Regras e melhores formas de armazenar farinha em casa

Mesmo que a anfitriã não asse, sempre há uma certa quantidade de farinha em seu arsenal. Não há garantia de que depois de um tempo não fique úmido, odores estranhos ou até insetos apareçam. Isso pode acontecer apesar do longo prazo de validade indicado na embalagem. Para evitar esse incômodo, você precisa saber como armazenar adequadamente diferentes variedades de farinha, aprender a escolher recipientes para ela e seguir todas as regras com clareza.

Características de armazenamento de farinha em casa

Para manter a qualidade da farinha, você deve:

  1. Mantenha a temperatura dentro da faixa necessária.
  2. Regule a umidade no apartamento.
  3. Respeite o prazo de validade do produto.
  4. Verifique regularmente a qualidade (cheiro, insetos).

Como escolher o recipiente certo

Depois de comprar a farinha na loja, ela deve ser despejada em um saco de papel, pois pode entrar umidade e ar. A escolha do contêiner depende do local e das condições de detenção.

Jarra de vidro

O método de preservação em frasco de vidro com tampa de plástico é um dos mais populares. O produto se sente bem em tal recipiente, porque o vidro não deixa passar umidade, odores e ar. É vulnerável à luz solar, então guarde uma jarra de vidro em um armário escuro.

Um recipiente de plástico

Um recipiente de plástico quadrado especial com uma tampa bem ajustada é conveniente de usar. Um bônus agradável pode ser a presença de um dispensador que permite medir a quantidade necessária de farinha sem abrir todo o recipiente.

Recipientes de metal

Recipientes de estanho podem ser usados ​​se a sala mantiver um microclima ideal constante. Quando a temperatura muda, forma-se condensação no metal, o que aumenta o teor de umidade da farinha e leva ao aparecimento de mofo. O metal não é o melhor material de armazenamento. Ao escolhê-lo, vale a pena parar nos produtos esmaltados.

Bolsas adequadas

Um saco de pano é usado como recipiente se estiver apertado. Uma bolsa é colocada em cima como garantia. Seque a bolsa periodicamente.

Prazo de validade e características de armazenamento de diferentes variedades

Farinha de diferentes tipos difere em sua composição. Vários fatores afetam quanto tempo ele é armazenado:

  • qualidade e grau de moagem;
  • pacote;
  • composição química;
  • temperatura e umidade;
  • presença de odores estranhos;
  • ventilação.

Um saco de pano é usado como recipiente se estiver apertado.

1 ano

Sob certas condições, algumas variedades podem ser armazenadas por até um ano.

prêmio de trigo

O prazo de validade da farinha premium é de aproximadamente 12 meses. Uma temperatura de 5 a 15 ºC, uma humidade de cerca de 70% e a ausência de odores estranhos são condições óptimas para o armazenamento. Após a compra, deve ser despejado em um recipiente adequado.

cerejeira

A farinha com sabor a chocolate e cereja é feita a partir de bagas de acerola e confere à confeitaria um sabor agridoce. Quando armazenado em uma jarra de vidro bem fechada em condições ambientais, as propriedades benéficas não mudam ao longo do ano. Mais tarde, a qualidade diminui, aparece um sabor puramente amargo.

Coco

A farinha de coco é rica em fibras, sem glúten. Se o produto adquirido tiver uma cor clara uniforme, consistência quebradiça sem grumos, sua qualidade é alta. Quando armazenado em local seco, escuro e fresco em um recipiente bem fechado, suas propriedades são mantidas por um ano.

10 meses

Mesmo em condições ideais ao ar livre, existem variedades e espécies que não duram mais de 8 a 10 meses.

Ervilhas

Ao comprar farinha, preste atenção à sua cor e textura. Deve ser leve, sem grumos ou pontos. A ervilha não gosta de umidade e luz forte. É armazenado a uma temperatura de 25 ⁰С e 70% de umidade em sacos de tecido.

Linho

Para evitar a oxidação a altas temperaturas, a farinha de linhaça pode ser conservada no frigorífico a +4-10°C. Para isso, é necessário colocar a embalagem a vácuo com o produto em sua prateleira superior ou na porta.

O armazenamento em um porão ou porão com temperatura apropriada e ausência de alta umidade é aceitável.

meio ano

A maioria das variedades são armazenadas por até seis meses.

trigo premium

Esta farinha é obtida a partir da moagem de trigo macio, contém menos amido e mais proteína do que a qualidade premium.Guarde-o em um recipiente hermético em condições de ambiente ou na geladeira.

Centeio

A farinha de centeio é acondicionada em sacos de pano, recipientes de vidro ou plástico, onde é armazenada em temperatura ambiente normal e umidade moderada (até 70%).

Tapioca

O crepe difere do crepe de trigo comum em sua composição. Além do ingrediente principal, inclui ovo em pó, açúcar, fermento em pó, leite em pó e sal. Ele é armazenado por no máximo seis meses.

Após a compra, eles são colocados em local seco e escuro em um recipiente hermeticamente fechado a uma temperatura de 25°C e umidade de 70%.

trigo sarraceno

A farinha de trigo sarraceno é produzida em dois tipos - escura e clara. Sua composição química é a mesma, a popularidade do segundo é maior devido ao seu aspecto mais estético. O produto pode ser armazenado na geladeira ou em local seco, em recipiente fechado nas mesmas condições de uma panqueca.

grumos

É obtido pela moagem dos grãos de aveia, que são pré-cozidos, secos, fritos e limpos. A sala de armazenamento deve ser bem ventilada, a temperatura não deve exceder +20 ⁰С, umidade - até 75%. As embalagens de papel são escolhidas como “respiráveis”.

 

Abóbora

A farinha é valorizada por suas propriedades medicinais. Usado para assar, empanar. Armazene-o em umidade moderada (60%) em sua embalagem original. A temperatura deve estar entre +5 e +15 ⁰С.

Arroz

A farinha fina é considerada de alta qualidade, de consistência homogênea, sem grumos e sem odor. O arroz é armazenado em um recipiente de vidro selado. Temperatura ambiente - 5-15 ⁰С, umidade - 60%.

Cevada

Um mingau delicado é feito de farinha de cevada. Pão delicioso é obtido misturando-o com trigo e centeio.Recomenda-se armazenar o produto em latas ou caixas de vidro em temperatura de até +18 e umidade moderada - 60%.

2-3 meses

As donas de casa devem saber que alguns tipos de farinha, devido à sua composição química, têm prazo de validade curto (não mais que 3 meses).

trigo integral

A vida útil dessa farinha é limitada, pois contém todas as partes do grão que contêm óleos. Eles podem oxidar e ficar rançosos. As condições de detenção são as mesmas da classe premium.

Mas

Milho finamente moído pode ser consumido por até 3 meses. Recomenda-se manter a farinha na geladeira em um recipiente bem fechado. Recipientes de pano ou vidro são preferíveis a recipientes de plástico. Condições de armazenamento: temperatura - 5-15 ⁰С, umidade - 60%.

Milho finamente moído pode ser consumido por até 3 meses.

Amêndoa

A farinha de amêndoa é fonte de vitamina E, um antioxidante que protege as células do corpo contra os radicais livres. É armazenado em condições normais de ambiente, em local seco e escuro, em recipiente de vidro.

Condições ideais de armazenamento

A vida útil do produto aumenta consideravelmente se o armazenamento for perfeitamente organizado. Isso requer a manutenção de uma série de critérios dentro de certos limites.

Temperatura

O sabor, a qualidade e o prazo de validade da farinha dependem da temperatura do ar nos locais de armazenamento. É preciso manter o indicador na faixa de 5 a 20, para evitar quedas.

Umidade

A umidade do ar ideal é de 60 a 70%. Um nível mais alto leva à umidade no produto, à formação de mofo, bolor e deterioração.

Iluminação

A luz solar direta tem um efeito negativo na qualidade da farinha. O local onde o produto é identificado deve ser escurecido a maior parte do dia.Você pode embrulhar um recipiente transparente com o produto em papel alumínio para evitar a penetração dos raios ultravioleta.

cheiros estranhos

A farinha é um dos produtos que podem absorver os odores do ar. Para evitar isso, o recipiente que o acompanha deve estar bem fechado e localizado longe de qualquer produto odorífero, produtos químicos domésticos.

suprimentos antigos

Suprimentos antigos armazenados por muito tempo e em violação das regras podem se tornar uma fonte de insetos da farinha. Antes de colocar um novo saco ao lado deles, revise e remova qualquer produto afetado por insetos.

Suprimentos antigos armazenados por muito tempo e em violação das regras podem se tornar uma fonte de insetos da farinha.

Recomendações para escolher um local

É necessário armazenar a farinha em condições secas, onde não haja flutuações de temperatura e sejam observados os parâmetros ideais. Para isso, despensas, estojos embutidos ou prateleiras em armários de cozinha, mezaninos são os mais adequados.

Despensa

Uma despensa fresca, longe da luz solar direta, é ideal para armazenar farinha. O produto é colocado nas prateleiras em sacos de lona, ​​em potes de vidro.

Não coloque perto de pós de lavagem, detergentes.

prateleira da geladeira

O armazenamento na prateleira da geladeira aumenta a vida útil da farinha. É despejado em recipientes de vidro ou plástico, bem fechados com tampas. A desvantagem é a impossibilidade de colocar um grande número de recipientes na geladeira.

Varanda ou loggia

No inverno, durante as geadas, a farinha pode ser armazenada em recipientes na loggia ou varanda. A opção não é considerada a mais bem-sucedida, pois com esse armazenamento ocorrem quedas significativas de temperatura, não há acesso ao ar e o produto “não respira”.

estojo de cozinha

Em cozinhas pequenas, onde ainda não há espaço suficiente, é conveniente organizar recipientes com farinha em armários de caixa. A embalagem do produto pode ser dobrada de forma compacta. Graças às tampas planas dos recipientes, eles são empilhados uns sobre os outros e economizam espaço significativamente.

Prateleiras inferiores do armário de cozinha

Nas prateleiras inferiores dos armários da cozinha, a temperatura é um pouco mais baixa do que nos andares superiores. Isso é especialmente perceptível quando o gabinete está localizado próximo ao fogão. Portanto, as prateleiras inferiores são mais adequadas para produtos a granel.

Nas prateleiras inferiores dos armários da cozinha, a temperatura é um pouco mais baixa do que nos andares superiores.

Medidas de prevenção contra pragas e fungos

Para evitar a contaminação da farinha por insetos e bolores, são necessárias medidas preventivas:

  • inspeção periódica de produtos a granel;
  • limpe as prateleiras com vinagre;
  • trate os recipientes com água fervente se os insetos forem criados;
  • ventile a cozinha para reduzir a humidade.

Erros comuns

Toda anfitriã deve se lembrar:

  1. Você não deve comprar um item que expirou, mesmo que seja vendido a um preço muito favorável.
  2. Uma sacola plástica é um recipiente malsucedido para um produto.
  3. Se for impossível garantir as condições adequadas, não compre farinha em grandes quantidades.

Dicas e truques adicionais

Para preservar ao máximo as propriedades benéficas da farinha, é necessário adquirir farinha de alta qualidade e monitorar seu estado. Deve estar seco, quebradiço, livre de odores estranhos. A umidade pode ser seca, os melhores vizinhos para ela não são cereais, mas sal e açúcar granulado, onde os insetos não começam.

Seguindo essas recomendações, a farinha fica sempre limpa e os pastéis feitos com ela são saborosos e aromáticos.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha