Instruções passo a passo sobre como desmontar corretamente um chuveiro
Como é bom chegar em casa depois de um dia de trabalho duro e tomar um banho relaxante. No entanto, às vezes surgem situações em que o chuveiro para de funcionar, privando-nos do merecido prazer. Não se desespere, pois você pode resolver o problema com as próprias mãos e para isso não precisa gastar muito tempo. Vamos descobrir como desmontar de forma independente o chuveiro no banheiro e quais características devem ser consideradas neste caso.
Como desmontar e limpar corretamente um chuveiro
Antes de iniciar o reparo de um dispositivo com defeito, é necessário preparar algumas ferramentas:
- chave de gás;
- uma chave de pinos, que deveria vir junto com o regador;
- Chave Phillips.
Existe tal conjunto em quase todos os apartamentos, portanto, não deve haver problemas em encontrar as coisas necessárias.
Anotar! Seja extremamente cuidadoso durante a montagem e desmontagem. O regador é composto por um grande número de peças pequenas que podem ser facilmente quebradas ou perdidas por descuido.
Depois de coletar todas as ferramentas, você pode iniciar o processo de análise do chuveiro. Algoritmo de ação:
- desligamos a água do chuveiro;
- desative o modo chuveiro na torneira;
- desaperte a porca que liga o regador à mangueira;
- Observamos de perto o painel do difusor de água, observando os pontos de fixação. Normalmente, não há mais de 5 deles e estão localizados em recessos especiais do corpo;
- desparafuse os elementos de conexão usando uma chave especial fornecida com o regador. Caso contrário, pegue uma chave de pinos em sua caixa de ferramentas. Na ausência de uma chave de gancho, uma tesoura comum ou uma faca servirão;
- o processo de desaparafusamento pode ser iniciado a partir de qualquer parafuso, o principal é fazê-lo sequencialmente, no sentido horário;
- Retirada a tampa superior da ducha, você terá acesso à caixa de hidromassagem, que é fixada na parte traseira da ducha por meio de um parafuso;
- pegue uma chave de fenda Phillips e desparafuse o parafuso;
- é necessário desmontar cuidadosamente as divisórias e divisórias móveis destinadas a distribuir o fluxo de água. Isso deve ser feito com cuidado para não perder ou quebrar partes frágeis;
- tire o redemoinho;
- removemos a mola, que é responsável por alternar o modo de dissipação da pressão da água, se estiver prevista no projeto. Faça isso com cuidado para não esticar ou rasgar a peça.
Se a caixa do turbilhão for fixada com travas, não é recomendável abri-la você mesmo. Os grampos são extremamente frágeis, com qualquer movimento descuidado eles se tornarão inutilizáveis. Não é possível restaurá-los após uma falha.
Para limpar o interior do regador da placa, é permitido o uso de:
- Uma solução de vinagre. Pegamos um recipiente para molhar as peças entupidas e despejamos 200-300 mililitros de vinagre a 9%. Diluímos com água e reduzimos os detalhes do regador na solução resultante.É necessário deixar de molho por pelo menos 10 horas, caso contrário o resultado não atenderá às suas expectativas.
- Ácido de limão. Diluímos o ácido cítrico em água morna e baixamos o regador desmontado, esperamos 30 minutos e retiramos as peças. Lavamos com água e enxugamos com um pano.

reparação de tubos
Uma causa igualmente comum de falha é a falha do tubo de abastecimento de água do regador. Ele falha por dois motivos:
- na junção do regador com a mangueira, a água começa a escorrer;
- a embalagem de papelão ondulado está danificada, o que leva à formação de vazamentos no corpo do produto.
Não é difícil resolver o problema, o principal é não ter medo e agir de acordo com as instruções.
Elimine o vazamento
Vazamentos ocorrem nas conexões dos tubos. Isso se deve ao desgaste da almofada de borracha, que perde sua elasticidade com o tempo. Tudo começa com pequenos vazamentos, que dificilmente são detectados pelo olho humano.
No futuro, o fluxo se torna cada vez maior, impossibilitando a exploração da alma.
Se ocorrer um problema semelhante, você deve fazer o seguinte:
- tentamos apertar a porca de fixação com mais força para garantir um encaixe mais firme da junta;
- se o problema persistir, provavelmente será necessário trocar a junta;
- No entanto, substituir o selo nem sempre resolve o problema. Neste caso, preste atenção ao bocal inserido em um tubo plástico de maior diâmetro;
- nós o removemos e inspecionamos a peça em busca de rachaduras. Se forem encontrados, cortamos o mamilo para um tamanho utilizável ou o substituímos por um novo.
Anotar! Se uma rachadura for encontrada no próprio tubo de plástico, é permitido aquecê-lo ou cortá-lo. Tenha cuidado ao aquecer.Assim que a rachadura estiver selada, desligue o fogo.

Reparação de cascos corrugados de latão
Se a mangueira for fortemente torcida durante os procedimentos de banho, as voltas da bainha corrugada de latão podem não resistir e se espalhar. Nesse caso, a estanqueidade do tubo é rompida, o que danificará a parte plástica.
Resolver o problema é simples:
- agarre o cachimbo com as duas mãos próximo ao rompimento;
- começamos a girar a mão superior no sentido horário, tentando ao mesmo tempo pegar a curva superior da concha com a curva inferior.
Durante o trabalho de reparo, é importante observar duas condições:
- é necessário enrolar o tubo com cuidado, sem aplicar força excessiva;
- lembre-se de observar as mudanças no diâmetro da trança. Tente girar a trança para que os segmentos inteiros não sejam esticados desnecessariamente.
Se o tubo não puder ser reparado depois de montado, você pode remover a porca de capa e torcer a bainha. Caso contrário, não deve haver nenhum problema com o reparo.
Características do reparo de modelos multimodo
O reparo de um modelo multimodo praticamente não difere do usual. Tem um pouco mais de detalhes, mas, em geral, você pode deixar o algoritmo mostrado acima guiá-lo. O principal é não espalhar as peças desmontadas em qualquer lugar, pois são frágeis e se perdem facilmente. Substituí-los será problemático.Não há algoritmo de análise específico, pois diferentes fabricantes implementam o design de comutação de modo de maneira diferente.
Remontagem
A remontagem é simples. Simplesmente repita as etapas na ordem inversa e o chuveiro está pronto para funcionar novamente. Se você esquecer a sequência correta, use a seguinte folha de dicas:
- instale a mola do interruptor de modo, se aplicável;
- colocamos um redemoinho;
- fixamos a tampa superior do regador;
- ligamos a mangueira à torneira e abrimos a água;
- verificamos o desempenho.


