Quando e como plantar narcisos, plantar e cuidar em campo aberto
Os narcisos são uma das flores de jardim bulbosas mais populares. Elas florescem primeiro e sinalizam a chegada da primavera. Para ter plantas perenes coloridas adornando seu gramado todos os anos, é importante saber quando plantar narcisos. As flores são despretensiosas e resistentes. Algumas variedades são capazes de suportar geadas até -30. Mas, seja qual for a variedade, para uma boa saúde, as flores precisam de calor moderado, frio, água e também devem ser observadas as condições de armazenamento dos bulbos.
Descrição e características
Narciso é uma planta perene do início da primavera da família Amaryllis. Diferentes tipos são usados em paisagismo.6 pétalas brancas ou amarelas emolduram o sino central, que difere em forma e cor dependendo da variedade. A altura do caule chega a 50 centímetros.O fruto de um narciso é uma cápsula de três câmaras cheia de sementes.
Os narcisos se reproduzem por bulbos, bebês, como as tulipas, mas menos caprichosos. As lâmpadas densas são ovais, redondas, pontiagudas ou - como uma união de crianças, com um fundo comum. Todos os anos brotam novas raízes que vivem por 10 meses. Os narcisos podem crescer em uma área por 10 anos. As flores são adequadas para jardinagem e cultivo em vasos.
Características da escolha das datas de pouso
Os narcisos precisam de tempo para se desenvolver com a floração em abril e maio, portanto são plantados no outono. Para formar botões florais e fortalecer as raízes do bulbo, escolha setembro ou final de agosto. Antes da geada, o comprimento das raízes chegará a 20 centímetros, o que contribuirá para uma melhor adaptação da planta. Quando plantadas no final de outubro, as raízes ficam curtas - 5 centímetros.
Se os narcisos forem plantados no inverno ou na primavera, eles são previamente armazenados na geladeira por 2 meses. A têmpera melhora a capacidade de enraizamento e floração das flores. As lâmpadas são plantadas na geladeira na segunda quinzena de abril, a 5-7 graus Celsius.
Seleção de assento
O principal requisito do local é o acesso ao sol e a ausência de correntes de ar. A luz intensa prolonga a floração e ajuda a formar botões grandes. Portanto, você deve escolher uma área no lado ensolarado do jardim. Narcisos não são exigentes quanto ao solo. Solo leve com drenagem é adequado para eles. Deve-se dar preferência à terra de acidez neutra, que absorve bem a umidade, argilosa, em vez de franco-arenosa.

Pousar
Bulbos de boa qualidade e solo adequado promovem a floração precoce.
Seleção e preparação do material de plantio
Não é adequado para plantar:
- material adquirido na primavera;
- planta com flor;
- cebola grande cercada por crianças pequenas.
Lâmpadas macias com imperfeições externas não brotarão. Para o plantio, é adequado um bulbo sólido, com superfície plana, sem danificar o fundo. Antes do plantio, os bulbos são desinfetados em solução de fungicida a 3% ou permanganato de potássio a 1%.
Como preparar o terreno
O solo é preparado em 1,5-2 meses. O solo arenoso é melhorado com húmus. A camada saturada de húmus é diluída com areia. As impurezas se espalham na superfície do solo e o local é desenterrado. Fertilizantes minerais, húmus ou cinzas de madeira são colocados nas covas de plantio.
como plantar
Os bulbos são plantados a uma profundidade igual ao seu triplo de altura. A profundidade média do marcador é de 10 a 25 centímetros. Quanto mais leve o solo, mais profundo o ambiente. A distância mínima entre as plantas é de 10 centímetros. Crianças pequenas podem ser plantadas uma ao lado da outra, que depois serão transplantadas. Entre as lâmpadas maiores, 15 a 20 centímetros recuam. De perto, as flores crescerão e sombrearão umas às outras.
No verão, os canteiros são cavados com adição de turfa ou composto, é adicionado superfosfato. No outono, o solo é solto, os buracos são cavados, a drenagem e a areia são colocadas no fundo. Em seguida, a cebola é colocada com a ponta para cima, regada e enterrada.
Na primavera, antes do plantio, o solo é desenterrado com húmus, areia e fertilizantes combinados com nitrogênio, fósforo e potássio. Cinzas e areia são despejadas no buraco, uma cebola é colocada. Em seguida, o buraco é coberto pela metade com uma mistura de terra e composto. Em seguida, regam, enchem completamente o buraco e socam o solo.

a reprodução
Para aumentar rapidamente o número de narcisos no local, use o método de reprodução por bebês bulbosos. As plantas cultivadas a partir de sementes florescerão somente após 3-4 anos.
Crianças
Um bulbo produz de 2 a 4 filhotes, que florescem no primeiro ano. Sinais de maturação em bebês:
- a flor cresceu;
- botões menores do que no ano anterior.
O período de divisão cai em 3-4 anos de vida vegetal. Eles cavam, separam as crianças e as instalam. Separar bebês é a maneira mais fácil de se reproduzir.
sementes
A propagação de sementes é adequada para narcisos silvestres. Híbridos perdem suas diferenças de espécies. As caixas são colhidas em julho e no final do outono. Após a colheita, as sementes frescas e úmidas são plantadas em recipientes ou em terreno aberto, colocando três diâmetros de sementes. O bulbo se forma em 1 a 2 anos. Em seguida, eles são transplantados ou transplantados de caixas para o solo do jardim. As flores nas mudas aparecerão em 6-7 anos, em variedades de flores pequenas - em 3-4 anos.
Cuidados e regras de crescimento
As flores adoram água, mas fungos e podridão cinzenta aparecem em solo alagado. Além das regras de rega, você deve se familiarizar com as características do transplante e cuidado com as plantas murchas.

rega
Você precisa derramar 2 baldes de água por metro quadrado para que a umidade penetre completamente nas raízes. O solo sem cobertura morta deve ser solto. Este regime é observado durante o crescimento e a floração.
Afrouxamento
Afrouxar o solo ajuda a reter a umidade e o oxigênio, que promovem o funcionamento normal dos narcisos. É preciso afrouxá-la após a rega, com cuidado, não aprofundando no solo, para não tocar os bulbos próximos à superfície.
Para facilitar o cuidado das flores, o solo dos canteiros é coberto com cobertura morta. Então você pode fazer sem afrouxar.
Temperatura
Os narcisos precisam de calor para amadurecer e florescer, e frio para o acúmulo de hormônio do crescimento. A temperatura do solo para a ativação dos brotos é de + 10-12 graus, a temperatura do ar - +15 graus. A temperatura média de amadurecimento é de +17. De 0 a 9 graus, os bulbos acumulam fitohormônio, responsável pela intensidade do crescimento das flores na primavera.
Fertilização
Os narcisos são alimentados 3 vezes por ano:
- após o surgimento dos brotos, são aplicados na primavera 30 gramas de curativo mineral por metro quadrado;
- durante a formação do botão - 20 gramas e repita para uma floração longa;
- após o final da estação de crescimento, fertilize com fósforo e potássio na proporção de 2: 1, na proporção de 50 gramas por metro quadrado de jardim.
Fertilize simultaneamente com rega e afrouxamento.
Controle de doenças e pragas
Os principais parasitas são chamados:
- urso;
- lesma;
- nematóide;
- mosca narciso;
- ácaro da raiz.

Para proteger contra pragas, as lâmpadas são embebidas em água quente a +43 graus. As plantas infectadas são pulverizadas com inseticidas.
Basicamente, os narcisos são afetados por fungos e mofo:
- fusarium - a partir do fundo bulboso, cobre a planta de baixo para cima. As cebolas amolecem, escaldam da placa. O sinal externo do fungo são as folhas amarelas e marrons, que depois secam;
- botrytis, podridão cinzenta - manifesta-se como uma mancha cinza com manchas pretas sob as folhas cobrindo os bulbos, manchas marrons claras nas folhas, podridão de caules e brotos;
- podridão pitada - priva as cebolas da capacidade de brotar, surge do excesso de umidade.
Para evitar o aparecimento de podridões, os bulbos são embebidos por 30 minutos em solução fungicida antes do plantio e, no início do ciclo de desenvolvimento, as plantas são pulverizadas com calda bordalesa 1,5%.
Narcisos sofrem de vírus:
- listras brancas e amarelas;
- vírus mosaico;
- local do anel.
Sinais gerais da doença: bulbos rasgados, brotos pouco desenvolvidos, estrias, manchas nas folhas.
Como evitar a doença:
- remova as cebolas danificadas;
- desinfetar crianças saudáveis antes do plantio;
- destruir pragas, realizar pulverizações preventivas.
Plantas doentes devem ser removidas para que outras flores não sejam infectadas.
Transferir
O verão é uma boa época para transplantar narcisos. Melhor é agosto, que coincide com a formação das raízes. A última vez é no final de setembro, depois que os botões murcham e as folhas ficam amarelas.

O local é preparado com antecedência, como no plantio normal. Como transplantar:
- arrancar a cebola;
- remova os restos de folhas e vagens;
- enxágue, mergulhe em uma solução de permanganato de potássio e separe as crianças;
- coloque as cebolas na sombra para secá-las.
Aguardando o tempo de pouso, eles são armazenados em +17 graus Celsius e abaixo. Em outras ocasiões, o transplante danificará as plantas. Transplantados em julho, junho, germinarão antes do esperado, em outubro não sobreviverão ao inverno devido às raízes fracas.
após a floração
Quando os narcisos estiverem murchos, regue e solte os canteiros abundantemente por 2 semanas. Se os bulbos forem deixados para hibernar no solo, a cobertura morta é necessária:
- remova folhas e caules mortos do jardim;
- soltar o solo;
- Espalhe uma camada de cobertura morta de 10 a 15 centímetros de espessura.
Para uso de revestimento:
- turfa;
- folhas secas;
- canudo;
- cinza de madeira.
Um revestimento especial também é adequado - agrospan, spunbond. As camas são cobertas quando o solo esfria e congela. Na primavera, a cobertura morta é colhida após as últimas geadas.
O que fazer se os narcisos brotarem
Ao armazenar lâmpadas, é importante verificar regularmente sua aparência. A remoção imediata de espécimes macios e manchados salvará o material de plantio de infecções por fungos e vírus. Você também pode ver bulbos germinados.

Razões para brotar bulbos ao ar livre:
- clima ameno, outono quente;
- plantar muito cedo no verão;
- descongelamento prolongado.
As lâmpadas acordam com o aumento do calor e da umidade na loja, condições climáticas instáveis. O processo no estágio inicial pode ser retardado - mova as lâmpadas para um local mais frio. No jardim, a espessura da camada de cobertura morta deve ser aumentada em 2 a 5 centímetros, ao longo da parte aérea. Você deve aplicar cobertura morta após um período de frio, mas antes que a temperatura caia para -5 graus. A germinação indica o desenvolvimento das raízes, e desenterrá-las irá danificá-las. Portanto, é melhor deixar as cebolas no chão. Crianças de armazenamento com brotos de 1 a 2 centímetros de comprimento resistirão até a hora do plantio se forem transferidas para um local mais claro.
Se o broto atingir 4 centímetros, o bulbo deve ser plantado com urgência em recipientes com terra de acordo com as regras de plantio normal em campo aberto.
Erros graves
O preparo e o tempo de plantio inadequados levam a geadas, germinação precoce ou falta de floração.
Violação do tempo de plantio e extração de bulbos
Você não pode desenterrar uma lâmpada com caule e folhas verdes, caso contrário, substâncias úteis não se acumularão ali. Também não é recomendado atrasar o transplante e o plantio até o final do outono - as crianças congelam ou apodrecem.
Os bulbos são desenterrados em agosto, depois que os caules e as folhas secam. Eles podem ser mantidos em um porão semi-escuro, porão a + 10-12 graus, com ventilação constante.
Exposição direta ao sol
O sol seca as lâmpadas e elas se tornam inutilizáveis. Se as crianças forem colocadas em um local ensolarado, as plantas florescerão tarde.
Bulbos de plantas sem refrigeração
O frio estimula o sistema imunológico e o crescimento dos narcisos. Portanto, as cebolas devem ser armazenadas em baixas temperaturas. Sem refrigeração, a flor ficará fraca e dolorida.
dicas e truques
Instruções adicionais:
- no caso de uma onda de frio repentina, os bulbos devem ser cobertos com folhas secas, turfa;
- não fertilize canteiros de narciso com esterco;
- remover brotos murchos, direcionando as forças da planta para a frutificação e o desenvolvimento dos bulbos;
- se os bebês não se separarem bem do bulbo principal, devem ser soltos;
- se as cebolas filhas tiverem que ser quebradas, as quebras devem ser polvilhadas com carvão moído, cinzas;
- raízes vivas de narcisos não podem ser cortadas do bulbo;
- bulbos grandes devem ser escolhidos, os pequenos são mais vulneráveis a fungos e vírus;
- depois que as folhas e caules caem, os bulbos são difíceis de encontrar no solo, então é melhor desenterrá-los assim que as folhas ficarem amarelas.
A cada 4-5 anos, os canteiros de narcisos devem ser movidos para outra parte do jardim para prevenir doenças e estimular a floração.


