Regras para cuidar de violetas em casa, segredos de cultivo para iniciantes
O cuidado adequado de uma violeta em casa permite obter grande sucesso no cultivo desta planta. Graças a uma abordagem integrada, a cultura florescerá abundante e exuberantemente. Para obter bons resultados, é necessário regar a flor a tempo, aplicar fertilizantes e cortar a planta. A proteção do mato contra ataques de insetos nocivos e o desenvolvimento de doenças perigosas não é desprezível.
Descrição da planta
A violeta é uma planta perene de interior que tem um caule curto e muitas folhas carnudas. A cultura tem pequenas flores que são coletadas em um pincel.Graças às conquistas dos criadores modernos, muitas variedades de tonalidades diferentes foram obtidas. As violetas diferem no tipo de roseta, na cor da folhagem, nas peculiaridades das flores, na estrutura das raízes. Muitas variedades modernas têm diferenças significativas em relação às habituais violetas de interior.
Variedades e tipos populares
Hoje, muitas variedades de violetas são conhecidas, cada uma com certas características.
Estrela
Este tipo de violeta é caracterizado pelos mesmos tamanhos de pétalas. Eles são regularmente espaçados em torno da parte central.
Pensamentos
Existem 5 pétalas na estrutura da corola. As duas pétalas na linha superior são menores que as três inferiores.
Sino
Esta violeta é caracterizada por pétalas que cresceram juntas na base. Esse recurso impede que a flor se abra totalmente. Faz com que pareça um sino.
tigela
Esta planta é caracterizada por pétalas que não se acumulam na base. A flor não se abre totalmente. Durante todo o período de floração, mantém a sua forma.
Comprar. mudas ou sementes
Existem muitas maneiras de cultivar violetas. A opção mais fácil é comprar mudas prontas. Essa planta é fácil de cuidar e tem uma excelente taxa de sobrevivência.
Também é bem possível cultivar uma violeta a partir de sementes. Este método é considerado mais demorado e requer uma série de procedimentos sequenciais.
Cultive mudas
Para cultivar mudas a partir de sementes, primeiro você precisa escolher o material de plantio certo. O cumprimento estrito de todas as recomendações agrotécnicas não é desprezível.
A escolha do material de plantio
Em primeiro lugar, você precisa escolher as sementes de boa qualidade para o plantio de violetas.Os produtores iniciantes negligenciam esta etapa, deixando-os insatisfeitos com os resultados. Ao escolher sementes de qualidade, você pode obter uma planta forte da variedade certa.

Preparo e composição do solo
Para o plantio de violetas, é adequado um substrato pronto, vendido em floriculturas. Ele contém um conjunto ideal de vitaminas e minerais. Você pode fazer sua própria terra para vasos, se desejar. Para isso vale a pena levar turfa, areia e solo frondoso. Imediatamente após misturar os componentes, a composição deve ser alimentada.
Cuidado
Para garantir o desenvolvimento normal da planta, é necessário garantir iluminação adequada na sala. As violetas não gostam de luz muito brilhante, então a luz solar direta não funcionará para elas. Ao escolher um regime de temperatura, vale a pena parar em + 16-18 graus.
Violeta precisa de rega sistemática. Uma falta prolongada de umidade no solo causará a morte da planta. Vale a pena regar a cultura com água morna.
Transferir
Periodicamente, a violeta precisa ser transplantada para um novo local. Para que a planta se adapte rapidamente às novas condições, é necessário observar as regras de procedimento.
A temporização
O transplante de plantas não é recomendado no inverno. Neste momento, as violetas carecem de luz solar. Além disso, o procedimento não deve ser realizado no calor do verão, pois reduz a taxa de sobrevivência da cultura. No outono e na primavera, você pode plantar uma violeta. No entanto, neste caso torna-se necessário o uso de iluminação artificial adicional. Os meses mais favoráveis para o procedimento são abril e maio.
Como transplantar corretamente
Para transplantar adequadamente uma planta, você precisa comprar um vaso de diâmetro adequado e preparar solo fresco.Existem várias maneiras de realizar a manipulação.

Com substituição total do terreno
Este método pode ser usado para plantas maduras, nas quais o caule está significativamente exposto. Também é usado para murchar as colheitas e acidificar o solo. A vantagem da técnica é a completa renovação do solo e a limpeza das raízes das plantas. Isso elimina as peças podres e velhas. Para realizar o procedimento, a violeta deve ser retirada com cuidado do vaso, sacudir a terra e retirar as folhas amarelas inferiores e os pedúnculos. Recomenda-se polvilhar cuidadosamente as fatias com carvão.
Quando você remover um grande número de raízes, mova a violeta para um vaso menor. Recomenda-se colocar a drenagem para baixo, depois despejar terra fresca e espalhar as raízes da planta. Cubra a planta com terra desde o topo até as folhas inferiores. Após 24 horas, a cultura deve ser regada e mais terra adicionada.
Substituição parcial do piso
Com um transplante planejado de violetas, basta renovar o solo apenas parcialmente. Isso permite que você mova a violeta com mais cuidado para um vaso maior e evite danificar as raízes. O transplante é realizado da mesma forma que no primeiro caso. A única diferença está no processo de extração da cultura. Nesse caso, vale a pena sacudir cuidadosamente o solo esfarelado das raízes, deixando um pequeno pedaço de terra.
Transbordo
Este método pode ser usado para o transplante de emergência de arbustos floridos. É usado para crianças pequenas ou plantas cuja roseta é três vezes o tamanho do vaso. Durante o transbordo, um torrão de terra é totalmente preservado.
Para o procedimento, recomenda-se encher o recipiente até um terço com drenagem, despejar uma pequena quantidade de terra fresca. Coloque o vaso antigo no centro do novo e preencha o espaço entre eles com terra. Em seguida, o recipiente antigo deve ser removido e uma violeta com um pedaço de terra deve ser colocada em seu lugar.
Seleção de potes
Um pequeno pote de plástico funciona bem para violetas. Uma bebida é necessária para as crianças. Não é difícil escolher o tamanho do recipiente. O diâmetro ideal é um terço do tamanho da roseta da planta. Isso significa que a coroa da violeta deve ter três vezes o diâmetro do vaso.
Regras de cuidado
Para que uma planta se desenvolva plenamente, ela deve receber cuidados de alta qualidade, que incluem toda uma gama de elementos.

Localização do vaso
Recomenda-se colocar o recipiente com a planta na janela leste ou oeste. No verão, você pode usar os parapeitos das janelas do lado norte, e no inverno é melhor mover o roxo para a janela sul.
umidade do ar
Violetas precisam de umidade bastante alta. Um bom indicador seria 60-70%. Em parâmetros mais baixos, as rosetas adultas param de se desenvolver e não põem botões. Se as flores desabrocharem, elas secam rapidamente. Nesse caso, as estacas das folhas caem.
Um umidificador ajudará a aumentar as configurações de umidade. Também é permitido colocar um vaso com uma planta em um palete cheio de argila expandida úmida.
É proibido tentar aumentar a umidade pulverizando a folhagem. As folhas de violeta têm vilosidades que podem reter as gotas de água. Isso causará podridão nas folhas e queimaduras solares.
Iluminação
Violetas requerem iluminação brilhante e difusa. Portanto, é recomendável colocá-los no lado oeste ou leste.É importante controlar para que a planta não fique exposta à ação agressiva da luz solar direta. Em combinação com o calor, isso terá consequências negativas. Assim, mesmo no lado oeste, as janelas são sombreadas no verão para evitar a queima da folhagem. Para que a violeta cresça uniformemente e não se estique em uma determinada direção, é recomendável girar periodicamente o vaso com a planta em torno de seu próprio eixo.
Métodos de rega
A rega deve ser tratada com muita responsabilidade. É importante seguir a regra do meio termo. O solo não deve secar ou ficar muito úmido. Desvios em qualquer direção afetarão adversamente o desenvolvimento da planta. Existem várias opções de rega.
Superior
Não é recomendado regar as violetas de interior desta forma, uma vez que a água muitas vezes entra na saída e nas folhas. Como resultado, o risco de desenvolver doenças fúngicas aumenta significativamente. Manchas úmidas nas folhas podem causar queimaduras solares, mesmo no inverno.
Pavio
Para isso, utiliza-se renda ou uma pequena tira de tecido de algodão natural. Uma ponta do pavio é passada pelo orifício de drenagem no fundo do recipiente com a violeta e a outra no recipiente com água para irrigação. Coloque o vaso de flores neste recipiente. Devido ao efeito capilar, a umidade sobe pela mecha para dentro.

Nesse caso, a flor receberá toda a água necessária. A umidade do solo permanecerá estável. É regulado pela própria planta, levando em consideração o regime de temperatura.
Por palete
Você pode regar o violeta e virar a paleta. Para fazer isso, despeje água sedimentada nele. A camada de líquido deve ter um quarto da altura da panela. Mergulhe o recipiente com a violeta em água por meia hora.Durante esse período, o solo ficará saturado de umidade. A rega pode ser combinada com a cobertura. Graças a isso, a planta receberá os elementos necessários.
por imersão
Este método é usado em climas particularmente quentes. Para isso, a flor deve ser mergulhada em uma bacia com água decantada e deixada por 1 hora, com isso a planta ficará saturada de umidade. Então você precisa deixar o excesso de líquido escorrer e colocar a flor no lugar.
Requisitos de água
Recomenda-se regar as violetas com água decantada. Deve estar em temperatura ambiente. Você também pode usar líquido fervido, pois esse procedimento ajuda a remover muitos sais nocivos. Eles se decompõem e precipitam.
Fertilização e alimentação
Para uma planta prosperar, ela precisa de uma variedade de nutrientes. Para fazer isso, você pode usar remédios caseiros e fertilizantes prontos.
Remédios populares
As receitas populares costumam ser usadas para saturar o solo com nutrientes. Esses fundos são acessíveis e têm um bom efeito na planta.
Chá preto
Este remédio é frequentemente usado para plantas de interior. Normalmente, os floricultores usam folhas de chá adormecidas, que devem ser distribuídas uniformemente sobre a superfície da terra em uma panela, você também pode preparar chá preto e alimentar a planta com a solução resultante. Deve ser de força média. Vale a pena fertilizar a flor em intervalos de 14 a 16 dias.
Grãos de café
Esta ferramenta fertiliza e solta perfeitamente o solo. Para isso, o restante do café deve ser misturado com terra e colocado em um vaso com flor. Depois disso, a rega deve ser abandonada por 2-3 semanas. Deve-se lembrar que a borra de café aumenta a acidez.

Levedura
Este produto promove o crescimento das flores e fortalece as raízes.Portanto, os fertilizantes à base dele são frequentemente usados \u200b\u200bpelos floricultores. Primeiro, o fermento deve ser misturado com o açúcar, depois dissolvido em água morna e deixado por várias horas. No inverno, a solução é aplicada uma vez por mês, no verão é feita em intervalos de 10 dias.
Açúcar
Esta ferramenta ativa o desenvolvimento de plantas de interior. Portanto, é recomendável misturar glicose com água em temperatura ambiente e usá-la para borrifar violetas. Este tratamento é realizado em intervalos de 30 dias.
Vitamina b12
Esta substância ajuda a fortalecer o sistema imunológico das violetas. Para isso, a ampola é misturada com água na proporção de 1:10. O agente deve ser aplicado levando em consideração a condição da planta. Isso geralmente é feito duas vezes durante a estação - na primavera e após a floração.
Citrino
A casca de frutas cítricas ajuda a fortalecer a imunidade das violetas, ajuda a afastar as pragas e previne o desenvolvimento de doenças. Para preparar o fertilizante, a matéria-prima deve ser despejada com água fervente e deixada por um dia.
A solução resultante deve ser filtrada e misturada com água à temperatura ambiente na proporção de 1:10. Despeje a violeta sob a raiz com um produto pronto.
Cebola
Este produto pode ser utilizado no controle de doenças e pragas. Além disso, as cebolas contêm muitos componentes benéficos que estimulam o crescimento e a floração das violetas. Para preparar uma composição útil, a casca deve ser despejada com água e cozida por meia hora em fogo baixo. Deixe a solução em infusão por 6 a 8 horas e depois coe. Aplicar o produto acabado de forma foliar.Deve-se ter em mente que a composição pode ser armazenada por até 1 dia. Portanto, recomenda-se usá-lo imediatamente após o preparo.
Iodo
Esta ferramenta é necessária para o pleno desenvolvimento das plantas. Portanto, na estação quente, as violetas são alimentadas com essa substância. Para preparar um produto líquido, 1 gota de tintura de iodo é misturada com 3 litros de água e aplicada na raiz. A planta pode ser alimentada três vezes durante a temporada.
Fertilizantes minerais
Esses produtos estão disponíveis na forma de comprimidos, bastões ou soluções. Isso permite que você escolha a melhor opção.

Azoto
Para o desenvolvimento ativo da planta, vale a pena usar produtos contendo nitrogênio. Tais substâncias fornecem um rápido acúmulo de massa verde.
Fosfórico
Tais substâncias contribuem para a ativação da floração e permitem equilibrar a acidez do solo.
Potassa
Esses fundos são necessários para o florescimento abundante de violetas. Portanto, eles geralmente são combinados com agentes de fósforo.
Complexo
Hoje você encontra à venda um grande número de fertilizantes prontos, que incluem todos os componentes necessários para as violetas.
Muito forte
É um produto líquido que contém componentes orgânicos e minerais. Você pode comprá-lo em lojas especializadas. A solução é vendida em pequenos frascos. A composição contém os minerais necessários, oligoelementos na forma de quelatos, ácidos húmicos.
bom poder
É um fertilizante complexo líquido que possui uma composição complexa. Também contém ácido succínico. Essa substância ativa os processos de crescimento e floração e também aumenta a resistência da planta a fatores externos adversos.
paraíso das flores
Esta mistura de violetas contém componentes minerais que garantem o pleno desenvolvimento e a floração abundante. O produto é vendido em frasco com copo medidor. A composição é usada para regar e pulverizar plantações.

fasco
A composição contém a quantidade necessária de potássio, nitrogênio e fósforo. Ele também contém oligoelementos adicionais. Uma tampa especial é usada para preparar a solução.
RESIL
A composição contém um conjunto padrão de substâncias. Ele também contém muitos ingredientes orgânicos. Estes incluem aminoácidos, vitaminas B e C, elementos húmicos, ácidos hidroxicarbólicos.
Regras de poda
A violeta deve ter 3 fileiras de folhas. As folhas abaixo podem ser colhidas junto com os pecíolos. Além disso, flores desbotadas e folhas amarelas devem ser removidas imediatamente. Periodicamente, o vaso deve ser girado em torno de seu eixo para garantir que as folhas fiquem posicionadas uniformemente na roseta.
a reprodução
As violetas podem ser propagadas de diferentes maneiras - por sementes, enraizamento de folhas, enteados ou pedúnculos. O método mais fácil é enraizar a folha. Isso mantém todas as características da planta mãe.
Enraizamento no ambiente aquático
Normalmente, as violetas são selecionadas enraizando a folha na água. Isso permite que você controle o processo de emergência da raiz. A desvantagem desse método é o longo período de enraizamento, pois a estaca deve sofrer dupla adaptação à água e ao solo.
Para o procedimento, a folha cortada deve ser colocada em um recipiente escuro e limpo com 1,5 a 2 centímetros de água decantada. A parte inferior do corte não deve tocar o fundo ou as paredes. Mantenha a planta em líquido até que suas raízes tenham 1-2 centímetros de altura.Em seguida, os brotos são colocados no substrato.
Enraizando no chão
Este é o método mais rápido e eficiente. Nesse caso, o talo cortado é imediatamente transferido para o recipiente preparado de 1 a 1,5 centímetros. A folha plantada é colocada sob uma estufa com buracos. A temperatura deve ser de + 22-25 graus. A irrigação com água quente não é desprezível.
Como sentar as crianças
Recomenda-se descascar a folha velha antes de movê-la para um vaso permanente. Neste caso, apenas os filhos permanecem. Estas são novas folhas que aparecem após 5-6 semanas. 1 haste pode conter até 10 bebês. Quando as folhas atingem 3-4 centímetros, elas são separadas e transferidas para um vaso permanente.

Doenças e pragas
Violet pode lidar com uma variedade de doenças e pragas. Para lidar com isso, você precisa identificar o problema a tempo.
Podridão marrom ou raiz
Com excesso de umidade, as raízes da planta começam a apodrecer. Ao mesmo tempo, o violeta perde sua turgidez e torna-se mais opaco. Essa planta requer tratamento urgente. Deve ser retirado do vaso, as raízes retiradas do solo e examinadas. Se os fragmentos afetados forem identificados, eles serão excluídos.
Em seguida, a planta deve ser tratada com Fitosporin e transferida para um novo solo. Ao usar uma panela velha, ela deve ser bem lavada e desinfetada. Em casos avançados, a planta deve ser destruída.
Oídio
Com o desenvolvimento da doença, as folhas da flor ficam cobertas por escamas brancas. Violetas internas são mais suscetíveis a esta doença. A causa da doença é a falta de iluminação, umidade do ar muito alta, contaminação da cultura ou vaso, deficiência de potássio e fósforo contra o excesso de nitrogênio.
Para prevenir a doença, as folhas devem ser tratadas com pano úmido, ventilando periodicamente o ambiente. Quando a patologia aparece, a flor é tratada com Fundazol ou Benlate. Após 1,5 semanas, o procedimento deve ser repetido.
Fusarium
A doença causa o apodrecimento do alvéolo. A principal causa da doença é considerada uma violação das regras de cuidado da planta. Nesse caso, os pecíolos ficam marrons e caem, e as raízes adquirem um tom escuro.
Para evitar o desenvolvimento da doença, é necessário evitar regas frequentes, plantar uma violeta com um vaso grande demais, permitir mudanças bruscas de temperatura e usar água gelada para irrigação. Fungicidas são usados para tratar a flor. Para fins profiláticos, é utilizada uma solução de Fundazole.
vírus bronze
A patologia leva a danos nas folhas. Eles mancham e deformam. O vírus danifica todos os tecidos importantes da planta e interrompe seu suprimento de nutrientes. Como resultado, o violeta torna-se inviável e deve ser destruído. O vírus é transportado por parasitas, então você precisa se livrar dele a tempo.

mofo
Com esta doença, as folhas ficam cobertas de manchas marrons secas. A causa do problema é uma infecção fúngica que entra na estrutura da violeta através de fissuras microscópicas nas raízes e folhas. Como resultado, a copa começa a apodrecer e manchas marrons aparecem nas folhas. Fragmentos danificados morrem, a roseta desaparece. Mesmo regar e fertilizar não restaura a elasticidade das folhas.
É impossível lidar com a doença. Se a parte superior da roseta estiver intacta, ela pode ser cortada com uma ferramenta limpa e enraizada. Recomenda-se tratar o corte com um agente antifúngico.Você também pode escolher folhas saudáveis para fazer o enraizamento. Remova o resto da planta com terra. Para fins profiláticos, as plantas vizinhas são tratadas com Fitosporina.
tripes
Estes são pequenos insetos que têm uma tonalidade marrom. As pragas causam danos às folhas. Listras brancas e folhas e flores danificadas ajudam a identificar o problema. Além disso, existe o risco de manchas marrons ou pretas. Para tratamento, Aktellik, Fitoverm, Aktar são usados.
Sciarid voa
Esses insetos aparecem quando o solo está excessivamente úmido. Os adultos não prejudicam as violetas. Suas larvas levam à derrota dos arbustos. Eles causam rápida destruição do substrato, causam danos ao sistema radicular e forte compactação do solo. As pragas são especialmente perigosas para plantas jovens. Essas pragas causam a podridão do caule e da raiz.
A solução de Karbofos, que precisa ser regada, ajuda a lidar com o problema. Insetos adultos podem ser destruídos com sprays - Reid ou Dichlorvos.
pulgão
Esses insetos causam danos aos brotos, pedúnculos e flores. Pequenas pragas verdes consomem a seiva das plantas. Isso faz com que as folhas entortem e murchem. Com um grande número de pulgões, uma camada branca de um líquido pegajoso aparece na planta. Aktellik ou Mospilan ajuda a lidar com o problema.
ácaros
Violetas sofrem ataques de diferentes tipos de carrapatos:
- Teia de aranha vermelha - leva ao aparecimento de pontos vermelhos e teias de aranha. Como resultado, observa-se o enrolamento e a morte das folhas.
- Teia de aranha comum - recortes marrons aparecem nas folhas.
- Cyclamen - afeta as folhas mais novas localizadas na parte central da roseta. Eles são deformados e cobertos com manchas amarelas.

Quando os carrapatos aparecem, o tratamento da planta é iniciado imediatamente. Para isso, utiliza-se o acaricida com intervalo de 7 dias. Se for difícil identificar a praga, o solo deve ser regado com Aktellik ou Fitoverm.
Como cuidar no inverno
Para que a planta se desenvolva normalmente, é preciso ter todos os cuidados no inverno:
- A planta precisa de boa iluminação por 12 a 14 horas. Para isso, são utilizadas lâmpadas fluorescentes.
- É importante manter a temperatura de pelo menos +20 graus. Nesse caso, não deve haver flutuações bruscas. Ao ventilar, é importante evitar correntes de ar.
- A planta deve ser regada sistematicamente com água morna. Isso é feito 3 vezes por semana.
- Na sala onde a violeta está localizada, você precisa manter a umidade alta. Para isso, são utilizados eletrodomésticos, paletes com argila expandida úmida, pratos com água.
- Se o pote com violetas estiver no parapeito de uma janela fria, deve-se colocar bases para copos de plástico ou madeira sob ele, cuja espessura deve ser de pelo menos 3 centímetros. Isso protegerá o sistema radicular da cultura da hipotermia.
- É importante que a folhagem da flor não toque na janela fria.
Questões principais
Ao cultivar uma planta, existe o risco de vários problemas. Para enfrentá-la, é preciso oferecer à cultura um atendimento adequado e de qualidade.
Luz
Os produtores novatos nem sempre conseguem manter o regime de iluminação correto. Quando a planta é exposta à luz solar direta, existe o risco de manchas amarelas claras nas folhas.
Fertilizantes
Deficiências de fertilizantes geralmente levam ao esgotamento do solo. Isso se torna o motivo da falta de floração. Para que a planta floresça abundantemente, os nutrientes devem ser introduzidos sistematicamente.
A água
Com umidade estagnada, há risco de apodrecimento no meio da saída e murchamento das folhas. É muito difícil salvar uma flor dessas. Com o desenvolvimento de processos putrefativos, recomenda-se cortar as folhas sadias inferiores e tentar enraizá-las.
Umidade
Não é recomendado regar abundantemente a violeta. É especialmente prejudicial derramar água de cima. Isso causará processos de putrefação. Também não é recomendado manter a planta em condições de alta umidade, pois isso leva ao desenvolvimento de doenças e ataques de pragas.
Priming
O solo selecionado incorretamente leva ao murchamento da planta. A deficiência de nutrientes no solo causa falta de floração. Portanto, é tão importante alimentar sistematicamente a cultura.
Habilidade
Para que a planta se desenvolva normalmente, ela deve fornecer um recipiente de tamanho suficiente. Se você plantar uma violeta em um vaso muito grande, ela não florescerá.
Idade
Uma planta velha não pode agradar com floração abundante. Em tal situação, não há como ajudá-lo. A violeta é uma bela planta que goza de merecida popularidade entre os floricultores. Para alcançar um sucesso perceptível no cultivo de uma cultura, ela deve receber os devidos cuidados.


