Maneiras de costurar corretamente um elástico em uma saia em casa
Muitas artesãs costumam ter dúvidas - como costurar um cós elástico em uma saia. Este trabalho simples pode ser feito por você mesmo, sem recorrer aos serviços de costureiras experientes. O elástico precisará ser esticado durante o processo de costura. Anteriormente, você poderia varrê-lo até a borda superior do produto com a mão e, em seguida, fazer um ponto normal em uma máquina de costura. A parte superior do produto deve ser montada antes de costurar a fita.
O que você precisa para trabalhar
Antes de tudo, você precisa decidir onde ficará o elástico (fita): dentro do cinto ou fora, ou seja, no lugar do cinto. Se este elemento for inserido dentro do cinto costurado na saia, você poderá adquirir qualquer cós elástico ou linho. O principal é que sua largura seja um pouco menor que a largura da correia. Caso contrário, simplesmente não caberá no cinto. A largura padrão do cinto é de 2-2,5 ou 4-6 centímetros.
Se esse detalhe for costurado na parte de cima da saia ao invés do cinto, é aconselhável ficar atento à cor. O elástico deve combinar ou contrastar com a peça principal.Normalmente compre elástico na cintura ou pulsos largos (5-6 cm de largura). Você pode comprar uma fita lurex.
Para o trabalho, você precisará de uma tesoura, um centímetro, uma máquina de costura adequada ao tom do fio. Você pode comprar elásticos em qualquer loja de material de costura. Além da cor, você precisa prestar atenção à densidade. Para tecidos finos de chiffon, seda ou algodão, uma trança macia é adequada. Para lã, malha ou couro, é melhor comprar um elástico mais grosso. O comprimento da trança deve corresponder à cintura, então esse valor pode ser ajustado.
Como costurar corretamente
Primeiro, você precisa determinar o comprimento do elástico. Isto é feito de duas maneiras. A primeira é medir o comprimento da fita na cintura. Ele deve se encaixar perfeitamente no corpo, mas não apertar o abdômen.
Antes de cortar os centímetros extras, você precisa adicionar 1,5 cm de margem de costura para a trança.
A segunda maneira é calcular o comprimento da fita usando a fórmula. Fica assim: OT (circunferência da cintura): 5x4,5. Se a circunferência da cintura for 60 cm, então 60: 5x4,5 = 54 cm Nesse comprimento é imprescindível acrescentar 1,5 cm da margem para costurar a trança. O comprimento total da fita será de 54 + 1,5 = 55,5 cm.
Elástico em vez de cinto
Normalmente, em vez de um cinto, uma fita elástica é costurada em uma saia larga, cuja parte superior é franzida e ajustada à circunferência dos quadris mais 2 a 5 centímetros. Antes de costurar a fita do cinto, é necessário fazer as costuras laterais, prender o forro. É desejável processar as bordas com overlock ou zigue-zague.Recomendamos costurar a parte de cima da saia com um ponto largo e apertar um dos fios para criar pregas uniformes. O comprimento da parte superior da roupa deve corresponder à circunferência do quadril mais 2 a 5 centímetros.

Para o topo montado no tamanho necessário, você precisa costurar uma fita. Na parte superior do traje pela frente, recuando 0,3-0,5 cm da orla, aplique, sem dobrar o material, uma fita elástica. Se o tecido for muito fino, você pode usar uma bainha fechada. Primeiro, a fita deve ser passada à mão pelo remendo e esticada um pouco enquanto é presa ao tecido. Você pode fazer isso: divida o elástico em quatro segmentos iguais. Faça quatro marcas no final de cada um. Em seguida, divida a borda superior da saia em quatro partes iguais e contorne também os pontos. Agora você pode conectar as marcas na fita aos pontos no produto.
Após este trabalho preliminar, a fita elástica deve ser costurada na parte superior da saia, esticando a fita no tamanho desejado.
Recomenda-se pré-varrer o elástico à mão e depois costurá-lo na máquina de escrever. Você pode costurar a fita com uma agulha dupla para criar dois pontos paralelos. A agulha do carro deve passar entre os sulcos de borracha, caso contrário eles irão estourar. Você pode usar um ponto em zigue-zague, caso em que os pontos saltarão sobre as fibras de borracha no meio.
Cintura elástica
Se um cinto for costurado na parte superior do produto, você pode fazer um pequeno orifício no lado costurado e inserir uma fita elástica no interior. Um alfinete comum ajudará a esticar o elástico em um círculo. Deve ser amarrado na ponta do barbante e inserido no cinto. O alfinete e a fita devem percorrer toda a circunferência e sair pelas costas.Em seguida, as pontas da fita são conectadas e o próprio orifício é costurado.
Como colocar elástico em saia godê
Se houver um cinto na parte superior do produto, o elástico é inserido dentro dessa parte usando um alfinete comum. Um pequeno orifício é feito no lado costurado. Se a saia não tiver cinto, um cós elástico é costurado na parte superior do produto. Durante o processo de costura, a fita elástica é esticada no tamanho necessário.
Características de trabalhar com uma saia de tule
Uma saia de tule fofa e arejada é feita em um elástico costurado. A cor da fita elástica deve combinar com a cor do produto. Não há zíper nesta roupa. O elástico é preso na cintura.

Primeiro, a parte superior da saia deve ser montada em um comprimento igual à circunferência do quadril mais 2 a 5 centímetros. Em seguida, pegam uma fita elástica larga (5-6 cm) 2-3 cm a menos que a cintura e costuram as pontas. Na parte superior da saia, recuando 0,3-0,5 cm da borda do produto, costure uma fita, esticando-a um pouco. A linha é feita em uma máquina de escrever.
Como costurar à mão
Se você não tiver uma máquina de costura, pode costurar a fita na saia à mão. Primeiro, você precisa juntar a borda superior da saia no comprimento necessário. O comprimento do top deve ser igual à circunferência dos quadris mais 2 a 5 centímetros. A borda do produto é processada manualmente com ponto oblíquo ou caseado. Em seguida, um elástico é costurado na parte superior da saia. No processo de costura, é um pouco esticado. Para costurar as peças, é utilizada uma costura à mão, que se assemelha a um ponto de máquina.
Dicas e truques adicionais
Em vez de um cinto de tecido, você pode costurar um cinto elástico largo na parte superior da saia. Esse elástico estica perfeitamente, rapidamente assume sua forma original, ajuda o produto a ficar na cintura e não cai. Além disso, não há necessidade de costurar um zíper. É verdade que trabalhar com elástico pode apresentar algumas dificuldades. Esta tira precisará ser esticada. Nem todas as artesãs conseguem determinar o grau de alongamento do elástico a olho nu. Se esticar mais em alguns lugares e menos em alguns lugares, as juntas do produto ficarão mais magníficas em um lugar e em outro, pelo contrário, com menos frequência.
Esse problema pode ser evitado se as marcações forem feitas corretamente e a fita for conectada ao topo da saia em dois, de preferência em quatro lugares. A faixa elástica deve ser dividida, por exemplo, em quatro segmentos de mesmo comprimento.Nos limites das partes iguais, recomenda-se fazer algumas marcas (com linha ou giz). Você deve obter quatro pontos equidistantes um do outro (as pontas da trança são pré-costuradas).
As mesmas marcações devem ser feitas na parte superior do produto. Deve haver quatro marcas equidistantes umas das outras. Em seguida, as quatro pontas da fita devem ser costuradas nas quatro marcas da saia. Esta etapa preparatória ajudará a determinar o alongamento do elástico. Se a fita for fixada em quatro lugares, será mais fácil esticá-la no comprimento desejado. Como resultado, os conjuntos serão distribuídos uniformemente sobre o produto.


