Descrição e tipos de endurecedores de tinta, proporções e o que substituir
A tinta ou esmalte é aplicado na superfície, do estado líquido o material torna-se sólido e não é lavado. Alguns tipos de corantes não são capazes de endurecer por conta própria. Para eles, são utilizados componentes de polimerização. Esses produtos químicos são chamados de endurecedores de tinta. Eles são adicionados à composição para obter um produto infusível e insolúvel. As substâncias conferem plasticidade e durabilidade ao filme de tinta e verniz.
Descrição geral e finalidade
Por endurecedor, entendemos um composto químico adicionado à composição do corante. Dá à estrutura propriedades estáveis. O mercado da construção oferece uma ampla seleção de aditivos que, de acordo com as características técnicas, são capazes de alterar as propriedades físico-químicas das tintas e vernizes.
Os agentes de cura são adicionados à composição corante imediatamente antes do uso, para que não ocorra a solidificação prematura do material. O aditivo é armazenado em sua embalagem original para evitar a perda de propriedades. Se você derramar o endurecedor em outro recipiente, ele se deteriorará após algumas horas.
Vantagens e desvantagens de usar
Adicionar um componente a revestimentos de tinta tem a vantagem de dar à composição características melhoradas:
- O material de pintura torna-se resistente à luz solar;
- a vida útil do revestimento aumenta para vários anos;
- o endurecedor acelera a presa;
- Para alguns tipos de tintas, o componente dá um brilho brilhante, o produto não precisa ser envernizado;
- a tinta com componente de endurecimento não racha, tem maior resistência a danos mecânicos.
Dos pontos negativos, os meios são diferenciados pelos recursos de armazenamento. Quando a tampa não está bem fechada, o ar entra no recipiente, ocorre uma reação, a composição endurece e fica inutilizável. Depois de adicionar um componente à tinta, o pot life do material é reduzido, por isso é necessário começar a trabalhar com a mistura imediatamente após o preparo.

Variedades
Os materiais diferem em finalidade e composição. A composição química dos aditivos afeta o tempo de cura e a durabilidade do revestimento. A finalidade dos aditivos depende dessas propriedades. Eles são divididos em dois grupos principais.
Secadores
Refere-se a substâncias que aceleram o endurecimento de formadores de filme contendo óleo. A estrutura contém elementos de ligação que secam quando o oxigênio é oxidado. O filme é formado em várias etapas. Primeiro, a superfície pintada é supersaturada com oxigênio e peróxidos são formados.
Então as substâncias são divididas, os radicais livres aparecem. Na última etapa, os polímeros são formados. Os catalisadores são facilmente miscíveis com tintas e vernizes.
Endurecedores
Produtos químicos adicionados a tintas e vernizes de dois componentes para obter um produto insolúvel.São utilizados como aditivo em tintas e vernizes acrílicos, poliuretânicos e epóxi. Ao combinar produtos, são necessárias proporções exatas.
Para que servem as tintas?
Substâncias são adicionadas a materiais de pintura com composição de dois componentes, destinadas à decoração de superfícies de concreto, metal e madeira. Os produtos revestidos com tal composição têm desempenho melhorado.

Os aditivos para tintas e vernizes de base acrílica são produzidos em dois recipientes diferentes e misturados antes do uso. A composição do composto de alto peso molecular contém ésteres. Para materiais de pintura alquídica, é usado como um segundo componente para primers alquídicos, esmaltes e vernizes. Um acelerador de cura é adicionado ao PF-115, fornecendo pintura de esmalte de alta qualidade e propriedades de revestimento. As superfícies de madeira e metal são pintadas com esmalte.
Aplicação na prática
O consumo e a natureza química do aditivo são escolhidos para obter um bom fluxo de material e uma boa velocidade de secagem. As proporções são rigorosamente observadas ao misturar os componentes. Os fabricantes indicam na embalagem a quantidade exata de aditivo para cada tipo de tinta. Diferentes tipos de endurecedores são adequados para certos tipos de tintas.
Como entrar corretamente?
Antes de misturar os componentes, leia atentamente as instruções. Um recipiente limpo é preparado, que é preenchido com uma base e, em seguida, um endurecedor é adicionado. Para obter um estado viscoso, é adicionado um solvente, que é introduzido no final. Se o corante acabar por muito tempo, uma diluição secundária é realizada. Normalmente, o fabricante indica as proporções das peças; por conveniência, um recipiente graduado é preparado.Por exemplo, para obter uma proporção de 2:1, misture duas partes de tinta e uma parte de endurecedor.
O agente de cura é adicionado à composição antes do uso. A mistura resultante é bem misturada com uma broca com bico misturador. Depois de preparar a solução de trabalho, ela deve ser usada em até 5 horas. Após esse período, o material se deteriora e não está mais sujeito a uso posterior.
Proporções
Pouco ou muito acelerador leva a rachaduras no revestimento, encurtando a vida útil. Portanto, é imprescindível observar a dosagem indicada pelo fabricante. Em média, a proporção de componente de endurecimento para pintura é de 5 a 25 por cento.

Proporções incorretas podem levar à turvação do verniz, alterando a homogeneidade da composição da tinta. Uma quantidade insuficiente de endurecedor fará com que o revestimento seque por muito tempo ou permaneça macio. Em alguns tipos de tintas, é permitido exceder a dosagem do aditivo, mas não mais que 10%.
O que pode ser substituído?
A principal tarefa da substância no processo de solidificação é alterar a estrutura molecular, realizar a polimerização. Substâncias entram na reação: ácidos, aminas, diaminas e anidritas. Todos eles são divididos em base e composições. Essas substâncias incluem:
- polietileno poliamina (PEPA) - uma mistura de etileno aminas, facilmente solúvel em água e álcool, absorvendo a umidade do ar;
- trietilenotetramina (TETA) é um líquido de baixa viscosidade, o processo de cura ocorre em alta temperatura;
- aminoacrilato.
Os ácidos dicarboxílicos são usados como endurecedor da resina epóxi: sulfúrico, ortofosfórico, amônia e álcool seco e outras substâncias.
Dicas e truques adicionais
Antes de misturar tinta e verniz com endurecedor, recomenda-se misturar uma pequena quantidade de componentes em um recipiente separado. A reação dessas substâncias é irreversível, portanto, em caso de erro, o material será danificado. O regime de temperatura afeta a reação de polimerização, quanto maior o indicador, mais rápida ocorre a solidificação da substância. É aconselhável misturar a solução de trabalho em pequenas porções para ter tempo de desenvolver a mistura antes de solidificar. A solidificação final do material ocorre 24 horas após a aplicação.
O endurecedor para tintas e vernizes pode ser feito à mão. Mas a ampla variedade e abundância de produtos permite que você escolha o suplemento certo sem experimentar. É aconselhável não economizar dinheiro e escolher apenas materiais de marcas comprovadas.
Em tintas de dois componentes, o uso de endurecedor é obrigatório, caso contrário, o revestimento secará por muito tempo ou não endurecerá. O aditivo torna-se um dos principais intervenientes no processo de polimerização, funde-se com a base, conferindo-lhe um elevado desempenho.


