Como e quanto você pode armazenar macarrão em casa, métodos e regras

Quanto tempo dura a massa cozida na geladeira? Esta pergunta é feita por muitas donas de casa modernas. O ritmo de vida moderno marca a vida cotidiana, por isso cada família deve ter um estoque estratégico de produtos necessários. É importante não só poder cozinhá-los deliciosamente, mas também armazená-los corretamente. Comer alimentos vencidos ou prepará-los com ingredientes vencidos apresenta muitos problemas de saúde.

Requisitos de armazenamento de acordo com GOST e SanPin

Os requisitos e o prazo de validade das massas, regulamentados pelo GOST e SanPin, dependem do tipo de produto e de sua composição. A vida útil média é de 1 ano a partir da data de produção. Se a composição do produto, além da farinha, incluir ovos, leite ou requeijão, recomenda-se armazená-los por no máximo 5 meses a uma temperatura não superior a +14 ° C.

Massas com ervas frescas, tomate em pó ou massas não podem ser armazenadas por mais de 3 meses. Após a abertura da embalagem de fábrica, o produto deve ser despejado em um pote de vidro ou plástico e bem aparafusado.

Acredita-se que as pastas coloridas contendo corantes artificiais sejam as menos benéficas para o corpo. Mas sua vida útil é mais longa do que a de outras espécies. Recomenda-se que a massa comprada para uso futuro seja colocada em um copo ou outro recipiente bem fechado em uma sala seca e escura. O produto é muito higroscópico, pelo que absorve fortemente odores estranhos e umidade.

Evite mudanças bruscas de temperatura na área de armazenamento. O produto pode até ser colocado em uma despensa externa, pois não é sensível a baixas temperaturas.

Mas não é recomendável colocá-lo nas prateleiras superiores da cozinha, pois a alta temperatura e os vapores constantes contribuem para a deterioração do produto.

Condições de armazenamento necessárias

O não cumprimento das condições de armazenamento leva não apenas à deterioração prematura do produto, mas também à sua derrota por pragas e roedores. A temperatura de armazenamento recomendada deve ser de +20 - +25°. Exceder este indicador leva ao ressecamento da massa.

O nível de umidade na sala onde o produto é armazenado deve ser mantido em 65-70%. Ultrapassar esta norma leva ao fato de que mesmo na embalagem original, bem fechada, ela ficará coberta de mofo. Uma boa ventilação também deve ser garantida, pois os produtos de farinha semiacabados tendem a absorver não apenas a umidade, mas também odores estranhos. Não coloque embalagens perto de condimentos ou alimentos com aroma forte. Pelas mesmas razões, a massa não é armazenada em sacos de pano.

marcação

A etiqueta deve ser afixada em cada embalagem ou embalagem de massa. Deve conter os seguintes dados:

  • Nome do Produto ;
  • dados do fabricante;
  • dados do empacotador;
  • peso;
  • composição de produtos;
  • teor de vitaminas;
  • valor nutricional;
  • condições e duração do armazenamento;
  • dados do documento técnico ou regulamentar segundo o qual o produto é fabricado;
  • dados de certificação;
  • dados sobre cores, sabores ou aditivos alimentares que foram adicionados ao produto.

A etiqueta deve ser afixada em cada embalagem ou embalagem de massa.

Sinais de deterioração do produto

Após o prazo de validade ou devido à violação das condições de armazenamento, a massa pode deteriorar-se. Os primeiros sinais disso são mudanças na aparência e no aroma. O mofo pode aparecer nos produtos ou simplesmente mudar a cor original. O cheiro de mofo torna-se perceptível.

Além disso, um sinal de deterioração do produto é que muitas migalhas pequenas se formam no fundo da embalagem.

Essa massa deve ser cheirada, examinada quanto a mofo. Se nada despertou suspeitas, você pode ferver esses produtos e prová-los. No entanto, o uso desses produtos pode causar distúrbios intestinais; portanto, se possível, você deve ter cuidado.

Prazo de validade de vários tipos

A vida útil da massa depende do seu tipo, composição e condições de armazenamento.

farinha e água

O produto, à base de farinha e água, não contém aditivos, é capaz de manter suas qualidades alimentícias e comerciais por 36 meses em sua embalagem original lacrada. Se o produto for aberto, seu prazo de validade é reduzido exatamente 2 vezes.

Ovo

As massas com ovos adicionados são muito mais curtas do que as feitas com água e farinha. Sua vida útil é limitada a 1 ano em embalagem hermeticamente fechada e 6 meses quando aberta.

Laticínio

Se a receita contiver queijo cottage ou outros laticínios, o produto acabado poderá ser armazenado por no máximo 5 meses a uma temperatura não superior a +14 ° C. Nesse caso, a embalagem original deve estar bem fechada . Se a embalagem for aberta, o produto não deve ser consumido mais de 2 meses depois.

 Se a embalagem for aberta, o produto não deve ser consumido mais de 2 meses depois.

Soja

A massa à base de soja mantém suas qualidades tanto quanto a massa láctea. Após abertura da embalagem lacrada de fábrica, devem ser consumidos em até 60 dias.

Colori

Os produtos multicoloridos têm a vida útil mais longa - até 2 anos em embalagens lacradas e até 1 ano após a abertura. Isso se deve à presença de corantes e conservantes neles.

Estes produtos não são recomendados para uso por crianças e mulheres grávidas.

O que pode ser armazenado

Diferentes tipos de pratos são usados ​​para conservar a massa, o que também afeta o prazo de validade. Além disso, esse fator afeta a preservação de suas qualidades originais pelo produto.

Plástico

Os recipientes de plástico têm várias vantagens sobre outros recipientes de armazenamento:

  • preço razoável;
  • leve;
  • variedade de formas, tamanhos e cores;
  • resistência a temperaturas extremas;
  • resistência ao estresse mecânico e físico;
  • flexibilidade;
  • higiene.

Entre as desvantagens dos recipientes de plástico, vale destacar a sensibilidade a altas temperaturas (pode deformar e derreter), bem como a mudança de suas qualidades ao longo do tempo.

Hoje em dia, os recipientes de plástico para armazenar produtos alimentares são os mais populares do mercado. Nesse sentido, é apresentada uma grande variedade deles, permitindo escolher tanto a cor quanto a forma, bem como o tamanho desejado.Os recipientes selecionados dessa maneira se encaixam facilmente no design de qualquer cozinha moderna.

Os recipientes de plástico têm várias vantagens sobre outros recipientes de armazenamento

Vidro

Os recipientes de vidro são frequentemente usados ​​para armazenar massas, o que apresenta as seguintes vantagens:

  • sustentabilidade;
  • vedação;
  • respeitar o meio ambiente;
  • a capacidade de controlar a aparência dos produtos armazenados em um determinado recipiente sem abri-lo.

Ao mesmo tempo, os recipientes de vidro também apresentam algumas desvantagens:

  • devido ao aperto, o processo de ventilação natural é perturbado;
  • a transparência da embalagem não permite o armazenamento de produtos com medo da luz solar direta;
  • fragilidade;
  • uma massa suficientemente grande do recipiente.

cerâmica

A cerâmica tem sido usada há muito tempo para armazenamento de alimentos. Este material oferece proteção contra a luz solar direta e a vedação é feita por meio de juntas de silicone sob a tampa. A estética dos recipientes de cerâmica é inquestionável. Das deficiências, apenas se distingue a fragilidade deste material.

Metal

As embalagens metálicas caracterizam-se pela sua resistência, praticidade de uso e relativa leveza. Para evitar os efeitos negativos da corrosão e dar um aspecto estético às loiças, estas são revestidas com esmalte. Você deve escolher apenas recipientes de alta qualidade para armazenar massas, caso contrário, o produto pode adquirir um sabor desagradável.

ÁRVORE

A partir de agora, ninguém fica de fora quando se trata de respeitar o meio ambiente. É por isso que começaram a surgir no mercado recipientes de madeira para armazenamento de alimentos. Além do aspecto decorativo e respeito ao meio ambiente, os recipientes de madeira apresentam desvantagens significativas:

  • sensibilidade à alta umidade;
  • sensibilidade a temperaturas extremas;
  • fragilidade;
  • absorver odores estranhos;
  • os recipientes estão vazando;
  • estes recipientes não devem ser lavados.

Além do aspecto decorativo e respeito ao meio ambiente, os recipientes de madeira apresentam desvantagens significativas.

Recipientes combinados

A combinação de vários materiais para o fabrico de recipientes permite obter combinações quase perfeitas, tendo em conta as qualidades positivas de cada um deles. Um exemplo seria um recipiente de metal com inserções de vidro ou um recipiente de plástico com tampa de madeira.

Quanta massa cozida e massa pode ser armazenada na geladeira

A massa cozida tem prazo de validade curto, mesmo na geladeira. Contê-los exclusivamente em um recipiente hermeticamente fechado. Não é necessário usar recipientes de plástico para esses fins. Você pode pegar qualquer recipiente de tamanho adequado e cobri-lo com filme plástico ou papel alumínio. O prato deve ser consumido em até 24 horas. A partir do terceiro dia você pode comê-lo somente após a primeira fritura ou fervura.

A massa naval tem características próprias de conservação. A presença de carne em sua composição reduz significativamente a duração de seu consumo. No máximo 2 horas após o cozimento, o prato deve ser devolvido à geladeira. Ali, a massa não dura mais de um dia, após o que se torna imprópria para consumo humano.

Erros comuns

O erro mais comum que as donas de casa cometem ao armazenar a massa é deixá-la na embalagem original aberta. Com o tempo, eles desenvolvem mofo e um sabor cru desagradável.

Para evitar esse problema, você deve despejar imediatamente o produto em um recipiente de vidro ou frasco com tampa hermética.

Você não pode armazenar produtos nas prateleiras superiores dos armários da cozinha, pois é onde a condensação costuma se acumular e as altas temperaturas também prevalecem. Às vezes, um recipiente com macarrão é colocado próximo à caixa de temperos, o que faz com que os produtos absorvam odores estranhos. É por isso que um local separado deve ser reservado para o armazenamento de cereais e produtos de farinha, protegidos da umidade, luz solar direta e sabores estranhos.

Deve-se lembrar que armazenar massas em temperaturas negativas não afeta sua qualidade. Mas se esse indicador exceder +18 ° C, seu prazo de validade será significativamente reduzido. A umidade interna não deve exceder 70%.

Dicas e truques adicionais

Os diferentes tipos de massa devem ser mantidos separados uns dos outros. Em hipótese alguma deve-se misturar tipos diferentes, mesmo que haja muito pouco resíduo. Se o produto for despejado da embalagem original para um recipiente de armazenamento, é aconselhável cortar a informação com a data de validade ou data de produção e colocá-la em principal. Neste caso, não haverá dúvidas sobre a idoneidade dos produtos para uso.

Você não deve armazenar massas em embalagens macias, pois elas não apenas deixarão passar umidade e odores estranhos, mas também não serão capazes de proteger contra danos mecânicos.Ao armazenar a massa, lembre-se de que ela tem prazo de validade limitado. Se os primeiros sinais de dano forem notados no produto, em nenhum caso você deve arriscar sua própria saúde e cozinhar esses produtos. Você deve prestar muita atenção à rotulagem, composição e prazo de validade dos produtos adquiridos.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha