidades com um verniz prateado com efeito envelhecido.
- Estilo sertanejo. Uma combinação de tons de marrom claro e tijolo.A base é a fachada creme de leite dos armários; a pátina é feita com o uso de tinta dourada no perímetro de cada porta do armário. O avental é decorado em estilo de alvenaria com costuras ásperas. Os tampos são em pedra natural bege. O efeito da antiguidade é enfatizado por pesados cabos forjados, processados por uma retificadora.
- no provençal. Combinação de tons de rosa e cinza. A cor básica da fachada é rosa. Os perfis são revestidos com uma laca cinza, que é lixada caoticamente. A pátina é realizada separadamente para o peitoril da janela e a moldura da janela da cozinha.As janelas são cobertas com cortinas especialmente costuradas, que combinam perfeitamente com a sombra da base da fachada. O avental é feito de giz de cor creme branco. Para dar uma caiação natural, recomenda-se usar pinceladas largas, deixando um traço áspero. Bancadas de pedra branca lixadas com lixa fina ao longo da borda.
A combinação inteligente de estilos, técnicas e nuances leva à concretização de um projeto de design atemporal. Cada móvel, sujeito ao envelhecimento artificial, é uma peça única que pode se tornar o móvel mais interessante para a posteridade.





