Os 3 principais removedores de tinta em pó, melhores formas e dicas para remoção

Os revestimentos em pó são amplamente utilizados na indústria automotiva, são usados ​​para cobrir eletrodomésticos, estoque e detalhes de interiores. Durabilidade, resistência a qualquer impacto e forte adesão à superfície são as principais características desse revestimento. É difícil remover a tinta dos produtos. Vamos considerar os principais métodos de remoção de tinta em pó das superfícies - decapante químico, métodos mecânicos e térmicos.

Como remover tinta em pó com um removedor especial

Para remover tintas em pó das superfícies, são produzidas formulações especiais que contêm substâncias solventes agressivas. Este método não requer equipamentos especiais, é um dos mais simples e orçamentários.

Os produtos são mergulhados em uma lavagem ou a composição é aplicada na superfície, aguarda o amolecimento, descamação da crosta de tinta e depois limpa com uma espátula. A eficácia do trabalho depende da preparação escolhida corretamente, da espessura da camada e da duração da tinta.

Regras gerais

Como remover corretamente uma camada de tinta em pó:

  1. Antes de trabalhar com produtos químicos agressivos, coloque equipamentos de proteção individual - luvas, óculos, roupas feitas de tecido grosso durável, respirador. O trabalho é realizado em uma sala bem ventilada.
  2. Os produtos dos quais é necessário remover a tinta são lavados, desengordurados e bem secos.
  3. Os solventes em gel são aplicados com pincel, rolo ou espátula. Não escorrem, aderem firmemente mesmo em superfícies verticais. Desta forma, você pode remover tinta de pisos, telhados, cercas de uma grande área.
  4. Para limpar objetos pequenos, use o método de imersão. O líquido de lavagem é despejado em um recipiente de aço inoxidável ou outro material que não tenha medo de ácidos e álcalis.
  5. Geralmente, leva de 15 a 30 minutos para a tinta descascar do produto. Além disso, a droga dissolve a ferrugem do metal e outras impurezas.
  6. A coisa é retirada, as áreas esfoliadas são limpas com uma espátula. Submerja novamente se necessário.
  7. A etapa final é enxaguar em uma solução de trifosfato de sódio ou assar em um forno para remover resíduos tóxicos de cloreto de metileno.

Quanto maior a temperatura do decapante, mais rápida ocorre a dissolução.

Quanto maior a temperatura do decapante, mais rápida ocorre a dissolução. Se necessário, a lavagem é aquecida para acelerar a reação.

Exemplos de ferramentas especiais

Vamos considerar os removedores mais populares e eficazes para remover tintas em pó.

Falha-4

A composição remove tintas em qualquer meio, inclusive à base de resina. Também lava primers e enchimentos. Funciona em metal, concreto, madeira, pedra, superfícies plásticas. Fail-4 é um líquido com altas propriedades tixotrópicas. O mosto pode ser diluído de 10 a 20% com álcool isopropílico.

Aplicado de 2 formas:

  • aplicação superficial;
  • imersão em um recipiente - o nível do líquido está 1-2 centímetros acima do produto processado.

Falha-4

Os destacamentos são removidos com uma escova, raspador, dispositivo de alta pressão. O tempo de exposição é de 3 minutos a 2,5 horas. Consumo - 150-250 gramas por metro quadrado de superfície. Após a dissolução do revestimento, os resíduos da substância são removidos com água, agentes de limpeza especiais.

"Removedor"

Solução líquida para remoção de tintas e vernizes por imersão. O "removedor" é despejado em um recipiente de material inerte, o produto é mantido por 10 a 40 minutos. A droga é adequada para uso múltiplo. Antes da reutilização, o sedimento é removido do recipiente (por um separador ou por filtração) e uma nova parte da solução é adicionada.

Para acelerar o efeito, o "Remover" pode ser aquecido. A droga dissolve poliéster, tintas epóxi, é adequada para processar metais.

Docker s8

Removedor de tinta em pó profissional. Tem uma alta velocidade de ação - 3-10 minutos. Gel inodoro, usado para uso exterior e interior. Pode ser aplicado na superfície e completamente submerso. Após o uso, lave os resíduos com água ou detergentes. Consumo - 1 quilo por 5 metros quadrados.

Docker s8

Método de remoção por jato de água

Este método de descarte exigirá equipamentos especiais, eletricidade e uma fonte de água. Muitas pessoas consideram o método de jato de água o mais conveniente, pois não são usadas substâncias agressivas e perigosas.

A água é fornecida sob alta pressão por uma bomba e pulverizada através dos bicos. A pressão e a forma do jato são ajustadas usando uma pistola hidráulica com bicos.A forte pressão da água, à qual se adiciona um abrasivo (migalhas de vidro), destrói a camada de tinta, espalha as peças esfoliadas e ajuda a lavá-las da superfície.

A limpeza com jato de água é adequada para grandes superfícies planas; pequenos objetos e objetos de configuração complexa não podem ser removidos da pintura usando este método. Se as superfícies ferrosas forem tratadas, os inibidores de corrosão são usados ​​no estágio final. Para tornar a tinta mais quebradiça e facilitar o lascamento, toma-se água fria.

Método de remoção com jato de areia

Um jato de areia remove a tinta em pó das superfícies pela pressão da água misturada com a areia. O jateamento é um tipo de equipamento caro; experiência e conhecimento são necessários para trabalhar com a unidade.

A área de impacto do jato é pequena (10-12 centímetros quadrados), por isso levará muito tempo e esforço para limpar uma área grande. Os bicos do dispositivo são ajustáveis, o jateamento pode ser usado para remover tinta de objetos de configuração complexa. A pressão do jato elimina manchas de ferrugem, cria pequenas rugosidades que, quando repintadas, vão aumentar a aderência.

Método térmico

Outra maneira de remover tinta em pó é em fogo aberto, cozinhando. Em altas temperaturas, o revestimento racha, arrasta atrás da base, transforma-se em um envelope. Ele sai com uma espátula.

Outra maneira de remover tinta em pó é em fogo aberto, cozinhando.

Características do método térmico:

  • altas temperaturas são perigosas para alguns materiais - ferro fundido, plástico;
  • quando aquecida, a tinta emite substâncias perigosas que podem ser envenenadas;
  • alguns tipos de tintas podem queimar, aumentando o risco da obra.

Para burnout, são usados ​​\u200b\u200bum maçarico, um secador de cabelo de construção e uma tocha de acetileno-oxigênio.

Nota: O método térmico é usado se outros métodos forem ineficazes.

Peculiaridades de remoção de diferentes superfícies

Os revestimentos em pó têm características adesivas aumentadas; apenas solventes especiais podem ser usados ​​para removê-los. Solventes (white spirit, terebintina) não serão suficientes para a tarefa. Na hora de escolher um medicamento, também é levado em consideração o tipo de material do qual a cor é retirada.

Alumínio

É conveniente usar removedores para remover tinta de alumínio (especialmente aros de carros). A camada de tinta e verniz é removida aplicando agentes semelhantes a gel ou imergindo a peça em um recipiente com a droga. As seguintes ferramentas funcionarão:

  • Falha-2, Falha-4;
  • estivadores;
  • "Removedor".

Estas preparações lavam corantes em pó com diferentes bases:

  • poliéster;
  • poliuretano;
  • epóxi;
  • poliéster epóxi;
  • poliacrilato.

Para superfícies de alumínio, você pode usar outros tipos de decapagem - água e jateamento, cozimento.

Para superfícies de alumínio, você pode usar outros tipos de decapagem - água e jateamento, cozimento.

Metal

Para remover tinta de superfícies metálicas, são utilizados decapantes (géis e líquidos), jato de areia e jato de água. Solventes químicos (lavagens) contêm inibidores de corrosão especiais, removem manchas de ferrugem de produtos e superfícies. As lavagens mais comuns são adequadas para metal.

Observe que o método de queima não é usado para ferro fundido e latão. Não use o método térmico para chapas metálicas e ferro galvanizado. As folhas estão deformadas, a sujeira aparece nelas. No futuro, os produtos terão que ser moídos.

Pequenos objetos de metal podem ser imersos em um recipiente com lavagem, para superfícies verticais é conveniente usar um gel.

Dicas e truques adicionais

Pode levar de 2 a 8 horas para limpar a superfície pintada, este trabalho é difícil e perigoso. Algumas dicas adicionais:

  1. Se possível, é melhor usar técnicas de decapagem mecânica, pois são as mais seguras.
  2. Lavatórios devem ser usados ​​com boa ventilação do ambiente; certifique-se de usar luvas compridas e macacões. Ao remover o revestimento dissolvido com uma escova de aço, malha ou espátula, os respingos voam em todas as direções, é fácil se queimar com um produto químico.
  3. Os solventes químicos são resistentes a revestimentos antigos (não mais de 2 a 3 anos a partir do momento da pintura). Se for pintado antes, é melhor escolher um método diferente.
  4. Ao usar a lavagem em clima frio em salas sem aquecimento ou ao ar livre, a composição é pré-aquecida.

Se os produtos tiverem uma configuração complexa (por exemplo, ao remover tinta de uma aeronave), todos os orifícios são cuidadosamente selados para que os produtos químicos não entrem.

Ao atualizar produtos pintados, é necessária a remoção preliminar do revestimento antigo. Os revestimentos em pó podem ser dissolvidos usando lavagens, métodos mecânicos e cozimento. O trabalho exige tempo e esforço, bem como o cumprimento rigoroso das medidas de segurança.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha