Tipos de primers para madeira sob verniz e classificação das melhores marcas, regras de aplicação

A madeira tolera mal as influências externas. Devido ao contato regular com a umidade, o material mofa e apodrece, o que reduz a vida útil das estruturas. Para evitar tais consequências, são utilizados primers especializados para madeira a ser pintada com verniz. Tais formulações previnem a formação de podridão e mofo, e também melhoram a adesão da superfície. Ou seja, graças ao primer, a vida útil da tinta aumenta.

Preciso aplicar primer na madeira com verniz?

Acredita-se que o verniz seja capaz de proteger a madeira dos efeitos negativos do meio ambiente. No entanto, esta composição resolve parcialmente este problema.

A madeira deve ser preparada nos casos em que o material está em contato constante com a água ou é usado em condições de alta umidade. O verniz em tais situações não é capaz de impedir o desenvolvimento de mofo ou podridão.

No entanto, não apenas esses problemas são resolvidos pelo primer.

Finalidade e propriedades do solo

O primer de madeira tem várias finalidades:

  • Desinfecção de superfícies. A árvore é propensa a apodrecer. Este processo é acelerado em condições de alta umidade ou no contexto da reprodução da microflora patogênica, como um fungo. O primer, que possui propriedades antissépticas, previne o desenvolvimento desses processos e também repele insetos.
  • Reforço de superfície. A madeira tem uma estrutura porosa, que enfraquece o material ao longo do tempo. O primer penetra profundamente na superfície, mantendo as fibras unidas e aumentando assim a vida útil da estrutura.
  • Diminuição da capacidade de absorção. A madeira absorve bem a umidade e o solo a impede.
  • Maior adesão. Graças ao primer, a superfície adquire uma estrutura rugosa, o que aumenta o nível de aderência da tinta aplicada. Isso permite reduzir o consumo de materiais de acabamento.
  • Para nivelar a superfície. O solo, como mencionado anteriormente, une as fibras. Como resultado, a tinta aplicada forma uma camada uniforme após a secagem.
  • Prevenção da formação de defeitos. A madeira contém resinas, taninos e outras substâncias que se desprendem com o tempo. Isso cria manchas visíveis na superfície. A camada de primer evita que as substâncias escapem.

É necessário preparar a árvore nos seguintes casos:

  • o material é utilizado em ambiente externo;
  • a madeira está localizada em salas com alta umidade;
  • defeitos foram encontrados no eixo;
  • estruturas de madeira localizadas dentro das instalações estão em contato com as paredes externas;
  • a madeira é então pintada ou envernizada.

Recomenda-se aplicar primário em todos os tipos de madeira, independentemente das suas características.

primer para madeira sob verniz

Vantagens e desvantagens de aplicar uma demão de primer

Aplicar um primer sob o verniz tem as seguintes vantagens:

  • forma-se uma camada que protege contra podridão, mofo, fungos e roedores;
  • a vida útil das estruturas de madeira aumenta;
  • a madeira pode ser usada ao ar livre e em condições de alta umidade;
  • o consumo de tintas e vernizes é reduzido;
  • a resistência da estrutura de madeira aumenta.

As desvantagens do primer de superfície são:

  • o custo da obra pode, em última análise, exceder os custos incorridos durante a pintura sem primário prévio;
  • o acabamento demora mais, pois antes de envernizar a superfície é preciso esperar a secagem do primer.

primer para madeira sob verniz

Qual primer é adequado

Devido ao fato de que diferentes tipos de primer são aplicados sob o verniz, as seguintes circunstâncias devem ser levadas em consideração ao escolher este material:

  • Escopo. Se for realizada a preparação de superfícies localizadas na rua, são utilizadas composições para obras de fachada que resistem às influências atmosféricas.
  • Características climáticas. Alguns dos primers são destinados ao acabamento de madeira usada em condições de alta temperatura e baixa umidade. Para pintar superfícies em salas úmidas, são utilizadas formulações com efeito hidrofóbico.
  • Tempo de secagem. A duração desse processo determina o tempo do trabalho de reparo. O primer alquídico seca mais rápido que os outros.
  • O tipo de material que é aplicado na parte superior. Para o processamento de madeira, recomenda-se o uso de primers transparentes que enfatizem a estrutura da superfície. No entanto, composições brancas são usadas sob a tinta.

Também é recomendável prestar atenção à composição da mistura de primer. Se o material contiver substâncias nocivas, o trabalho de acabamento deve ser realizado no exterior.

primer para madeira sob verniz

variedades de composição

A composição dos tipos de primers para vernizes está resumida na tabela abaixo.

Tipo de misturaCaracterísticas
AcrílicoA composição penetra profundamente na estrutura da árvore, saturando completamente o material. O primer acrílico é usado para pintar com qualquer mistura. Este produto é inodoro, seca em 1-4 horas e é para uso interno. A água é usada para modificar a viscosidade do primer acrílico.
Silicone-acrílicoO silicone na mistura aumenta as propriedades hidrofóbicas do solo. Graças a este material, é possível processar a madeira utilizada em ambientes húmidos. Uma superfície acabada com esse primer deixa de absorver a umidade.
alquídicoEssas misturas são usadas quando a superfície é posteriormente tratada com corantes alquídicos. Tais formulações secam em 12-18 horas. Além disso, um primer alquídico pode ser aplicado na superfície pintada. As misturas contendo pigmentos coloridos, após a secagem, formam uma camada fosca.
acetato de polivinilaSolos deste tipo secam em 30 minutos. Para aumentar a adesão, recomenda-se aplicar uma fina camada de cola PVA após o processamento.
PoliuretanoEste é o tipo de primer mais caro para verniz. Em tais misturas, são utilizados solventes de diferentes concentrações. Além disso, o primer não contém pigmentos.
ShellacEsta mistura é usada para nivelar uma superfície de madeira. Os pisos de goma-laca fecham os poros naturais, evitando que a resina escape. A mistura também cria uma camada isolante para que o composto possa ser aplicado em matérias-primas.

primer para madeira sob verniz

Por propriedades e finalidade

Primers usados ​​para envernizamento também são divididos nos seguintes tipos:

  • Antisséptico.A composição dessas misturas inclui componentes que impedem a formação de mofo e bolor, evitam o apodrecimento da madeira e repelem insetos e roedores.
  • Reforço. Essas misturas fortalecem as estruturas de madeira, prolongando a vida útil. Essas composições se apresentam como primers de penetração profunda e aumentam a resistência da superfície tratada às intempéries.
  • Hidrofóbico. Esses primers são usados ​​para acabamento de madeira usada ao ar livre ou em ambientes com alta umidade.

O tipo de primer é sempre indicado no recipiente com a mistura.

Ranking das melhores marcas

A classificação apresentada é compilada com base nas análises de usuários coletadas na Internet. As qualidades de piso indicadas na lista acima não são adequadas para todas as condições de uso da madeira.

primer para madeira sob verniz

Base Belinka

Este primer fornece proteção contra:

  • podridão;
  • formação de bolor;
  • danos ao material por carunchos.

Essas características levaram a um preço alto: 5 litros de Belika Base custam mais de 2,6 mil rublos.

Biofa 3754

Uma mistura universal utilizada para o tratamento de superfícies irregulares e tipos de madeira (principalmente coníferas) que absorvem bem os compostos aplicados. Este material é recomendado para decoração de interiores e exteriores. Biofa 3754 não contém solventes, o que permite que a mistura seja utilizada em ambientes pouco ventilados. Uma capacidade de 1 litro desse primer custa cerca de 1.000 rublos.

primer para madeira sob verniz

Tikkurila Euro Primer

Primer, ou primer de penetração profunda, marca finlandesa é usado para acabamento de superfícies externas. O material contém componentes que conferem à mistura propriedades antibacterianas e desinfetantes. Apesar dessas características, 3 litros desse primer custam 400 rublos.

"Texas"

Com esta marca, produzem misturas de primários destinados ao tratamento de superfícies porosas. Tais composições podem ser usadas para:

  • revestimentos de tinta e verniz;
  • papel de parede;
  • azulejos decorativos.

Os pavimentos da marca “Tex” distinguem-se pelas seguintes características:

  • adequado para tratamento de superfície em ambientes com umidade normal ou alta;
  • a prova de fogo;
  • não emita um odor desagradável;
  • secar rapidamente;
  • fortalecer a madeira e outros materiais porosos.

Os primers da marca "Tex" penetram profundamente na estrutura da madeira, unindo as fibras. Graças a este efeito, os resultados indicados são alcançados.

primer para madeira sob verniz

Regras de processamento

Os primers são aplicados da mesma forma que os revestimentos de tinta. No entanto, neste caso, é necessário levar em consideração uma série de nuances que afetam diretamente a qualidade da camada seca.

Consumo de material

O consumo do primário está indicado na embalagem e depende de vários fatores: condições de aplicação, tipo de superfície a tratar, etc. Em média, ao processar um metro quadrado de superfície, são necessários até 80-120 mililitros de material de proteção.

Ferramentas necessárias

O tipo de ferramenta de primer de madeira também é selecionado de acordo com as condições de trabalho. Para aplicar o material, você pode usar um spray, rolo ou pincel. Também é recomendável adquirir ferramentas e acessórios para limpar superfícies de defeitos.

primer para madeira sob verniz

Preparação da superfície

Antes de preparar a superfície da madeira, você deve:

  • remover poeira, sujeira, cabelos finos;
  • selante defeitos visíveis e menores;
  • moer a estrutura.

Se houver manchas gordurosas na superfície, é recomendável tratar essas áreas com água e sabão.A tinta velha também deve ser removida antes de aplicar o primer na madeira.

Como massa, vale a pena usar compostos acrílicos que, após a secagem, mantêm a mesma elasticidade e não racham se o tamanho do material tratado mudar.

aplicação de camada

Apesar de os primers estarem disponíveis prontos, recomenda-se colocar cuidadosamente a composição antes da aplicação. Após armazenamento prolongado, um sedimento aparece no fundo do recipiente. Você precisa trabalhar em temperaturas de +5 a +30 graus.

primer para madeira sob verniz

pintura antiga

É possível aplicar primer na madeira sobre tinta velha se o tipo de material aplicado anteriormente corresponder à mistura protetora. Mas é recomendável retirar as peças descascadas antes de iniciar o trabalho e lixar a superfície com lixa. Isso aumentará a aderência da madeira e acelerará o acabamento.

Se a tonalidade da tinta e do verniz antigos não corresponder, a superfície deve ser preparada em 2 camadas. Mais trabalho pode ser feito depois que a composição protetora estiver completamente seca. Se as características da tinta antiga diferirem das da nova (por exemplo, já foi usada tinta alquídica e agora é aplicada tinta a óleo), a superfície deve ser primeiro aquecida com um secador de cabelo. Depois disso, é necessário remover os restos de material, se necessário usando um solvente.

Se o piso não contiver substâncias que impeçam a formação de mofo, a madeira deve ser tratada com antisséptico antes de aplicar a mistura.

Em uma árvore legal

O primer pode ser aplicado diretamente na madeira fresca após a preparação da superfície. Neste caso, nenhum trabalho adicional é necessário.

primer para madeira sob verniz

Tempo de secagem e posterior trabalho

O tempo de secagem depende do tipo de primer e das condições de trabalho.O material protetor ganha força em 0,5 a 18 horas. Em temperaturas acima de +25 graus, esse processo leva menos tempo. Após o primer, a madeira pode ser tratada com verniz ou outros materiais de acabamento.

Erros ao preparar parquet e madeira

Ao preparar estruturas de madeira, os seguintes erros são frequentemente cometidos:

  • Eles usam solos baratos, cujas características não atendem às condições de operação. Nesse caso, o verniz começará a rachar cedo e aparecerão vestígios de mofo e podridão na árvore.
  • Adicione aditivos. A mistura do solo com anti-séptico e outras substâncias faz com que o material perca suas propriedades originais.
  • Preparação inadequada da superfície. Isso encurtará a vida útil da tinta.

Para evitar problemas, recomenda-se selecionar um primer para um verniz específico e condições de serviço de madeira.

primer para madeira sob verniz

Conselho de profissional

Comprar um primer caro nem sempre é justificado. Em alguns casos, materiais baratos são mais adequados às condições em que o trabalho está sendo feito. Ao processar as pontas, várias camadas de solo devem ser aplicadas. Isso ocorre porque a árvore aqui absorve melhor a água.

Antes do primer, a superfície deve primeiro ser lixada e depois tratada com um solvente. Isso removerá manchas difíceis.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha