Quais adesivos são adequados para colocar tijolos e regras para trabalhar com composições

Existem vários tipos de cola de tijolo, diferindo na composição e, consequentemente, no escopo. No entanto, os requisitos para materiais deste tipo, independentemente do tipo de produto escolhido, são os mesmos. Ao escolher um adesivo para assentamento de tijolos, é necessário levar em consideração a finalidade para a qual a composição é adquirida. Em alguns casos, você precisará de um material altamente resistente a influências externas.

Requisitos gerais para um adesivo para trabalhar com materiais de tijolo

Os adesivos têm muitas vantagens sobre as misturas padrão de cimento e areia usadas para assentamento de tijolos. Em primeiro lugar:

  • fácil de usar;
  • reduzir o consumo de materiais;
  • criar uma fina camada de ligação;
  • endurecer rapidamente;
  • praticamente não conduz calor;
  • são capazes de colar tijolos em várias superfícies;
  • suportar firmemente os efeitos do ambiente externo, umidade, ácidos.

Adesivos de qualidade são feitos de uma mistura de cimento, areia, plastificantes, aditivos sintéticos e minerais. Existem também composições à base de poliuretanos modificados, que proporcionam maior adesão.

Um adesivo de alta qualidade para assentamento de tijolos deve atender às seguintes características:

  • mantém sua aparência original por muito tempo;
  • fornece forte adesão de materiais;
  • não agride a saúde humana (não tóxico);
  • atende aos requisitos dos fabricantes de tijolos.

Se a cola for comprada para colocar lareiras e fogões, essa composição deve atender às seguintes características:

  • a capacidade de suportar temperaturas de até +1000 graus;
  • baixo nível de toxicidade;
  • a presença de argila refratária na composição (recurso recomendado, mas não obrigatório);
  • a presença de um elemento de reforço (tijolo refratário ou outro).

Para fogões e lareiras, é utilizada cola de composição semelhante. A composição deste material inclui substâncias sintéticas que aumentam a elasticidade.

Quais composições são adequadas

A escolha da composição para assentamento (ou reparo) de tijolos depende do escopo de aplicação da cola. Se o trabalho for realizado em espaço aberto, recomenda-se a compra de materiais resistentes ao gelo. Ao trabalhar em ambientes fechados, além da mistura cimento-areia com as impurezas indicadas, pode-se utilizar para a fixação da pedra:

  1. Espuma de poliuretano. O material é usado principalmente para fixação temporária de alvenaria e preenchimento de lacunas.
  2. Massa. É usado para fixar tijolos e pedras decorativas em placas de gesso e superfícies de concreto. A massa não contém substâncias nocivas, seca rapidamente e é resistente à umidade.
  3. Massa de montagem. Solução elástica que não deixa passar água. A massa é à base de poliepóxi ou resina de poliuretano.
  4. "Unhas Líquidas". Usado para fixação de materiais leves. Essas unhas são caracterizadas por maior elasticidade e fornecem uma conexão segura.

tijolo de construção

O adesivo para ladrilhos também pode ser usado na colocação de tijolos sob certas condições. Este material aumenta as exigências no local de aplicação, mas ao mesmo tempo fornece adesão de alta qualidade à superfície.

Se comprar cola para colocar fogão ou lareiras, deverá ter em atenção as seguintes características do produto (indicadas na embalagem):

  1. Resistente ao calor. A composição mantém suas características de resistência até +140 graus.
  2. Resistente ao calor. As propriedades do produto são preservadas quando expostas a temperaturas de -10 a +300 graus.
  3. Resistente ao calor (resistente ao calor ou resistente ao calor). As qualidades da cola são mantidas em temperaturas de até +1000 graus.
  4. Retardante de fogo. Esta composição resiste ao contato com fogo aberto por três horas.
  5. Refratário. Resiste ao contato com uma chama aberta indefinidamente.

Dependendo das características especificadas, a composição da cola muda.

Os melhores indicadores de resistência ao calor são demonstrados por misturas contendo argila e cimento (incluindo aluminossilicato), caulim, talco.

Recursos de escolha

Ao escolher um adesivo, as seguintes circunstâncias devem ser consideradas:

  • condições de alvenaria (interior ou exterior);
  • prazo de validade (características da composição mudam com o tempo);
  • selagem de embalagens (latas);
  • área total de trabalho e consumo do produto;
  • temperatura que afetará a alvenaria.

cola de tijolo

Problemas com a escolha da cola não surgem se o material for adquirido para a colocação de pedras ou tijolos decorativos no interior. Os compradores geralmente encontram dificuldades quando se torna necessário construir um fogão ou lareira.Conforme observado, neste caso será necessário um adesivo resistente ao calor.

Ao escolher essas formulações, você pode prestar atenção aos seguintes produtos:

  1. "Terracota". Difere em maior aderência, por isso é popular. "Terracota" pode suportar temperaturas de até +250 graus. Mas esta composição adesiva não tolera cargas mecânicas e, portanto, não é usada para colocar as fileiras inferiores de tijolos.
  2. "Profixo". Este adesivo, caracterizado por uma maior elasticidade, é recomendado para os casos em que é necessário minimizar o consumo de cimento na colocação de tijolos. Este material permite criar costuras finas entre as linhas.
  3. Ceresit Flex CM 16. Este produto é recomendado para instaladores iniciantes, pois permite o assentamento de tijolos e o acabamento de superfícies irregulares com pedra artificial.
  4. Scanmix Fire. Esta composição é capaz de suportar temperaturas de até +1200 graus. A cola finlandesa provou seu valor entre os fabricantes de fogões.

Ao trabalhar com tijolos, muitas vezes é necessário colocar o material em superfícies metálicas. Nesse caso, os seguintes produtos irão ajudá-lo:

  1. SiliconeBelife. Como o nome sugere, é um selante de silicone que pode substituir a argamassa de alvenaria. Este material é usado principalmente para reparos.
  2. Dow Corning Q3-1566. Um adesivo caracterizado pelo aumento da elasticidade. Esta composição é capaz de suportar o aquecimento de até 350 graus. Mas se a temperatura exceder o limite especificado, a cola aplicada não se espalhará e manterá a junta mesmo depois que o metal se expandir.
  3. "Penosil Premium +1500". Uma composição cara que se destaca dos concorrentes com sua própria versatilidade. Essa cola é capaz de fixar o tijolo em diversas superfícies, inclusive metálicas.

Também é recomendável estudar as instruções na embalagem da cola antes de comprar. Isso ajudará você a selecionar com mais precisão o produto e calcular a quantidade aproximada de material necessário para concluir a alvenaria.

regras de trabalho

O poliuretano e outros adesivos resistentes ao calor são preferidos para a colocação de lareiras e fogões, pois tais composições criam uma junta com maior deformação por retração (resultante da exposição a altas temperaturas e retração natural do tijolo) do que as misturas de cimento. Devido a isso, rachaduras e outros defeitos visíveis se formam posteriormente nas paredes. No entanto, essas características podem ser alcançadas sujeitas às regras para trabalhar com esses materiais.

cola de tijolo

Antes de iniciar a colocação, é necessário limpar a base de poeira e outros contaminantes. Se houver defeitos no piso, este deve ser reparado. Recomenda-se que um substrato altamente absorvente seja tratado com um primário especializado que resista a altas temperaturas.

A colocação posterior é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. O pó misturado ou composto pré-misturado é aplicado a cada tijolo com uma espátula dentada. Nesse caso, a espessura da camada não deve exceder um centímetro.
  2. O tijolo com a mistura é colocado na base e prensado.
  3. Cada tijolo é envelhecido por 2 a 5 minutos, após o que você pode começar a colocar a próxima pedra.

O rejunte pode ser feito após dois dias. Se o revestimento for montado com adesivo resistente ao calor, os ladrilhos devem ser previamente embebidos em água. Isso ajudará a melhorar a adesão ao adesivo..

dicas e truques

Devido ao fato de misturas resistentes ao calor serem produzidas na forma de pó, recomenda-se o uso de equipamentos de proteção individual ao assentar tijolos. Para aumentar as características de resistência do ponto de fixação do material de revestimento, é necessário processar a superfície com cola em 10 a 15 minutos. Depois disso, você pode prosseguir para o estágio principal do trabalho. De resto, deve seguir as recomendações indicadas na embalagem.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha