Como colar corretamente um aquário em casa

Muitas vezes as pessoas se perguntam como podem colocar um aquário em casa. Para obter um design confiável e seguro, você precisa levar em consideração várias recomendações. Em primeiro lugar, vale a pena escolher a composição adesiva certa. A escolha do vidro para o aquário também é importante. Também é imprescindível se preparar adequadamente para o trabalho e seguir rigorosamente uma determinada sequência de ações.

preparação para o trabalho

Antes de realizar qualquer trabalho, certifique-se de lixar a borda do vidro para evitar danos ao montar a estrutura. Para isso, o vidro deverá ser colocado em uma banheira coberta com um pano limpo e macio.

O recipiente deve ser enchido com água e, após umedecer a pedra de amolar, processe cuidadosamente as bordas. O corte deve permanecer intacto. Caso contrário, o selante não conseguirá fixar as superfícies.

Depois de processar as bordas do vidro, recomenda-se remover e limpar com cuidado. Em seguida, limpe as bordas com um desinfetante.

Seleção de adesivo

Existe uma grande variedade de produtos em lojas de ferragens. Para encontrar um remédio eficaz, você precisa se concentrar nas especificidades do uso de substâncias para aquários. Primeiro, o produto deve oferecer resistência total à água.

Além disso, recomenda-se levar em consideração o projeto da estrutura futura. Selantes transparentes e pretos estão disponíveis comercialmente. Se esse trabalho for planejado pela primeira vez, é melhor usar uma substância incolor. Isso evitará possíveis erros. A cola preta à prova d'água funciona bem com grandes estruturas. No entanto, seu uso requer certas habilidades.

A melhor opção para colar o aquário é o selante de silicone. Oferece excelente isolamento e fixação firme. Ao comprar uma substância, você deve estudar cuidadosamente suas instruções. Algumas formulações contêm agentes antifúngicos prejudiciais a peixes e plantas. É importante levar em consideração que é recomendável realizar todos os trabalhos de colagem do aquário com luvas, observando as medidas de segurança.

Existe uma grande variedade de produtos em lojas de ferragens.

Como escolher o vidro

O vidro deve atender aos requisitos estéticos e funcionais. É importante que proporcione boa visibilidade e resista à pressão da água. Com a escolha errada, você não conseguirá obter bons resultados.

Ao comprar vidro, recomenda-se seguir estas regras:

  1. O vidro deve ser de silicato. Materiais orgânicos não são adequados, pois são considerados sintéticos e podem produzir produtos químicos. Eles afetarão negativamente o desenvolvimento de peixes e plantas. Além disso, a aparência desse vidro deixa muito a desejar.
  2. O vidro de silicato é dividido em 2 tipos. Eles diferem na qualidade do processamento. Você não deve usar vidro de janela comum. Tem uma estrutura frágil, apresenta irregularidades e distorce a imagem. O vidro da vitrine é melhor usado para o seu aquário. É bem polido e tem uma superfície lisa.
  3. O tipo de vidro é de grande importância. Existem 8 variedades no total. Para fazer um aquário, você precisa usar M1. Se isso não for possível, é permitido usar M2. O M3 é considerado uma opção extrema. Graus inferiores não devem ser usados.
  4. Ao comprar vidro, você deve examinar cuidadosamente sua superfície. Não deve haver falhas nele. Mesmo pequenas rachaduras podem ter consequências indesejáveis.

aquário de vidro

Instruções de colagem

Para colar o aquário, você precisa seguir estas etapas:

  1. Coloque o fundo do futuro tanque no jornal e aplique massa na extremidade da parede frontal. Isso deve ser feito ao longo do contorno com uma pistola. Em seguida, fixe suavemente o vidro e pressione suavemente. Remover o excesso de cola não é recomendado. Para maior resistência, vale a pena usar uma costura dupla.
  2. As paredes laterais devem ser fixadas da mesma maneira. Nesse caso, é melhor lubrificar as nervuras verticais com massa. A estrutura acabada deve ser deixada secar por um dia. No entanto, às vezes demora mais.
  3. Quando o selante estiver seco, vale a pena instalar braçadeiras para prender o aquário. Depois de um dia, o excesso de cola é cortado com uma faca afiada.
  4. O aquário montado precisará ser verificado quanto à confiabilidade e à presença de vazamentos. Para fazer isso, encha-o com água e inspecione o estado das vedações. Se houver vazamento, vale colocar um pouco de cola no ponto fraco. Depois disso, é permitido trazer animais para o contêiner.

Fabricação de cobertores

Para completar o design, é importante fornecer uma cobertura para o aquário. A tampa ajuda a proteger mariscos e peixes que podem pular da água e matá-los.A opção de tampa mais simples é uma folha fina de plástico. Deve ser colocado em nervuras de reforço.

Se desejado, o revestimento pode ser feito de plástico durável ou vidro de silicato. A iluminação pode ser colocada na tampa. Por conveniência, uma alça é anexada ao produto. Isso abre e fecha o contêiner. Para evitar danos ao tampo de vidro, recomenda-se fazer uma camada de massa macia. Antes de fazer a tampa, vale a pena medir as dimensões do recipiente. Graças a isso, parecerá harmonioso.

belo aquário

Como corrigir corretamente

Se aparecerem rachaduras ou outros danos no vidro, não se desespere. Para resolver esse problema, você precisa seguir recomendações simples.

Remover vidro rachado

Com uma faca de papelaria, vale a pena desenhar nas juntas de cola. Recomenda-se fazer isso externamente e internamente. Em seguida, pegue o adesivo e retire-o ao redor do perímetro do vidro danificado. Ele deve ser separado.

fabricação de estêncil

Coloque o aquário sobre a folha de papel com o lado de onde foi retirado o vidro danificado. De dentro, desenhe um marcador grosso ao longo do contorno. Leve a folha para a oficina, onde o vidro será cortado com estêncil.

desengordurante

Um guardanapo de algodão deve ser umedecido com álcool e passar nas costuras a serem coladas. Após o desengorduramento completo, deixe o aquário e o novo vidro por 10 minutos. Deve secar completamente. Então você precisa colocar o novo vidro em uma superfície plana e colocar o aquário sobre ele. Recomenda-se fazer isso com o lado danificado. Cubra o recipiente ao redor do perímetro com cola especial para aquários. Para retirar o excesso de cola e alinhar a costura, o melhor é passar uma tábua de madeira por cima.

Regras de cuidado do aquário

Recomenda-se encher o aquário com água limpa e sedimentada. Os peixes podem começar 2 semanas após o recipiente ser montado e cheio de líquido.

belo aquário

A manutenção adequada do aquário manterá a água limpa e os habitantes saudáveis. Neste caso, recomenda-se respeitar as seguintes regras:

  • verificar periodicamente o estado das bombas e do sistema de filtragem;
  • limpe os filtros quando estiverem sujos;
  • limpe as laterais e o fundo do recipiente.

Aconselha-se a utilização de uma escova magnética para a limpeza das paredes, este aparelho pode ser comandado desde o exterior. Para fazer isso, basta mover o ímã sobre o vidro. Para determinar a necessidade de limpeza, um procedimento simples deve ser seguido. Para fazer isso, você precisa passar um pedaço de pau pelo fundo do recipiente. Se aparecerem bolhas de ar, procedimentos de limpeza são recomendados.

Isso requer um sifão especial. Inclui uma pêra, uma mangueira, um expansor de plástico. O último elemento é completado com uma malha. Por isso, durante o processo de limpeza, pequenos peixes não entram na estrutura.

Antes de realizar os procedimentos de limpeza, é recomendável remover pedras grandes do recipiente. Também vale a pena se livrar das plantas que não têm raízes. Em seguida, mergulhe o expansor do sifão no fundo e crie um fluxo constante de água exercendo pressão sobre o bulbo. Resta apenas conduzir suavemente o expansor ao longo do fundo e coletar lodo e sujeira. Nesse caso, a água será escoada para um recipiente preparado, que fica abaixo do nível da água do aquário. Se houver muita sujeira, a tela de expansão precisará ser limpa periodicamente.

Recomenda-se equipar o aquário com lâmpada ultravioleta, pois peixes e plantas precisam de iluminação. Para colar você mesmo o aquário, é importante escolher a cola certa e o vidro certo. Não é de importância insignificante a implementação precisa de uma determinada sequência de ações e a observância das regras de procedimento.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha