Tipos de adesivos transparentes para colagem de vidro a metal e como usar em casa
A resistência da junta criada depende da qualidade do adesivo selecionado. É especialmente importante levar isso em consideração quando for necessário combinar objetos de vidro e metal. Para tais materiais, você precisa selecionar composições especiais. Os adesivos transparentes para vidro e metal devem ser caracterizados por uma maior adesão, graças à qual é alcançada a máxima resistência de colagem.
Requisitos básicos de adesivo
O vidro possui três qualidades que interferem na adesão das peças feitas com esse material:
- má adesão;
- aumento da fragilidade;
- transparência.
Os adesivos usados para unir produtos de vidro devem criar não apenas uma junta forte, mas também transparente. Caso contrário, o ponto de engate ficará visível na parte inferior do material.No entanto, não apenas essas qualidades devem caracterizar o adesivo selecionado. Para vidro e metal, recomenda-se selecionar uma composição com as seguintes propriedades:
- viscoso;
- define rapidamente;
- resistente a temperaturas extremas e alta umidade;
- seguro para humanos;
- elástico.
Essas qualidades são características de adesivos caros. Mas não é recomendado economizar em tais materiais.
Força
Este indicador é considerado o mais importante. A durabilidade da junta criada depende da resistência da união. Para o vidro, recomenda-se a compra de adesivos que aderem firmemente às peças quando expostas à luz ultravioleta. As vedações assim obtidas são capazes de suportar cargas maiores.
Impermeabilização e resistência à umidade
Alguns produtos de vidro e metal costumam entrar em contato com a água. Portanto, para colar esses materiais, recomenda-se a compra de adesivos com propriedades de massa de vidraceiro.
As características desta composição não mudam com o contato prolongado com a umidade, e a costura criada não deixa passar a água.

taxa de solidificação
Este parâmetro não desempenha um papel decisivo. No entanto, a taxa de cura do adesivo deve ser considerada ao escolher um produto. Os materiais de secagem rápida endurecem em segundos, por isso é necessário conectar imediatamente e com precisão as peças de vidro umas às outras.
Quais variedades são adequadas
A gama de adesivos é extensa. Mas uma lista limitada de tais composições é adequada para trabalhar com vidro e metal. Poliuretano, cianoacrilato, silicone e vários outros adesivos são adequados para unir produtos feitos com esses materiais.
Epóxi de dois componentes
Os adesivos de poliuretano, dependendo do tipo de ingredientes incluídos na composição, são divididos em um e dois componentes. A primeira variedade é relativamente popular, pois não requer preparação preliminar e diluição dos constituintes do material.
Os adesivos de poliuretano de dois componentes são considerados os preferidos para colagem de metal e vidro.
Esses compostos proporcionam uma forte ligação, mas endurecem mais lentamente que os primeiros, de modo que, se necessário, as peças a serem fixadas podem ser aplicadas com mais precisão. Esses adesivos contêm resina e substâncias ativas que determinam o grau de viscosidade, velocidade de secagem e outras características.
silicone resistente ao calor
Os adesivos de silicone resistentes ao calor são usados para reparar vidros constantemente expostos a altas temperaturas. Isso inclui materiais usados em fornos e outros eletrodomésticos similares. A resistência ao calor do adesivo é fornecida por componentes individuais que são adicionados à mistura inicial.
A desvantagem do silicone é que demora mais para endurecer. Mas esses selantes toleram o contato prolongado com gorduras e óleos, bem como a exposição a temperaturas negativas.

cristal instantâneo
Este produto é adequado para colar:
- vidro;
- porcelana;
- metais de vários tipos;
- PVC;
- bebida;
- acrílico.
Momento O cristal é transparente e solidifica rapidamente. Este produto não é recomendado para colagem de itens que entram em contato com alimentos. O Moment Crystal é adequado para criar costuras sujeitas a maior tensão.
Auto
Os adesivos automotivos são caracterizados por maior adesão e resistência a substâncias agressivas. Este tipo de material cria costuras sem costura. Esses compostos também estão disponíveis em cores diferentes, para que qualquer peça do carro possa ser colada. Para criar uma costura forte, recomenda-se aquecer adicionalmente a costura.
Cianoacrilato
O cianoacrilato, dependendo do tipo de ingredientes incluídos na composição, pode ser monocomponente ou bicomponente. Ambos os tipos de cola secam rapidamente: a junta endurece em 5 a 10 segundos. Alguns cianoacrilatos não são resistentes à umidade. Você deve prestar atenção a isso ao comprar.
selante
Os selantes de alta qualidade não são inferiores aos adesivos de silicone resistentes ao calor. Esses materiais também são capazes de suportar mudanças bruscas de temperatura (incluindo até +300 graus), contato com água e gorduras. Levará pelo menos um dia para secar completamente o selante.

Como ficar em casa
A resistência da conexão dos materiais depende não apenas da qualidade da cola adquirida, mas também do estado da base. Recomenda-se que este último seja desengordurado e limpo de sujeira antes de iniciar o trabalho.
Preparando a base para colagem
Cada base deve ser limpa de sujeira, ferrugem e umidade antes da colagem. O metal deve ser limpo com uma escolha:
- acetona;
- Espírito branco;
- álcool (vodca).
Esses fluidos removem a graxa, aumentando assim a adesão do material. O vidro deve ser limpo com um detergente adequado e seco. Se houver vestígios de tinta ou verniz no metal, esses materiais devem ser removidos com esmeril ou lixa. Após o procedimento, a base também deve ser desengordurada.
etapas de trabalho
Para colar vidro e ferro com segurança, é necessário aquecer ambos os componentes a 40-50 graus. Para isso, é recomendável usar um secador de cabelo de construção. Em contato com uma chama aberta, o vidro racha. Quando aquecido, a umidade restante é removida, aumentando assim o nível de adesão dos materiais.
Depois disso, é necessário aplicar cola nas peças e nivelar a composição, formando uma camada fina.Em seguida, os componentes devem ser dobrados juntos e pressionados firmemente sob a prensa. Recomenda-se remover imediatamente o adesivo que escapou. Caso contrário, no futuro, manchas visíveis permanecerão nos materiais processados.

Aplicação de lâmpada UV
Sob a influência da radiação ultravioleta, a resistência da costura aumenta. Antes de colar, as peças devem ser aquecidas a 60 graus, após conectar os componentes ao longo da costura, é necessário passar duas vezes com lâmpada ultravioleta. Após a exposição inicial, o nível de resistência da composição adesiva aumenta em 70%, após a segunda - em 100%.
Características de trabalhar com alumínio
Para a ligação de alumínio, compostos especializados são adequados, incluindo acrilato de metila, ácidos e álcalis. Este último divide o filme de óxido que constitui a superfície do material. Graças a esses componentes, o nível de aderência das peças é aumentado. O algoritmo para ligar o alumínio ao vidro é o mesmo dado acima.
Dicas e truques adicionais
Para unir firmemente o vidro ao metal, recomenda-se não apenas segurá-lo duas vezes com uma lâmpada ultravioleta, mas também segurá-la na área da junta por dois a cinco minutos. Ao trabalhar com as formulações descritas, óculos de proteção devem ser usados. A cola deve ser aplicada com pincel. Desta forma, você pode obter uma distribuição uniforme da solução na superfície.
Se você comprar uma cola de dois componentes com endurecedor, precisará abrir a janela durante a operação. Os compostos poliméricos não podem ser usados para reparar produtos que entram em contato com alimentos ou água.


