Critérios de seleção e descrição de plantas trepadeiras de crescimento rápido para coleta, plantio e cuidado
Para criar um design original da cerca, são escolhidas plantas trepadeiras de crescimento rápido. Eles não apenas criam uma aparência atraente para qualquer cerca, mas também escondem o próprio local de olhares indiscretos. Para cada zona climática existem certas variedades, esse ponto é levado em consideração na hora de comprar sementes e mudas. Para que um tapete de vegetação luxuriante decore a cerca durante todo o verão, eles seguem as regras de plantio e cuidam com competência dos representantes cacheados.
Contente
- 1 Principais critérios de seleção
- 2 Principais variedades
- 3 Características de plantio e cuidado de vários tipos populares
- 3.1 uvas virgens
- 3.2 Clematis
- 3.3 Hera
- 3.4 rosa de escalada
- 3.5 Actinidia
- 3.6 glicínia chinesa
- 3.7 madressilva decorativa
- 3.8 Campis enraizando
- 3.9 Madressilva
- 3.10 Kirkazon
- 3.11 príncipe siberiano
- 3.12 capim-limão chinês
- 3.13 Ekkremocarpus
- 3.14 equinocisto
- 3.15 Spirea
- 3.16 uvas do amor
- 3.17 verme de folha redonda
- 3.18 Glória da manhã
- 3.19 Kobeya escalada
- 3.20 capuchinha crespa
- 3.21 feijão ornamental
- 3.22 Salto
- 3.23 Rhodochitron
- 3.24 Fallopia Aubert
- 4 Erros comuns
- 5 Dicas e truques adicionais
Principais critérios de seleção
Antes de comprar sementes de plantas trepadeiras de crescimento rápido para decorar a cerca, os critérios de seleção são estudados.Eles vão te ajudar a não errar e plantar exatamente as flores que são adequadas para uma determinada região e tipo de estrutura de proteção.
Características climáticas
Cada região tem um clima específico, o que influencia na escolha das plantas. Na embalagem das sementes, o fabricante sempre indica esta informação. Para as regiões do norte, variedades resistentes ao frio são adequadas, o que pode tolerar facilmente quedas de temperatura de curto prazo. Para as regiões do sul, são adquiridos espécimes resistentes à seca, que não têm medo dos raios escaldantes do sol de verão.
Para regiões mais frias, as melhores escolhas seriam:
- rosa trepadeira;
- capim-limão chinês;
- euônimo;
- actinídios;
- uvas menina;
- glicínias.
Para climas quentes, uma destas plantas é selecionada:
- buganvília;
- clematis;
- espira;
- Hibcarpo Ekremocarpus.

Cuidados exigentes
Se o dono da casa de veraneio não tiver a oportunidade de estar em seu terreno durante toda a temporada, preste atenção às plantas que não exigem cuidados. No caso de residência permanente fora da cidade, também é possível comprar tipos caprichosos de cultivos que requerem atenção constante.
A aparência e a densidade das plantações
Em termos de aparência, eles são guiados por suas preferências: alguém gosta de variedades de trepadeiras perenes e alguém prefere colheitas com flores abundantes. Existem alguns representantes em cada categoria, então não há problemas com a escolha.
Mas a densidade das plantações é escolhida dependendo do tipo de estrutura de barreira. Se for uma cerca de plástico ou metal, talvez você não consiga plantar as plantas tão densamente. E para estruturas de malha celular, amostras densamente tecidas são selecionadas.

Principais variedades
Todas as videiras de crescimento rápido se enquadram em várias categorias principais. Cada um tem uma seleção bastante extensa, onde existem representantes de regiões frias e quentes.
Botias Perenes com Folhas Decorativas
Se o clima na região de plantio for temperado ou os proprietários do local tiverem a oportunidade de abrigar as plantas para o inverno, as perenes são as escolhidas. Essas plantas não precisam ser plantadas todos os anos, o que simplifica o processo de criação de uma cobertura original no país.
Como tais plantas, as mais utilizadas são uvas silvestres, hera, capim-limão chinês, uvas Amur, euonymus de folhas redondas, bryonia.

floração videiras perenes
Se os donos do terreno quiserem decorar a cerca com flores, optam por cultivos como actinídia, madressilva, buganvília, rosa trepadeira. São ótimas para paisagismo do local e ao mesmo tempo deliciam o aroma durante o período de floração.
botias anuais
Se você não tem certeza se as plantas sobreviverão ao inverno rigoroso, é dada preferência às variedades anuais. Sua principal desvantagem é que novos espécimes terão que ser plantados a cada primavera. Esta categoria inclui: ipomeia, ervilha-de-cheiro anual, capuchinha crespa, kobea trepadeira.

Características de plantio e cuidado de vários tipos populares
Para que o desenho da cerca seja agradável à vista, e para que as plantas criem raízes e não adoeçam, eles organizam cuidados competentes e seguem as regras de plantio específicas de cada cultura.
uvas virgens
As uvas são consideradas uma das plantas de crescimento mais rápido, portanto, são usadas ativamente não apenas para decorar propriedades freqüentes, mas também para paisagismo de edifícios da cidade. O plantio é considerado o principal e talvez o mais difícil no cultivo dessa cultura. Depende da rapidez com que a planta criará raízes e de sua aparência.
Afaste-se pelo menos 1 metro da cerca e cave buracos de 60 cm de largura e profundidade. A copa das primeiras uvas deve estar localizada no nível do solo. Após o plantio, 2 baldes de água são despejados sob cada muda e o solo é coberto com cobertura morta até uma altura de 5 cm.
A manutenção é simples, consiste em aplicar fertilizantes complexos duas vezes ao ano, irrigar nos períodos de seca e afrouxar o solo e remover ervas daninhas grandes.

Clematis
Grandes flores de várias formas e cores farão da cerca o ponto focal de cada jardim. É importante garantir uma drenagem de qualidade no momento do plantio e, se o solo for muito ácido, é feita a desoxidação. Clematis não é plantada em locais com fortes correntes de ar e áreas sombreadas. O plantio é feito na primavera, cavando covas de 60 cm de largura e profundidade, neste caso é importante garantir que o colo da raiz fique enterrado de 7 a 10 cm.
Os cuidados agrotécnicos para clematis incluem afrouxamento regular do solo e remoção de ervas daninhas, rega 2-3 vezes por semana, alimentação e preparação para o período de inverno.
Hera
A hera decorativa é caracterizada por um crescimento rápido, manutenção despretensiosa e belas folhas esculpidas.Não plante a planta em locais onde o sol esteja presente o dia todo e a água subterrânea esteja próxima. O solo deve conter húmus e cal, a hera não tem outros requisitos de solo. A planta é regada abundantemente durante os períodos de seca, fertilizantes minerais complexos são aplicados e podados a cada outono para preservar sua aparência decorativa.

rosa de escalada
A rosa pertence a plantas bastante caprichosas, por isso requer cuidados e atenção especiais do dono do terreno. Um local onde haja sol pela manhã e sombra à tarde é adequado para o pouso. A distância entre o buraco e a cerca deve ser de pelo menos 50 cm, solo bem drenado com lençol freático profundo é ideal para o plantio de rosa trepadeira.
O cuidado inclui tais atividades: regar, mas não abundante e pouco frequente, afrouxar o solo no círculo próximo do tronco, fertilizar e podar. Além disso, não será supérfluo cobrir o solo ao redor dos arbustos.
Actinidia
A vantagem da planta é que ela é resistente a baixas temperaturas e climas frios.Um local ideal para colocar trepadeiras na penumbra: no lado ensolarado, a folhagem perde o efeito decorativo e na sombra o arbusto perde as folhas . Ao crescer, eles prestam atenção ao fato de que os actinídios gostam muito de regar, então o solo no círculo próximo ao caule deve estar constantemente úmido. Além disso, a pulverização periódica da folhagem não será supérflua. No outono, a liana deve ser cortada, removendo galhos velhos e doentes e retorcidos. Na primavera, este procedimento não é recomendado.

glicínia chinesa
A folhagem grossa de tamanho grande esconderá perfeitamente todas as imperfeições da cerca e a transformará em um detalhe de design elegante. Um local ensolarado ou semi-sombreado é um local ideal para o cultivo de glicínias chinesas.O solo deve ser leve e permeável com fertilidade moderada. A distância mínima da cerca é de 30 cm.Após o plantio, fornecem um regime moderado de irrigação e pulverização em calor extremo. A floração foi exuberante e abundante, as glicínias são alimentadas regularmente. No período de inverno, a planta é coberta e o solo ao redor é coberto com palha.
madressilva decorativa
É melhor escolher um local bem iluminado e ensolarado para a madressilva. A planta não tem requisitos especiais para o solo, o principal é que não seja muito ácido. O buraco é cavado em tamanho grande e preenchido com uma mistura de nutrientes. O solo ao redor dos arbustos é coberto com palha para reter a umidade. No verão, a madressilva é regada apenas quando o calor está alto e depois com moderação. Após a floração, os ovários e ramos velhos são removidos. Após 6 anos, é necessário realizar podas antienvelhecimento.

Campis enraizando
A planta gosta muito de luz solar e solos nutritivos com umidade moderada. O processo de plantio é realizado na primavera. No primeiro ano, é aconselhável cultivar a planta em um recipiente e, no inverno, colocá-la em local fresco da casa. Para deixar o acampamento feliz com uma longa floração, são realizadas podas anuais e aplicados fertilizantes complexos.
Madressilva
Para o plantio da madressilva, também chamada de folha de cabra, é adequado um local bem iluminado, em casos extremos, sombra parcial. O plantio é realizado durante o período de queda das folhas ou na primavera de abril a maio. Depois de colocar a muda, eles fornecem rega rara, mas abundante. As primeiras flores farão as delícias dos olhos quando a videira atingir os 4 anos.Certifique-se de adicionar um curativo superior durante a estação de crescimento. A poda também é necessária: tanto sanitária quanto antienvelhecimento.
Kirkazon
As folhas grandes e bonitas de uma videira herbácea ou lignificada são a marca registrada de Kirkazon, também chamada de erva da febre. Solos férteis soltos são ideais para colocar uma muda, em que são feitos buracos de 50 cm de largura e profundidade. A formação de brotos na planta é ativa, portanto, é mantida uma distância de pelo menos 80 cm entre os arbustos no momento do plantio. O local ideal para o cultivo da planta é a sombra parcial, nessas condições ela demonstrará toda a beleza de sua folhagem. Kirkazon pertence a culturas que amam a umidade. Portanto, para preservar seu efeito decorativo, é fornecido não apenas rega abundante, mas também aspersão da folhagem.

príncipe siberiano
A trepadeira taiga, que é o príncipe, é uma excelente opção para cercas de paisagismo em áreas localizadas em regiões frias. Além de encharcado e encharcado, qualquer solo é adequado para o cultivo de uma planta. É melhor se estiver em sombra parcial, pois as flores crescem pequenas sob a luz do sol. Basta 1 rega por semana para manter a umidade necessária do solo. Para o inverno, a planta não é coberta, pois possui alta resistência ao gelo.
capim-limão chinês
Uma planta perene será a decoração perfeita para uma cerca de qualquer material. Em regiões de clima temperado, recomenda-se realizar o plantio na primavera, para que o capim-limão tenha tempo de criar raízes antes do inverno. Em regiões quentes, a intervenção pode ser feita no outono, em outubro, mantendo-se uma distância de pelo menos um metro entre os arbustos.Uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo do poço. Após o plantio, a planta é regada. No futuro, são realizadas medidas agrotécnicas padrão: afrouxamento do solo, rega (mais abundante no calor), adubação e poda.
Ekkremocarpus
Uma videira de crescimento rápido com folhas brilhantes e flores tubulares multicoloridas - uma excelente solução para criar uma cobertura decorativa. Uma área ensolarada que não é levada pelos ventos é adequada para uma planta. Uma das vantagens do ekremocarpus é sua maior resistência à seca. Mesmo nos verões quentes, a cultura não precisa de rega abundante. Jardineiros experientes são aconselhados a cultivar lianas por meio de mudas, que são semeadas em casa, e só então transferidas para um local permanente de crescimento.
equinocisto
Refere-se a plantas herbáceas anuais com caules aderentes. Seus nomes são comumente referidos como hera e pepino maluco. Solo solto com alta permeabilidade à água é selecionado. Echinocystis não impõe requisitos de iluminação específicos. O mesmo se aplica às medidas agrotécnicas. A cobertura com compostos complexos é necessária apenas ao plantar em solos esgotados. Rega moderada, pois a planta tolera melhor a seca do que o excesso de umidade. O processo de plantio é realizado tanto na primavera quanto no outono, não é de fundamental importância, pois a cultura se enraíza perfeitamente em um novo local.

Spirea
As hastes grossas da espira de freixo da montanha formam matas impenetráveis, entrelaçadas umas com as outras. A planta é uma das que mais cresce. Folhas e panículas de flores, pintadas de branco, parecem decorativas. Os arbustos são resistentes ao gelo, por isso não precisam de abrigo especial para o inverno, principalmente em áreas de clima quente.Solos bem drenados com acidez média são um ambiente ideal para o desenvolvimento de spirea. Para obter um arbusto mais denso, a modelagem e a poda são realizadas regularmente.
uvas do amor
Plantar uvas do Amor ajudará a combinar beleza e benefícios. A densa folhagem original vai decorar a cerca, e os deliciosos frutos aromáticos são usados para fazer suco ou vinho. As uvas são caracterizadas por maior resistência ao gelo, mas os períodos de seca não são terríveis para ele, portanto, é adequado para crescer em qualquer região. Solo solto e ácido é o que é necessário para o cultivo bem-sucedido da planta. Regar as uvas gosta abundantemente, e recomenda-se cobrir o solo no círculo do tronco.
verme de folha redonda
Grandes trepadeiras são mais comuns no Extremo Oriente e no Japão. Abundante massa verde trança abundantemente a cerca. Não importa onde a planta seja plantada - à sombra, meia-sombra ou ao sol - ela cria raízes igualmente bem e começa a crescer imediatamente. Margas arenosas e solos soltos são os melhores para o desenvolvimento do caruncho. A resistência à seca da trepadeira é alta, mas em clima quente a umidade não prejudica. Também é recomendável soltar regularmente o solo e eliminar as ervas daninhas.

Glória da manhã
Liana pertence à floração, por isso é especialmente popular entre os jardineiros. Recomenda-se pré-semear as sementes das mudas em casa, e somente no final da primavera transferi-las para o campo aberto. As mudas mantêm uma distância de 20 cm entre os arbustos.Um solo levemente ácido e bem drenado são as condições ideais para o rápido estabelecimento da ipoméia.A planta é umedecida regularmente, mas não vale a pena derramar, para não causar apodrecimento das raízes. Durante o período de crescimento intensivo, a liana deve ser alimentada com um fertilizante complexo especial. Brotos danificados e doentes devem ser cortados para preservar o efeito decorativo da ipoméia.
Kobeya escalada
Uma liana maravilhosamente bonita com sinos é uma decoração digna de qualquer área suburbana. Embora o kobei seja perene, em nosso clima é cultivado como anual. Solo solto fértil e uma área aberta e ensolarada são o que a videira precisa para o pleno desenvolvimento. Primeiro, recomenda-se cultivar mudas a partir de sementes em casa e depois transferir as mudas maduras para um local permanente de crescimento. A desvantagem dessa variedade é o aumento da termofilicidade, portanto, o kobei não é adequado para regiões frias. A rega deve ser regular, mas não muito abundante. Formulações complexas são usadas a partir de curativos.
capuchinha crespa
Uma planta despretensiosa não precisa de cuidados especiais, mas é muito amante do calor. Portanto, em nossa região é cultivada apenas como anual. Escolhe-se uma área bem iluminada, pois a capuchinha não tolera sombreamento. O solo deve estar solto, a drenagem é feita no fundo das covas de plantio. Recomenda-se cultivar através de mudas em vez de semear diretamente no solo.

feijão ornamental
As longas videiras ramificadas são cultivadas como anuais. Você precisará de solo leve e fértil e uma área bem iluminada. No calor, será necessário umedecer abundantemente o feijão e cobrir os troncos com serragem. Além do esterco fresco, qualquer fertilizante orgânico é adequado para lianas.
Salto
O lúpulo não é apenas matéria-prima para fazer cerveja, mas também uma bela trepadeira que pode decorar uma cabana de verão. Qualquer área com solo ligeiramente ácido ou neutro é adequada para o cultivo de lúpulo. A planta não possui requisitos especiais de iluminação, mas precisa de rega abundante. Para evitar que as raízes apodreçam, a drenagem deve ser feita no fundo do buraco.

Rhodochitron
As flores brilhantes e incomuns desta videira certamente chamarão a atenção. Ele aumentou a termofilicidade, por isso é cultivado apenas como anual. O plantio é feito em campo aberto somente depois que as mudas são cultivadas em casa a partir das sementes. A rega moderada regular, o afrouxamento e a introdução de compostos complexos ajudarão a planta a se adaptar rapidamente a um novo local.
Fallopia Aubert
Pertence a uma das castas mais poderosas cultivadas no nosso clima. Pode crescer em solos empobrecidos, mas em solos férteis dá um maior aumento de massa verde e demonstra floração abundante. É aconselhável encontrar uma área para Fallopia Aubert bem iluminada pelo sol, e para o inverno é imprescindível construir um abrigo.

Erros comuns
Para obter uma trepadeira densa decorando sua cerca, você precisa evitar erros comuns de jardinagem. Selecione apenas variedades adequadas para uma área específica, não inunde as plantas, aplique regularmente uma cobertura e solte o solo no círculo próximo ao tronco.
Dicas e truques adicionais
Se você deseja decorar a cerca não apenas com vegetação, mas também com flores, escolha as videiras apropriadas. No entanto, deve-se ter em mente que essas variedades requerem mais atenção e cuidado. Além disso, certifique-se de levar em consideração as recomendações indicadas na descrição da espécie.Se você precisar cultivar mudas em casa primeiro, não envie as sementes diretamente para o campo aberto. A drenagem é instalada no fundo das covas de plantio, protegendo as plantas de doenças fúngicas e podridão radicular.


