Como pintar um violão com as próprias mãos em casa e quais vernizes escolher
Músicos acostumados com instrumentos, tendo eles próprios afinado violões ou violinos, é difícil aceitar que os objetos se desgastem. Alguns instrumentos musicais são consertados por conta própria sem perda de qualidade de som. Pintar uma guitarra resolve alguns dos problemas causados pelo desgaste do corpo e também cria seu próprio design de instrumento.
Contente
Preparação da superfície para o trabalho
O violão é um instrumento musical que, com muito cuidado, servirá ao seu dono por anos. O corpo de uma guitarra é geralmente revestido com um verniz que possui características de alta resistência. Mesmo o material de pintura mais durável se desgasta.
Para restaurar a aparência atraente do violão, os próprios músicos pintam suas casas. Os proprietários de instrumentos musicais temem que a aplicação de camadas de tinta na superfície afete a qualidade do som. Isso pode ser evitado se o trabalho for realizado de acordo com regras especiais.
Antes de iniciar o trabalho, prepare a superfície, limpe bem e remova as partes superiores. A guitarra está completamente desmontada.Com o auxílio de chaves de fenda, chaves inglesas e ferramentas auxiliares, as peças são destacadas, deixando o corpo livre de sobreposições. Recomenda-se deixar as peças em um só lugar, para que após o término do trabalho você possa montar a ferramenta com facilidade.
O corpo é limpo da base de tinta e verniz anterior com lixa. Primeiro, o corpo é limpo com lixa grossa, depois a correção é feita com lixa fina. Para garantir o resultado, remova completamente os vestígios da camada de verniz anterior.
Vantagens e desvantagens do revestimento de óleo e cera
Os instrumentos musicais são pintados há muito tempo em óleo e cera. Esses compostos protegem a madeira natural da qual são feitos os violões.
Os procedimentos de aplicação de óleo e cera são quase os mesmos. Ambos os revestimentos têm suas próprias vantagens e desvantagens.
| benefícios | Desvantagens |
| Facilidade de aplicação | O óleo pode ser absorvido pela madeira, afetando parcialmente o som do instrumento |
| O acabamento é liso e durável | A cera é inferior ao verniz em termos de resistência |
| Facilmente restaurado ou removido quando usado | Baixa hidrofobicidade |

O revestimento de óleo e cera é uma alternativa à pintura corporal. A pelagem deve ser renovada a cada 5-6 anos. Além disso, os materiais não protegerão a guitarra do desgaste nem darão durabilidade. Um dos produtos mais populares é uma mistura de óleo de linhaça e resina. Esta impregnação é uma técnica tradicional utilizada há muitos séculos. A composição do óleo após a aplicação endurece completamente sob a influência de massas de ar formadas naturalmente.
Vernizes adequados para guitarras acústicas
Um violão se distingue de um violão clássico por seu tamanho. O acústico é muito mais amplo, o que dá um som profundo.O violão se diferencia pela localização do braço e cabeçote. Repintar o corpo do violão exigirá mais material do que pintar um violão clássico.
verniz alcool

Os vernizes à base de álcool proporcionam belos acabamentos brilhantes. Esses tipos de vernizes incluem resina, goma-laca, massa de vidraceiro. A goma-laca é considerada um revestimento difundido e frequentemente usado. Seca rapidamente, pode ser aplicado de diversas formas (a pincel ou spray), polimerizado em 2 a 5 horas. Se necessário, o revestimento de goma-laca pode ser facilmente removido com álcool.
Referência! Todos os tipos de vernizes de álcool fornecem um acabamento permanente. Músicos experientes preferem revestir violões apenas com verniz de álcool.
Vernizes de nitrocelulose

As lacas nitro são populares na indústria automotiva, mas às vezes são usadas para revestir instrumentos musicais. Nitrolacs são particularmente procurados quando é necessário “envelhecer” artificialmente o instrumento, para fazê-lo parecer um objeto raro.
verniz de poliuretano

Os poliuretanos são elastômeros sintéticos. Os parâmetros técnicos dos poliuretanos são muito mais elevados do que os dos vernizes nitro. Os vernizes de poliuretano são aplicados exclusivamente por pulverização para evitar o aparecimento de bolhas na superfície tratada. Os vernizes de poliuretano são o material mais comum usado para pintar violões.
verniz poliester

Os vernizes caracterizam-se pela alta resistência, adesão e preservação do resultado, mas devido à complexidade do processo de tingimento, quase nunca são utilizados em casa. Para obter um revestimento, é necessário o uso de catalisadores, diluentes e fixadores.
Vernizes acrílicos

Os vernizes à base de acrílico estão disponíveis como um ou dois componentes. Eles fornecem um filme brilhante durável que não racha com o tempo.
Atenção! Tintas acrílicas e alquídicas não são compatíveis. Eles não podem ser misturados.
verniz à base de água

Os vernizes à base de água raramente são usados para pintar violões. Eles não possuem características suficientes para realizar este procedimento.
Como escolher a composição certa
A escolha do material de revestimento depende do desejo do dono do instrumento musical, o resultado que ele busca alcançar:
- Se for necessário manter a textura da madeira, deve-se optar por um revestimento a óleo e uma cera de acabamento tradicional.
- Shellac pressupõe facilidade de aplicação e posterior remoção e reparo.
- O amarelamento vintage pode ser obtido com uma rápida aplicação de nitro polonês.
- Você pode obter um acabamento com uma cor específica usando acrílico. A paleta de cores permite escolher uma grande variedade de cores.
- Vernizes de poliuretano darão um bom acabamento. Mas isso requer o uso de composições para diluir e encolher o material.
Instruções passo a passo para trabalhar em casa
Pintar seu violão em casa requer preparar sua superfície de trabalho, materiais e ferramentas. Para o trabalho você vai precisar de:
- Lixa;
- rolo, pincel ou spray;
- máscara facial, luvas, avental;
- Chave de fenda;
- tinta, verniz, base.
A superfície de trabalho é coberta com materiais especiais. O corpo preparado é colocado na superfície. O processo de pintura consiste em várias etapas:
- A primeira demão é aplicada com pistola ou pincel. Usar um spray evitará pingos e criará uma superfície plana.
- Após 10 horas, a camada é alisada com lixa para eliminar irregularidades e preparar a ferramenta para aplicação das camadas principais.
- A tinta é aplicada sequencialmente em duas ou três camadas.
- Após a secagem completa, aplique uma fina camada de verniz.
- Para fixar o resultado, a camada de verniz é repetida duas vezes.
- Após o endurecimento completo do corpo, o instrumento está completamente montado.
Recomenda-se deixar a guitarra secar em ambientes onde o movimento de poeira seja excluído.

Atenção! O tempo de secagem da camada de tinta depende inteiramente das características do material.
Características de trabalhar com uma guitarra elétrica
Nem todo mundo decide repintar uma guitarra elétrica em casa. Este processo é complicado pelas peculiaridades do instrumento. Além disso, costuma-se dar às guitarras elétricas uma aparência particular que indique uma direção musical. Guitarras elétricas são geralmente pintadas usando a técnica de redemoinho. Linhas dinâmicas são alcançadas no corpo, criando um efeito de turbilhão.
O corpo da guitarra elétrica deve ser separado da caixa acústica e completamente limpo. A etapa mais importante do turbilhão é a preparação de uma solução especial. É preparado a partir de água e tetraborato de sódio. 1 colher de chá de tetraborato de sódio é dissolvida em 1 litro de água. 2-3 tons de tinta são mergulhados alternadamente na solução. A peculiaridade do processo é que a tinta permanece na superfície da solução, criando padrões bizarros.
O corpo é lentamente imerso na solução e depois removido lentamente. O corpo é coberto com uma camada de tinta nas combinações mais inesperadas. O processo é projetado para imersão, após o que a tinta é sacudida do corpo e deixada secar completamente.
Atenção! O tempo de secagem depende das características do material de pintura. Na maioria das vezes, varia de 12 a 24 horas a uma temperatura do ar de +20 graus.
Uma vez que a tinta endureceu, um acabamento é aplicado. Para isso, é utilizado um verniz de poliuretano à prova d'água. Proporcionará uma adesão segura às estruturas.

Dicas úteis
Ao planejar a pintura de instrumentos musicais em casa, existem muitas nuances que devem ser levadas em consideração. Para experimentar novas técnicas de tingimento (como redemoinho), os músicos são aconselhados a praticar em pedaços de compensado ou madeira não utilizados. Somente com certas habilidades é possível criar algo verdadeiramente único.
Dicas de pintura de guitarra DIY:
- Para misturar cores diferentes, a receita deve ser levada em consideração. Está indicado nas instruções do produto. O resultado depende da proporção proporcional de endurecedor e base. Um aumento independente nas proporções dos componentes só é possível se houver confiança firme na obtenção de um filme denso ou superfície brilhante. Esses casos sugerem um leve aumento nos elementos.
- É necessário levar em consideração o número de camadas e calculá-las com antecedência.Ao planejar obter uma superfície porosa, basta aplicar 2 a 3 camadas. Se você deseja obter um acabamento brilhante e brilhante, as camadas são repetidas até 6 ou 8 vezes, levando em consideração a retificação e o polimento posteriores.
- Para evitar gotas de verniz nas superfícies horizontais do violão, o acabamento é aplicado 2 vezes: na primeira vez usam uma pistola, aplicando nos eixos horizontais, na segunda vez aplicam o verniz diluído com pincel no restante superfícies.
- Recomenda-se finalmente lixar e polir a guitarra 2-4 semanas após a aplicação do acabamento. Durante esse tempo, o verniz ganha força, dá uma aderência firme e as irregularidades aparecem com força total.
- Diferentes composições devem ser verificadas previamente quanto à compatibilidade com tábuas de madeira ou contraplacado.A incompatibilidade das composições leva ao estouro da camada aplicada, ao aparecimento de bolhas algum tempo após a secagem.
A tecnologia de aplicação de tintas e vernizes nem sempre segue as regras. Erros levam a mudanças sonoras.
Por que a guitarra muda de som após a pintura:
- aplicação de camadas grossas, pinceladas, de diferentes densidades;
- incompatibilidade entre base e acabamento;
- substratos elásticos com grande quantidade de thinner penetram nas fibras de maneira diferente e podem afetar as características sônicas.
A seleção competente de materiais evitará erros e permitirá que você crie uma ferramenta com uma aparência única.


