Como você pode fazer um jardim de pedras no país com suas próprias mãos, regras de criação e exemplos

Nem todos os proprietários de casas de veraneio têm tempo ou vontade de cavar o solo para transformar um terreno em uma zona quente e aconchegante. Organizar um jardim de pedras com as próprias mãos no campo é uma opção ideal, pois um jardim de flores rochosas não requer cuidados especiais e se encaixa em qualquer paisagem. Antes de começar a criar um canto único no quintal, é recomendável estudar cuidadosamente todas as complexidades da organização de jardins de pedras.

o que é rochedo

Rocaille é uma composição usada para decorar casas de campo ou casas de veraneio. A base da estrutura é feita de pedras. Elementos adicionais são flores, coníferas, sempre-vivas. Um jardim de flores rochosas não deve ser confundido com um jardim ornamental. Para criar este último, materiais semelhantes são usados, mas aqui a ênfase está em espécies de plantas raras. Nos jardins de pedras, ao contrário, o papel principal é atribuído às pedras.

Principais variedades

Os jardins ornamentais são convencionalmente divididos em várias variedades. Temporário - composições que são criadas para um tempo específico. Geralmente são canteiros de flores com plantas que não suportam o frio - novos elementos verdes devem ser plantados a cada primavera. Estável - jardins de pedras com arbustos perenes ou coníferas. Editável - composições nas quais novos elementos são constantemente introduzidos. As pedras nesses canteiros de flores são pequenas, por isso é fácil mudar a forma conforme necessário.

Forma

A peculiaridade dos jardins de pedra é que é permitido dar qualquer forma a um jardim de flores de pedra. É dada preferência a composições ovais ou redondas. O principal é que o jardim pareça natural, linhas retas claras não são bem-vindas. Se o espaço permitir, recomenda-se criar uma composição assimétrica. Esse jardim de pedras parece natural, combinado com canteiros de flores e elementos decorativos da paisagem do jardim.

Localização

Antes de criar uma composição, é recomendável reservar um tempo para selecionar um local. Os jardins ornamentais geralmente estão localizados perto da casa. Recomenda-se levar em consideração a altura e o diâmetro das plantas a serem cultivadas. Se for dada preferência a coníferas altas, é melhor colocar a composição longe dos canteiros de flores.

Estilo

Ao planejar a criação de um jardim ornamental, é recomendável determinar com antecedência qual estilo dar preferência. Tudo depende das plantas utilizadas para a composição. Os principais tipos de leitos pedregosos:

  1. Europeu. Para o cultivo, são utilizadas plantas que se sentem confortáveis ​​em regiões de clima temperado.
  2. Inglês. Difere em contenção e estilo estrito. Normalmente, absinto ou coníferas são usados, muitas vezes essas plantas são complementadas com cereais.A ênfase está na vegetação.
  3. Japonês. O papel principal é atribuído às pedras, as plantas são usadas minimamente.

jardim de pedras faça você mesmo

Na maioria das vezes, os canteiros de flores rochosos são feitos no estilo japonês - a composição complementa de maneira ideal a cabana de verão e requer manutenção mínima.

Recursos de layout

Para formar uma composição de rocha, você precisará gastar tempo criando um plano, desenhando seus principais elementos e escolhendo uma forma. Não haverá problemas com o arranjo - para os canteiros de flores mais simples, apenas pedras e plantas são necessárias.

rochas

Para um jardim rochoso, são usadas pedras grandes, pequenos paralelepípedos e seixos. Graças à variedade de formas e tamanhos, a composição parecerá natural. Recomenda-se manter uma paleta de cores, embora seja permitida uma combinação de 2 a 3 tons.

Em rochedos, as pedras brutas em relevo têm aspecto natural. Se houver um riacho ou uma fonte em um jardim rochoso, é melhor pegar seixos lisos ou pedras perfiladas.

Seleção de plantas

Recomenda-se o uso de diferentes tipos de plantas para jardins ornamentais - arbustos, coníferas (abetos e pinheiros anões, zimbros). Barberry ou lilás chinês são requintados na composição. Se não houver cor suficiente e o jardim de pedras parecer opaco sem detalhes brilhantes, plante rododendros. Vale a pena complementar os jardins ornamentais com plantas bulbosas, herbáceas perenes (hospedeiros, prímulas). Também é recomendado plantar gramíneas de cereais em jardins ornamentais. O principal é não usar grãos agressivos que crescem rapidamente.

Como fazer você mesmo

Não haverá dificuldades especiais com a criação de jardins de pedras, mas apenas no caso de estrita observância das regras e requisitos. Antes de organizar um jardim de pedras, é recomendável munir-se de conhecimentos que o ajudarão a evitar erros.

Não haverá dificuldades especiais com a criação de jardins ornamentais

As sutilezas de escolher um lugar

É importante certificar-se de que o jardim de pedras esteja localizado em um canto confortável do local, certifique-se de que não haja correntes de ar - rajadas de vento frio são perigosas para algumas plantas. Não é necessário ter um jardim de pedras em uma planície. Colinas e sulcos são considerados o relevo ideal para uma composição que valoriza a naturalidade.

Como fazer um planejamento corretamente

Vale a pena começar a trabalhar na elaboração de um plano. Delineie claramente os limites do jardim de pedras, desenhe todas as linhas em detalhes. Organize as plantas, levando em consideração seu tamanho - coloque coníferas altas ao fundo e arbustos baixos em primeiro plano. Depois de traçar um plano, marque o rochedo em um terreno pré-selecionado. Use estacas e barbante para marcar.

Preparando o local do futuro jardim de pedras

O primeiro passo para planejar um jardim de pedras é a remoção de ervas daninhas. Recomenda-se remover a camada superior do solo em 15 a 20 cm, após remover a grama, cavar o solo, selecionar cuidadosamente as raízes das ervas daninhas. Se necessário, trate o solo com preparações herbicidas.

O próximo passo é a drenagem do solo, principalmente se um jardim de flores rochosas estiver localizado em uma planície, existe o risco de inundação com águas subterrâneas. Pedra britada fina, seixos e tijolos quebrados são adequados para encher o fundo do poço. Se o jardim de pedras estiver localizado em uma colina, a drenagem não é necessária - mesmo após uma forte chuva, a água sai sem prejudicar as plantas.

Se o local for frequentemente visitado por "hóspedes" - toupeiras ou musaranhos, será necessário colocar uma camada protetora sobre a drenagem, caso contrário, os escavadores certamente escolherão uma estrutura rochosa. No fundo do jardim, coloque uma tela de arame com malha fina, que não permitirá que convidados inesperados perturbem a superfície da composição ou prejudiquem as raízes das plantas.

Vale a pena concluir a preparação do local enchendo a cova com terra pronta. Prefira misturas leves que combinem:

  • Solo de jardim;
  • terra negra;
  • areia;
  • bom húmus.

É permitido complementar a mistura com uma pequena quantidade de argila, cinza, carvão (tudo depende das plantas utilizadas na composição).

Pedra britada fina, seixos e tijolos quebrados são adequados para encher o fundo do poço.

colocação de pedras

Para dar uma aparência sólida ao jardim de pedras, é melhor colocar as pedras em uma única camada, certificando-se de que as pedras redondas não estejam localizadas próximas às pedras angulares. Arenito ou granito são adequados para alvenaria. Coloque um "travesseiro" ao redor do perímetro do jardim ornamental, o que não permite que as pedras flutuem ou se acomodem. Use areia e cascalho para o substrato, recomenda-se compactar bem a mistura e deixar endurecer por 3-5 dias.

As pedras devem ser cravadas na metade do caminho até o solo. Se houver lacunas entre o piso e os elementos de pedra, preencha-os com entulho. É melhor selar pedras subdimensionadas com uma solução.

Erros comuns de bricolagem

O principal erro cometido ao criar jardins de pedras é o arranjo caótico das pedras. Tal composição parece uma pilha de pedras que nada tem a ver com um jardim de flores. Outro erro é plantar plantas sem usar drenagem e solo especial.O excesso de água levará ao apodrecimento do sistema radicular com a consequente morte da parte aérea. A má composição do solo também afetará negativamente a condição das plantas - árvores e arbustos crescerão e se desenvolverão mal e perderão sua aparência saudável.

Também não é recomendado correr para plantar plantas. Depois de encher a cova com terra, é melhor esperar 2 a 3 semanas - esse tempo é suficiente para a terra assentar. Antes de plantar, nivele o relevo - adicione mais mistura de solo ou remova as elevações.

Freqüentemente, ao organizar jardins de pedras, eles cometem um erro ao plantar plantas de cobertura do solo de crescimento rápido (sedums, sedum, phlox). Sem os devidos cuidados (poda frequente e formação de plantas), eles crescerão rapidamente, fazendo com que um jardim de pedras pareça desleixado e negligenciado.

Mudanças interessantes

Não é necessário combinar apenas pedras e plantas em jardins ornamentais. Recomenda-se complementar o jardim de pedras com elementos decorativos, plantas de espécies raras ou incomuns. A composição na forma de uma encosta rochosa com plantas perenes raras parece interessante.

Não é necessário combinar apenas pedras e plantas em jardins ornamentais.

Com uma cachoeira

Para criar uma cachoeira em jardins ornamentais, você precisará fazer uma elevação - uma pilha de pedras sobre a qual a água fluirá efetivamente. É aconselhável fazer um reservatório por baixo, plantar plantas aquáticas nele. A água é fornecida ao topo do slide por uma bomba ou bomba média. Recomenda-se instalar um filtro para evitar a contaminação da água. Para um poço de fundação - compre um tanque especial ou disfarce uma calha comum (banheira velha) com pedras.

na ladeira

A composição rochosa localizada em uma encosta suave parece impressionante. A opção mais simples são 4-5 terraços, para a formação dos quais são utilizados grandes pedregulhos.Despeje o solo entre as rochas, nas quais as plantas são plantadas. O piso também recebe o papel de solução seca que fortalece os elementos da composição. Ao criar um jardim de pedras em uma encosta, você não deve enfatizar os limites - os contornos borrados parecem mais naturais. Recomenda-se complementar o jardim de flores com um "riacho de montanha" artificial. Um jardim rochoso em uma colina não parecerá menos impressionante, complementado por um lago com degraus de pedra.

Com coníferas

As plantas mais populares para jardinagem em rocha são sempre-vivas decorativas. Arbustos e árvores têm muitas vantagens sobre plantas herbáceas perenes ou com flores:

  • não requer cuidados especiais;
  • Crescer rapidamente;
  • adequado para todas as formas e tipos de jardins de pedra;
  • aparência decorativa no inverno ou no verão.

Ao plantar coníferas, é importante seguir a regra básica - não combine plantas de diferentes alturas. Árvores de crescimento rápido são melhor plantadas em segundo plano, caso contrário, elas matarão plantas perenes atrofiadas. Também é recomendado plantar coníferas altas no centro, cercadas por várias fileiras de plantas inferiores.

Regras básicas de cuidado

As plantas plantadas em um jardim de pedras são fáceis de cuidar, especialmente se as raízes das ervas daninhas forem removidas durante a escavação. Cuidar de jardins de pedras consiste em afrouxar regularmente o solo sob as plantas, alimentar árvores e arbustos e regar oportunamente. Ao cultivar coníferas, recomenda-se podá-las periodicamente.

As plantas plantadas em um jardim de pedras são fáceis de cuidar, especialmente se as raízes das ervas daninhas forem removidas durante a escavação.

A cobertura completa do solo com aterro ajudará a simplificar a manutenção.É permitido o uso de pedras de cores diversas, embora seja recomendável dar preferência aos tons naturais - cinza ou branco. O despejo muito brilhante parece antinatural e é capaz de anular todos os esforços, transformando a composição em um jardim de flores.

Também é recomendável cuidar regularmente das pedras, mantê-las limpas - remover o musgo, renovar periodicamente a camada de derramamento.

Exemplos de circuito

Se você tem medo de não conseguir equipar os jardins ornamentais sozinho, é recomendável usar esquemas prontos. Para iniciantes, uma versão simples de um jardim de flores de rocha oval ou retangular é adequada. Coloque pequenas pedras ao redor do perímetro, coloque uma pedra grande no centro da parte de trás. Plante um zimbro em ambos os lados da pedra central, na frente - um cotoneaster. Daylilies ou stonecrops estão perto das faces laterais. Em primeiro plano, um sino dos Cárpatos e um badan.

Outra opção é com coníferas. A forma do jardim de pedras é um círculo irregular. Plante thuja e abeto anão ao fundo. Coloque forsítia intermediária e acerola entre as árvores. Em primeiro plano estão várias espécies de Corydalis. Ao redor do perímetro existem pedras de forma arredondada.

Rockery é uma composição habilidosa que se encaixa perfeitamente em qualquer paisagem, enfatiza a individualidade do local e ajuda a esconder as falhas do relevo. Você não terá que enfrentar nenhuma dificuldade especial ao criar um jardim de flores rochosas, mas apenas se entender todas as suas complexidades com antecedência. Outra regra é não se apressar ao planejar o jardim e realizar com cuidado cada etapa do trabalho.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha