Quanta carne picada pode ser armazenada na geladeira, métodos e tempo de armazenamento

Um livro de receitas regular contém um grande número de receitas nas quais um ou outro tipo de carne picada pode ser usado. O principal na hora de prepará-los é usar um produto fresco, sem sinais de deterioração. Para que ela permaneça assim após a compra ou produção própria, é preciso saber exatamente quanta carne picada é armazenada na geladeira em diferentes condições.

Quais fatores afetam a vida útil

Os principais fatores que afetam a vida útil da carne moída ou vegetais na geladeira são as condições de cozimento, condições de temperatura, embalagem e ingredientes utilizados. Para obter a vida útil máxima do frescor do produto, você precisa combiná-los corretamente entre si.

Termos

Durante o cozimento, deve-se ter cuidado para garantir que todos os pratos estejam limpos e sem restos de comida.Eles podem causar o processo de fermentação, o que levará à rápida deterioração do produto acabado.

O moedor de carne deve ser bem limpo após cada uso com escovas especiais, inclusive em locais de difícil acesso.

O segundo ponto é manter o regime de temperatura desejado na geladeira. No compartimento da geladeira, a temperatura deve oscilar na faixa de até +4 graus Celsius, e no freezer - na faixa de -18 graus.

Pacote

Um saco de comida normal ou pergaminho é perfeito para armazenar comida caseira. É aconselhável colocar o recheio assim embalado em um recipiente ou prato de metal. Isso evitará que a embalagem absorva odores estranhos e vazamentos.

Se a carne picada foi comprada em loja, a melhor solução seria deixar a embalagem original. Ele permite que você saiba exatamente quando um produto foi preparado e é ideal para armazená-lo.

Composto

A carne picada pode conter não apenas carne ou aves, mas também aditivos vegetais. Portanto, o prazo de validade do produto semiacabado pode variar dependendo dos ingredientes utilizados. Se o produto resultante tiver um prazo de validade muito curto, é melhor começar a preparar o prato imediatamente.

Métodos e períodos de armazenamento

A vida útil pode variar significativamente dependendo do regime de temperatura escolhido. Assim, a carne comum pode ser guardada na geladeira por até 2 dias, e no freezer o prazo aumenta para 1 ano. A escolha ideal pode ser feita dependendo da rapidez com que você planeja cozinhar o prato de carne picada.

A vida útil pode variar significativamente dependendo do regime de temperatura escolhido.

Gelo

Esse método pode ser chamado de meio-termo se a carne picada for comprada ou preparada para uso em um futuro próximo. Dependendo do seu tipo, o prazo de validade do frescor varia entre 6 e 24 horas.

Congeladas

No caso de um freezer, a vida útil do produto aumenta significativamente. Com embalagem e congelamento adequados, a carne moída sem aditivos pode permanecer intacta por 3 meses. Antes de ir para o congelador, recomenda-se dividi-lo imediatamente em porções separadas, para que seja mais fácil usar a quantidade certa depois e evitar que congele novamente.

À temperatura ambiente

A vida útil mais curta para carne picada e vegetais é observada quando armazenada sem refrigeração. Recomenda-se deixar a carne moída em temperatura ambiente apenas durante o descongelamento ou imediatamente antes do cozimento. É especialmente perigoso armazenar alimentos crus em uma sala no verão, pois o calor acelera muito sua deterioração.

Descongelado na geladeira

A carne picada descongelada não é diferente da fresca e também dura até 24 horas a +4 graus. No entanto, neste caso, o recongelamento não é permitido, pois pode deteriorar muito as propriedades do produto ou inutilizá-lo. Um grande volume de líquido pode escapar durante o descongelamento. Se pretende descongelar lentamente no compartimento do frigorífico, coloque a embalagem num recipiente metálico.

Padrões compatíveis com GOST e SanPin

As informações mais precisas sobre o prazo de validade de diferentes tipos de carne picada podem ser fornecidas por padrões nacionais. Eles diferem dependendo dos ingredientes usados. O termo permanece inalterado para alimentos que foram devidamente congelados e congelados. É igual a 3 meses, independentemente da composição.

O termo permanece inalterado para alimentos que foram devidamente congelados e congelados.

Frango

Esse tipo de carne moída é a mais comum por ter um preço baixo e boas propriedades gastronômicas. Após ser preparado pelas fábricas de processamento de carne, pode ser armazenado sem abrir a embalagem original na geladeira por 12 horas. O termo não muda para um produto nacional.

peru

A carne moída de peru difere da carne de frango apenas no sabor e no teor de gordura, portanto, o prazo de validade é totalmente consistente. A mesma regra se aplica a qualquer outra ave.

O tempo máximo que o peru moído pode “viver” no compartimento da geladeira é de 12 horas.

Carne de porco

A carne moída de animais grandes tem suas vantagens. Pode ser armazenado por até 24 horas em sua embalagem original, desde que o preparo do produto tenha sido feito por uma empresa processadora de carnes em conformidade com as normas. No caso da opção domiciliar, você terá que se limitar às mesmas 12 horas.

Carne bovina

A carne moída se distingue por sua secura. Às vezes nas lojas é vendido apenas com adição de carne de porco. Os mesmos padrões se aplicam a ele, permitindo que ele mantenha seu frescor na geladeira por até 1 dia a partir da data de produção. Esta regra aplica-se apenas a embalagens originais fechadas. Depois de abrir ou preparar a carne picada em casa, o prazo de validade é reduzido para 12 horas.

com cebola

Cebola e outros aditivos vegetais transformam a carne picada em uma preparação para um futuro prato. Recomenda-se adicionar esses alimentos, juntamente com sal e especiarias, pouco antes de cozinhar. Se não contiver conservantes, esse produto semiacabado pode ser armazenado na geladeira por no máximo 6 horas.Isto deve-se não só ao facto de a carne poder deteriorar-se, mas também à libertação abundante de sumo, provocada pela presença de vegetais e especiarias.

Cebola e outros aditivos vegetais transformam a carne picada em uma preparação para um futuro prato.

Peixe

O peixe moído é usado com menos frequência do que a carne, mas ainda é bastante comum em receitas caseiras. Se preparado com peixe fresco, conserva-se até 24 horas, mesmo cozinhado em casa. Para a versão de loja, o prazo de validade não muda e é o mesmo de 24 horas.

Fígado

O fígado, lavado e picado, também pode ser guardado por muito tempo, podendo ser armazenado fresco na geladeira por até 24 horas, assim como inteiro. Não é recomendado adicionar outros alimentos ao fígado ao picar, se o prato não for cozido imediatamente.

Coelho

A carne de coelho tem propriedades muito semelhantes às da carne suína e bovina. Assim, de acordo com as normas sanitárias, é estabelecido o mesmo prazo de validade: 24 horas se a carne picada for feita na fábrica e 12 horas para um produto caseiro.

Frito

Fritar carne picada é equivalente ao tratamento térmico de um produto à base de carne. Esses pratos podem ser armazenados na geladeira por até 48 horas. Não é recomendado congelar carne picada frita, pois suas propriedades gastronômicas podem ser visivelmente distorcidas.

Características de armazenamento de carne picada caseira

Ao preparar a carne picada em casa, é preciso ficar atento a algumas regras simples que vão manter o frescor durante todo o período.

Coaching

Todos os ossos e cartilagens devem ser removidos da carne antes de colocá-la em um moedor de carne, liquidificador ou processador de alimentos. Deve ser bem enxaguado em água corrente e seco com pano de prato. Os utensílios e utensílios são utilizados perfeitamente limpos, sem vestígios de outros produtos, mesmo que tenham acabado de ser preparados.

Todos os ossos e cartilagens devem ser removidos da carne antes de colocá-la em um moedor de carne, liquidificador ou processador de alimentos.

Pacote

Após o corte da carne, a carne picada acabada deve ser dividida em embalagens e enviada para a geladeira ou freezer. Além disso, se for selecionada a opção de congelamento, o produto embalado deve ser colocado na parte mais fria da câmara para que congele o mais rápido possível. Após o congelamento completo, pode ser movido para qualquer compartimento.

Na geladeira por um curto período de tempo, a carne picada pode ser armazenada em pratos de metal ou cerâmica. Não é recomendado o uso de tigelas de plástico para isso.

Como escolher a compra certa

Na hora de escolher a carne picada na loja, é preciso ficar atento a 4 indicadores principais: presença de suco, consistência, cheiro e cor. Alguns deles, infelizmente, não podem ser verificados. Se vendido na embalagem original fechada.

Cor

A maioria dos tipos de carne moída e aves tem uma delicada cor rosa. A exceção é um produto de carne de cavalo e bovina - tem uma tonalidade vermelha mais pronunciada. Se a carne picada estiver cinza ou esverdeada, você não deve comprá-la.

Consistência

A carne picada e o peixe devem estar macios e amassar bem com as mãos. Se houver ressecamento excessivo e aspecto quebradiço, isso indica que está na bancada há muito tempo. Esse produto está simplesmente seco e desgastado e já pode apresentar os primeiros sinais de deterioração.

Suco

A carne moída fresca não deve conter muita umidade ou sangue. Se o suco começar a aparecer nele, isso indica que o produto foi preparado há muito tempo ou foram utilizadas matérias-primas de baixa qualidade em sua fabricação. A exceção é o peixe picado, que, ao contrário, deve ter um pouco de umidade.

Sentir

O cheiro de carne picada e peixe deve ser agradável. A presença de notas de ácido, cloro ou outros elementos químicos no cheiro pode indicar sua preparação a partir de carne podre, na qual tentaram esconder as notas que denunciam a deterioração.

O cheiro de carne picada e peixe deve ser agradável.

Como Congelar Corretamente

Ao congelar carne moída, caseira ou comprada, você deve seguir algumas regras simples. Eles simplificarão seu uso posterior e aumentarão a vida útil.

Em pacote

Ao congelar em saco, recomenda-se enrolar a carne picada em um bolo fino. Assim ele congelará mais rápido e será muito mais fácil separar a quantidade necessária sem descongelar.

Em recipientes de plástico

Ao usar recipientes, você pode usar pequenas porções ou criar divisórias internas. Também facilitará o uso posterior da carne picada, pois não é preciso coar para separar a quantidade necessária.

regras de descongelamento

A melhor opção para descongelar a carne moída é colocá-la na geladeira por 12 a 18 horas. Se você precisar preparar rapidamente um produto para cozimento posterior, é melhor usar o microondas em um modo especial ou aquecê-lo lentamente em banho-maria. Não tente descongelar a carne moída com um secador de cabelo ou outros eletrodomésticos.

Sinais de deterioração do produto

É possível determinar se a carne moída se deteriorou principalmente pelo cheiro. Mesmo que o prazo de validade não seja muito excedido, uma tonalidade podre pronunciada começa a aparecer. O segundo indicador é uma mudança de cor de rosa para cinza ou esverdeado. Tal produto não deve ser consumido, pois está repleto de intoxicação alimentar grave.

Erros comuns

Ao comprar carne moída, alguns começam a contar o prazo de validade a partir do momento em que é colocado na geladeira. No entanto, isso é fundamentalmente errado. Na loja, você precisa especificar quanto tempo está cozido e começar a contar a partir desse momento. Então todos os indicadores estarão em conformidade com os padrões sanitários.

Outro erro é adicionar temperos à carne picada com antecedência, aparentemente para mariná-la. Esse produto pode se deteriorar rapidamente, por isso é melhor adicionar temperos e vegetais à composição imediatamente antes do tratamento térmico.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha