Plantando e cuidando de íris bulbosas em campo aberto, descrição das melhores variedades
Entre as flores de jardim, as íris são escolhidas por sua multicor e simplicidade. As plantas ornamentais vêm em diferentes alturas e épocas de floração. Existem tipos de flores de rizoma e bulbo. Plantar e cuidar de íris bulbosas em campo aberto não é difícil. O cultivo de flores também está disponível para um jardineiro iniciante.
Descrição e peculiaridades da planta
As íris bulbosas não diferem muito das íris rizomatosas. As espécies de plantas são semelhantes:
- longas folhas xifóides emergindo do solo;
- inflorescências de pétalas subindo verticalmente e descendo suavemente;
- coloração brilhante.
As íris bulbosas não têm barba nas inflorescências, e a altura do caule não chega a mais de 50-60 centímetros.
variedades populares
Entre as íris bulbosas, as mais representadas são as variedades holandesas. Mas a seleção de uma planta ornamental também é feita em outros países europeus.
Iridodictium
A variedade pertence a íris de malha. A flor tem pequenos bulbos de 2 centímetros.De cima, eles são cobertos por escamas finas que escondem o centro carnoso. Os pedúnculos de Iridodictium crescem até 8 centímetros. A floração de uma cultura varietal começa em abril-maio e dura 15 dias. Essas flores delicadas, lilases, azuis, brancas, parecem açafrões por fora.
Juno
As inflorescências de íris em forma de pérola parecem aristocráticas. A planta pode ter de 20 a 40 centímetros de altura. Ao redor do caule estão as folhas em forma de meia-lua. Um único pedúnculo aparece no caule em abril-maio. Floresce até 3-5 flores.As plantas perenes de floração precoce são muito exigentes quanto à temperatura do ar, não suportam o frio. Eles devem ser cobertos para o inverno.
Holandês
As íris holandesas são as mais difíceis de cuidar. Mas apreciam a aparência de planta ornamental pelo brilho e variedade de cores das pétalas. Existem variedades de tipo de duas cores com transições tonais suaves. Os bulbos em forma de garrafa são plantados no solo na primavera para produzir plantas com folhas pontiagudas e flores únicas e brilhantes.
Plantas frágeis não toleram baixas temperaturas. Quando o tempo está definido para menos 10 graus, as flores morrem. Muitos residentes de verão usam íris holandesas como anuais sem armazenar lâmpadas. Afinal, quero muito admirar a beleza das flores a cada verão, o que é simplesmente fascinante.

Professor Blau
Um híbrido é obtido cruzando as espécies cultivadas holandesas. O resultado é uma variedade com:
- floração longa;
- grandes inflorescências, cujo diâmetro é de 10 centímetros;
- ricas pétalas decorativas azuis;
- cuidado despretensioso.
As íris estão bem preservadas em corte.Eles são usados em canteiros de flores, em canteiros de flores.
beleza mística
As íris holandesas, ou xyphiums, são representadas pela beleza mística dessa variedade de flores. A altura do caule da planta é de cerca de 50-60 centímetros. No pedúnculo formam-se 2 botões que, quando se abrem no início do verão, revelam uma mistura de azul, roxo e dourado. Por dentro, as pétalas são monocromáticas com manchas e pinceladas, e as externas são amarelas. O aroma das íris é sentido à distância.
Sinfonia
De longe, as íris dessa variedade parecem uma borboleta sentada para descansar. A combinação de branco como a neve e amarelo com pétalas de laranja, cujo aroma agradável se espalha, vai decorar qualquer canto do jardim. O híbrido pertence aos tipos de plantas de tamanho médio.
Como preparar bulbos para plantar
Lâmpadas para plantar íris são compradas na loja. Você também pode usar seu próprio material de plantio. Deve ser verificado quanto à qualidade. Não plante bulbos danificados ou podres no solo. É necessário embeber previamente os bulbos da íris em um estimulador de crescimento. Para a desinfecção do material de plantio, são utilizadas soluções de permanganato de potássio ou antifúngicos. Após o tratamento, seque os bulbos por 30 minutos.

Seleção e preparação do local
Variedades bulbosas de íris devem ser plantadas em áreas:
- bem iluminado, ou melhor, um pouco sombreado;
- com solo nutritivo e solto;
- neutro em acidez;
- onde a água subterrânea é profunda.
Quando o solo sob as íris é arenoso, pode-se adicionar húmus. Em solo pesado - cinzas de madeira, areia. É aconselhável neutralizar a acidez do solo com casca de ovo triturada, cal.
Em quanto tempo você deve plantar
Floricultores experientes acreditam que plantar íris terá mais sucesso no outono. As flores criam raízes melhor a uma temperatura de +15 graus. Para destilação, é aconselhável plantar no início de fevereiro. Então, na primavera, eles receberão buquês delicados.
O plantio na primavera não é proibido, mas a floração começará mais tarde do que o normal.
Esquema de pouso
Antes de plantar os bulbos, eles cavam o solo, afrouxam. É melhor fertilizar solos pobres com complexos de nitrogênio. Os orifícios são feitos pequenos. A profundidade do enterro dos bulbos de íris depende do tamanho do material de plantio. Os grandes são colocados a uma profundidade de 6 a 7 centímetros, os pequenos - 3-4. A parte superior do sistema radicular deve ser deixada acima do solo e não enterrada. Você pode colocar as lâmpadas uma ao lado da outra. Se as plantações forem únicas, a distância entre as flores deve ser de 10 centímetros.
Regras de acompanhamento
O florescimento das íris, a duração da colocação em um local depende do cuidado. Os procedimentos devem ter como objetivo fornecer às plantas nutrição e umidade suficientes. A colheita regular de íris desbotadas é necessária para prolongar o período de floração da cultura.

rega
É necessário umedecer o solo na área onde as íris crescem com moderação. Muita umidade levará à podridão do bulbo, doença. Durante os períodos de seca, a água é regada 1-2 vezes por semana, durante as chuvas - conforme necessário.
Afrouxamento
O solo próximo às flores deve ser constantemente solto após as chuvas. Isso tornará a terra permeável à umidade e ao ar.
capina
O entupimento do plantio de flores fará com que as pétalas caiam rapidamente.As ervas daninhas tornam-se uma fonte de doenças da cultura. As ervas daninhas nocivas se movem em direção às íris, danificando-as. As ervas daninhas são removidas manualmente para não danificar o sistema radicular das flores.
Fertilizar o solo
Eles começam a alimentar as plantas na primavera assim que a neve derrete. Eles são alimentados com complexos minerais. Após 3 anos, você pode adicionar uma mistura de fertilizantes contendo fósforo, potássio e nitrogênio ao solo. Antes da brotação, os canteiros são derrubados com uma solução de cinzas de madeira. Depois que as flores murcharem, a cobertura deve consistir na mesma quantidade de superfosfato e sal de potássio.
Alimentar íris três vezes por temporada permitirá que as plantas se desenvolvam melhor, sejam fortes e tolerem facilmente as geadas.
Controle de doenças e pragas
As plantas doentes podem ser reconhecidas por manchas nas folhas, murcha, um pequeno número de botões e as infecções fúngicas podem ser tratadas com soluções fungicidas. As plantas devem ser tratadas contra doenças três vezes com um intervalo de 7 a 10 dias. Das drogas, Fundazol, Fitosporin-M e Quadris serão eficazes.
Se as bactérias infectaram o sistema radicular da íris, é melhor desenterrar a planta e examinar o bulbo. As áreas danificadas são cortadas com uma faca afiada e os bulbos são lavados em uma solução concentrada de permanganato de potássio. Os raios do sol se dão bem com as bactérias.
É necessário limpar o solo ao redor do caule e deixá-lo sob a influência dos raios ultravioleta por vários dias.

As lagartas das borboletas atacam as folhas das íris. As larvas gulosas podem deixar as plantas sem folhas ou caules. A preparação "Granosan" ajuda a salvar íris de borboletas.Os tripes se acumulam nas axilas das folhas, causando sérios danos à cultura decorativa. Eles são combatidos com a ajuda do tratamento com "Karbofos". Em um verão chuvoso, as flores de lesma oprimem. Para se proteger disso, é necessário polvilhar o piso dos corredores com superfosfato ou cinza de madeira.
Regras de armazenamento em bulbo
Nem todos os produtores desenterram os bulbos de íris depois que eles desbotam. Mas é melhor realizar o procedimento para remover espécimes danificados e doentes.
É aconselhável desenterrar as lâmpadas em meados de junho-julho. Em seguida, o material de plantio é seco, liberando-o dos torrões de terra.
O armazenamento de lâmpadas envolve:
- quarto seco;
- temperatura do ar 20-25 graus Celsius;
- umidade 50-60%;
- boa ventilação.
Desenterrar os bulbos ajudará a preservar as plantas e protegê-las de doenças.
Dicas e truques adicionais
As íris são melhor cobertas para o inverno, especialmente os híbridos holandeses. Para fazer isso, use ramos de abeto, folhas caídas, palha. Os bulbos de íris são replantados a cada 3 a 6 anos. Após o transplante, os bulbos precisam criar raízes em um novo local. Portanto, é melhor replantar as íris em agosto, depois que elas murcham. Para prevenir doenças, você deve desenterrar os bulbos todos os anos. Também é necessário desinfetar o material antes do plantio.
Para proteger as íris de pragas, ratos, é aconselhável plantar os bulbos em cestos especiais imersos no solo. As flores são usadas para decorar varandas, loggias. Você pode colocar cestos com íris em escritórios, apartamentos. Plantas ornamentais são combinadas com snowdrops, sinos, samambaias baixas.As íris contrastam perfeitamente com as heras de cor verde pálida, as coníferas. Eles são plantados ao lado de anuários laranja e amarelo. Para cortar, você pode cultivar íris em estufas.


