Classificação de tintas minerais, escopo e regras de trabalho

Na construção, tintas e vernizes servem não apenas como revestimento decorativo, mas também desempenham funções de proteção. Portanto, atenção especial é dada à composição e características técnicas. A tinta mineral é usada como um material limpo e ecológico para revestimento de superfícies. Esse acabamento permite que as paredes passem ar, remova o excesso de umidade e também melhora a resistência a fatores externos.

descrição geral

Este tipo de materiais de pintura é obtido pela mistura de substâncias obtidas a partir de minerais naturais ou compostos químicos artificiais. Componentes naturais - minerais - fazem parte de rochas, minérios, meteoritos. Eles têm uma composição natural e estrutura cristalina. Podem estar no estado líquido ou sólido. Durante o processo de produção, para obter um material decorativo, os minerais são triturados para obter um estado de pó.

Tintas e vernizes à base de minerais são comercializados como uma mistura seca. Diluído com água para obter uma composição de trabalho. Aplique a solução pronta para uso em clima claro e quente.

A tinta serve para:

  • restauração de superfícies de fachadas de edifícios;
  • decoração de interior;
  • soluções de design;
  • pintura de cavalete (fazendo ícones, afrescos).

A principal vantagem das tintas com composição mineral é a permeabilidade ao vapor, que permite que o excesso de umidade escape de dentro. Após a secagem, os materiais de pintura não têm medo de baixas temperaturas. A tinta pertence a revestimentos decorativos ecológicos, pois é de origem natural.

Pigmentos naturais existentes

Os principais componentes dos materiais de pintura são pigmentos obtidos de materiais naturais. Suas propriedades físicas afetam as características do produto final. Para obter tinta, os componentes são moídos em pequenos grãos, aquecidos a alta temperatura.

tinta mineral

Os principais pigmentos comumente usados ​​são:

  1. O giz é o componente natural mais utilizado em materiais decorativos. Serve como substância constituinte em selantes. O giz é usado em uma mistura com zinco, litopônio, minério, chumbo.
  2. Ocre é um pigmento que possui vários tons: do amarelado ao marrom rico. Após a exposição térmica, o material torna-se marrom avermelhado. Depois de adicionar ocre, a densidade aumenta, as propriedades protetoras da composição do corante aumentam. A superfície torna-se resistente aos hidróxidos.
  3. A coroa é usada para obter tinta amarela e vermelha. A tonalidade varia do claro ao escuro, não perde a saturação por muito tempo.
  4. A múmia é adicionada a um material decorativo resistente à luz, bem como a formulações de óleo. Dá uma cor vermelha amarelo-acastanhada.
  5. Sienna - o componente tem um tom marrom acinzentado ou laranja. Quando aquecido, assume uma cor marrom. A tinta com esse pigmento é resistente a ácidos e tem baixo poder de cobertura.
  6. Ferro com chumbo vermelho torna a superfície vermelha ou marrom. É adicionado à tinta com elementos de conexão. Resistente à manifestação de fatores externos, possui alto grau de poder de cobertura.
  7. O cinza grafite é um componente cinza escuro ou preto.O poder de coloração está em alto nível. O revestimento não é afetado pela luz solar, altas temperaturas.

Classificação de composições minerais

Os corantes minerais são compostos por um pigmento, uma substância orgânica ou inorgânica, um aglutinante e um diluente.

Todos os tipos são convencionalmente divididos em grupos: de acordo com a quantidade de pigmento e solvente.

Pela quantidade de pigmento

Eles diferem em parâmetros de composição, características, cor, origem e outros recursos. Por composição química, eles são divididos em: pigmentos inorgânicos e orgânicos. O componente natural dá a cor do revestimento.

tinta mineral

Os pigmentos sintéticos são produzidos por reações químicas. Combine diferentes bases de cores.

Por solvente

O pó seco não pode ser aplicado na superfície, por isso é primeiro diluído com água.

Eles são classificados em grupos:

  1. Tintas à base de cal. Eles são usados ​​principalmente para decorar o revestimento de edifícios. A base é a cal apagada, à qual são adicionados vários componentes: para aumentar o desempenho. O material é caracterizado por um preço baixo, apresentado em tons pastéis. A vida útil dos materiais de pintura pode ser de até 2 anos.
  2. Materiais de pintura com uma composição de cimento. Adequado para decoração de paredes de todos os materiais. Os componentes principais são cimento branco, cal hidratada e cloreto de cálcio para aumentar o processo de presa.
  3. Compostos de silicato são usados ​​em ambientes internos e externos. As vantagens dos materiais de pintura à base de silicato incluem: resistência a altas temperaturas, luz solar, precipitação. A superfície permite que as massas de ar penetrem na estrutura.Em alguns tipos, os fabricantes usam aditivos especiais que aumentam o desempenho anticorrosivo.

aplicativos

Materiais com composição mineral são comercializados como uma mistura seca que requer diluição com água. As misturas prontas são diluídas com solventes: cimento, silicato, caseína.

Pintar as paredes

As fachadas, as paredes interiores são decoradas com tinta de caseína. As paredes de gesso, assim como o concreto e o tijolo, são revestidas com vidro líquido, tinta mineral à base de silicato. No interior, são utilizados revestimentos decorativos.

Regras para trabalhar com tinta mineral

O trabalho é realizado da mesma forma que quando se usa tinta à base de água. É conveniente aplicar o material na superfície com rolo ou pincel. Antes de pintar, prepare o material e a bancada.

Tecnologia de aplicação:

  1. O revestimento antigo é removido das paredes ou de qualquer outra superfície, as irregularidades são removidas com uma espátula. Remova a poeira e a sujeira com um aspirador de construção.
  2. Lugares irregulares, buracos, rachaduras são selados com massa. Após a secagem do material, a superfície é lixada.
  3. Antes de pintar, as partes salientes: rodapés, molduras de portas, peitoris de janelas são seladas com fita adesiva. Os pisos são cobertos com papel alumínio.
  4. As paredes são pré-preparadas em 2-3 camadas. Deixe secar completamente.
  5. Dilua a tinta com água de acordo com as instruções. Aplicar a primeira demão a rolo ou pincel, deixar secar completamente. Eles pintam a superfície novamente, tentando distribuir uniformemente a composição.

Em comparação com outros tipos de acabamentos decorativos, as tintas à base de minerais são populares devido à sua compatibilidade com o meio ambiente, segurança e facilidade de uso. As tintas minerais permitem criar uma superfície bonita sem muito esforço.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha