Como engomar rapidamente um chapéu com as próprias mãos em casa

Com o tempo, os chapéus, como outras roupas, perdem sua forma original. Devido a isso, o capacete perde seu brilho e graça. O amido corrige esse problema. Após este procedimento, o cocar recupera sua aparência original. Em casa, vários métodos são usados ​​\u200b\u200bpara resolver a questão de como matar você mesmo o chapéu. E para isso, às vezes é usado um micro-ondas.

Por que é necessário?

Chapéus engomados tem os seguintes efeitos:

  • a forma do cocar é restaurada;
  • a elasticidade e densidade dos fios aumentam;
  • o produto não enruga;
  • uma camada protetora é criada na superfície do tecido;
  • a vida dos chapéus é aumentada.

Este procedimento pode ser aplicado em chapéus de palha e outros tipos de chapéus. O efeito será o mesmo em cada caso.

A principal desvantagem desse procedimento é que, para obter o resultado desejado, as receitas fornecidas devem ser seguidas à risca.

E muitas vezes surgem problemas semelhantes com chapéus de crochê.

Receitas de soluções

Apesar do nome do procedimento vir da palavra "amido", você pode restaurar a aparência original do cocar usando outros meios. O algoritmo pode diferir em cada caso.Basicamente, para obter o resultado desejado, você precisa:

  • preparar uma solução;
  • mergulhe o chapéu na solução por alguns minutos;
  • retire e seque o chapéu, borrifando-o ocasionalmente com água.

Este procedimento é complicado pelo fato de que, após o engomado, o tecido fica mais rígido. Portanto, antes de iniciar a operação, o chapéu deve ser puxado sobre um objeto que repita o formato da cabeça.

Clássico

De acordo com a receita clássica, para dar ao chapéu a forma desejada, você precisará de:

  1. Coloque um litro de água no recipiente e acrescente uma colher de sopa de fécula (batata, arroz ou trigo serve).
  2. Coloque o recipiente com o amido no fogo e deixe ferver.
  3. Retire o recipiente do fogão e esfrie a solução.

Depois disso, você precisa colocar um chapéu na mistura por 10 minutos.

Depois disso, você precisa colocar um chapéu na mistura por 10 minutos. Esta receita é usada principalmente para engomar chapéus de malha ou chapéus Panamá (produtos de tecido macio).

cola PVA

Este método não é popular, mas dá um efeito persistente e duradouro. Para obter o resultado desejado, é necessário misturar água e cola PVA em proporções iguais. Se o arnês for pequeno, o produto é colocado completamente na solução por alguns minutos. Chapéus largos e de malha são recomendados para serem limpos em ambos os lados com uma escova embebida na mistura especificada. A cola diluída não danifica o tecido, pois é absorvida apenas pelas camadas superiores.

Com gelatina

A gelatina é usada para engomar chapéus de malha ou chapéus Panamá. Além disso, esta receita é adequada para processar chapéus com abas largas. A goma é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Uma colher de sopa de gelatina é diluída em um copo de água.
  2. A mistura é deixada por uma hora.Durante esse tempo, a gelatina tem tempo de inchar.
  3. A composição é colocada no fogão e aquecida, é importante garantir que a solução não ferva.
  4. A tampa é colocada na solução pelo tempo necessário para resfriar a gelatina.

A solução com gelatina fornece amido duro, graças ao qual o arnês mantém sua forma por muito tempo.

A solução com gelatina fornece amido duro, graças ao qual o arnês mantém sua forma por muito tempo.

solução de açúcar

Esta receita é recomendada para uso nos casos em que é necessário dar uma certa forma aos produtos de malha. Para obter esse resultado, você precisa:

  1. Misture 15 colheres de chá de açúcar e um litro de água.
  2. Leve a mistura para ferver.
  3. Adicione 2 colheres de chá de fécula de batata à composição.
  4. Mergulhe o chapéu na solução por 15 minutos.

Graças à solução de açúcar, a tampa não amarela com o tempo e mantém sua forma por mais tempo. Além disso, graças a essa mistura, é criada uma camada na superfície do produto que o protege da umidade.

cola de silicato

A cola de silicato é usada nos casos em que é necessário um efeito de amido a longo prazo. Para fazer isso, você precisa misturar uma colher de chá deste produto com 125 mililitros de água aquecida. A solução resultante é então aplicada uniformemente com um pincel na superfície do chapéu. Ao final do procedimento, a touca é pendurada para secar.

graus de amido

O período de tempo durante o qual a tampa mantém sua forma depende da concentração da substância inicial (principalmente amido). Entender esse efeito ajuda a obter o resultado mais preciso.

Entender esse efeito ajuda a obter o resultado mais preciso.

moo

Para obter o efeito desejado, você precisará de:

  1. Misture um copo de água e uma colher de chá de amido.
  2. Despeje 900 ml de água em uma panela e deixe ferver.
  3. Despeje lentamente a solução de amido em uma panela, mexendo sempre.
  4. Após o resfriamento, coloque o chapéu na solução por 10 minutos.

Ao final do procedimento, o produto deve ser puxado sobre um frasco de três litros ou outro produto que se ajuste ao formato da cabeça. Se necessário, após a secagem, o chapéu pode ser passado a ferro.

Significar

Você pode atingir um grau médio de dureza se, em vez de uma colher de chá, tomar uma colher de sopa de amido em um volume semelhante de água. Além disso, o procedimento é realizado de acordo com o algoritmo descrito anteriormente.

Alto

Para manter o chapéu em uma determinada forma por vários dias, você precisará mergulhar o chapéu por 10 minutos em uma solução com alto teor de amido. Nesse caso, você precisa tomar 2 colheres de sopa da substância e uma quantidade semelhante de água.

Como engomar bem em casa?

Você pode engomar as roupas tanto em oficinas especializadas como em casa. A segunda opção não causa dificuldades particulares e não requer custos trabalhistas significativos.

método quente

A essência do método quente foi descrita acima. Para engomar um cocar, você precisará de:

  1. Misture água e goma em proporções determinadas de acordo com a dureza desejada.
  2. Aqueça o restante da água no fogo, deixe ferver.
  3. Adicione uma solução de amido à água fervente e espere a mistura engrossar.
  4. Espere até que a massa resultante esfrie (cinco minutos é o suficiente).

Para dar brilho ao chapéu, recomenda-se adicionar uma pitada de sal a essas misturas.

Existe outro método que exigirá:

  1. Misture uma colher de sopa de amido de arroz com 200ml de água.
  2. Leve ao fogo 800 ml de leite.
  3. Aos poucos, despeje a solução de amido no leite quente.
  4. Mergulhe o chapéu na composição resultante por 20 minutos.

Para dar brilho ao chapéu, recomenda-se adicionar uma pitada de sal a essas misturas.

método frio

Este método é recomendado para aqueles que não realizaram anteriormente tal procedimento.Para dar à tampa a forma desejada, é necessário misturar 1,5 colheres de sopa de amido e 500 mililitros de água em temperatura ambiente. A solução resultante é então aplicada com um pincel no produto em ambos os lados. Após o procedimento, o chapéu é deixado para secar.

método seco

O método seco (também conhecido como militar) é usado para malhas. O amido "limpo" deve ser aplicado ao chapéu, cobrindo uniformemente cada fio. Depois disso, o chapéu deve ser borrifado com água de um borrifador. Ao final do procedimento, o produto deve ser coberto com papel branco para secar.

no microondas

Esta forma original agiliza o procedimento. Para obter o resultado desejado, você precisará misturar 2 colheres de sopa de amido e um litro de água. A solução resultante é então despejada em um recipiente, no qual a peça é colocada. Em seguida, o recipiente é colocado no microondas por 5 minutos. O dispositivo deve ser configurado para potência máxima. No final, o chapéu é deixado para secar.

A solução resultante é então despejada em um recipiente, no qual a peça é colocada.

Que é impossível engomar?

O amido não é recomendado para produtos que se ajustam perfeitamente ao corpo. A razão para isso é que o material processado não permite a passagem de ar.

Devido a isso, a pele sofre de falta aguda de oxigênio, o que pode levar ao desenvolvimento de várias dermatoses.

Também não é recomendado realizar este procedimento em relação a tecidos escuros, pois após o tratamento a cor destes muda frequentemente. Além disso, o amido não interage com os sintéticos. Portanto, os chapéus feitos com esse material não mantêm sua forma.

Não é recomendado colocar chapéus com fio dental na solução de amido.Os fios deste último se unem, razão pela qual o produto perde seu apelo anterior.Para evitar tais consequências, recomenda-se tratar uma pequena parte da tampa com amido ou outra solução antes do primeiro procedimento e observar a reação.

dicas e truques

Se a touca for de algodão, recomenda-se cobrir o produto com papel branco após o procedimento. No processamento de rolhas de abas largas, deve-se usar uma agulha fina para aplicar a solução de goma nos cantos e componentes. O manequim, no qual o arnês é colocado após o procedimento, deve ser preparado antes de iniciar as manipulações.

Ao trabalhar com gorros de malha, é necessário usar misturas que proporcionem boa fixação: com gelatina ou cola PVA.

Além disso, não é recomendado engomar produtos infantis. Isso se explica pelo fato de que após o procedimento o gorro deixa de deixar o ar entrar, o que pode causar formação de pele ou caspa na cabeça.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha