Variedades de uvas femininas, plantadas e cuidadas em campo aberto

A uva Maiden começou a ser usada no paisagismo já no século XVII, mas ainda hoje não perde sua popularidade entre os jardineiros. Esta planta despretensiosa e bastante resistente ao inverno pertence à família Vinogradov e é capaz de transformar uma estrutura feia em um destaque de uma trama pessoal. Plantar e cuidar de uvas femininas não é particularmente difícil, mesmo para iniciantes.

Descrição e características da planta

A pátria da liana de rápido crescimento é considerada a América do Norte e o Leste Asiático. Uma peculiaridade desse tipo de uva é que ela é capaz de amarrar as bagas sem polinização. Uma poderosa videira decorativa atinge uma altura de até 20 metros com os devidos cuidados.Os rebentos de uva são cobertos por uma casca densa, são caducifólios ou perenes, no entanto, devido às peculiaridades do nosso clima, na maioria das vezes é cultivada uma cultura que perde as folhas para o inverno.

Para se agarrar ao suporte e se enrolar para cima, as uvas também possuem gavinhas e ventosas, e os brotos se enrolam, o que cria um suporte adicional para a planta, de modo que os suportes não são necessários apenas para espécimes jovens. O comprimento das folhas obovadas ou elípticas varia de 4 a 13 cm.A decoração principal dos cachos de uva é a folhagem, que fica verde durante o verão e muda de tom para roxo com o início do outono.

As flores heterossexuais são coletadas em inflorescências pendentes em forma de corimbo, os primeiros botões florescem em junho e os últimos em agosto. Em vez de flores, formam-se pequenas bagas (4-7 mm de diâmetro), não comestíveis. Amadurece completamente em setembro e pode ser mantido nas vinhas até dezembro, se não forem bicadas por pássaros.

Variedades

Para decorar uma parcela pessoal, geralmente são usados ​​3 tipos de uvas adequadas ao clima da casa.

cinco folhas

uvas virgens

A variedade de cinco folhas também é chamada de variedade Virgínia; na natureza, o comprimento da liana chega a 30 metros. Uvas abundantemente frondosas decoram o local antes do início das primeiras geadas. As uvas Virgínia têm frutos preto-azulados que, uma vez caída a folhagem, conferem às videiras um aspecto decorativo.

Vantagens e desvantagens
Pouco exigente para a composição do solo.
Alta resistência ao inverno.
Facilidade de reprodução.
Crescimento rápido.
Alta imunidade a doenças culturais.
Bagas não comestíveis.
A necessidade de criar suportes adicionais para mudas jovens.

Triangular

uvas virgens

Esta variedade leva o nome da presença de folhas trilobadas. Essa espécie também é chamada de hera e sua terra natal é o Japão e a China. A cor das folhas na primavera é roxa brilhante, com o início do outono elas ficam amarelas douradas ou bronze. Na maioria das vezes, essa variedade é usada para decorar as paredes dos anexos.

Vantagens e desvantagens
Altas qualidades decorativas das vinhas.
Não há necessidade de suportes adicionais.
A capacidade de crescer em sombra parcial.
Resistência média do inverno - até -15 graus.
A necessidade de poda anual intensiva.
Exigente composição do solo - prefere solos férteis.

mocinha

uvas virgens

A uva virgem tem uma gavinha densamente ramificada, graças à qual adere perfeitamente a quaisquer suportes e paredes de edifícios. No outono, as folhas da planta ficam alaranjadas e enfeitam o jardim, quando outras lavouras já estão murchando.

Vantagens e desvantagens
Folhagem decorativa.
Crescimento rápido dos brotos.
Coroa exuberante.
Ar despretensioso para esfumaçado.
A capacidade de crescer tanto na sombra quanto em áreas ensolaradas.
A necessidade de uma camada de drenagem ao plantar.
Baixa resistência ao inverno.

Métodos de reprodução

Para propagar uma videira em seu site, eles usam vários métodos simples.

Camadas

A reprodução das uvas por camadas é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. As cipós são dispostas no chão, fixadas ao solo com grampos de cabelo ou suportes de metal.
  2. Solo fértil é derramado em locais onde há brotos na liana.
  3. As camadas são irrigadas regularmente até que as raízes se formem nos botões.
  4. No outono já se formarão várias mudas jovens, que são separadas e plantadas em locais previamente preparados.

Estacas

O procedimento de propagação de uvas por estacas é realizado na primavera ou no outono. Para fazer isso, pegue um cílio, que já tem 4 anos, e corte vários galhos, cada um dos quais deve ter pelo menos 4-5 botões. Todas as folhas são cortadas e as estacas são plantadas em uma mistura de areia e turfa para que 2 brotos fiquem acima da superfície. Quando os galhos estão devidamente enraizados, são transplantados para um local permanente.

O procedimento de propagação de uvas por estacas é realizado na primavera ou no outono.

sementes

O método de propagação da videira por sementes é usado muito raramente, pois é demorado e trabalhoso. O material colhido deve ser estratificado para melhor germinação. Para fazer isso, as sementes são mergulhadas em água fria por várias horas e depois plantadas em areia molhada. O recipiente é colocado na geladeira e mantido por um mês.

descendência raiz

O método de criação mais simples, adequado até para jardineiros iniciantes. Nos locais onde as uvas entram em contato com o solo, as raízes se formam com o tempo. A prole da raiz é retirada do solo e plantada em um novo local, onde crescerá por mais 1-2 anos.

Como plantar bem no solo

Para cultivar uma liana poderosa e saudável, eles seguem certas regras ao plantar mudas.

Recomendações de tempo

A primavera e o outono são propícios para o plantio de uvas. Porém, jardineiros experientes não recomendam fazer isso neste verão, pois será difícil para uma planta criar raízes em um novo local com calor extremo.

A primavera e o outono são propícios para o plantio de uvas.

Seleção de assento

As uvas da Virgínia não são exigentes quanto à composição do solo, mas crescem e prosperam melhor em solo fértil com acidez neutra. Plantar trepadeiras na sombra faz com que a folhagem fique verde no outono, enquanto em áreas ensolaradas ela é pintada em tons de vermelho e bordô.

Preparação do solo e do local

Uma semana antes do plantio planejado, deve-se preparar o solo do local escolhido. É desenterrado na baioneta de uma pá, arrancando as raízes das ervas daninhas. Se o solo for pobre, adiciona-se composto ou húmus ao cavar. As covas são feitas com 50-60 cm de profundidade.

Seleção e preparação do material de plantio

Ao escolher um material de plantio, preste atenção nas raízes da muda. Eles devem ser fortes e resistentes, sem sinais de doença. Antes do plantio, o sistema radicular da uva é imerso em água e mantido por várias horas. Para prevenção de doenças, adicione algumas gotas de uma preparação fungicida.

cômoda

Para que a videira crie raízes bem em um novo local e comece a crescer rapidamente, o solo selecionado nas covas é misturado com 1 balde de areia e 1 balde de composto. Ao plantar em uma cova, adicione superfosfato e cinzas de madeira.

Esquema de pouso

É necessário plantar uvas virgens, observando a distância de 1 metro entre os exemplares, para que não se afastem umas das outras. Uma camada de drenagem é colocada no buraco preparado, tijolos quebrados, brita fina ou areia grossa são levados para isso. Parte da mistura de solo preparada é despejada e a muda é cuidadosamente colocada sobre ela. O resto da terra é derramado no topo e as plantas são regadas abundantemente.

Jardineiros experientes recomendam colocar uma camada de cobertura orgânica ao redor da muda e instalar um suporte. As plantas maduras se agarram às próprias paredes dos edifícios ou gazebos e podem ser removidas.

Jardineiros experientes recomendam colocar uma camada de cobertura orgânica ao redor da muda e instalar um suporte.

Regras de cuidado

Liana decídua não precisa de cuidados agrotécnicos especiais, o principal é regar as plantas a tempo e prevenir doenças.

Afrouxamento e capina

Durante a estação de crescimento, é necessário capinar e afrouxar o solo para acessar oxigênio para as raízes das plantas.

tamanho sanitário

Eles começam a cuidar das uvas da menina desde o início da primavera. Corte as pontas dos brotos que congelaram durante o inverno, galhos velhos quebrados e secos. Também é necessário remover brotos que cresceram fora da área necessária.

formação da coroa

Para dar à planta uma aparência decorativa, é necessário modelar. Os brotos jovens são guiados ao longo do suporte para que não cresçam em direções diferentes. Assim, o esqueleto da videira é formado. Os galhos que crescem na direção desnecessária devem ser cortados. Isso não prejudicará a planta, mas ajudará a criar uma aparência estética para as plantações.

Após o término da formação do esqueleto, eles se dedicam apenas à poda sanitária anual.

modo de rega

A liana decídua é bastante resistente à seca, por isso não precisa de rega abundante e regular. Ao longo da estação de crescimento, a irrigação é realizada de 3 a 4 vezes, usando até 10 litros de água para cada planta. Em caso de calor extremo e seca, rega adicional é realizada.

regar as uvas

Prepare-se para o inverno

Se for cultivada uma liana com resistência média ao gelo e os invernos da região forem frios, uma camada adicional de cobertura orgânica é colocada sob o arbusto. Os cílios são retirados do suporte e colocados em ramos de abeto, cobertos com qualquer material não tecido por cima.Em temperaturas acima de zero, a videira é ligeiramente aberta para permitir o acesso ao ar fresco.

Características do cultivo na Sibéria

Devido à resistência ao frio suficientemente alta, o cultivo de uvas virgens na Sibéria não é muito diferente de outras regiões. A única coisa que um jardineiro deve prestar atenção é um abrigo completo antes do início do inverno. Nesse caso, com o início da primavera, a dacha será novamente decorada com um cipó decorativo.

Doenças e pragas

Via de regra, doenças e pragas afetam lianas decíduas em casos raros. Às vezes, os pulgões se instalam nas folhas das uvas virgens e bebem seu suco. Neste caso, recomenda-se o uso de preparações inseticidas acaricidas para pulverização.

Se houver poucos insetos, basta regar a videira com uma mangueira e limpar as pragas.

Vantagens e desvantagens de usar

Como todas as culturas ornamentais, as uvas virgens têm suas próprias vantagens e desvantagens quando cultivadas.

Os aspectos positivos incluem:

  1. Decore o local antes do inverno.
  2. Cuidado despretensioso.
  3. A capacidade de crescer em qualquer solo.
  4. Uvas pouco exigentes para condições de luz.
  5. Não há necessidade de alimentação regular.
  6. O rápido crescimento da videira.
  7. Facilidade de reprodução.

Apesar de suas muitas vantagens, o cultivo de uvas virgens também tem suas desvantagens:

  1. Pragas podem crescer sob ardósias e telhas e danificá-las quando crescem perto das paredes de uma casa.
  2. O sistema radicular cresce rapidamente e ocupa uma grande área, por isso é impossível cultivar outras culturas perto dele.
  3. No início da primavera, os brotos sem folhas parecem confusos.

Como todas as culturas ornamentais, as uvas virgens têm suas próprias vantagens e desvantagens quando cultivadas.

Uso em paisagismo

No paisagismo, as uvas femininas são utilizadas para jardinagem vertical do território. Pragas de trepadeiras crescem rapidamente e se entrelaçam em cercas, varandas e terraços. A sebe tem um aspecto decorativo e permite esconder tudo no local de olhares indiscretos. Além disso, graças às trepadeiras, elas decoram prédios feios e anexos.

dicas e truques

Jardineiros experientes dão recomendações, graças às quais o processo de cultivo de cipós decíduos se torna bem-sucedido e não leva muito tempo:

  1. Para que a planta comece a crescer rapidamente, é necessário adicionar nutrientes no momento do plantio.
  2. Para evitar o apodrecimento do sistema radicular, é imprescindível colocar uma camada de drenagem no momento do plantio.
  3. Ao escolher um local para as uvas, preste atenção ao fato de que a distância da parede do prédio deve ser de pelo menos 1 metro.
  4. Para dar à planta um aspecto decorativo, é imprescindível que ela participe da formação do esqueleto e do lixo sanitário.

Se você seguir todas as regras ao cultivar trepadeiras, ela decorará a casa de verão desde a primavera até o início da primeira geada.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha