Instruções passo a passo para passar uma saia plissada com um ferro

A saia plissada é projetada para criar um visual feminino e romântico. Para que pareça impressionante por muito tempo, é importante observar algumas regras de cuidado com esses tipos de produtos. É preciso saber passar bem uma saia plissada para que ela não perca o aspecto original. Existem vários pontos importantes, sua observância tornará o processo de engomar simples e seguro para este tecido.

Características do produto plissado

O plissado é um tecido com dobras uniformemente estendidas, que são alisadas com o ferro de passar. O material acabado é costurado na forma de um acordeão. As pregas são feitas com uma largura de 5-50 mm. Em comparação com o tecido plissado, as pregas plissadas são caracterizadas por pregas planas. As dobras podem ser unilaterais ou bilaterais.

Preparação para engomar

Uma saia plissada deve ser preparada inicialmente para este procedimento - lave-a bem e seque-a.

Lavagem adequada

Inicialmente, você precisará ler as informações do rótulo sobre o tipo de tecido e as opções de cuidados. A maioria das roupas plissadas são de jersey ou chiffon, que são mais adequadas para lavar à mão com detergentes suaves. Isso não significa que o produto não possa ser lavado na máquina de lavar.A tecnologia moderna vem com recursos para lavar itens delicados, incluindo itens plissados.

Para lavar no modo manual, é necessário preparar uma solução com detergente. Deve corresponder ao tipo de tecido com o qual este produto é feito. A saia é pré-embebida se estiver muito suja. Você pode lavar o item imediatamente se precisar apenas refrescá-lo. Você precisará mergulhá-lo na água, não esfregue, não aperte, lave com movimentos suaves, levantando e abaixando.

Enxágue da mesma forma, adicionando uma pequena quantidade de condicionador à água. Elimina a eletrificação do tecido, tornando-o leve e arejado.

É importante preparar adequadamente sua saia plissada para lavar. As dobras são cuidadosamente dobradas uma na direção da outra, costuradas em um círculo. Isso permite que o produto mantenha sua forma. A bainha também é presa usando grandes pontos de linha única.

É importante preparar adequadamente sua saia plissada para lavar.

Se o produto for lavado na máquina, além de escovar as dobras, é necessário colocá-lo em uma rede ou saco especial destinado à lavagem, mergulhe-o no tambor.

Cabide de secagem

A saia plissada deve estar bem seca, use um cabide para isso. Antes disso, você precisa sacudir e endireitar as dobras. Para que o produto não enrugue tanto, basta pendurar um objeto levemente torcido em um cabide.

Como passar bem

O tecido deve ser levemente umedecido antes de passar. É necessário ajustar o regulador de temperatura do ferro, levando em consideração o tipo de produto - em 1, no máximo 2 pontos. Os pontos só podem ser afrouxados após o alisamento. Se a roupa não foi costurada antes da lavagem, isso pode ser feito antes de passar. No entanto, artigos plissados ​​feitos de diferentes tipos de tecidos diferem em certas características de engomar.

Seda natural ou artificial

Um produto de seda natural não deve ser tratado termicamente. Após a lavagem, é cuidadosamente pendurado em um cabide e endireitado. É necessário evitar dobras para que as dobras sejam depositadas corretamente e que externamente a coisa não se deteriore.

Um produto de seda natural não deve ser tratado termicamente.

A seda artificial é menos temperamental. Mas seu tratamento térmico deve ser feito com cuidado. A coisa deve estar ligeiramente úmida: os tecidos secos demais não são totalmente alisados ​​​​e os tecidos molhados ficam duros. Não pulverizar de um frasco de spray, é aconselhável pulverizar o produto colocando-o na vertical. Nesse caso, o ferro deve ser mantido a uma curta distância da coisa. Você também pode passar a saia por um pedaço fino de tecido (por exemplo, use gaze).

Feito de materiais sintéticos

Uma saia de tecido sintético plissado é passada apenas de dentro para fora. O forro é passado separadamente. Se você está preocupado com o fato de o ferro danificar suas roupas, você precisará definir a função de vapor no ferro.

É indesejável borrifar água no tecido para que não apareçam manchas.

Camisa

A peculiaridade do tricô é que ele mantém a forma por muito tempo e é prático.

Existem algumas regras para passar uma saia de malha plissada:

  • somente de dentro para fora usando tecido de algodão; gaze dobrada ao meio é adequada para isso;
  • é preferível usar tratamento a vapor;
  • é indesejável aplicar o ferro na peça, sua sola deve tocar levemente o produto;
  • o forro é processado primeiro, depois o cós, as costuras e a linha inferior, depois a saia plissada é passada na frente, mas apenas com vapor.

A peculiaridade do tricô é que ele mantém a forma por muito tempo e é prático.

Para que o tecido tome rapidamente a forma desejada, é necessário umedecê-lo levemente antes do processamento.

Couro ou imitação de couro

Antes de passar uma saia plissada de couro, alise-a sem passar o ferro. Pode ser feito com água. No entanto, você só pode hidratar produtos tradicionais de couro de porco e vaca. Outros materiais, após o processamento com água, assim como altas temperaturas, podem arruinar completamente a aparência da coisa.

Portanto, antes de manusear qualquer pele ou couro sintético, você deve primeiro experimentar em um pequeno e discreto pedaço de tecido.

Uma saia de couro ou couro ecológico não muito amassada é tratada com um agente especial projetado para cuidar desses tecidos. Você precisa fixar os pesos na bainha, deixá-lo cair um pouco. Se isso não funcionar, você pode vaporizá-lo ou colocá-lo no banheiro por um tempo, abrindo a água quente e fechando bem a porta.

Além disso, a saia plissada é colocada em uma superfície plana, pressionada com uma prensa. Se o nivelamento permanecer, o produto seco é passado de dentro para fora com uma toalha, ajustando o ferro para uma temperatura de aquecimento baixa.

Chiffon

Passar uma saia de chiffon plissada deve ser feito com extremo cuidado, tomando alguns cuidados.

Passar uma saia de chiffon plissada deve ser feito com extremo cuidado, tomando alguns cuidados.

Recursos de engomadoria de chiffon:

  • primeiro você precisa verificar o aquecimento do ferro passando o tecido em um local discreto;
  • para que o produto não se deforme, é indesejável retirá-lo durante o engomar;
  • siga as instruções da etiqueta com informações sobre o uso da temperatura do ferro segura para o tecido;
  • não borrife o tecido com água;
  • verifique se a superfície da sola é lisa, caso contrário, corre-se o risco de estragar a coisa;
  • a saia deve ficar levemente úmida, se já estiver totalmente seca pode umedecer a gaze;
  • é melhor tratar o produto com uma gaze fina ou pano de algodão.

Às vezes não é necessário passar uma saia plissada de couro ou couro sintético. Você pode pendurar o produto úmido em um cabide, deixar secar aos poucos, colocá-lo longe da luz solar direta e de aparelhos de aquecimento.

Como restaurar a forma original

Existe o risco de que pequenos vincos desapareçam sob a influência da água. Para evitar isso, você pode secar a peça enrolando-a em um tubo.

Se a saia, após a secagem, ainda perder a aparência anterior, existem várias maneiras de resolver esse problema.

O efeito “ondulante” é restaurado com sabão. Antes de passar, você precisará limpar todos os cantos da dobra do lado avesso com sabão seco. As pregas são arranjadas à mão, bem passadas. Este método é eficaz no caso de tecidos densos.

Se a saia, após a secagem, ainda perder a aparência anterior, existem várias maneiras de resolver esse problema.

Existe outra opção para restaurar dobras:

  • esfregue um pouco de sabão doméstico em um ralador, adicione à água morna até obter uma mistura espessa de sabão;
  • legal, adicione uma pequena quantidade de amido, 9% de vinagre (1 colher), adicione a clara de ovo (1 unid.);
  • umedeça a gaze na solução resultante, passe a ferro com cuidado as dobras (coloque uma folha de papel sobre ela), isso evitará que a gaze grude na sola do ferro.

Dicas e truques de manutenção

Existem saias plissadas que não são recomendadas pelo fabricante para tratamento de ferro; você precisará lavar bem o produto, secar pendurando em um cabide, alisando cada dobra com as mãos.

É importante levar em consideração as recomendações da etiqueta do produto costurado.Se houver um símbolo de ferro riscado, significa que a saia não deve ser passada a ferro. Se tiver um ícone de ferro com uma imagem de vapor riscada embaixo, a saia não deve ser vaporizada.

Para preservar a aparência original da saia, recomenda-se o uso de produtos especiais para engomar com segurança. Eles contêm substâncias especiais que impedem que as roupas percam sua forma original. Saia plissada de algodão pode ser engomada. Isso permitirá que ele fique um pouco mais rígido e não enrugue muito o material. Se todas as recomendações de cuidados com a saia plissada forem levadas em consideração, ela parecerá nova por muito tempo.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha