Manutenção do dezembrista em casa, reprodução e transplante

A maioria das plantas de interior floresce na primavera ou no verão, apenas uma pequena parte agrada com cores vivas em dias curtos de inverno. A capacidade de liberar botões e flores no final do ano tornou o dezembrista incrivelmente popular. A variedade de variedades deste cacto permite escolher uma planta para todos os gostos. E o simples cuidado do dezembrista em casa e a ausência de agulhas também agregam um apelo extra.

Descrição e características da planta

Zygocactus da Schlumberger, mais conhecido como dezembrista, é uma flor nativa da floresta tropical. O habitat natural da planta são os troncos e raízes das árvores. Os arbustos são hastes ramificadas, consistindo de brotos articulados. Ao contrário de outros cactos, o dezembrista tem apenas entalhes fracos nas bordas em vez de espinhos. Os botões estão localizados nas extremidades das hastes e são caracterizados por uma forma tubular.

Cor da pétala:

  • Vermelho;
  • Branco;
  • Laranja;
  • rosado;
  • roxo insaturado.

O dezembrista interno tem um sistema radicular fraco, altamente dependente de fatores externos. A situação é neutralizada pela presença de raízes aéreas, que conseguem receber do ar o líquido necessário.

tipos

Ao longo de toda a história da criação, mais de 9 tipos principais de dezembristas foram formados e existem muito mais variedades individuais. Cada variedade tem diferenças características e vantagens.

Truncado

Um dos tipos difundidos do dezembrista é caracterizado por:

  • altura da planta até 0,4 m;
  • cor verde clara, é possível uma tonalidade avermelhada;
  • o tamanho dos rebentos articulados até 6 cm;
  • nas laterais de cada segmento existem 2-3 entalhes;
  • as flores de 8 cm de comprimento têm 2 fileiras de pétalas;
  • botões de tons brancos, roxos, laranja, rosa ou mistos.

livros

Características distintivas do Buckley Zygocactus da Schlumberger:

  • altura do arbusto até 0,5 m;
  • rica cor verde escura de brotos;
  • flores até 8 cm;
  • floração precoce;
  • paleta de pétalas que vão do branco rosado ao quase cereja.

paleta de pétalas que vão do branco rosado ao quase cereja.

Russianliana

A aparência peculiar desta espécie:

  • altura até 0,3 m;
  • despretensioso às condições ambientais;
  • brotos verdes com superfície lisa;
  • o tubo da haste é de cor verde;
  • as pétalas são vermelho púrpura.

Gertner

Características do zygocactus de Gertner:

  • forma pontiaguda das pétalas;
  • as flores são pintadas em tons de vermelho-laranja;
  • tom escuro de brotos verdes;
  • o comprimento de cada segmento de cacto pode chegar a 7 cm.

Opuntia

A Schlumberger opuntia é caracterizada por:

  • botões 5-6 cm;
  • floração na primavera;
  • a planta forma frutos redondos verdes com uma superfície com nervuras.

Os segmentos da figo da Índia dezembrista podem enrijecer com o tempo, tornando-se muito duros.

como cuidar

A maioria das variedades de dezembristas é exigente em condições de crescimento... As formas híbridas não reagem tão fortemente às mudanças e criam raízes mais rapidamente, mas crescem e florescem melhor com cuidado especial.

A maioria das variedades de dezembristas é exigente em condições de cultivo.

terreno perfeito

Na natureza, os zygocactus não crescem no solo, mas em outras plantas, por isso é importante escolher o solo certo para o cultivo. Uma mistura adequada para o dezembrista combina turfa, turfa, húmus decíduo do ano passado e areia em proporções iguais. O sistema radicular da planta é pouco desenvolvido, então um pequeno recipiente é suficiente para uma flor. Certifique-se de colocar uma camada de drenagem no fundo da panela.

Condições de luz e temperatura

Ao contrário dos cactos relacionados, o dezembrista reage negativamente à luz solar direta. Recomenda-se colocar a flor em sombra parcial ou criar condições de dispersão de luz.

Apesar de sua origem tropical, a temperatura do ar entre 18 e 22°C é adequada para o crescimento do mato.

Cobertura e fertilização

Para promover o crescimento e favorecer a floração, o dezembrista pode ser alimentado com um suplemento mineral complexo desenvolvido especificamente para cactos. A dose deve ser reduzida pela metade e fertilizada mensalmente a partir de março. No verão, a planta pode ser alimentada a cada 2 semanas. De setembro a março, não é necessário adicionar substâncias adicionais ao solo.

rega

A mistura de solo para o dezembrista não deve sofrer secagem prolongada. O solo úmido garante o crescimento normal da flor. No entanto, a água deve ser aplicada estritamente na taxa, dependendo da estação, para evitar o apodrecimento das raízes.

Florescer

O período de floração difere dependendo da variedade de zygocactus, mas geralmente cai no final de novembro ou dezembro. Nessa época, é necessário regar o dezembrista em pequenas porções, mas com bastante frequência, pois a superfície do solo vai secando. Um cronograma aproximado para adicionar umidade é uma vez por semana e, às vezes, com mais frequência. Vale a pena iniciar um aumento gradual na rega a partir do meio do outono.

Antes e depois da floração

Durante o período de dormência, a planta está em baixa temperatura do ar, então a água do solo evapora mais lentamente. Com o fim da floração, não é necessário regar o dezembrista com tanta frequência. A planta é umedecida cada vez menos até que o intervalo entre as regas chegue a 2 semanas.

Com o fim da floração, não é necessário regar o dezembrista com tanta frequência.

Estação quente

Com o início do calor do verão, o solo perde umidade mais rapidamente, portanto, o número de irrigações deve ser aumentado. Em média, basta regar o zygocactus 2 vezes por semana, tudo depende da temperatura do ar e da taxa de evaporação da água.

Tamanho

O encurtamento dos brotos do dezembrista visa formar um arbusto compacto, além de ter caráter sanitário. Segmentos extras e partes secas são cortados da planta. As partes saudáveis ​​dos brotos podem então ser usadas para propagação de zygocactus.

após a floração

Depois que todos os botões florescerem, o dezembrista pode ser removido para um local com tonalidade mais espessa. Durante o período de dormência, a planta pode ser mantida em ambiente com temperatura do ar de 5 a 25 ° C. Nesse momento, a rega é realizada apenas quando necessário, não sendo necessária adubação adicional.

Métodos de transplante e seleção

Recomenda-se replantar dezembrista a cada 3-5 anos. Solo fresco e um recipiente maior melhorarão a saúde das plantas.A reprodução do zygocactus é possível por estacas, enxertia ou sementes. Estacas com cerca de 4 segmentos de comprimento são colocadas no solo e cobertas com uma estufa improvisada durante o enraizamento. O segundo e o terceiro métodos são trabalhosos, por isso raramente são usados ​​\u200b\u200bpelos floricultores.

A temporização

O período da primavera é adequado para criar e transplantar o dezembrista. Nesse momento, o crescimento dos brotos é ativado, novos segmentos aparecem na planta. O transplante de zygocactus jovem é realizado a cada 2-3 anos e adultos - pelo menos 1 vez a cada 5 anos.

Seleção e preparação do solo e do vaso

Para o transplante, não é necessário levar um vaso largo e fundo, pois isso provocará o crescimento do sistema radicular em detrimento da floração. Recomenda-se o uso de um recipiente com abertura ampla e profundidade rasa. Deve haver furos e uma camada de drenagem no fundo do vaso.

Para o transplante, não é necessário levar um vaso largo e fundo, pois isso provocará o crescimento do sistema radicular em detrimento da floração.

Qualquer solo misturado especificamente para o cultivo de cactos é adequado para o dezembrista. O solo preparado à mão deve ser suficientemente solto e nutritivo. O solo deve ser pré-tratado para eliminar bactérias e esporos de fungos. Para tal, basta colocar a terra num forno a uma temperatura de 200°C durante um quarto de hora ou no congelador durante 24 horas.

Como transplantar usando o método de transbordo

Depois de preparar um novo vaso e solo adequado, replantar o dezembrista é bastante simples. A tecnologia do método de transbordo vegetal pressupõe:

  1. Disponha a drenagem no fundo do vaso com uma camada de pelo menos 2 cm.
  2. Adicione uma pequena quantidade de terra nova.
  3. Remova o zygocactus do recipiente antigo e sacuda levemente o solo das raízes.
  4. Coloque o dezembrista em um pote de terra para vasos.
  5. Cubra o espaço ao redor das raízes com terra para vasos.
  6. No 3º dia, despeje água morna.

como plantar

Para reprodução, uma parte da planta com um comprimento de 3-4 segmentos é desparafusada no sentido horário ou cuidadosamente cortada na junção. Ao plantar um dezembrista em crescimento denso, você precisa garantir que os brotos tenham um número suficiente de raízes. A germinação pode ser feita diretamente no solo ou colocando os brotos na água.

Na água

O método de obtenção do sistema radicular em água consiste em:

  1. Separe a haste do dezembrista.
  2. Deixe o material de plantio secar por 3 horas.
  3. Coloque o segmento inferior em água à temperatura ambiente com carvão ativado.
  4. Troque o líquido diariamente até que as raízes apareçam.

Coloque o segmento inferior em água à temperatura ambiente com carvão ativado.

No chão

A germinação do dezembrista no solo tem a seguinte sequência:

  1. Prepare pequenos recipientes com solo úmido adequado.
  2. Faça impressões de até 3 cm.
  3. Coloque as estacas secas no solo em um terço do segmento inferior.
  4. Você pode cobrir os recipientes para manter a umidade e ventilar diariamente.

Cuidados pós-transplante

Depois de colocar o dezembrista em um novo vaso, é necessário fornecer condições confortáveis ​​\u200b\u200bà planta:

  • manter a temperatura ambiente entre 17°C no inverno e 24°C no verão;
  • fornecer um nível médio de umidade do solo e do ar;
  • borrife os brotos semanalmente no verão;
  • coloque a planta em sombra parcial.

Possíveis problemas

Entre os problemas típicos que surgem ao cultivar um dezembrista estão:

  • doença;
  • ataque de pragas;
  • floração fraca ou ausente;
  • morte regressiva;
  • segmentos em queda.

Doenças e pragas

O cuidado inadequado e a influência negativa de fatores externos podem levar à infecção do dezembrista com infecções fúngicas e provocar a manifestação de patologias. Doenças perigosas:

  • Murcha de Fusarium;
  • mofo;
  • terminar.

O cuidado inadequado e a influência negativa de fatores externos podem levar à infecção do dezembrista com infecções fúngicas

Ao colocar uma flor perto de janelas ou outras plantas de interior, existe o risco de ataque de insetos, que podem causar danos irreparáveis ​​​​ao dezembrista.

cochonilha

Um sintoma de uma infecção por cochonilha de um zigocato são manchas brancas, grandes e soltas entre os brotos. Você precisa remover manualmente os insetos do dezembrista e, em seguida, enxaguar a planta com uma solução de sabão ou borrifar os arbustos com produtos químicos.

Escudo

A infestação de escamas causa manchas marrons na planta. Se o problema for detectado rapidamente, pode-se tratar o dezembrista com água e sabão, em caso avançado, usar inseticidas complexos.

Aranha

Sinais do aparecimento de um ácaro:

  • floração enferrujada nos brotos;
  • teias de aranha finas;
  • pequenos insetos marrom-avermelhados ou amarelos.

Para combater os ácaros, a planta deve ser lavada com água e sabão e tratada com inseticidas. Medicamentos adequados como Fitoverm, Neoron ou Actellik.

Fusarium

Uma doença fúngica faz com que os brotos assumam uma tonalidade laranja. Os segmentos afetados secam e secam. O tratamento só é possível por tratamento oportuno com fungicidas químicos.

Phytophthora

Quando o dezembrista fica coberto por uma flor cinza, alguns dos segmentos caem e o sistema radicular enfraquece e apodrece, isso indica infecção por requeima. Para eliminar a doença, o mato deve ser tratado com preparações Topaz, Maxim ou Vitaros.

Quando o dezembrista fica coberto por uma flor cinza, alguns dos segmentos caem e o sistema radicular enfraquece e apodrece.

apodrecer

Os esporos de fungos podem causar o escurecimento dos brotos e a formação de focos de podridão profunda, que são tratados com fungicidas. O escurecimento dos segmentos e o aparecimento de muco pútrido podem indicar a natureza bacteriana da doença. Se uma pequena parte da planta for danificada, as áreas doentes podem ser removidas e destruídas.

Quando quase toda a planta foi afetada, você precisa pegar um talo saudável para propagação e descartar o dezembrista infectado.

Falta de floração

A razão pela qual o dezembrista não floresce na hora certa para a variedade pode ser uma violação do regime de temperatura. Se o ar for aquecido acima de 23°C ou abaixo de 10°C, a postura dos botões torna-se impossível.Em condições normais, a floração pode ser ativada arrancando os segmentos extremos nos quais os botões florais já se formaram no passado.

Causas de murcha

O ressecamento da planta e a perda de elasticidade das folhas podem indicar a colocação do dezembrista próximo a aparelhos de aquecimento. Nesse caso, é necessário transferir a flor para outro local ou fazer pulverizações diárias. Além disso, a causa pode ser a morte do sistema radicular como resultado de hipotermia ou infecção. Você pode salvar o dezembrista transplantando a parte saudável para um novo solo.

porque as folhas estão caindo

As razões para o declínio dos segmentos dezembristas podem ser:

  • ácaro-aranha;
  • falta de nutrição;
  • baixa umidade do ar;
  • troque o meio de cultura;
  • grandes flutuações de temperatura;
  • rascunhos;
  • violação do momento do transplante.

dicas e truques

A alta umidade constante do solo pode levar à ativação de infecções fúngicas, apodrecimento ou queda das pétalas dos brotos.A vermelhidão dos brotos inicialmente verdes do dezembrista indica ar muito frio ou exposição direta ao sol. Nesse caso, é necessário mudar para uma sala mais quente e longe de luz forte.

Para que o dezembrista floresça mais ativamente, antes da formação dos brotos, deve-se aumentar a rega, o mato deve receber muito calor e sol.

E após o aparecimento da primeira flor, a planta não pode ser movida e movida nem por uma curta distância.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha